fbpx
Hospedagem

Confira 4 dicas para escolher o melhor servidor de hospedagem!

Um dos primeiros fatores que deve ser analisado para a criação de um site, não é o layout, usabilidade, plataforma de desenvolvimento ou as linguagens de programação que serão utilizadas. Antes de analisar esses importantes fatores, você deverá pensar na base, no ambiente que dará a sustentação para que o seu site, com todas as nuances necessárias, fique no ar, sem interrupções e com bom desempenho.

Escolher um bom servidor de hospedagem é uma tarefa que deve ser feita com muito critério, partindo de análises do funcionamento desse tipo e ambiente até a avaliação de benefícios e diferenciais de cada provedor. Por exemplo, alguns provedores são voltados para pequenas empresas, outros para empresas grandes e tem também os mais abrangentes, que atendem a todos os perfis.

Para que você defina qual é a melhor opção para a sua empresa, neste post, apresentamos 4 tópicos com dicas valiosas, para que você escolha o servidor de hospedagem certo para o seu site. Confira!

1. Entenda o que é um servidor de hospedagem

Quando você acessa um site está solicitando arquivos em outro computador, que está configurado como servidor e que hospeda o site em questão. Esses arquivos, junto com os códigos que estruturam o site, é que formarão na tela de seu navegador a imagem dos recursos que formam a página.

Todo computador pode ser configurado para rodar como um servidor de hospedagem, porém, nem todo computador terá os recursos computacionais, de segurança e estruturais para manter um site com desempenho e disponibilidade em tempo integral.

Nesse cenário é que surgem os provedores de hospedagens, que nada mais são do que empresas que investem em computadores robustos, que são desenvolvidos como servidores, e toda a infraestrutura que garante o funcionamento dessas máquinas.

Todo esse investimento é viabilizado com o aluguel de espaço nesses servidores para os seus clientes, como serviço de hospedagem de sites. Dessa maneira, o cliente garante que o seu site estará no ar em tempo integral e que terá recurso suficiente para mantê-lo disponível mesmo com os picos de audiência.

2. Conheça os principais tipos de hospedagem

No tópico anterior, falamos sobre o conceito de hospedagem de sites e os princípios de seu funcionamento. Porém é um engano achar que a hospedagem se trata de um modelo estático e padronizado. Há vários tipos de hospedagem diferentes, desenvolvidas para atender a todos os perfis e demandas de público. Veja abaixo quais são as principais.

Hospedagem gratuita

As hospedagens gratuitas são recomendadas apenas para usuários iniciantes, que não dispõem de verba para investir no momento e que precisam tirar uma ideia do papel para fazer testes.

Por ser gratuita, trazendo menos recursos funcionais e computacionais, esse tipo de hospedagem é viável apenas para projetos pequenos, como blogs corporativos e pequenas home pages.

Quando você adota esse tipo de hospedagem e tem planos maiores, deve encará-lo como um teste de curto prazo, afinal, mesmo que uma hospedagem gratuita traga muitos recursos que podem ser úteis a princípio, como a possibilidade de registar um domínio personalizado, com o tempo — com o número de visitantes e o aumento de volume de dados — o seu site tende a perder muito desempenho e sua estratégia pode acabar indo por água abaixo.

Hospedagem compartilhada

A hospedagem compartilhada é o primeiro passo que o usuário de uma hospedagem gratuita, que ainda esteja em período de testes, pode dar para ter acesso a mais recursos e funcionalidade para o seu site.

Aqui, você passará a contar com todos os recursos que um provedor de hospedagem pode entregar, porém, como o nome sugere, um servidor compartilhado é aquele em que o cliente compartilha os recursos do servidor.

Esse compartilhamento traz um grande benefício inicial, que é o custo-benefício, se compararmos aos modelos de hospedagem exclusivos. Porém, com o crescimento de seu site, aumento da demanda por recursos computacionais, por segurança e garantia de desempenho, poderá chegar o dia em que a hospedagem compartilhada não seja o suficiente para a sua página.

Servidor Virtual Privado (VPS)

Vamos ao primeiro modelo de servidor privado, o VPS, que é Servidor Virtual Privado, modelo ideal para administradores que precisam de hospedar muitos sites, para donos de e-commerces ou para quem tem um blog que, viu o número de visitas crescer exponencialmente e precisa de mais recursos de personalização.

Ao contrário dos servidores compartilhados, que são menos personalizáveis e, portanto, mais fáceis de configurar, o VPN precisa de um nível maior de conhecimento para lidar, ou seja, se você é dono de um site, mas não tem esse conhecimento, talvez seja necessário contratar um profissional especializado ou adquiri uma hospedagem gerenciada.

