fbpx
VPS

Você sabe como escolher um servidor VPS? Confira aqui!

Uma das principais decisões que um administrador de um site ou aplicação web deve tomar, é a escolha do tipo de hospedagem que irá escolher. É importante conhecer detalhadamente cada opção antes de migrar ou fazer a primeira hospedagem. Um modelo que vem ganhando bastante popularidade é o Servidor VPS — Servidor Virtual Privado.

Os VPS funcionam de maneira semelhante aos servidores dedicados, mas utilizam os conceitos de virtualização para a criação de ambientes de hospedagem e execução de aplicações. Assim sendo, podemos definir o VPS como um espaço virtual criado em um servidor físico, que permite uma utilização mais proveitosa dos recursos computacionais de forma exclusiva por um usuário.

Neste post, vamos entender quais são as vantagens da adoção de um servidor VPS e como fazer a melhor escolha para o seu site. Confira!

Quais são as vantagens do VPS?

Antes de falarmos dos critérios para a escolha do servidor VPS, vamos entender porque você deve escolher esse modelo de hospedagem. Mais do que preço, é importante analisar conceitos mais objetivos, que darão um panorama completo para que você faça uma escolha baseada no custo-benefício. Acompanhe!

Exclusividade de recursos

Diferentemente das hospedagens compartilhadas, os servidores VPS oferecem uma quantidade de recursos maior, entregando um diferencial: a exclusividade desses recursos. Isso porque, esse modelo de servidor é projetado para que não haja divisão de recursos com outros sites, sem que uso de um interfira no funcionamento do outro.

Ganhe em escalabilidade

Um dos grandes desafios para os administradores que querem ver os seus sites crescerem, é o de garantir que eles tenham recursos suficientes para se manter estáveis. Ficar com uma página fora do ar em seu momento de pico, pode custar caro. Com um servidor VPS, a empresa ganha a possibilidade de manter a sua performance e disponibilidade, mesmo com o aumento de demanda.

Ganhe em personalização

Essa é uma das principais vantagens dos servidores VPS: permite ao gestor fazer a configuração do servidor de acordo com as necessidades de sua empresa. Ao contratar esse modelo de servidor, o gestor passa a ter acesso completo ao ambiente — acesso root.

Isso dá a possibilidade para que a equipe técnica configure o servidor da maneira que achar melhor, instalando os softwares que for adequado e utilizando o servidor para o que for necessário. Essa liberdade vem com uma grande responsabilidade, afinal, se você está gerenciando o servidor, ficará responsável, também, pela segurança das aplicações.

Custo reduzido

Comparado a um servidor dedicado físico, o VPS tem um custo bem menor, afinal, você só pagará pelos recursos que utilizar e ficará livre dos custos com manutenção e compras de periféricos que compõem a estrutura. Além disso, não há aumento nos gastos com energia elétrica, tanto para alimentar os hardwares físicos quanto para a refrigeração.

Como escolher um VPS?

Agora que já conhecemos as vantagens de contar com um servidor VPS, vamos entender como escolher a melhor solução para a sua empresa. São detalhes que melhorarão a sua análise dos provedores. Confira!

Defina o tipo de gerenciamento que você procura

Quando falamos de VPS, não estamos falando de um modelo de hospedagem estático, pois você deve definir qual é o nível de gerenciamento que a sua empresa precisa. Veja abaixo quais são os três modelos.

Não gerenciado

Como o próprio nome sugere, um VPS não gerenciado é aquele em que o provedor não é responsável pelo gerenciamento do ambiente. Toda a parte de prevenção e correção fica por conta do contratante, que fica responsável por cuidar do backup, proteção de segurança entre outros.

Para fazer esse gerenciamento da maneira correta, a empresa deverá contar com um profissional qualificado, com um bom conhecimento técnico. Isso porque, a administração remota é feita via linha de comando, quando o sistema operacional for Linux, ou utilizando o protocolo de acesso, quando sistema for o Windows, ou seja, sem uma interface amigável.

Semigerenciado

No VPS semigerenciado o provedor de hospedagem oferece no plano um gerenciamento básico do servidor, incluindo um painel intuitivo de administração, com recursos básicos, que facilita a execução das configurações. Apesar de oferecer uma interface para o usuário, ainda será necessário algum conhecimento técnico para a operação, além de atenção em relação à segurança.

Gerenciado

Esse é o modelo ideal para quer não tem muita experiência com gerenciamento de hospedagens, pois toda a parte de manutenção e configurações ficam a cargo do provedor — correções de bugs, atualizações de sistema operacional etc.

É uma excelente opção para quem quer focar no core business do site, sem se preocupar com estabilidade e segurança. Além disso, o usuário tem a sua mão um painel de controle intuitivo e amigável que permite que pessoas sem grandes conhecimentos técnicos consigam fazer alguns ajustes.

Conheça a sua demanda

Já sabemos que uma das vantagens de contar com servidor VPS é a sua escalabilidade, ou seja, o gestor pode contratar um servidor que atenda a suas demandas sob medida. Por isso, na hora de escolher o seu provedor, é importante que você tenha uma boa noção do tráfego diário de seu site, para fazer uma estimativa real de sua demanda.

Uma boa maneira de monitorar esse tráfego é com a utilização de ferramentas como Google Analytics. Com base nos dados obtidos será possível definir a quantidade de recursos necessários para o início e as estimativas de crescimento.

Pense em segurança

Você não quer colocar os seus dados e de seus clientes em risco, não é mesmo? Sendo assim, a segurança passa a ser um fator primordial na hora da escolha de uma hospedagem. Verifique se a empresa de hospedagem que você escolheu oferece serviços adicionais de segurança, como instalação de certificados SSL e backup automático. Além de proteger os dados, o certificado SSL dá mais credibilidade ao seu site, dando uma maior sensação segurança para o cliente ao trocar dados com sua página.

Como vimos, o servidor VPS apresenta uma série de vantagens em comparação com as hospedagens mais tradicionais. Além de dar uma maior liberdade em relação às hospedagens compartilhadas, o VPS oferece escalabilidade e exclusividade de recursos. Para aproveitar todos os benefícios desse modelo, o administrador deve conhecer a demanda da aplicação web que será hospedada, para depois definir o modelo de hospedagem VPS que utilizará.

Gostou do post? Então, assine já a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas novidades.