fbpx
Segurança

Como instalar o Certificado SSL Grátis Let´s Encrypt no cPanel

Esse artigo irá lhe explicar com detalhes como instalar o Certificado SSL Let´s Encrypt na sua hospedagem cPanel ou contas de hospedagem da sua Revenda cPanel, é muito fácil e rápido de instalar.

Para quem não sabe, Let’s Encrypt é uma autoridade de certificação grátis, automatizada e aberta (CA), funcione para o benefício do público.

Todos os planos de Hospedagem e Revenda de Hospedagem tem esse recurso disponível, para ativar basta seguir os seguintes passos:

Como Instalar o Certificado SSL Let´s Encrypt

1. Acesse o cPanel da sua conta e localize o ícone Let´s Encrypt:

lets-encrypt_01

2. Logo mais abaixo onde estará listado o seu domínio (e também subdomínios ou outros domínios caso tenha) na linha dele clique em Issue.

lets-encrypt_02

3. Nessa próxima tela clique novamente agora no botão Issue para instalar e ativar o Certificado SSL! É somente isso, seu Certificado SSL já estará instalado e funcional nesse instante!

lets-encrypt_03

É importante ressaltar que para que possa ser validado e instalado o seu domínio tem que estar com os DNS apontados para os nossos servidores, caso contrário o Let´s Encrypt não conseguirá validar o seu domínio e o Certificado não será instalado.

Como Testar se o SSL está funcionando no domínio

Para efetuar um teste depois de todos os passos acima efetuados basta acessar o seu domínio colocando o https:// na frente do domínio ao invés do http://, se o site for executado com o https:// quer dizer que foi instalado corretamente.

Como configurar o SSL para que funcione permanentemente em todas as páginas

Existem diversas maneiras para que o seu site que possui um Certificado SSL tenha o  https ativado automaticamente para todas as páginas, vamos citar abaixo as 3 maneiras mais simples e comuns de fazer isso:

1. WordPress

Caso utilize o WordPress como script do seu site, basta instalar o plugin Really Simple SSL, como o próprio nome do plugin diz, é realmente simples utilizá-lo para ativar o https em todas as suas páginas, para baixar o plugin acesse a página https://br.wordpress.org/plugins/really-simple-ssl/, ou procure por Really Simple SSL dentro da página de plugins do seu WordPress, por ali é ainda mais fácil de instalar.

2. Script em PHP

Caso utilize um script PHP comum, puro, onde todas as páginas passam pelo index.php, basta adicionar as linhas abaixo logo no início do seu index.php:

if($_SERVER["HTTPS"] != "on")
{
header("Location: https://" . $_SERVER["HTTP_HOST"] . $_SERVER["REQUEST_URI"]);
exit();
}

3. Arquivo .htaccess

Crie um arquivo .htaccess (ou edite caso já existe) na raiz (/public_html) do seu website com as linhas abaixo, elas irão “forçar” a execução do website em HTTPS caso ele seja aberto em HTTP apenas:

RewriteEngine On
RewriteCond %{SERVER_PORT} 80
RewriteRule ^(.*)$ https://seudominio.com/$1 [R=301,L]

Caso o site esteja em uma pasta utilizar o código abaixo:

RewriteEngine On
RewriteCond %{SERVER_PORT} 80
RewriteCond %{REQUEST_URI} folder
RewriteRule ^(.*)$ https://seudominio.com/pasta/$1 [R=301,L]