fbpx
Joomla

O que é joomla? Saiba mais sobre essa ferramenta

Joomla é um CMS (Content Management System), ou seja, uma plataforma de gerenciamento de conteúdo usada para a criação e edição de páginas baseadas na Web. Assim como o WordPress, a ferramenta possui inúmeras funcionalidades que facilitam as rotinas dos proprietários de sites.

Segundo o W3Techs, o Joomla é utilizado por 1,7% de todos os sites baseados na Internet, o que corresponde a 2,6% do mercado de CMS. O índice é pequeno se compararmos com o WP, que abrange cerca de 43,2% de todos os sites, ou 65,3% do mercado, mas a plataforma oferece recursos interessantes para usuários que querem inovar.

Se você quer entender mais sobre essa ferramenta e saber realmente para que serve o Joomla, continue a leitura deste artigo: explicamos quais os principais elementos utilizados na criação de sites, como instalar o CMS, quais são as suas funcionalidades e benefícios. Confira!

O que é Joomla?

Conforme falamos, o Joomla (se prenuncia “djumla”), é uma plataforma utilizada para o desenvolvimento de sites, assim como o WordPress. Ela permite a criação e desenvolvimento de portais de notícias, sites de empresas, e-commerces, blogs e qualquer outro tipo de página baseada na Web.

Trata-se, portanto, de um Content Management System (CMS), ou seja, um sistema para criação e gerenciamento de conteúdos. Desse modo, o desenvolvedor pode escolher um template e alterar a identidade visual e as funcionalidades iniciais da página, de forma rápida e intuitiva, para que que todas as características e elementos estejam adequadas ao seu projeto.

Além disso, o Joomla é criado em um código aberto, o que, como você sabe, permite que qualquer usuário ou desenvolvedor contribua com o projeto, gerando assim um processo de melhoria contínua à plataforma.

Para que serve o Joomla?

Não é fácil construir um site do zero. Tradicionalmente, o processo exige um largo conhecimento em linguagens de programação, de marcação e de estilo, como PHP, HTML, CSS, entre outras.

Além disso, o gerenciamento do conteúdo em sites criados de maneira tradicional é mais oneroso e demorado, pois requer os mesmos conhecimentos em linguagem computacional e mudanças estruturais nas linhas de código — uma tarefa quase impossível para quem não é um desenvolvedor.

Isso quer dizer que, mesmo que o técnico em TI desenvolva um site de forma tradicional, os demais setores da empresa que são responsáveis pela atualização da página, como os profissionais de marketing, não saberão fazer essa personalização por conta própria, sem o auxílio dos especialistas em informática.

Dentro desse contexto, o Joomla funciona e serve como uma plataforma de gerenciamento de conteúdo, que pode ser totalmente desenvolvida e personalizada pelos profissionais de TI, mas também utilizada por qualquer pessoa sem um conhecimento profundo em linguagens de programação, uma vez que seus recursos são manipulados por meio de uma interface intuitiva e prática.

Dessa forma, durante o processo de criação e atualização de conteúdo — incorporação ou edição de posts, notícias, imagens, menus, links, legendas, entre outros elementos usados para aumentar a usabilidade da página, basta acessar uma interface de usuário incorporada ao Joomla para efetuar essas alterações.

Quais são as principais características do Joomla?

O Joomla apresenta diversas características relevantes para quem necessita de um site, veja algumas a seguir.

Plataforma multilíngue

O Joomla é uma das plataformas CMS multilíngues de código aberto mais populares e amplamente suportadas do mundo, que oferece mais de 70 idiomas, inclusive o português. Um site pode ser criado e publicado em vários idiomas, sem que o usuário tenha que sair do Joomla ou fazer download de ferramentas especializadas para isso, o que pode ser essencial para a sua empresa alcançar um público mais abrangente e globalizado.

Suporte

Por ser de código aberto, a equipe de suporte do Joomla combina usuários nativos, grupos de desenvolvedores e consultores que ajudam ativamente na resolução das principais dúvidas dentro de fóruns especializados. A própria comunidade Joomla inclui um diretório com documentação que orienta as principais rotinas dentro da plataforma. Além disso, existem vários provedores de serviços profissionais disponíveis que podem ajudar a desenvolver, manter e divulgar os seus projetos com o Joomla.

Gerenciador de mídia

O gerenciador de mídia é uma ferramenta usada para carregar, organizar e gerenciar os arquivos e pastas de mídia. A ferramenta é integrada ao Editor de Artigos e facilita o acesso dos usuários às imagens e a todos os outros arquivos de mídia para aprimoramento do conteúdo já publicado por meio do CMS.

Gerenciador de contatos

A ferramenta de gerenciamento de contatos permite adicionar vários contatos, departamentos e categorias para gerir informações e artigos publicados no site.

