fbpx
Cloud

Openstack Cloud: entenda o que é e como implementar no seu negócio!

A transformação digital está mudando quase todos os setores. Para lucrar nessa nova economia, as empresas precisam, com urgência, adotar novos modelos de negócios e serviços, processos de desenvolvimento ágeis e infraestrutura de TI moderna para se tornarem mais ágeis, eficientes e inovadoras.

O OpenStack Cloud é uma dessas soluções, que fornece uma base aberta para a transformação digital. Entenda o que é essa tecnologia e saiba como implementá-la em seu negócio!

O que é Openstack Cloud?

OpenStack é uma plataforma de computação em nuvem de código aberto onipresente projetada para atender às necessidades de nuvens públicas e privadas, independentemente do tamanho, por ser simples de implementar e extremamente escalável.

A tecnologia consiste em um grupo de projetos interrelacionados que controlam grandes pools de recursos de computação, armazenamento e rede em um data center gerenciado por meio de um painel ou por meio da API OpenStack. O OpenStack trabalha com empresas populares e tecnologias de código aberto, tornando-o ideal para infraestrutura heterogênea.

O OpenStack permite que os usuários implantem máquinas virtuais e outras instâncias que lidam com diferentes tarefas para gerenciar um ambiente de nuvem em tempo real. Isso facilita o dimensionamento horizontal, o que significa que as tarefas que se beneficiam da execução simultânea podem atender facilmente a mais ou menos usuários dinamicamente, bastando ativar mais instâncias.

Por exemplo, um aplicativo móvel que precisa se comunicar com um servidor remoto pode ser capaz de dividir o trabalho de comunicação com cada usuário em muitas instâncias diferentes, todas se comunicando, mas aumentando de forma rápida e fácil conforme o aplicativo ganha mais usuários.

Quais as vantagens?

O OpenStack oferece benefícios relevantes para empresas de todos os portes e permite que elas adotem e executem sua plataforma de nuvem de infraestrutura como serviço (IaaS). Vamos detalhar outras vantagens de adotar essa solução.

Segurança

A segurança é, compreensivelmente, uma das principais preocupações de qualquer empresa. Na nuvem privada OpenStack, controles de acesso específicos da empresa e baseados em funções podem ser criados facilmente.

Para empresas nas quais as políticas de segurança da informação são essenciais para seus negócios, ela funciona a favor. Permite que os usuários personalizem suas políticas de segurança de acordo com as necessidades individuais de seus respectivos negócios. Isso possibilita que as organizações protejam sua propriedade intelectual e dados confidenciais.

Escalabilidade

Escala, elasticidade ou flexibilidade — qualquer que seja o nome, tem sido um argumento importante para a adoção da nuvem. Em suma, é uma maneira de ajustar sua capacidade de computação às demandas de uma tarefa específica.

Seu site teve um pico de visitantes em um determinado horário? Você precisa, às vezes, executar vários cálculos exigentes ao mesmo tempo? Ou você está encarregado de um aplicativo baseado na web que é usado principalmente durante a hora do jantar? Em situações nas quais um servidor físico ficaria sem fôlego, a nuvem pode acompanhar a demanda e fornecer ao servidor virtual mais recursos.

O OpenStack torna esse processo mais fácil. Ele foi projetado para estar pronto para escalonamento, vertical ou horizontalmente.

Controle por meio da automatização

O OpenStack oferece aos administradores ferramentas poderosas que podem tornar o gerenciamento de uma nuvem muito fácil. Muitos dos aborrecimentos usuais podem ser automatizados.

Sua interface de programa de aplicativo ou API permite o controle completo sobre a nuvem por meio de outros programas. Isso facilita a construção de um próprio aplicativo que pode, por exemplo, iniciar outra máquina virtual.

Isso simplifica o desenvolvimento de aplicativos específicos. A API amigável certamente torna o desenvolvimento mais rápido, o que pode torná-lo mais barato em geral.

Economia

Como dissemos, o OpenStack é uma forma de as organizações implementarem soluções IaaS (Infraestrutura como serviço) e PaaS (Plataforma como serviço) em um ambiente de código aberto em hardware comum. Essa é uma excelente oportunidade para reduzir o custo de implantação e gerenciamento de aplicativos.

O que considerar na hora de adotar uma solução Openstack?

Escolher o parceiro certo para a adoção do OpenStack é essencial para o sucesso da estratégia. Ao selecionar um, as empresas devem sempre seguir certos critérios. É possível operar as distribuições consideradas OpenStack economicamente? É fácil implantá-los? A organização pode atualizar sua nuvem OpenStack de produção sem afetar as cargas de trabalho? Além desses questionamentos, podemos indicar outros critérios importantes a serem considerados.

Suporte técnico

Algumas organizações desejam manter o suporte de algumas versões antigas do OpenStack pelo maior tempo possível, enquanto outras desejam fazer upgrade regularmente. Se eles realmente podem atualizar torna-se crítico para eles.

As atualizações do OpenStack são conhecidas por serem complexas e muitas distribuições comerciais não as suportam. E mesmo que o façam, todo o processo é muito complexo e deve ser executado manualmente. Portanto, escolher uma distribuição OpenStack que forneça suporte para atualizações totalmente automatizadas é essencial para o sucesso da equipe da nuvem.

Operações simplificadas

Uma implementação do OpenStack geralmente é apenas o começo da jornada. Posteriormente, as organizações precisam manter a nuvem diariamente. Isso inclui operações como dimensionar o cluster ou recuperá-lo de falhas.

Embora a maioria das distribuições do OpenStack não forneça nenhum mecanismo para simplificar as tarefas operacionais, obrigando os usuários a executá-las manualmente, há algumas que oferecem. Abstrair tarefas operacionais complexas, ocultando toda a lógica por trás delas, livra as equipes de operações e, portanto, também resulta em economia de custos.

Opções de tecnologia flexíveis

OpenStack é uma plataforma de nuvem flexível, que oferece suporte para vários hipervisores, soluções SDN e plug-ins de armazenamento. No entanto, muitas distribuições do OpenStack geralmente estão vinculadas a uma única pilha. Evite essa armadilha, pois você pode precisar reorganizar a plataforma ou mudar para um ambiente heterogêneo no futuro. Sempre escolha uma distribuição OpenStack que você possa ajustar para trabalhar com novas tecnologias.

Ao todo, o OpenStack oferece às empresas a opção de implementar de forma rápida e fácil seus sistemas em nuvem, apresentar novos serviços e responder às mudanças nas condições do mercado. Embora a nuvem privada possa não ser para todos, um operador de data center gerenciado pode fazer a transição para a computação em nuvem privada um processo acessível e permitir que sua empresa experimente todos os grandes benefícios da nuvem privada.

Se você está procurando uma solução de OpenStack Cloud confiável para sua empresa, talvez queira verificar nossas soluções de nuvem privada. Na ValueHost, uma equipe de OpenStack e especialistas em computação em nuvem estão disponíveis para ajudá-lo a entender as vantagens da computação em nuvem privada e como ela pode ser melhor utilizada para seus negócios.

Preparado para dar o próximo passo? Entre em contato com a gente e saiba como podemos apoiá-lo nessa jornada!