Servidor Dedicado

Um dos modelos de servidores que vem ganhando mais espaço nos últimos anos, o servidor dedicado é o que oferece maior capacidade de personalização e expansão. Como o nome sugere, estamos falando de um servidor em que todos os recursos presentes nele pertencem apenas ao seu contratante, ou seja, não há interferência de outros clientes, o que contribui para o bom desempenho e segurança.

Por toda essa robustez, ele acaba sendo mais caro do que os outros modelos e deve ser encarado como um investimento para quem tem sites muito grandes, que receberá um tráfego muito alto e que precisa de controle total sobre o ambiente.

Hospedagem Cloud

A hospedagem cloud, ou hospedagem em nuvem, é um modelo de host que tem como base de seu ambiente a computação em nuvem — nesse modelo, o ambiente é construído de forma descentralizada, ou seja, sem necessariamente que todos os arquivos e configurações que formam o site esteja, contidas em apenas um servidor físico.

Entre as grandes vantagens de se contar com um servidor em nuvem está sua escalabilidade e disponibilidade. A escalabilidade permite que você ajuste a quantidade de recursos de acordo com as demandas de seu site, mantendo o desempenho e pagando sempre apenas pelos recursos que utilizar.

Já a disponibilidade é garantida justamente pela descentralização, que possibilita a redundância — os arquivos são salvos em mais de um servidor, ou seja, se um falhar o outro assume o lugar de forma instantânea.

3. Saiba quais são os recursos que um servidor de hospedagem deve ter

Outro fator importante na hora de escolher o seu servidor de hospedagem é saber os recursos que esse ambiente precisa oferecer, para depois definir o que o seu site precisa. Veja abaixo quais são os recursos básicos que todos os provedores de hospedagem devem oferecer. Acompanhe!

Armazenamento

O armazenamento ou espaço em disco é a quantidade de dados que o seu servidor suporta, ou seja, é um limitador que definirá o tamanho de seu site. É importante definir bem qual será o tamanho de seu site e seu potencial crescimento de dados, para que a escolha do servidor seja bem-feita.

Existem hospedagens que oferecem planos de acordo com o limite de armazenamento e outras que disponibilizam espaço em disco ilimitado. Além da quantidade de dados que a sua hospedagem reserva para o seu site é importante saber qual é a tecnologia utilizada nesse armazenamento.

Atualmente, há dois modelos de tecnologias e armazenamento que são dominantes em planos de hospedagem, o tradicional HD e o moderno SSD. Os planos baseados em Discos Rígidos, ou HDs, costumam ser mais baratos na relação espaço/preço do que o SSD. Por exemplo, um pano de 4 TB de espaço em HD, geralmente sairá bem mais em conta do que os mesmos 4 TB em SSD.

Por outro lado, o SSD tem um diferencial que pode representar um excelente custo-benefício para o seu site, que é o ganho de desempenho. Isso acontece porque, por não ter partes móveis, o SSD conseguem ser bem mais rápido do que os HDs tradicionais.

Transferência

Um recurso que costuma ser esquecido na hora da aquisição de um plano de hospedagem é a transferência, ou tráfego. É um recurso que deve ser levado muito em conta na hora do planejamento, pois define a quantidade de dados que poderão ser transferidos em um espaço de tempo entre o navegador de quem acessa o seu site e o servidor de hospedagem.

Por exemplo, se o seu site tem um pico de visitas e a sua hospedagem tem tráfego limitado, se o consumo de dados desses visitantes ultrapassar esse limite, a sua página poderá, desde perder desempenho até ficar inoperante. Se isso acontecer em um momento de alta demanda poderá representar muito dinheiro perdido.

Os limites de tráfego são os recursos mais visados nos ataques DDoS — modelo de ataque em que hackers direcionam múltiplas requisições para um determinado servidor de hospedagem em que está um site a fim de tirá-lo do ar. Basicamente, nesse tipo de ataque, um computador mestre invade e passa a controlar máquinas aleatórias de usuários comuns, que passam a fazer ataques coordenados ao servidor alvo.

Número de domínios

Outro fator importante na hora de escolher um plano de hospedagem é a quantidade de domínios que esse plano permite que você registre. Como sabemos, é possível registrar quantas domínio forem necessários, sem a necessidade de aderir a um plano de hospedagem, apenas visitando um site de registros, como o registro.br.