Gerenciador de banner

Há também uma opção para adicionar publicidade e rentabilizar o site com a ajuda da gestão de banners — esse recurso é muito vantajoso para proprietários de sites, blogs e portais de notícias que desejam monetizar o conteúdo por meio de anúncios e publicidade paga.

O usuário pode criar campanhas e adicionar quantos banners precisar com códigos personalizados e KPIs que contabilizam números de impressões ou de cliques, o que pode ser interessante para aumentar a rastreabilidade das suas ações de marketing dentro da página.

Busca inteligente

O Joomla também tem uma ferramenta de pesquisa integrada que funciona como um recurso de pesquisa inteligente que pode ajudar os visitantes da sua página a encontrar as informações de forma rápida e fácil. Isso também permite que você monitore as buscas dentro do seu canal para otimizar ainda mais o seu conteúdo e garantir maiores tempos de permanência na página e experiências de visitação mais qualificadas.

Editor front-end

Editar o conteúdo é muito fácil e rápido. Suponha que você esteja lendo seu site e veja algum erro ou qualquer outra alteração que queira fazer. Você não precisa fazer login na seção administrativa para efetivar edições mais simples, basta executá-las a partir do front-end usando a opção “editar”.

Atualização automatizada

Há sempre um desafio para os desenvolvedores manterem o software atualizado. O Joomla tem um atualizador embutido para facilitar esse processo — e isso não requer aos usuários nenhuma habilidade profissional. Por meio do recurso “Atualização de versão com um clique” você recebe uma notificação se houver alguma atualização disponível para o seu software.

Esse recurso também avalia as extensões e ainda suporta a verificação automática de todas as atualizações disponíveis dos plugins utilizados no site, de modo que eles sejam atualizados periodicamente para evitar a lentidão do processo e vulnerabilidades relacionadas à segurança do sistema.

Quais são os benefícios do Joomla se comparado a outros CMS?

São diversos os benefícios proporcionados pela plataforma Joomla. Listamos os principais deles, que serão descritos a seguir.

Otimização para motores de busca

As técnicas de SEO (Search Engine optimization) são aplicadas nos sites com o objetivo de melhorar o ranqueamento orgânico dos sites nos motores de pesquisa como o Google, Yahoo ou Bing.

Quando um usuário digita um termo de pesquisa, os search engines sugerem os melhores resultados com base na intenção inicial, assim como na adequação descritiva, no idioma utilizado, na qualidade da página, entre outros elementos. Esses resultados aparecem nas SERPs (Search Engine Results Page) ou páginas de resultado de pesquisa.

Sendo assim, além da produção textual com palavras-chave e formatação adequada do conteúdo, também é importante otimizar a programação do site para esses motores de busca, pois assim é possível garantir a melhor posição nas páginas de resultados.

O Joomla já tem toda a sua programação otimizada para os motores de busca do Google, de modo que o seu site ficará mais bem posicionado, caso opte pelo uso dessa plataforma.

Personalização total

Conforme ressaltamos anteriormente, o Joomla permite o desenvolvimento totalmente personalizado de sites e isso aumenta o poder de customização das suas páginas, assim como a exclusividade da aparência em relação a outras empresas. Logo, evita o risco de outra empresa ter um site igual ou muito parecido com o seu.

Ter uma aparência única na web é muito importante, pois a empresa poderá ter uma página na internet idealizada com recursos visuais alinhados com a sua plataforma de marca para ser mundialmente reconhecida. Além disso, terá recursos de programação que vão ao encontro dos desejos e anseios do público-alvo da empresa, informações que podem ser obtidas por pesquisas, antes do início do desenvolvimento do site.

Gratuidade

Por ser de código aberto, o Joomla também é uma plataforma gratuita. Isso significa que você não pagará nenhuma taxa ou mensalidade se utilizar esse sistema para desenvolver um site.

Essa vantagem pode gerar economia para o seu negócio: um profissional de TI que cria e vende esse tipo de produto terá um custo menor de serviço e cobrará menos para a personalização das informações.

Responsividade

Os sites desenvolvidos na plataforma Joomla são responsivos, ou seja, se adaptam a qualquer tamanho de tela dos inúmeros tipos de dispositivos que podem ser usados pelos usuários do seu site. Essa característica também é essencial na Internet, tanto para melhorar o desempenho do site nos motores de pesquisa quanto para garantir maior usabilidade e satisfação dos usuários, principalmente nos dias atuais, pois que as pessoas utilizam cada vez mais os celulares e tablets durante a navegação.

Programação de posts

A programação de posts em sites ou blogs é uma funcionalidade extremamente oportuna, pois permite que você complete um calendário editorial e se dedique a outras atividades, como fornecer comentários e fazer a divulgação das publicações nas redes sociais.

