fbpx
Joomla

O que é joomla? Saiba mais sobre essa ferramenta

Se você não sabe o que é Joomla, saiba que está desconhecendo uma ferramenta de CMS que está entre as mais utilizadas em todo o mundo. Isso mesmo, trata-se de uma plataforma de gerenciamento de site que é muito utilizada, muito por conta dos diversos benefícios que oferece para as empresas.

Em uma pesquisa, realizada em 2016 pelo site W3Techs, constatou-se que até aquela data 75 milhões de downloads daquela plataforma já haviam sido realizados.

Para que você entenda mais sobre o Joomla e esclareça as dúvidas, desenvolvemos este post, que tem o objetivo de apresentar com clareza o que é Joomla, como ele funciona, quais são as suas principais características e benefícios que proporciona aos usuários.

Ficou interessado em obter todas essas informações? Então continue conosco e confira os tópicos a seguir. Boa leitura!

O que é Joomla?

O Joomla (se prenuncia “djumla”), é uma plataforma utilizada para o desenvolvimento de sites, assim como o WordPress. Ela permite a criação e desenvolvimento de portais de notícias, sites de empresas, e-commerces, blogs e qualquer outro tipo de página na internet.

Trata-se, portanto, de um Content Management System – CMS, ou seja, um sistema para criação de sites e gerenciamento de seu conteúdo. Desse modo, o desenvolvedor pode escolher um template e alterar a identidade visual e as funcionalidades iniciais, para que elas fiquem de acordo com o planejado pela empresa.

Como funciona e para que serve o Joomla?

Não é nada fácil construir um site do zero, de forma tradicional, pois para isso é preciso ter muito conhecimento em linguagens de programação, de marcação e de estilo, como PHP, HTML, CSS, entre outras.

Além disso, para o gerenciamento do conteúdo em sites com essa estrutura, é preciso ter conhecimentos avançados em tecnologia da informação.

Isso quer dizer que, mesmo que o técnico em TI desenvolva um site de forma tradicional, os demais setores da empresa que são responsáveis para atualizar a página, como os profissionais de marketing, não saberão fazer essa personalização por conta própria, sem auxílio dos especialistas em informática.

Dentro desse contexto, o Joomla funciona e serve como uma plataforma de gerenciamento de conteúdo, que pode ser totalmente desenvolvida e personalizada pelos profissionais de TI.

Em seguida, quando for necessário apenas atualizar o conteúdo, como fazer novos posts, nos casos de blogs ou portais de notícias, basta que se tenha conhecimentos básicos em informática, pois tudo é feito de forma rápida, prática e intuitiva.

Quais são as principais características do Joomla?

O Joomla apresenta diversas características relevantes para quem necessita ter um site, entre elas destaca-se o suporte para 64 idiomas, entre eles o português. Também é possível fazer o gerenciamento completo de mídia, de contatos e ter à disposição um sistema de buscas para encontrar aquilo que já foi publicado no site.

A plataforma também conta com recursos de marketing interessantes, como gerenciamento de banners, o que é muito vantajoso para empresas que desejam ter o próprio site ou blogueiros e portais de notícias que pretendem rentabilizar a página por meio da venda de anúncios publicitários.

Outro ponto positivo é que a ferramenta tem código aberto, o que, como você sabe, permite que qualquer desenvolvedor contribua com o projeto, gerando assim um processo de melhoria contínua ao sistema.

Também como característica que não pode ser esquecida, o Joomla faz a verificação automática de todas as atualizações disponíveis dos plug-ins e extensões utilizados no site, de modo que eles serão sempre atualizados, evitando a lentidão do processo.

Quais são os elementos utilizados para a criação de sites no Joomla?

Já sabemos que o Joomla é um gerenciador de conteúdos, que utiliza como base três tipos de estruturas: os componentes, os plugins e os módulos. Diferentemente do que acontece com o WordPress, CMS que só permite a inserção em locais pré-definidos e na sidebar, com o Joomla é possível inserir elementos no meio da página. Esse detalhe permite a criação de sites muito mais personalizados. Veja abaixo quais são esses elementos.

