fbpx
Dedicado

Servidor dedicado para jogos online: entenda a importância

Em se tratando de games online, contar com um servidor dedicado para jogos é o mais recomendado para sites e aplicações que denotam elevado tráfego e falta de estabilidade. Essa área virtual evoluiu bastante nos últimos anos e a possibilidade de jogar com pessoas do mundo inteiro em tempo real instiga ainda mais a imaginação desses usuários.

Quando ocorrem problemas de instabilidade, a experiência dos gamers se torna comprometida e, para evitar essa situação, é importante contar com um servidor dedicado. Diferente da hospedagem compartilhada, a solução dedicada é de uso exclusivo de quem contrata. Os servidores exclusivos proporcionam um serviço somente para um cliente, o que otimiza a estabilidade e confere maior segurança contra quedas ou falhas na rede.

Preparamos este texto para que você entenda a importância de contar com servidores dedicados para os games. Confira agora!

[rock-convert-cta id=”4209″]

Servidor dedicado para jogos

É notória a evolução dos jogos online nos últimos tempos. Houve uma significativa melhoria de gráficos, realismo e maior interatividade entre players do mundo inteiro, o que proporciona maior imersão dos jogadores nos conteúdos dos games. Tudo isso contrasta com a viabilidade de vários usuários poderem jogar em rede.

Assim, um jogador residente no Brasil pode jogar ao mesmo tempo com outro que esteja em outra parte do mundo. Toda essa inovação visa proporcionar maior vantagem de gráficos e interatividade dos atuais games, resultando, assim, em uma grande quantidade de tráfego de dados.

Esse volume de informações precisa contar com um servidor que apresente alta capacidade de armazenamento. Por isso, o servido dedicado é ideal para essa prática. Ele consiste em um equipamento que fica em funcionamento o tempo todo. No caso das empresas de games virtuais, sua utilização é capaz de suportar um enorme número de acessos, o que proporciona melhor experiência para os usuários.

O servidor dedicado é uma das opções de hospedagem que apresenta custo elevado, porém, questões como flexibilidade, segurança e personalização costumam valer muito a pena para quem necessita de grande tráfego de dados.

Fatores que impactam a qualidade de um jogo online

Se um servidor dedicado é fundamental para que haja um bom funcionamento dos games online, isso também vale para sua localização. Dessa forma, imagine a seguinte situação: um usuário inicia um jogo no Brasil. As informações relacionadas ao game percorrerão um grande percurso de um país para o outro.

Essa enorme distância, certamente, influenciará o andamento e a qualidade do jogo, ainda mais que o percurso pode causar efeitos de lentidão e travamentos para diversos jogadores. Além desse contratempo de conexão, existe também a questão da alta latência, conhecida pelos gamers como “ping”.

A latência elevada provoca atrasos nos jogos, visto que o período que um pacote de dados leva para alcançar o servidor e voltar para o remetente é bastante elevado. Desse modo, quanto menor for o registro de latência, melhor será o carregamento do game. Isso serve para que não ocorram possíveis quedas de conexão.

O nível de latência considerado mais adequado é quando ele se encontra menor que 100 ms. No entanto, caso o servidor se localize em um local muito distante, a medida de latência pode ser entre 100 ms e 200 ms, provocando, dessa maneira, o início de alguns travamentos.

Se, no período de envio e retorno dos pacotes dados, houver muita oscilação, a qualidade do jogo torna-se comprometida. Um exemplo clássico disso é quando as falas dos personagens apresentam cortes ou pequenas pausas.

Benefícios de um bom servidor dedicado

Confira agora alguns benefícios de contar com um servidor dedicado.

Largura de banda maior

Com essa modalidade de servidor, por não compartilhar hospedagem, torna-se possível organizar e armazenar uma grande quantidade de dados, o que evita a ocorrência de riscos provocados por falta de espaço, lentidão de carregamento ou ficar fora do ar.

Além do armazenamento, a memória e o processamento também são melhoradas nas soluções dedicadas. Ressalta-se que os jogos utilizam uma quantidade muito grande de memória RAM. Por isso, não é recomendada a divisão de recursos com outras aplicações.

Segurança das informações

Um ótimo benefício do servidor dedicado é a segurança das informações. Isso ocorre por causa de que os usuários não dividem o espaço com outros ou com sites. Essa separação auxilia para que os dados se tornem protegidos, reduzindo a facilidade de acesso por outras pessoas, além de evitar falhas como ocorre em servidores compartilhados.

Acessibilidade

O servidor dedicado apresenta muito mais acessibilidade quando comparado com o compartilhado, pois o espaço oferecido, por ser bem mais amplo, simplifica a navegação, o que impede o alto tráfego. Com ele, é possível escapar da lentidão no carregamento de um jogo, como também evitar que ele fique fora do ar com uma grande quantidade de usuários.

Flexibilidade

Há uma liberdade nesse modelo de servidor, e que é muito vantajosa para quem necessita de servidor dedicado para jogos. Diferente do mecanismo que disponibiliza hospedagem compartilhada, o servidor dedicado permite que você tenha maior liberdade para realizar configurações avançadas.

Desse modo, você pode promover a instalação de módulos, plugins e scripts que alguns servidores compartilhados não autorizam e, dessa maneira, tornar o site muito mais atraente e diferenciado para os olhos dos jogadores.

O que avaliar na hora de escolher um servidor

Para quem tem um projeto de games online, é interessante analisar algumas questões no momento de optar por um servidor dedicado. Veja a seguir alguns deles.

Suporte

Você deve saber se a empresa de hospedagem que disponibiliza o servidor dedicado oferece suporte técnico de qualidade e em tempo integral. A ajuda técnica é um quesito muito importante para resolver qualquer tipo de problema que possa acontecer com o site de games virtuais.

Recursos

Analise bem quais recursos a empresa de hospedagem disponibiliza para o servidor dedicado, tais como o volume de memória RAM, o armazenamento de disco e o tráfego mensal.

Reembolso e cancelamento

É interessante saber como é a questão de devolução de dinheiro e cancelamento caso haja algum problema com o servidor, já que determinadas empresas de web hosting trabalham com políticas únicas de reembolso.

Enfim, os jogos já provaram ser um excelente meio de entretenimento e que cresce a cada dia. Mas, para isso, contar com um servidor dedicado para jogos é fundamental para que haja uma experiência de qualidade para os usuários. Busque uma empresa que seja diferenciada no ramo e que ofereça serviços com um suporte completo e ótimo atendimento, como a hospedagem da ValueHost.

E aí, gostou deste post? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro deste e de outros assuntos!

[rock-convert-cta id=”4223″]

[rock-convert-cta id=”3828″]