fbpx
Curiosidades

Entenda as diferenças entre HTTP e HTTPS aqui!

Você já pensou sobre quais são as diferenças entre HTTP e HTTPS? Ambos são protocolos que antecedem a URL quando acessamos uma página no navegador. Por isso, um website pode ter tanto o domínio http://www.exemplositedaminhaempresa.com.br quanto o https://www.exemplositedaminhaempresa.com.br.

Mas você sabe por que existe essa diferenciação? O que faz com que alguns endereços de sites sejam antecedidos pelo HTTP e outros pelo HTTPS? A segurança digital está relacionada a isso de algum modo? Essas são algumas questões que explicaremos neste post. Confira!

O que é HTTP?

HTTP é uma sigla em inglês para Hypertext Transfer Protocol, que em português pode ser traduzida como “protocolo de transferência de hipertexto”. Trata-se, portanto, de um código responsável por fazer a comunicação entre os dados de uma página e o computador ou dispositivo por meio do qual o usuário está acessando a Internet.

Sempre que há essa comunicação, existe um HTTP. A maioria das informações enviadas e recebidas pela Internet, incluindo conteúdo do site e chamadas de API, usa o protocolo HTTP. Além disso, é por conta desse protocolo que você pode acessar este conteúdo e se conectar a qualquer site ou página da Internet.

Para que cada byte de informação de uma página se converta nas informações que você visualiza, o HTTP utiliza, geralmente, a porta 80 dos hardwares.

Como funciona o HTTP?

Existem dois tipos principais de mensagens HTTP: solicitações e respostas. As solicitações são geradas pelo navegador do usuário à medida que ocorrem novas interações na interface da página. Por exemplo, se o usuário clicar em um hiperlink, o navegador enviará a solicitação correspondente ao endereço responsável pela exibição do conteúdo.

Essas solicitações são enviadas para um servidor de origem ou de cache proxy para que seja gerada uma resposta HTTP. Logo, o servidor local ou do cliente envia uma mensagem de solicitação para um servidor que hospeda o site e ele gera uma resposta com informações de status da página.

Como as solicitações e respostas HTTP são transmitidas por meio de textos simples, qualquer pessoa com o devido acesso à conexão pode ler o conteúdo dessas mensagens. Isso se torna um problema quando o nível de confidencialidade é crítico ou as informações compartilhadas são muito sensíveis.

Seja uma senha, seja um número de cartão de crédito, não basta apenas transmitir informações pela web — é essencial garantir que os conteúdos das mensagens não serão acessados e compartilhados por agentes maliciosos — e, por esse motivo, o HTTP evoluiu para o HTTPS.

Como o HTTP surgiu?

O protocolo TCP foi aprimorado ao longo dos anos, entretanto, ele é basicamente o mesmo desde 1974 —RFC 675. O HTTP utiliza UDP (User Datagram Protocol), projetado por David Reed em 1980 e definido no RFC 768.

O HTTP original foi desenvolvido por Tim Berners-Lee, diretor do World Wide Web Consortium (W3C), e teve a sua primeira documentação publicada em 1991 — o HTTP/0.9.

Esse primeiro protocolo consistia apenas de um método de solicitação HTTP do tipo GET (que solicita dados de um recurso específico). Em 1996, porém, o protocolo já abrangia outros três métodos de solicitação: GET, HEAD E POST.

Já em 1997, o protocolo HTTP/1.1, RFC 2068, foi lançado como uma revisão do HTTP 1.0. Em 1999, a RFC 2616 introduziu cinco novos métodos, OPTIONS, PUT, TRACE, CONNECT e DELETE. Em março de 2010, a RFC 5789 introduziu o método PATCH. A versão mais atual do HTTP abrange nove métodos de solicitação diferentes.

E o que é HTTPS?

Agora que você já sabe o que é HTTP, deve estar se perguntando o que é HTTPS, não é mesmo? A sigla é quase igual a anterior e significa Hypertext Transfer Protocol Secure, ou seja, “protocolo de transferência de hipertexto seguro”.

A inclusão da palavra Secure não foi feita à toa: a função do HTTPS é exatamente a mesma do HTTP, porém o protocolo apresenta uma camada SSL que otimiza a segurança da versão anterior. Portanto, trata-se de uma mudança incremental que possibilita que os dados sejam transmitidos com criptografia.