Componentes

Os componentes são estruturas desenvolvidas para ocupar uma parte central na página. Normalmente são desenvolvidos utilizando HTML, CSS e PHP e são utilizados para a inclusão de banners, formulários, controles, área de slides e mais uma série de funcionalidades. Podemos dizer que os componentes funcionam como miniaplicações dentro do Joomla.

Módulos

Os módulos são extensões mais flexíveis e leves que são adicionados a um site para a realização de uma função específica. Os módulos podem ser utilizados para destacar as últimas notícias, textos mais lidos, para a inserção de módulos de contato, códigos de validação entre outros. Em alguns casos, os módulos podem ser inseridos dentro dos componentes, sendo utilizada apenas uma instalação para os dois.

Plugins

Os plugins são scripts que permitem a realização de determinados eventos no site, como a inserção de editores de texto, de jQuery, que permitem a criação de tabelas com efeito sanfona, plugins de SEO, que ajudam na otimização do site para mecanismos de buscas, entre outros. São os plugins que facilitam a mecânica do Joomla e permitem a otimização da página.

Como instalar templates no Joomla?

Assim como no WordPress, no Joomla o layout dos sites pode ser pré-definido com o uso de templates prontos. Essas estruturas vão dar aparência para o site e servir de base para a inserção de componentes, plugins, e módulos. Você pode utilizar templates gratuitos, pagos ou pedir para um especialista fazer um personalizado para o seu site. Siga os passos abaixo para instalar o Joomla:

  • Vá até o painel de controle e procure a aba superior “Extensões” > “Gerenciador de Extensões” > “Instalar”.

Você será apresentado a 4 formas de instalar o template no Joomla:

  • Instalar pela web — Install from Web — instale um template utilizando a biblioteca do Joomla (dentro do Joomla).
  • Instalar um template baixado no computador, carregue o pacote na opção “Upload Package File” — você pode baixar os templates em repositório como Joomla Templates, Joomla 24 e Joomla2u.
  • “Install from Folder”, em que o template é instalado a partir de uma pasta do banco de dados do Joomla.
  • Instalar da URL, opção que permite a instalação com a utilização de um link.

Veja como carregar um pacote de arquivo — Upload Package File

  1. Para fazer o upload arraste o arquivo para a nova aba ou procure o arquivo utilizando a opção “Browse for File”.
  2. Quando acabar o upload, vá até a aba “Extensões” > “Gerenciador de Temas” > “Styles”.
  3. Os temas que você tem instalado aparecerão, para selecionar o que você utilizará, selecione-o e clique na opção “Default”, que definirá o template padrão do site.

Quais são os benefícios do Joomla se comparado a outros CMS?

São diversos os benefícios proporcionados pela plataforma Joomla. Listamos os principais deles, que serão descritos a seguir.

Otimização para motores de busca

As técnicas de SEO são realizadas nos sites com a finalidade de que as páginas sejam mais bem ranqueadas em buscas orgânicas em sites de pesquisa, como o Google. Sendo assim, além da produção textual com palavras-chave e formatação adequada, também é importante otimizar a programação do site para motores de busca.

O Joomla já tem toda a sua programação otimizada para os motores de busca do Google, de modo que o seu site ficará mais bem posicionado, caso opte pelo uso dessa plataforma.

Possibilidade de total personalização

Conforme dito anteriormente, o Joomla permite o desenvolvimento de sites totalmente personalizados, de modo que não ocorrerá o risco de outra empresa ter um site igual ou muito parecido com o seu.

Isso é muito importante, pois a empresa poderá ter uma página na internet idealizada com recursos visuais e de programação que vão ao encontro dos desejos e anseios do público-alvo da empresa, informações que podem ser obtidas por pesquisas, antes do início do desenvolvimento do site.

Sistema gratuito

O Joomla é uma plataforma gratuita, sendo que você não pagará nenhuma taxa se utilizar esse sistema para desenvolver um site.

Assim, a utilização também pode gerar economia para a empresa, sendo mais fácil para um profissional de TI que desenvolve sites vender esse tipo de produto, pois cobrará apenas pela sua mão de obra para a personalização.

Responsividade

Os sites desenvolvidos na plataforma Joomla são responsivos, ou seja, se adaptam a qualquer dispositivo em que for acessado, independentemente do tamanho. Isso é muito importante nos dias atuais, tendo em vista que as pessoas utilizam cada vez mais os celulares e tablets para ter acesso à internet.

