fbpx
Cloud Hospedagem

Como escolher uma boa hospedagem cloud?

Ter um blog mais robusto é essencial para impulsionar os negócios. E, para isso, será fundamental investir em um domínio que seja seguro e permita presença on-line sem instabilidade. Portanto, uma excelente alternativa é a hospedagem cloud, além de proporcionar compartilhamento para vários endereços de tráfego com melhor integração.

Na hora da escolha da melhor hospedagem é comum possuir muitas dúvidas e por essa razão, preparamos esse conteúdo para explicar como funciona e o que levar em consideração na hora de decidir qual o modelo ideal aos seus negócios com um serviço de qualidade disponível 24 horas. Acompanhe!

O que é uma hospedagem cloud?

A hospedagem cloud é um serviço que oferece um servidor virtual semelhante ao físico. Dessa forma, proporciona uma rede integrada à interação de diversos usuários sendo eficiente com responsividade, qualidade nas navegações e melhor confiabilidade na presença on-line.

Ela é recomendada para projetos robustos como e-commerce e noticiários. A hospedagem na “nuvem” oferece vários servidores on-line em diferentes computadores. Assim, garante melhor segurança nos seus dados, caso seu PC tenha problemas. Pois, com o sincronismo, não há perda de informações valiosas da empresa.

Outra vantagem da hospedagem cloud sobre a quantidade de servidores também pode ser exemplificada nos momentos em que o site enfrenta situações de pico de acessos. Assim, eles entram em atividade em conjunto para suportar a demanda. Por exemplo, eventos de black friday nos sites de E-commerce.

Como escolher uma boa hospedagem cloud?

Para escolher uma excelente hospedagem cloud é fundamental observar as necessidades do seu negócio, bem como o planejamento. Afinal, esses detalhes são os que determinam o tipo de plano e dimensionamento. De forma sucinta, veja os principais pontos para levar em conta na escolha desse modelo.

Avalie o tamanho do seu site

O site em questão se refere a um grande projeto como uma loja e precisará de bastante espaço? Este é o principal questionamento que precisa ser realizado para assim, montar um planejamento eficaz com o plano ideal. Isso porque o custo tende a variar de acordo com o número de servidores on-line necessários e tamanho da nuvem.

A maioria dos sites brasileiros abrangem entre o pequeno e médio, inclusive, comportam planos de hospedagem compartilhada de até 100 GB. Além disso, confere em um modelo mais barato do mercado com valores que podem variar entre R$ 6,00 até R$ 25,00.

Para sites mais robustos, a hospedagem cloud será a melhor indicação. Grandes portais de conteúdo e multimídia precisam mais do que 100 GB e maior infraestrutura digital. Contudo, essa regra tem suas exceções. Há casos em que “pequenos” blogs não se dão bem com hospedagem compartilhada, pelo fato de postagem constante de mídia, com vídeos e fotos de qualidade, por exemplo. Por essa razão que o planejamento é crucial nas questões de migração, a qual já poderia ser realizada de maneira otimizada desde o início.

Considere o tipo de site a ser criado

O modelo de site influencia diretamente no pico de acessos. Já em casos de blogs de personalidades, a hospedagem compartilhada poderá suprir bem, contudo, situações como lançamento de tendências podem causar sobrecarregamento. Assim sendo, caso ele chegue a um volume de acessos com 5000 visitas diárias, vale recorrer ao cloud.

Além disso, modelos para lojas virtuais precisam investir no protocolo de segurança SSL para melhor transparência com o cliente por meio de criptografia de cada informação recebida. O cloud abrange esses detalhes, com planos mais robustos. Contudo, a depender do modelo escolhido, foque em situações de pico de tráfego para evitar que a loja fique fora do ar.

Observe a procedência na contratação da hospedagem

Esse é o principal ponto na hora da escolha da hospedagem cloud. Após fazer o planejamento e determinar o plano ideal, faça o teste gratuito, desfrute de toda a experiência que ela oferecerá e tire todas as dúvidas. Assim sendo, sempre procure ver os seguintes parâmetros na escolha final:

  • a reputação da empresa: observe os feedbacks de plataformas como o Reclame Aqui e o retorno de clientes nas suas respectivas redes sociais;
  • garantia: também avalie se a organização proporciona situações de reembolso em casos de insatisfação;
  • gerenciamento: a interface deve ser intuitiva com painel de controle em português, por exemplo;
  • suporte: em caso de problemas veja se ela sempre estará disponível para a assistência;
  • uptime: este é o principal ponto, o serviço deverá ter garantia de disponibilidade de pelo menos 99,5%.

Quais os benefícios dessa hospedagem?

As vantagens de obter o cloud proporciona maior fluidez e processamento de dados na internet, com melhor responsividade para sites mais avançados. Confira os principais benefícios logo abaixo.

Excelente capacidade de processamento

Pela capacidade de operar com vários servidores virtuais, o cloud atinge níveis elevadíssimos de armazenamento e processamento de conteúdo. Assim, permite melhor aproveitamento de recursos. Se seu caso for para E-commerce, momentos de alta procurada como dia das mães, natal e demais datas comemorativas, esta hospedagem não deixará a desejar.

Iaas, Paas e Saas

O cloud tem tudo a ver com as infraestruturas para oferecer uma experiência completa para o usuário. A Iaas refere-se a “Infraestrutura de Serviço” e é um modelo de negócios voltado para empresas de web hosting em que o cliente compra apenas os produtos relacionados com o seu projeto em questão. Paas significa “Plataforma de Serviços” e foi idealizada para desenvolvedores de TI e Saas é “Software de Serviço” e está relacionada com a tecnologia em nuvem.

Organização eficiente de dados

O cloud proporciona gerenciamento completo, pois além de evitar situações de sobrecargas, traz um site otimizado, permitindo organizar de uma maneira mais integrada e funcional. E, com isso, garante melhor proteção de dados e segurança da sua empresa contra ciberataques.

Ter uma hospedagem cloud será indispensável para que seu site alavanque e se consolide no mercado online. Afinal, ela é um serviço muito mais avançado que o modelo convencional, principalmente projetos de sites mais avançados.

Você está em busca de uma hospedagem eficiente e de alta performance? Então, entre em contato conosco agora mesmo e confira os planos personalizados para o mundo digital sem fronteiras!