Desse modo, o servidor que realiza a transferência das informações é autenticado, por meio de chaves e certificados digitais, para que todo o processo tenha a segurança necessária e garanta confidencialidade, integridade, inviolabilidade, privacidade, autenticidade entre outros requisitos para a transmissão adequada de dados entre os servidores.

Qual é a origem do HTTPS?

Você se lembra do Nestcape Navigator? O HTTPS foi criado em 1994 pela Netscape Communications, empresa proprietária do navegador, para melhorar a experiência de seus usuários. O HTTPS originalmente usava o protocolo SSL, entretanto, esse protocolo evoluiu para o TLS, a versão atual definida na RFC 2818 em maio de 2000.

O HTTPS garante a segurança no compartilhamento de dados por meio de uma conexão criptografada. Basicamente, ele usa uma chave pública implantada no servidor e incluída no certificado SSL para ser descriptografada no lado do destinatário.

Como o HTTPS funciona?

O TLS usa uma tecnologia chamada criptografia de chave pública. Essa chave é compartilhada com dispositivos clientes por meio do certificado SSL . Os certificados dos servidores são assinados de forma criptográfica por uma Autoridade de Certificação (CA) e cada navegador tem uma lista de CAs nas quais confia e permite a adição de um cadeado verde na barra de endereços do navegador para atestar a confiabilidade do domínio.

Muitos serviços do hospedagem e empresas que atuam nesse mercado oferecem o recurso Let’s Encrypt como um diferencial para tornar o processo de emissão de certificados SSL/TLS gratuito.

Como ambos dispositivos usam chaves públicas e/ou privadas, sempre que ocorre a comunicação entre eles as informações são compartilhadas de forma criptografada. Logo, as solicitações e respostas HTTP usam a tecnologia de chaves de sessão, para que o acesso de possíveis agentes maliciosos não permita visualizar um texto inteligível, mas sim apenas uma sequência aleatória de caracteres.

Quando um cliente abre um canal com um servidor de origem, a posse da chave privada que corresponde à chave pública no certificado SSL de um site prova que o servidor é realmente o host legítimo do site. Isso pode bloquear ataques do tipo Man-in-the-middle, sequestros de servidor DNS e falsificação de domínio.

Na prática, qual é a diferença entre HTTP e HTTPS?

A diferença mais básica entre HTTP e HTTPS é que a URL do HTTP apresentada na barra de endereços do seu navegador é http:// e a URL do HTTPS é https://.

De maneira resumida, podemos dizer que HTTP e HTTPS têm as mesmas funções, porém a segunda opção é mais recomendada por questões de segurança.

O HTTP não utiliza a criptografia em suas transferências de dados, e qualquer informação pode ser transferida de um servidor para os dispositivos. No HTTPS isso não ocorre, uma vez que tudo precisa ser previamente verificado, conforme já explicamos.

Ao acessar um site que exige a inserção de dados sensíveis, como os número de seu cartão de crédito, para que você possa efetuar uma compra — em um e-commerce, por exemplo —, é importante que você verifique se o site é HTTPS ou HTTP. No primeiro caso, há menos perigo de seus dados serem utilizados de maneira indevida.

Além disso, já abordamos outras diferenças, como o envio de dados pela porta 80 realizado pelo HTTP enquanto o HTTPS usa a porta 443.

Enquanto o HTTP opera na camada de aplicação, o HTTPS opera na camada de transporte de dados. Outra possível diferenciação entre os protocolos está relacionada ao certificado usado: nenhum certificado SSL é necessário para o HTTP, entretanto, o HTTPS requer um certificado SSL assinado por uma Autoridade de Certificação.

O HTTP não requer validação de domínio, diferentemente do que ocorre com o HTTPS que requer, pelo menos, a validação de domínio e de documentos legais para a transmissão de informações.

Por que é importante priorizar o HTTPS?

Conforme explicamos anteriormente, os sites que iniciam o seu nome de domínio com o HTTPS têm uma camada de segurança adicional, chamada de SSL. Implementar esse certificado em um site é muito relevante para que ele alcance maior autoridade na internet e também conquiste a confiança dos usuários. Veja a seguir, os motivos pelos quais é essencial priorizar o HTTPS em sua página na Web.