Porém, ao contratar separadamente, você pagará bem mais caro e ainda precisará pagar separadamente por uma hospedagem para os sites. Ao optar por um plano que disponibiliza múltiplos domínios você conseguirá dar uma boa reduzida nesse custo e ter um maior controle financeiro, pois pagará tudo de uma vez só..

Contas de e-mail

Assim como no registro de domínios, a quantidade de e-mails personalizados que você pode configurar também tem influência na escolha do plano de hospedagem ideal para o seu site. Uma empresa, por exemplo, pode querer disponibilizar e-mails corporativos para todos os seus funcionários, usando endereços personalizados derivados do domínio próprio, como, por exemplo:

  • joao@empresa.com.br
  • maria@empresa.com.br
  • jose@empresa.com.br

Também há os e mails direcionados a setores, como:

  • suporte@empresa.com.br
  • rh@empresa.com.br
  • fianceiro@empresa.com.br
  • marketing@empresa.com.br

Os serviços de hospedagem que oferecem esse recurso, deverão dar acesso a ferramentas que facilitem a gestão dessas contas de email, da configuração do domínio à disponibilização dos endereços personalizados.

Nesse cenário, você deverá ficar atento a dois indicadores: a quantidade de contas de email permitidas e a capacidade de armazenamento desses e-mails. De nada adiante tem um plano de hospedagem com contas de email limitadas se eles não derem conta da demanda de dados que a empresa precisa.

Painel de controle da hospedagem

A maioria dos bons planos de hospedagem disponibiliza aos seus clientes um painel de controle. Nessas ferramentas o gestor poderá administrar os principais recursos de sua hospedagem, de forma prática e intuitiva. Com o painel de hospedagem é possível, por exemplo:

  • configurar domínios e subdomínios;
  • criar bancos de dados;
  • criar e-mails;
  • alterar senhas;
  • etc.

Entre os painéis mais populares e adotados por empresas de vários segmentos e atores são:

  • cPanel — para a gestão de sites hospedados em Linux;
  • Plesk — que pode ser utilizado tanto para o gerenciamento em Windows quanto em Linux.

Há também os provedores e empresas que criaram seus próprios painéis de hospedagem, desenvolvido para as demandas específicas de cada página.

Certificado de segurança SSL

A segurança é um fator primordial tanto para quem desenvolve quanto para quem acessa um site e os certificados SSL vem para proteger as duas pontas. São esses certificados que garantem comunicação segura entre dois pontos na internet, criptografando os dados que transitam entre o navegador e o servidor de hospedagem, reduzindo o impacto de eventuais perdas e roubos desses dados.

Embora tenha começado como um verificador para sites que lidavam com informações sensíveis e muito valiosas, como dados bancários e demais informações financeiras, atualmente, esse certificado é demandado em sites de qualquer tipo, sendo fator de diferencial para o ranqueamento nos mecanismos de buscas.

Sendo assim, na hora de escolher a sua hospedagem, avalie se eles disponibilizam o certificado SSL, pois ele será fundamental para a segurança dos dados trocados em seu site e para a credibilidade de sua empresa, afinal, é cada vez maior o número de pessoas que, antes de enviar ou baixar dados de um site, verifica se a página traz o cadeado e o HTTPS em seu endereço.

4. Entenda o que analisar ao contratar um servidor de hospedagem

Agora vamos ao ponto principal desse texto que é a seguinte questão: o que devo analisar na hora de contratar um provedor de hospedagem? Neste tópico, entenderemos que esses detalhes farão toda a diferença em relação a qualidade do serviço que vocês receberam e serão primordiais para a sua página melhore de desempenho e que passe entregar os resultados esperados.

Avalie os planos disponíveis

O primeiro “filtro” que você deverá usar na hora de escolher o seu provedor de hospedagem é a análise dos planos que o provedor oferece. Como não há um padrão, você encontrará provedores de hospedagem oferecendo planos que suprem diferentes tipos de demandas.

Alguns são voltados para quem administra apenas um site, outros são focados em quem precisa hospedar múltiplos sites e há aqueles que são focados em aplicações webs robustas, como os e-commerces.

Cada plano traz seus recursos e benefícios característicos e, somente depois da análise do que é melhor para você em relação aos planos é que será possível pensar em outros pormenores.

Descubra os recursos adicionais

Após Avaliar os planos é hora de avaliar os recursos adicionais que cada um entrega, para fazer uma segunda “filtragem”. Assim, você elimina planos similares, mas que traz nuances diferentes.

