fbpx
Hospedagem

Na dúvida entre hospedagem compartilhada ou VPS? Te ajudamos!

Um dos primeiros desafios de deseja criar um site e a escolha da hospedagem, afinal, esse ambiente será a base para que a página rode com bom desempenho. Ao contrário do que muitos iniciantes possam imaginar, quando falamos de hospedagem não estamos nos referindo a algo estático e padronizado. Existem vários tipos de hospedagens, que podem atender diferentes tipos de sites, de acordo com tamanho e necessidade de recursos.

Neste post, vamos abordar duas das opções mais populares, a hospedagem compartilhada e o VPS. O primeiro é a opção mais popular entre as hospedagens, sendo a mais barata. O segundo é uma opção que entrega ao gestor mais liberdade e desempenho e, por sua exclusividade, acaba sendo um pouco mais cara.

Nas linhas abaixo trazemos um panorama sobre esses dois tipos de hospedagens, suas diferenças e características. Quer saber qual é a melhor hospedagem: compartilhada ou VPS? Continue lendo!

O que é hospedagem compartilhada?

O nome “hospedagem compartilhada” indica bem a característica principal desse tipo de ambiente. Nele, os clientes dividem um mesmo servidor e seus recursos — processamento, espaço em disco e memória.

Para que você consiga entender o funcionamento, uma hospedagem compartilhada é como se fosse um apartamento em um condomínio. Você tem seu espaço privado em seu apartamento, mas todos os ambientes do prédio são compartilhados e o custo da manutenção é dividido entre os moradores. O elevador, a piscina, a área de festa, a quadra de esporte e o que for compartilhado será cobrado no condomínio.

A hospedagem compartilhada funciona da mesma forma, todos os cursos de manutenção do servidor são divididos entre os clientes, o que ajuda a diluir o preço e tornar esse modelo a hospedagem mais barata.

Embora esse compartilhamento ofereça o benefício de um preço mais em conta, para sites mais robustos e que necessitam de uma maior largura de banda, esse ambiente não acaba sendo o mais indicado, afinal, você estará compartilhando recursos com outros sites que pode acabar gerando muito tráfego e tornando o servidor mais lento. Sendo assim, a escolha de uma hospedagem compartilhada é indicada quando:

  • quando você está trabalhando com sites menores ou blogs;
  • quando o site é para uma empresa média ou pequena;
  • quando o seu orçamento para a criação e manutenção do site é limitado;
  • quando o usuário é iniciante e não a conhece muito sobre desenvolvimento web e manutenção de sites em servidores.

O que é hospedagem VPS?

VPS é a sigla para Virtual Private Server, ou Servidor Virtual Privado, em portugues. Nesse tipo de ambiente, os usuários também compartilham um servidor, mas os recursos são individuais.

Isso significa que, os demais sites hospedados no mesmo servidor não afetarão o seu, pois você estará trabalhando com recursos dedicados — o que garante que os recursos contratados estarão sempre disponíveis para você.

Essa exclusividade faz com que o preço do VPS seja um pouco mais caro do que a hospedagem compartilhada, mas o custo benefício compensa para projetos maiores. Em geral, a hospedagem VPS é indicada em casos como:

  • você tem projetos para expandir sua empresa e seu site futuramente;
  • você tem um orçamento que permite o investimento em uma plataforma robusta para seu site;
  • seu site tem uma projeção alta de tráfego no futuro e você não quer correr o risco de ter que migrar de servidor em momento de pico.

Quais são os benefícios da hospedagem VPS?

O primeiro benefício do hospedagem VPS é o acesso ao root ao servidor, uma vantagem para usuários mais avançados que necessitam fazer configurações mais profundas. Outro benefício é a escalabilidade do VPS, que dá ao usuário a oportunidade de crescer o seu site adquirindo mais memória e largura de banda.

Uma vantagem que precisamos ressaltar é o fato do seu site não ser afetado pelo tráfego de outras páginas, o que entrega mais estabilidade e velocidade na média do que uma hospedagem compartilhada.

Como identificar o momento certo de migrar para VPS?

Seu site está em uma hospedagem compartilhada, você está satisfeito com o desempenho, mas acredita que, com as projeções de crescimento, em breve você terá que fazer um upgrade para uma hospedagem VPS. A grande questão é: quando é a hora de fazer essa mudança? 

É importante ter isso em mente para que seu upgrade não fique para a última hora, quando a hospedagem compartilhada não está mais dando conta e você acabe tendo o seu tráfego prejudicado. Entre os pontos que você precisa analisar sobre a necessidade de fazer um upgrade antecipado, estão:

  • Você precisa de uma maior liberdade para gerenciar seu servidor desde já?
  • Suas projeções indicam um aumento de tráfego futuro que pode acontecer antes do esperado?
  • Você pretende ter mais de um site, criando assim um portal com várias páginas, como e-commerce, apps, entre outros?

Não importa qual seja o motivo, ao identificar uma oportunidade ou um risco de ficar sem os recursos necessários em momento de alta, vale apenas fazer o upgrade com foco no custo-benefício. No fundo, você estará fazendo um investimento para que o crescimento de seu site tenha o suporte necessário para acontecer de maneira natural.

Quais são os outros tipos de hospedagem?

O foco do nosso post é identificar as diferenças entre a hospedagem compartilhada e o VPS. Porém, há outros tipos de ambientes que podem ser utilizados para a hospedagem de sites e aplicações web. Entre as opções mais populares podemos destacar a hospedagem cloud e a hospedagem dedicada.

A hospedagem dedicada, como o nome sugere, é o modelo de hospedagem em que o usuário passa a ter um servidor exclusivo para seu site. Dessa forma, ele passa a ter a liberdade para configurá-lo da maneira que achar melhor, sem a necessidade de compartilhá-lo com ninguém.

A hospedagem cloud utiliza a computação em nuvem para oferecer uma hospedagem que usa múltiplos servidores para equilibrar o tráfego. Nesse modelo, várias máquinas trabalham como se fosse um único sistema, aproveitando os recursos disponíveis de forma unificada.

Nesse modelo de hospedagem, o usuário passa a contar com redundância, pois o site fica em um cluster que possibilita o trabalho de vários servidores, sendo que, quando um falha, o outro ajuda a manter o site no ar.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha uma base para escolher o melhor servidor para seu site: hospedagem compartilhada ou VPS. Entender qual é o melhor ambiente para sua aplicação web é o primeiro passo para conseguir sucesso em sua empreitada.

Outro ponto importante é a escolha do provedor de hospedagem, afinal estamos falando da empresa que disponibilizará o ambiente para o seu site, se tornando um parceiro de negócios. Escolha um provedor que ofereça planos compatíveis com sua demanda, suporte qualificado em tempo integral e a possibilidade de fazer teste gratuito.

Gostou do post? Quer saber como contar com a melhor hospedagem para seu site? Entre em contato conosco e conheça nossos planos.