Dessa forma, os artigos não são publicados no momento em que você os produziu, mas em outra data ou horário, especificados por meio do recurso de programação de posts disponível na plataforma.

Quais são os elementos utilizados para a criação de sites no Joomla?

Já sabemos que o Joomla é um gerenciador de conteúdos que utiliza como base três tipos de estruturas: os componentes, os plugins e os módulos.

Diferentemente do que acontece com o WordPress — CMS que permite apenas a inserção de elementos personalizados em seções pré-definidas e no sidebar —, no Joomla é possível adicioná-los no meio da página, o que garante à ferramenta um nível maior de personalização, tanto para a criação de sites quanto para a edição de conteúdos. Veja a seguir, como esse processo realmente é possível.

Componentes

Os componentes são estruturas desenvolvidas para ocupar uma parte central na página. Normalmente são criados em HTML, CSS e PHP e utilizados para a inclusão de banners, formulários, controles, sliders e uma série de funcionalidades que garantem a usabilidade da página. Podemos dizer que esses componentes são como mini aplicações dentro do Joomla e podem ser facilmente adicionados dentro da interface do usuário.

Módulos

Os módulos são extensões adicionáveis ao site para a realização de uma função específica. Eles aumentam a flexibilidade do site sem comprometer a sua velocidade. Esse tipo de elemento pode ser utilizado para destacar as últimas notícias, mostrar quais foram os textos mais lidos, inserir formulários de contato, criar códigos de validação entre outras funções. Em alguns casos, os módulos podem ser inseridos dentro dos componentes, sendo utilizada apenas uma instalação para os dois.

Plugins

Os plugins são scripts que permitem a realização de determinados eventos ou rotinas no site. Podem ser editores de texto, suportar a linguagem jQuery para a criação de tabelas, efetivar análises de SEO, aumentar a segurança, criptografar informações, fazer backups automatizados, armazenar cookies dos usuários, fazer a compactação CSS, viabilizar autenticação multifatorial, adicionar formulários de contato, incorporar ícones para as redes sociais, integrar informações com outras plataformas, entre outras funções. Basicamente, são os plugins que facilitam a mecânica do Joomla e permitem a otimização da página.

Como instalar o Joomla?

A instalação manual do Joomla pode ser feita por qualquer pessoa que tenha noções básicas de gerenciamento de hospedagens, pois é um processo bem simples. Veja abaixo como fazer:

  • crie um banco de dados vazio em sua hospedagem: navegue até o painel de controle e abra a seção Bancos de dados › Bancos de dados MySQL. Especifique o nome do banco de dados, o usuário e a senha conforme a orientação do serviço de hospedagem;
  • faça o download da versão atual do Joomla no site oficial da aplicação;
  • faça o upload do arquivo compactado para o seu diretório raiz. Isso pode ser realizado por meio de um gerenciador de arquivos: vá para a seção Arquivos e clique em Gerenciador de Arquivos. Por padrão, você encontrará o diretório public_html, que é a pasta raiz do seu domínio. Selecione o ícone Carregar Arquivos no canto superior direito, clique em Selecionar arquivos, procure pelo arquivo salvo do Joomla em seu dispositivo e clique no botão Upload para iniciar o processo. Ao final do upload, você verá a interface do Gerenciador de Arquivos mais uma vez. Clique com o botão direito do mouse no arquivo compactado e escolha a função Extract.

Durante o processo de instalação, você deverá inserir alguns dados relacionados ao acesso ao banco de dados, além de informações relacionadas ao site, como o nome, descrição e e-mail do responsável. Você pode optar pode utilizar conteúdo de marcação, tornando mais fácil a pré-visualização da forma como o site será “recheado” com conteúdo.

Quando a instalação for finalizada, aparecerá uma tela que indicará o sucesso no procedimento e o sistema solicitará a remoção do diretório de instalação. Pode ser que você seja encaminhado para outra etapa, que exigirá a instalação de novos idiomas. Todo o processo de instalação pode ser acessado de forma detalhada no site oficial.

Alternativamente, você pode realizar todo o processo por meio de um cliente FTP. Para isso, você precisará de informações como:

  • IP do host;
  • nome de usuário do FTP;
  • senha;
  • porta.

Esses dados podem ser encontrados na seção Arquivos › Contas FTP disponíveis em seu painel de controle.

Instalação automática do Joomla

Além da instalação manual, alguns provedores de hospedagem disponibilizam a instalação automática do Joomla. Com essa opção, toda a parte de criação de banco de dados e transferência de arquivos são feitas de forma automatizada, ficando por conta do usuário apenas a customização do site.

