fbpx
VPS

Nginx ou Apache? Saiba qual servidor escolher para VPS

Nginx e Apache são excelentes servidores Web muito poderosos que oferecem vantagens e desvantagens ao mesmo tempo. O Nginx é mais usado para arquivos estáticos e requer a ajuda do php-fpm para processar o conteúdo dinâmico, enquanto o Apache utiliza a memória do servidor. Os dois têm os códigos abertos mais comuns a nível global.

Juntos, esses servidores são responsáveis ​​por atender mais da metade tráfego na Rede Mundial de Computadores. Ambas as soluções são capazes de trabalhar com outros softwares para fornecer uma pilha da Web completa e de lidar com diversas cargas de trabalho. O Nginx ou Apache contam com muitas qualidades, mas cada um se destaca pelos seus pontos fortes.

Deseja compreender as diferenças entre Nginx e Apache para saber qual deles escolher e como eles funcionam? Acompanhe a leitura!

Entenda o que são os servidores Web Nginx e Apache

O Nginx é um ótimo servidor da Web, leve e projetado para atender a alto tráfego. Ele foi lançado em 2004 por Igor Sysoev e atingiu o seu objetivo de responder ao problema C10K contando com uma arquitetura assíncrona e orientada a eventos. O seu desafio era ter a capacidade trabalhar lidar com 10 mil conexões simultâneas.

A partir disso, o Nginx ganhou popularidade devido à sua capacidade de escalar facilmente em hardware mínimo e pegada leve. Esse servidor é eficiente em servir conteúdo estático com agilidade por ter um sistema próprio de módulo robusto e efetuar proxy de solicitações dinâmicas para outro software. O Apache é outro servidor da Web.

Ele que atende a mais da metade dos sites ativos do mundo, tendo sido criado em 1995 por Robert McCool. Trata-se do projeto original da Apache Software Foundation que se tornou popular pelo suporte integrado de outros projetos. A solução oferece poder, flexibilidade e é extensível por meio de um sistema de módulos carregáveis ​​dinamicamente.

Compreenda como funcionam os servidores Web Nginx e Apache

O Apache fornece uma variedade de módulos de processamento múltiplo, os MPMs determinam como são tratadas as solicitações. Os administradores configuram a sua arquitetura de manipulação de conexão por meio do módulo mpm_prefork que gera processos com um único thread rapidamente. O mpm_worker permite o gerenciamento de vários threads eficientes e o mpm_event é otimizado para lidar com conexões keep-alive.

O Nginx, por sua vez, chegou no mercado depois do Apache, com foco nos problemas de simultaneidade enfrentados pelos sites em escala. Esse servidor foi planejado desde o princípio para usar um algoritmo de manipulação de conexão assíncrono, sem bloqueio e orientado a eventos. Cada processo de trabalho dele consegue lidar com milhares de conexões.

Os processos de trabalho do Nginx implementam um mecanismo de loop ágil que analisa e processa eventos continuamente. A solução permite que cada trabalhador se preocupe com uma conexão somente se um novo evento for acionado. Dentro do loop, os eventos são processados ​​de forma assíncrona e, quando uma conexão é fechada, ela é removida do loop.

Confira as diferenças entre Nginx e Apache

É possível combinar esses dois servidores Web para obter um efeito significativo, com o Apache processando o back-end e o Nginx servindo como servidor Web estático frontal. Portanto, eles têm diferenças e se complementam entre si, sendo a maneira como respondem sob carga o que os distingue. Observe abaixo o que diferencia cada um deles!

Desempenho

O Apache pode ser executado em três modos. São eles o modo de evento híbrido, o processo híbrido e modo thread e o modo baseado em processo. O servidor tem um conjunto de otimizações para aumentar sua taxa de transferência e escalabilidade.

O Nginx foi criado especificamente para superar o Apache. Ele consegue fazer isso em relação ao número de solicitações recebidas por segundo, tempo de conexão, tempo gasto no processamento de uma solicitação e taxa de transferência.

Suporte

O Nginx oferece suporte à comunidade, com uma lista de discussão operada pelos usuários e um fórum, bem como outros recursos de computação, como o Modules Reference Guide e o Admin Guide. O suporte oferecido pelo Apache aos usuários está disponível em canais IRC dedicados, Stack Overflow etc. A sua documentação oferece guias do usuário, manuais de referência, tutoriais, entre outros.

Configuração

A configuração do Nginx não suporta arquivos .htaccess e é centralizada. Não existem configurações de nível de diretório nesse servidor e, por este motivo, os usuários executam todas as alterações escrevendo diretivas no arquivo principal: nginx.conf. As mudanças são aplicadas depois que o servidor é recarregado.

Já a configuração do Apache é distribuída e ele fornece suporte para arquivo .htaccess com o intuito de facilitar as configurações. O .htaccessarquivo é um arquivo usado para lidar com problemas de acesso ao site, em nível de diretório suportado por vários servidores da Web, como controle de acesso e redirecionamento e encurtamento de URL.

Velocidade

Nginx e Apache podem ser usados ​​em conjunto para a criação de um servidor otimizado para cargas de trabalho. O Nginx foi configurado para atuar como um proxy reverso para o Apache, que aproveita a capacidade de lidar com grandes volumes de tráfego e a velocidade de processamento do seu concorrente.

Como o Nginx pode se comunicar com um pool de servidores no back-end, a adição de mais servidores e a expansão podem ser realizadas facilmente. Ao permitir que o Nginx classifique e processe as solicitações que pode manipular sozinho, o Apache recebe um volume menor de solicitações.

Compatibilidade

Os dois servidores Web são compatíveis. Usar Nginx e Apache concomitantemente também pode tornar seu site mais robusto. O Apache ou o Nginx não o forçam a definir a porta de rede com o endereço, ambos contam com recursos de segurança integrados. Eles garantem compatibilidade, servidor proxy reverso e balanceamento de carga.

Popularidade

Apache e Nginx são bastante populares. O Apache oferece a facilidade de uma única conexão por módulo de processo e a inserção de módulos a qualquer momento usando sua lógica de serviço da Web. O Nginx é mais complicado em sua arquitetura, o que exige mais conhecimento técnico.

Segurança

Esses servidores Web são muito seguros, pois o Apache tem um módulo que pode ser visto como um firewall HTTP e que oferece suporte à segurança chamado mod_security. O Nginx também usa medidas de segurança na sua configuração padrão, mas é personalizável para aumentar os níveis de proteção.

Flexibilidade

Ambos os servidores da Web podem ser personalizados carregando módulos e são flexíveis. O Nginx serve como um balanceador de carga de software, além de lidar com o cache de conteúdo. Como o Apache, novas funcionalidades e recursos podem ser adicionados usando módulos de software. O Apache sempre deu suporte ao carregamento dinâmico de módulos.

Agora você já sabe qual servidor escolher para VPS entre Nginx ou Apache? Esses servidores exercem funções muito importantes e para escolher qual deles é melhor para a sua organização requer a realização de testes padrões a avaliação de seus requisitos específicos. Use a solução que melhor se alinhe aos seus objetivos.

Gostou do conteúdo? Então siga-nos no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn e aproveite as informações publicadas nessas redes sociais!