Entre os recursos extras que podem ser oferecidos, podemos citar os criadores de sites, que muitos provedores oferecem gratuitamente. O certificado SSL, que falamos em tópicos anteriores, também pode ser um diferencial no plano e ser oferecido gratuitamente.

Veja abaixo uma lista com os diferenciais que podemos destacar:

  • Avaliação gratuita e Ativação imediata;
  • Transferência Mensal ilimitada;
  • FTP ilimitado;
  • Email ilimitados;
  • Criador de Sites;
  • Instalador de Apps;
  • Certificado SSL GRÁTIS;
  • Backup/Restauração;
  • Migração Completa GRÁTIS.

Enfim, avalie as diferenças e veja quais se adaptam melhor ao que você precisa.

Verifique o índice de uptime

O índice de uptime é o indicador que mostra como anda a disponibilidade de um servidor, ou seja, ele que indica se o seu site está ou não disponível para os usuários de forma ininterrupta, pelo maior tempo possível. Isso significa que, quanto mais alto for o uptime, mais disponível o seu site estará.

Esse é mais um fator do processo de filtragem que você deverá utilizar para escolher a sua hospedagem, logo após a avaliação dos planos e dos benefícios. Para os padrões atuais, o ideal é que o servidor de hospedagem tenha a garantia de 99.9% de uptime, ou seja, seu site correria o risco de ficar fora do ar por apenas 0,1% do tempo.

Analise a segurança

Um dos fatores primordiais a serem analisados em tempos de transformação digital e de alta produção de dados é a segurança. A preocupação com ataques ransomware e DDoS é cada vez maior

Na hora da escolha da hospedagem é essencial avaliar o que o provedor apresenta de extras para garantir a segurança de seus arquivos e dados — internos e os enviados pelos clientes. Avalie a rotina de backup, as prováveis proteção controle hotlinks e outros reforços de segurança.

Não foque apenas em preço

Um dos primeiros quesitos que as pessoas avaliam na hora de escolher um produto ou serviço é o preço mais baixo. Quando o assunto é investimento em negócios, essa análise precisa deixar de ser superficial e passar a ser estratégica.

Você pode buscar um plano que seja mais em conta para a sua capacidade de investimento, mas é importante que eles garantam as demais dicas dadas aqui. Vá além do preço, pense em custo benefício e entenda que, ao mesmo tempo que o barato pode sair caro, uma solução que atenda a sua demanda, pode fazer com que o investimento feito traga um retorno bem satisfatório.

Busque informações sobre o suporte

Uma das valências mais importantes para uma empresa que presta serviços digitais é um bom suporte. Como os problemas nunca chegam com hora marcada, ter com quem contar em momentos críticos, em que o seu site pode ficar fora do ar, é primordial.

Verifique o atendimento e o suporte da empresa escolhida, analisando se ele funciona 24 horas por dia, se tem profissionais qualificados para ajudar na resolução de problemas, se atendimento é feito por múltiplos canais, etc. Além disso, há outros elementos que podem contribuir para a resolução de problemas, como por exemplo, as estratégias de autoatendimento, como FAQ, tutoriais, dicas e chatbots.

Veja as opções de migração

Se você está querendo trocar de hospedagem, além de avaliar todos os fatores citados anteriormente, é importante verificar quais são as condições de migração oferecidas pelo provedor escolhido. Eles facilitam a migração? Contribuem com esse processo, tornando-o fluido e agilizando o procedimento?

A boa migração, além de contribuir para agilização de implementação, garante que os processos sejam realizados de forma correta e que o seu site mantenha o bom desempenho sem ser acometido por problemas posteriores.

Faça um teste grátis

Você deve estar se perguntando: com tantas dicas assim, como vou conseguir realmente avaliar se o provedor entrega o que eu preciso? Escolha um provedor que permita a você avaliar todos os pormenores de seus planos de hospedagem, antes que você feche o eventual contrato.

Alguns provedores oferecem 30 dias grátis para o período de avaliação, permitindo que você analise, desde os benefícios que os planos oferecem — avaliando que eles realmente entregam o que promete — até fatores de extrema importância como o suporte. Ao avaliar um servidor de hospedagem utilizando os serviços, você poderá escolher um provedor com base na prática e não apenas em indicações ou avaliações teóricas.

Esperamos que, após a leitura deste post, você possa ter base para escolher o melhor servidor de hospedagem para a sua empresa. Conhecer todos os detalhes de um produto ou serviço que queremos adquirir, só nos dará mais argumentos para optar pela melhor opção e para negociar benefícios e vantagens que tornarão o nosso site cada vez melhor.

Gostou do post? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de nossas novidades e promoções.