Solucionando erros comuns de instalação do Joomla

Durante a instalação do Joomla o usuário pode receber a notificação de erros. Veja alguns mais frequentes:

  • Confirme que você é o proprietário deste site: exclua o arquivo da pasta public_html e verifique as informações fornecidas durante a instalação;
  • Não foi possível conectar ao banco de dados: nesse erro, o Joomla encontra dificuldade de se conectar ao servidor MySQL, o que pode significar que o usuário ou senha estão incorretos. Verifique essas informações ou tente redefinir a senha;
  • Nomes de banco de dados MySQL e nomes de tabela podem não começar ou terminar com espaços: remova todos os espaços adicionados no início ou no final da configuração do banco de dados.

Que tipo de conteúdo é possível fazer com Joomla?

Já conhecemos todos os detalhes sobre o que é e para que serve o Joomla, além de sabermos suas características, recursos, método de instalação e vantagens.

Entretanto, existe uma questão importante que deve ser considerada por potenciais usuários antes da instalação: como utilizar o Joomla? Quais são os limites dessa ferramenta? Neste tópico, vamos entender quais são as aplicações web que podem ser feitas com esse CMS, para que você entenda a versatilidade nessa ferramenta. Acompanhe!

Sites

Com o Joomla e seus recursos é possível criar um site profissional para cobrir qualquer assunto — entretenimento, notícias, ONGs, viagens, gastronomia, esportes etc. Com a utilização de plugins e módulos e conhecimento de design e UX, é possível criar layouts versáteis e criativos.

Blogs

Quer escrever? Dar a sua opinião sobre os mais diversos assuntos? Quer criar uma estratégia de atração de leads? Então, tenha um blog! A vantagem dos blogs é que o mais importante é o conteúdo, ou seja, o layout deve ser simples e limpo, com destaque para o conteúdo principal.

Dessa maneira você tem a possibilidade de trabalhar com um layout estático, ou seja, o administrador precisará apenas inserir os textos, fazendo mudanças esporádicas na barra lateral, de acordo com sua estratégia.

E-Commerce

Com o Joomla você poderá criar a sua loja virtual profissional, com todos os recursos necessários para vender os seus produtos, como carrinho de compras e inserção de formas de pagamentos externas. Com esse modelo de aplicação web, você conseguirá gerenciar os perfis de clientes e o envio de mercadorias, com o cálculo automático de vendas.

Fóruns online

O tempo passa, novas plataformas surgem, mas o bom e velho fórum segue sendo uma das melhores ferramenta de discussão, colaboração e elucidação de dúvidas segmentadas da internet. No Joomla, você poderá utilizar templates específicos para a criação de um fórum para a mais diversas finalidades — trabalhar a autoridade em um tema, ganhar relevância para sua marca, aumentar o volume de tráfego para o seu domínio, entre outros.

Como instalar templates no Joomla?

Assim como no WordPress, no Joomla o layout dos sites pode ser pré-definido com o uso de templates prontos. Essas estruturas vão dar aparência mais profissional para o seu site e servir de base para a inserção de componentes personalizáveis, como os plugins e os módulos. Você pode utilizar templates gratuitos, pagos ou pedir para um especialista fazer um modelo personalizado para o seu site. Siga os passos abaixo para instalar um desses modelos nativos do Joomla:

  • Vá até o painel de controle e procure a aba superior “Extensões” > “Gerenciador de Extensões” > “Instalar”.

Você será apresentado a 4 formas de instalar o template no Joomla:

  • Instalar pela web — Install from Web — instale um template utilizando a biblioteca do Joomla (dentro do Joomla).
  • Instalar um template baixado no computador, carregue o pacote na opção “Upload Package File” — você pode baixar os templates em repositório como Joomla Templates, Joomla 24 e Joomla2u.
  • “Install from Folder”, em que o template é instalado a partir de uma pasta do banco de dados do Joomla.
  • Instalar da URL, opção que permite a instalação com a utilização de um link.

Agora, veja como carregar um pacote de arquivo — Upload Package File para definir esse template como padrão:

  1. para fazer o upload arraste o arquivo para a nova aba ou procure o arquivo utilizando a opção “Browse for File”;
  2. quando acabar o upload, vá até a aba “Extensões” > “Gerenciador de Temas” > “Styles”;
  3. os temas que você têm instalado aparecerão nessa etapa. Para selecionar o que você utilizará, clique com o botão direito do mouse na opção “Default”, que definirá o template padrão do site.

Gostou de saber mais sobre o que é Joomla e como essa ferramenta pode ser útil nos sites que você desenvolve? Certamente você não se arrependerá ao optar por essa plataforma.

Para saber mais sobre como fazer a hospedagem de um site desenvolvido na plataforma Joomla, você pode acessar o nosso site e conhecer melhor o serviço. Entre em contato agora e veja como a ValueHost pode ajudar a sua empresa!