Maior segurança de dados

A segurança de navegação é o principal motivo pelo qual as empresas utilizam um certificado SSL. Além de transferir os dados de forma verificada por criptografia, também há a garantia de que golpes aplicados por intermédio do site sejam evitados.

Exemplo disso é o ataque de phishing, uma prática em que hackers roubam dados e conseguem utilizar o endereço da empresa para enviar falsos e-mails aos clientes e usuários do domínio. Nesse tipo de ataque, agentes malicioso obtêm informações sigilosas e fazem até mesmo cobranças indevidas, exigindo o pagamento de resgate dos dados roubados.

Otimização para mecanismos de busca

O próprio Google recomenda que os sites tenham um certificado SSL e operem com o protocolo HTTPS. Isso ocorre porque o maior buscador do mundo prioriza a segurança de seus usuários e não há melhor forma de comprovar essa capacidade de segurança senão por meio de uma URL com o HTTPS.

Por esse motivo, ter um certificado SSL ou TSL válido e o HTTPS antecedendo o seu nome de domínio no navegador é essencial para atestar a confiabilidade da sua página ao search engine, tanto para demonstrar aos algoritmos que fazem a indexação das páginas que o seu site é adequado para a visitação na web, quanto para mostrar aos avaliadores do Google que o seu site segue as boas práticas exigidas pelo buscador. Com isso, ter uma página com HTTPS também é uma boa prática de SEO.

Garantia de que a sua página será acessada de qualquer navegador

Outro requisito exigido pelo Google que pode ser extremamente desfavorável para empresas que não têm um certificado de segurança SSL ou TSL e o HTTPS é a mensagens de falha de segurança exibida pelo Google Chrome sempre que algum usuário acessa uma página sem a devida certificação.

De tal modo, se o seu site não tem esse certificado, você poderá ser prejudicado com a redução de tráfego, e isso também pode impactar a performance da sua página em relação às classificações dos buscadores. Além de não ter prioridade nas páginas de resultados de pesquisa (SERPs), a página ainda pode ser bloqueada de forma indefinida para acesso de qualquer usuário.

Maior confiabilidade para transações via cartão de crédito

Se você tem um e-commerce ou então um estabelecimento que faz a venda de serviços online, como um hotel ou pousada, é importante oferecer aos clientes a opção de fazer pagamentos com cartão de crédito. Isso porque, de acordo com um estudo feito pela PayPal, 80% dos internautas que compram pela internet preferem esse meio de pagamento.

Para garantir mais vendas e maior segurança para qualquer tipo de transação efetivada em suas páginas, assim como maior segurança para os clientes que estão em contato direto com a sua empresa e a sua marca, é essencial contar com o certificado SSL/TSL.

Melhoria da relação de confiança entre a empresa e os seus clientes

Já abordamos que os sites que iniciam com HTTPS têm um cadeado verde exibido antes da URL. Esse símbolo representa a segurança e garante que as informações recebidas e enviadas para aquela página são criptografadas e confidenciais.

Ao visualizarem esse ícone, as pessoas terão a certeza de que estão navegando em um site seguro e se sentirão mais à vontade para interagir com o seu conteúdo. Isso contribui muito para que haja uma melhor relação de confiança entre a sua empresa e os seus clientes, além de aumentar o tempo de permanência dos usuários nas páginas, melhorar as conversões e os seus esforços de SEO.

Agora que você conhece as diferenças entre HTTP e HTTPS e também já sabe qual é a melhor opção para o site da sua empresa, dê preferência ao HTTPS para garantir todos esses benefícios e conte sempre com provedores confiáveis que disponibilizam esses recursos de segurança gratuitamente em seus pacotes de hospedagem.

Para continuar aprendendo sobre o assunto e garantir a segurança de seu site, recomendamos que faça a leitura de nosso artigo “Como instalar o certificado SSL Grátis Let’s Encrypt no Cpanel”. Ele mostra o passo a passo sobre como configurar o SSL de forma gratuita. Não deixe de conferir, agora mesmo!