fbpx

Entenda as diferenças entre HTTP e HTTPS aqui!

Entenda as diferenças entre HTTP e HTTPS aqui!

Powered by Rock Convert

Você já parou para pensar sobre quais são as diferenças entre HTTP e HTTPS? Ambos antecedem o endereço dos sites quando acessamos uma página nos navegadores. Assim, um site de uma empresa pode ter tanto o domínio http://www.exemplositedaminhaempresa.com.br quanto https://www.exemplositedaminhaempresa.com.br.

Mas por que existe essa diferenciação? O que faz com que alguns sites sejam HTTP e outros HTTPS? Será que a segurança das informações está relacionada a isso de algum modo? São essas as questões que pretendemos elucidar neste post. Portanto, se você deseja obter esses esclarecimentos, siga conosco!

O que é HTTP?

HTTP é uma sigla em inglês para Hypertext Transfer Protocol, que em português pode ser traduzida como “protocolo de transferência de hipertexto”. Trata-se, portanto, de um código responsável por fazer a comunicação entre os dados de uma página na internet e o computador ou dispositivo que está fazendo o acesso.

Sempre que há essa comunicação, existe um HTTP. Assim sendo, é por meio dele que você está acessando este blog e lendo este texto nesse exato momento. Também é por intermédio dele que você se conecta a qualquer site ou página da internet.

Para que cada byte de informação de uma página se converta nas informações que você visualiza, o HTTP utiliza, geralmente, a porta 80 dos dispositivos.

E o que é HTTPS?

Agora que você já sabe o que é HTTP, deve estar se perguntando o que é HTTPS, não é mesmo? A sigla é quase igual a anterior e significa Hypertext Transfer Protocol Secure, ou seja, “protocolo de transferência de hipertexto seguro”.

A função do HTTPS é exatamente a mesma do HTTP, porém o protocolo apresenta uma camada SSL. Trata-se de um adicional que possibilita que os dados sejam transmitidos de forma criptografada.

Desse modo, o servidor que é acessado para repassar os dados das páginas para o seu computador precisa ser autenticado por meio de chaves e certificados digitais para que seja garantida a segurança na conexão à página.

Na prática, qual é a diferença entre HTTP e HTTPS?

De maneira resumida, podemos dizer que HTTP e HTTPS têm as mesmas funções, porém a segunda opção é mais recomendada por questões de segurança.

O HTTP não utiliza a criptografia em suas transferências de dados, e qualquer informação pode ser transferida de um servidor para os dispositivos. No HTTPS isso não ocorre, uma vez que tudo precisa ser previamente verificado, conforme explicado.

Quando alguém acessa um site em que precisa colocar dados de seu cartão de crédito para efetuar uma compra — um e-commerce, por exemplo —, é importante verificar se o site é HTTPS ou HTTP. No primeiro caso, há menos perigo de seus dados serem utilizados de maneira indevida.

Por que é importante utilizar o HTPPS?

De acordo com o que explicamos anteriormente, os sites que iniciam com HTTPS têm uma camada adicional, chamada de SSL. Implementar esse certificado em um site é muito relevante para que ele alcance maior autoridade na internet e também conquiste a confiança dos usuários.

Assim sendo, é importante que qualquer site de empresa tenha o certificado SSL, e assim o endereço iniciando com HTTPS. A seguir, vamos comentar alguns dos principais benefícios dessa prática. Veja!

Segurança de dados

A segurança de navegação é o principal motivo que as empresas têm para utilizar um certificado SSL. Além de transferir os dados de forma verificada por criptografia, também há a garantia de que golpes aplicados por intermédio do site sejam evitados.

Exemplo disso é o phishing, uma prática em que hackers roubam dados e conseguem utilizar o endereço da empresa para enviar falsos e-mails aos clientes. Dessa forma, eles obtêm informações sigilosas e fazem até mesmo cobranças indevidas.

Recomendação do Google

O próprio Google recomenda que os sites tenham um certificado SSL e operem com o protocolo HTTPS. Além disso, ele prioriza esses endereços quando são feitas buscas em seu pesquisador. Ter o HTTPS, portanto, também é uma boa prática de SEO.

Outra medida tomada pelo Google é que o seu navegador, o Google Chrome, exibe mensagens de falha de segurança sempre que algum usuário acessa uma página que não conta com a certificação SSL.

De tal modo, se o seu site não tiver o certificado SSL, você poderá ser prejudicado. Além de não ter prioridade nos resultados das buscas no Google, a página ainda pode ser bloqueada quando o usuário que faz o acesso utiliza o Google Chrome como navegador.

Recebimento via cartão de crédito

Se você tem um e-commerce ou então um estabelecimento que faz a venda de serviços online, como um hotel ou pousada, é importante oferecer aos clientes a opção de fazer pagamentos com cartão de crédito. Isso porque, de acordo com um estudo feito pela PayPal, 80% dos internautas que compram pela internet preferem esse meio de pagamento.

Para garantir, portanto, que os clientes não tenham problemas de segurança ao fazerem compras com cartão de crédito em seu site, contar com o certificado SSL é a melhor alternativa.

Relação de confiança com os clientes

Os sites que iniciam com HTTPS mostram um cadeado verde antes da URL. Esse símbolo representa a segurança e garante que as informações recebidas e enviadas para aquela página são criptografadas.

Ao visualizarem esse ícone, as pessoas terão a certeza de que estão navegando em um site seguro e se sentirão mais à vontade para interagir com o seu conteúdo. Isso contribui muito para que haja uma melhor relação de confiança entre a sua empresa e os seus clientes.

Conseguiu entender as diferenças entre HTTP e HTTPS? Então agora você já sabe qual é a melhor opção para o site da sua empresa, não é mesmo? Dê preferência sempre ao HTTPS e assim obtenha todos os benefícios que listamos.

Para continuar aprendendo sobre o assunto e garantir a segurança de seu site, recomendamos que faça a leitura de nosso artigo “Como instalar o certificado SSL Grátis Let’s Encrypt no Cpanel”. Ele mostra o passo a passo sobre como configurar o SSL de forma gratuita. Não deixe de conferir, agora mesmo!

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of