fbpx
Hospedagem

Hospedagem business e compartilhada: saiba qual o melhor para você!

A hospedagem é um serviço que precisa ser contratado sempre que alguém desenvolve um site para mantê-lo ativo na Internet. Existem dois tipos de hospedagens bastante conhecidas em nossos dias: business e compartilhada. Cada uma delas tem a suas vantagens e desvantagens, bem como é indicada para determinada situação, de modo que é importante saber escolher.

Alguns cuidados precisam ser tomados durante o processo de escolha entre hospedagem business e compartilhada. É fundamental optar pela alternativa ideal para o seu caso, já que esse serviço vai armazenar todos os arquivos e dados do seu site em um servidor. Consequentemente, a empresa contratada vai influenciar a performance do canal digital e na reputação da sua marca.

Gostaria de saber o que é e como funciona a hospedagem business e compartilhada? Acompanhe a leitura!

Compreenda o que é Hospedagem Business e Compartilhada

A hospedagem business é um serviço empresarial que não apresenta as dificuldades técnicas da administração do servidor, pois oferece o desempenho de um Servidor Virtual Privado (VPS). O seu painel de controle é muito fácil de utilizar porque não exige dos usuários uma formação profissional e ciência da computação. Os sites ficam mais rápidos.

Hospedagem compartilhada significa alojamento compartilhado e se trata de uma das mais utilizadas modalidades de hospedagens de sites do mundo inteiro. O seu custo é menor, contudo, ela não é apropriada para páginas que tenham muito tráfego ou acessos porque isso sobrecarrega o servidor. Há uma limitação para essa categoria, mas ela fornece várias garantias.

Entenda como funciona a Hospedagem Business e Compartilhada

Com um servidor dedicado, a hospedagem business melhora os tempos de resposta do servidor e possibilita a criação de sites cheios de recursos. Ela propicia a realização de consultas mais ágeis aos bancos de dados e evita o carregamento lento das páginas. Portanto, esse serviço é mais rápido do que a hospedagem compartilhada e ajuda a aumentar as vendas.

Hospedagem Compartilhada

A hospedagem compartilhada permite que o usuário acesse várias ferramentas por um preço baixo, razão pela qual oferece ótimo custo-benefício. Ela é excelente para profissionais liberais, pequenas empresas e sites pessoais, visto que possibilita a criação de uma um site institucional na Rede Mundial de Computadores, bem como a criação de e-mails personalizados.

Esse tipo de serviço se baseia em um ou mais servidores. Quase todos os provedores de hospedagens vendem pacotes de hospedagem compartilhada para que milhares de sites sejam hospedados em seu servidor. O usuário consegue ter memória de servidor, energia e largura de banda disponível total, bem como configurar várias páginas em uma única conta.

Hospedagem Business

A hospedagem business é simples e eficiente, utiliza um servidor e não exige conhecimentos técnicos para utilizar um serviço de excelência que atende as necessidades de um negócio. Ela tem mais força, une a praticidade do painel de controle com a velocidade de um servidor privado que conta com recursos dedicados, estabilidade e várias camadas de segurança.

Quem utiliza a Hospedagem Business pode ir além porque o site não fica fora do ar pelo aumento subido de visitantes como ocorre na Hospedagem Compartilhada. Além disso, ela é indicada para as pessoas que hospedam fotos, vídeos ou downloads já que os recursos RAM ou CPU não serão divididos com outros usuários.

Confira a diferença entre Hospedagem Business e Compartilhada

Na hospedagem business, basta utilizar o painel de controle para administrar completamente diversos perfis de e-mails, iniciar contas ilimitadas e controlar as suas opções. O usuário consegue colocar filtros e personalizar os e-mails, configurar um autoresponder, aplicar os sistemas de proteção AntiSpam e executar ações de e-mail marketing.

Painel de Controle

O pacote conta ainda com um instalador de aplicações web que possibilita a configuração de scripts grátis, a montagem de blogs, galeria de imagens, fórum, portal de negócios e muito mais. Na hospedagem compartilhada, o painel de controle disponibiliza um kit de utilidades para o aproveitamento de agentes de uso geral, informações sobre o tráfego e acessos ao site.

Possibilidade de Upgrade

Os usuários que já utilizam a Hospedagem Compartilhada podem fazer a migração para a Hospedagem Empresarial e fazer a atualização desde que tomem essa decisão e selecionem a opção. A atualização permite que os arquivos sejam migrados sem a necessidade de fazer a sua desinstalação e reinstalação. O processo vai depender da empresa contratada para fornecer esse serviço.

Instalador de aplicações web

A hospedagem business facilita o upload de arquivos com a funcionalidade de arrastar e soltar que faz parte do painel de controle. Com ela, o usuário pode soltar o arquivo na lista do seu site e aguardar o seu envio. É possível trabalhar na construção do site a partir do seu próprio computador depois de fazer um login.

A hospedagem compartilhada, por sua vez, pode oferecer escalabilidade para o alargamento dos sítios eletrônicos. Se a integração for projetada sob medida, o usuário pode usar os recursos sempre que for necessário sem ser afetado por procedimentos de manutenção e falhas no carregamento. Há também a possibilidade de contratar serviços extras.

Desempenho

A respeito do desempenho, a hospedagem business oferece mais agilidade, embora a hospedagem compartilhada possa ter uma atuação rápida. Ambas asseguram uma boa conectividade e são habilitadas para a nuvem, mas as velocidades de carregamentos são diferenciadas e podem variar conforme as necessidades do usuário e seus arquivos.

Veja qual tipo de hospedagem escolher

Você deve escolher o tipo de hospedagem que mais se encaixa em suas demandas. A Hospedagem Compartilhada cobra uma taxa mensal e permite que o usuário faça as configurações e execute o seu próprio site, mas ele não pode exceder o espaço contratado no servidor. O provedor fornece o suporte, a manutenção de software e hardware, proteção contra falhas etc.

No caso de optar pela Hospedagem Business, você contará com a facilidade oriunda do painel de controle e não precisará ser especialista para fazer o seu gerenciamento. O espaço em disco e a memória são garantidos e estarão sempre à sua disposição para o uso. Por outro lado, o usuário terá a garantia de ter seu site sempre no ar.

Agora você já sabe escolher entre hospedagem business e compartilhada e entende qual delas é a melhor opção! Antes de fechar a contratação para hospedar o seu site, analise as suas reais necessidades e a potência necessária para que a sua página esteja sempre acessível. Avalie a reputação de quem oferece o serviço e sua qualidade.

Deseja obter maiores informações sobre serviços de hospedagem? Então siga-nos no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram!