fbpx
Domínio

Como criar um site profissional? Confira passo a passo

Ter um site profissional traz uma série de benefícios para as empresas, pois é um espaço 100% dedicado ao negócio, onde o gestor pode controlar o conteúdo, definir estratégias para aumentar as conversões, trabalhar a identidade visual e reforçar a credibilidade de uma marca. Porém, para que um site de fato traga benefícios, é importante que ele seja bem projetado, seja responsivo e atenda às diretrizes para estar bem ranqueado pelos mecanismos de busca.

Mas como criar um site profissional sem gastar muito tempo e dinheiro? Neste post, vamos te mostrar um passo a passo simples e prático para você criar o seu site profissional, com dicas de como escolher o melhor domínio, template e conteúdo. Confira!

O que você precisa para criar um site profissional?

Para criar um site profissional, você precisará de três pilares: um domínio, uma hospedagem e uma plataforma. Explicaremos cada uma delas a seguir.

Escolha um domínio

O domínio é o endereço do seu site na internet, é a forma como os visitantes buscam por ele e precisa ser fácil de lembrar e encontrar. Por isso, é importante escolher um domínio que seja fácil de digitar e pronunciar e, claro, que tenha ligação direta com sua marca ou valores da sua empresa.

Com o nome escolhido, é hora de verificar a disponibilidade desse domínio, e isso pode ser feito de forma simples no site da ValueHost. Caso o domínio que você deseja não esteja disponível, a plataforma oferecerá alternativas, com outras variações e extensões.

Defina a hospedagem

Após escolher o domínio do site, é hora de definir onde ele será hospedado, afinal, os arquivos que formam suas páginas precisam estar armazenados em um servidor acessível e conectado 24 horas por dia. Ser criterioso na escolha da hospedagem é importante, pois estamos falando do servidor que garantirá que seu visitante encontrará o seu site a qualquer hora que ele tente. Isso é crucial para a credibilidade de sua marca online.

Além da disponibilidade, um bom servidor de hospedagem garante a estabilidade, a velocidade e a segurança de sua página e dos visitantes. Para escolher sua hospedagem, é importante considerar fatores como a disponibilidade de recursos (armazenamento, processamento e memória RAM).

Também é fundamental levar em conta o suporte técnico, painel de controle e parâmetros de segurança, como backup e SSL. A ValueHost oferece vários tipos de hospedagem, como a compartilhada, dedicada, VPS e cloud. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, dependendo do orçamento, do tamanho e da complexidade do seu site. Faça um teste gratuito por 30 dias e veja na prática qual é a melhor opção para sua empresa.

Escolha um bom CMS

Agora que você já escolheu a hospedagem, é hora de definir a plataforma onde o seu site será desenvolvido. Se você é um desenvolvedor experiente, pode criar um site do zero, utilizando linguagens como HTML, CSS, Javascript, PHP e MySQL. Se você não domina essas linguagens ou deseja ganhar em produtividade, pode optar por um CMS, um sistema de gerenciamento de conteúdo.

O CMS mais popular é o WordPress, uma plataforma gratuita, de código aberto que permite a criação de diversos tipos de sites, desde home pages simples até portais, blogs, redes sociais e lojas virtuais. Por ser uma plataforma de código aberto, o WordPress conta com uma grande base de usuários, com centenas de milhares de temas e plugins que permitem que você personalize o seu site de acordo com as suas necessidades.

Outro benefício do WordPress é que ele é amigável aos mecanismos de busca, com plugins que ajudam o desenvolvedor a configurar o site para aparecer nas primeiras páginas do Google. A ValueHost tem um instalador automático de WordPress que permite que você crie o seu site em poucos minutos, com apenas alguns cliques.

Como criar um site profissional passo a passo?

Agora que você já sabe o que precisa para criar um site profissional, mostraremos o passo a passo de como fazer isso usando o WordPress. Confira!

Acesse o painel de controle da sua hospedagem

Após concluir os três pilares, o próximo passo para a criação do seu site é acessar o painel de hospedagem. Nele, você fará a gestão de todos os aspectos do seu site, como domínio, e-mail, banco de dados, entre outros.

Na ValueHost, para acessar o seu painel, basta entrar no site e, na parte superior da tela, clicar em “Minha Conta”. Você pode se cadastrar, caso ainda não tenha escolhido a hospedagem, ou fazer login. Depois, escolha o seu painel de hospedagem — cPanel ou Plesk — para ter acesso aos recursos.

Instale o WordPress no seu servidor

O segundo passo é instalar o CMS no seu servidor, usando o instalador automático da ValueHost no painel de controle. Clique em “WordPress” na lista de aplicativos disponíveis. Em seguida, clique em “Instalar Agora”, preencha os campos solicitados, clique em “Instalar” e aguarde alguns segundos até que o processo seja concluído.

Acesse o painel de administração do WordPress

Com o WordPress instalado, é hora de criar e editar o conteúdo do site, como páginas, posts, vídeos e imagens. Para acessar o painel, digite o endereço do seu site seguido de /wp-admin, por exemplo, www.suapagina.com.br/wp-admin. Em seguida, digite o seu nome de usuário e senha escolhidos na instalação do WordPress e clique em “Acessar”.

Escolha um tema para o seu site

Uma maneira de acelerar o processo de criação do seu site no WordPress é escolher um tema pronto, que define de forma pré-definida o conjunto de cores, fontes, imagens e layout para sua página.

O WordPress tem milhares de temas gratuitos e pagos que você pode usar para personalizar o seu site. Para escolher, clique em “Aparência” e depois em “Temas” no painel de administração. Pesquise temas usando palavras-chave, categorias ou filtros. Quando encontrar o tema ideal, clique em “Instalar” e depois em “Ativar” para aplicá-lo ao seu site.

Crie o conteúdo do seu site

Agora que você já escolheu o tema do seu site, layout, páginas e identidade visual, é hora de criar o conteúdo. Esse trabalho deve ser feito conforme o objetivo da sua empresa. Por exemplo, se a página inicial é para apresentar seus produtos, serviços e destacar o depoimento de clientes satisfeitos, capriche no texto, nas imagens, usando figuras, gráficos, bullet points e o que for necessário para que as informações fiquem bem organizadas e escaneáveis.

O WordPress permite que você crie dois tipos de conteúdo para o seu site: páginas e posts. As páginas são conteúdos estáticos, que não mudam com frequência, como a página inicial, sobre a empresa e a página de contato. Os posts são conteúdos dinâmicos, que são atualizados regularmente, como os artigos do seu blog.

Ter um site profissional proporcionará à sua empresa um espaço exclusivo e personalizável, onde vocês poderão criar e testar diversas estratégias para atrair mais visitantes e aumentar as conversões. Se, antigamente, criar um site era algo complexo, demorado e caro, hoje, com plataformas como a ValueHost, tornou-se simples e rápido.

A ValueHost oferece diversos planos de hospedagem adaptados às demandas de seu site, além de suporte especializado e disponibilidade 24 horas. Com nossos planos de hospedagem, seu site estará seguro, disponível, e você terá acesso a uma série de facilidades, como um criador de site gratuito, instalador de aplicativos e um teste gratuito de 30 dias.

Gostou do artigo? Entre em contato conosco agora mesmo e dê o primeiro passo para ter o seu site profissional no ar o mais rápido possível.