Programação de posts

Se você quiser programar posts em seu site ou blog para que eles não sejam publicados no momento em que você os produziu, mas em outra data ou horário, poderá fazer por meio do recurso de programação de posts, disponível na plataforma.

Como instalar o Joomla?

A instalação do Joomla pode ser feita por qualquer pessoa que tenha noções básicas de administração de hospedagens, pois é um processo bem simples. Veja abaixo como fazer:

  • primeiro, você deverá baixar a versão atual do Joomla no site oficial;
  • após o download, extraia o conteúdo baixado e mova os arquivos para o diretório em que o Joomla está instalado em sua hospedagem — utilize um programa FTP;
  • crie um banco de dados vazio em sua hospedagem;
  • em seguida, você deverá acessar o endereço onde foi feita a instalação dos arquivos e seguir os passos na tela.

Durante o processo de instalação, você deverá inserir alguns dados relacionados ao acesso ao banco de dados, além de informações relacionadas ao site, como o nome, descrição e e-mail do responsável. Você pode optar pode utilizar conteúdo de marcação, tornando mais fácil a pré-visualização da forma como o site será “recheado” com conteúdo.

Quando a instalação for finalizada, aparecerá uma tela que indicará o sucesso no procedimento e o sistema solicitará a remoção do diretório de instalação. Pode ser que você seja encaminhado para outra etapa, que exigirá a instalação de novos idiomas. Todo o processo de instalação pode ser acessado de forma detalhada no site oficial.

Instalação automática do Joomla

Além da instalação manual, alguns provedores de hospedagem disponibilizam a instalação automática do Joomla. Com essa opção, toda a parte de criação de banco de dados e transferência de arquivos são feitas de forma automática, ficando por conta do usuário apenas a customização do site.

Que tipo de conteúdo é possível fazer com Joomla?

Já conhecemos todos os detalhes sobre o que é Joomla, suas características, recursos, método de instalação e vantagens. Porém, existe uma questão importante, o que pode ser feito com a utilização com o Joomla? Quais são os limites dessa ferramenta? Neste tópico, vamos entender quais são as aplicações web que podem ser feitas com esse CMS, para que você entenda a versatilidade nessa ferramenta. Acompanhe!

Sites

Com o Joomla e seus recursos é possível criar um site profissional para cobrir qualquer assunto — entretenimento, notícias, ONGs, viagens, gastronomia, esportes etc. Com a utilização de plugins e módulos e conhecimento de design e UX, é possível criar layouts versáteis e criativos.

Blogs

Quer escrever? Dar a sua opinião sobre os mais diversos assuntos? Quer criar uma estratégia de atração de Leads? Crie um blog! A vantagem dos blogs é que o mais importante é o conteúdo, ou seja, o layout deve ser simples e limpo, com destaque para o conteúdo principal.

Dessa maneira você tem a possibilidade de trabalhar com um layout estático, ou seja, o administrador precisará apenas inserir os textos, fazendo mudanças esporádicas na barra lateral, de acordo com sua estratégia.

E-Commerce

Com o Joomla você poderá criar a sua loja virtual profissional, com todos os recursos necessários para vender os seus produtos, como carrinho de compras e inserção de formas de pagamentos externas. Com esse modelo de aplicação web, você conseguirá gerenciar os perfis de clientes e o envio de mercadorias, com o cálculo automático de vendas.

Fóruns online

O tempo passa, novas plataformas surgem, mas o bom e velho fórum segue sendo uma das melhores ferramenta de discussão, colaboração e elucidação de dúvidas segmentadas da internet. No Joomla, você poderá utilizar templates específicos para a criação de um fórum para a mais diversas finalidades — trabalhar a autoridade em um tema, ganhar relevância para sua marca, aumentar o volume de tráfego para o seu domínio, entre outros.

Gostou de saber mais sobre o que é Joomla e como essa ferramenta pode ser útil nos sites que você desenvolve? Certamente você não se arrependerá ao optar por essa plataforma.

Para saber mais sobre como fazer a hospedagem de um site desenvolvido na plataforma Joomla, você pode acessar o nosso site e conhecer melhor o serviço, que contempla vários planos e tem ativação imediata para sua empresa. Até a próxima!