fbpx
Joomla

Hospedagem de site Joomla: saiba como escolher a melhor

Surgindo como um dos principais CMS (Content Management System), o Joomla tornou-se um concorrente direto do WordPress e já é escolhido por muitos desenvolvedores de sites e blogs, no Brasil e no mundo, para construir e gerenciar empresas online. Mas, com relação à hospedagem de site Joomla, você sabe qual é a melhor?

Neste post, pretendemos responder a essa pergunta e dar algumas dicas valiosas para você fazer a parceria com um bom provedor de hospedagem. Então, acompanhe!

Por que é importante escolher uma boa hospedagem de site?

Contar com o provedor certo significa ter um servidor capaz de entregar o nível de desempenho que o seu site e blog precisam, principalmente em momentos de picos de acesso. Além disso, a sua estrutura online pode receber um suporte técnico mais adequado e servidores ativos quase que 100% do tempo.

Uma hospedagem ruim, por outro lado, pode gerar lentidão para carregar as páginas e outros problemas que impactem negativamente no ranqueamento do site pelo Google, colocando toda a estratégia de SEO (Search Engine Optimization) em risco.

Se você tem um site em Joomla, deve considerar a experiência que o fornecedor tem em hospedar a plataforma, pois isso fará toda a diferença para o desempenho operacional do seu negócio.

Como escolher uma hospedagem de site Joomla?

Agora que você já conhece a importância de escolher uma boa hospedagem, veja como encontrar um provedor que atenda as necessidades dos sites desenvolvidos em Joomla!

Avalie se o PHP é atualizado com frequência

O primeiro passo que você deve dar é avaliar se o fornecedor dos serviços de hospedagem conhece as especificidades do CMS Joomla e oferece uma estrutura capaz de rodá-lo com eficiência.

Uma das formas de descobrir isso é verificando se os servidores são compatíveis com as aplicações de desenvolvimento mais importantes, como o PHP, MySQL, IIS e Apache. Também deve verificar se tais aplicações usam versões atualizadas, pois, a partir do Joomla 3.5, todas as versões têm melhor compatibilidade com o PHP na versão 7.

Pergunte sobre a segurança dos dados

O nível de proteção dos dados, diante de invasões por hackers, desastres naturais ou acidentes, também são quesitos importantes de avaliação.

Com relação aos cibercriminosos, o provedor deve oferecer um acesso seletivo, por meio de logins e senhas, em que os dados sigilosos e outras informações críticas sejam criptografadas. A criptografia torna todos os dados ilegíveis quando o sistema detecta um acesso por meios alternativos e não autorizados.

Para se proteger de catástrofes — de caráter natural ou acidental — o provedor de hospedagem também deve oferecer um plano de recuperação de desastres (DRP — Disaster Recovery Plan). Isso inclui a formação de um data center redundante, em outra região, com geradores próprios de energia e múltiplos provedores de internet.

Um serviço desses não sai do ar tão facilmente, pois conta com uma infraestrutura física e virtual duplicada para acessos emergenciais. A oferta de backups automatizados e com frequência alta também é um indício da existência de uma política de segurança bem estruturada.

Verifique o espaço de armazenamento

Mesmo que o seu site seja pequeno agora, o negócio deve crescer no médio e longo prazo. Por isso, deve escolher um provedor de hospedagem que ofereça planos flexíveis de armazenamento e uma estrutura de fácil escalabilidade.

Ao ter essa vantagem, sua empresa online poderá se desenvolver de forma sustentável. Além disso, você terá bem menos trabalho apenas trocando de plano dentro da mesma plataforma do que migrando para outro provedor. Nesse caso, planos de hospedagem com armazenamentos ilimitados são mais recomendados.

Analise o suporte de demanda

Outro fator que você não pode deixar de analisar é o limite de tráfego que muitos fornecedores de hospedagem incluem nos planos. Esse tipo de limitação pode bloquear o acesso de usuários e impedir que suas páginas alcancem o potencial máximo de visitações.

Além de reduzir as suas possibilidades de fechar negócios, o site ou blog pode ficar fora do ar por um longo período, após ultrapassar o limite estabelecido, ou ter que pagar por visitas extras.

A escalabilidade também é importante aqui, pois é o que garante a expansão da capacidade em momentos de picos de acesso e retração em períodos de baixa demanda. Essa elasticidade estrutural deve acontecer de forma automática.

Pesquise o suporte técnico

A cordialidade, rapidez nas respostas e pontualidade na resolução de problemas é importante. Mas só isso não basta. Os profissionais precisam ser devidamente capacitados para lidar com os problemas da hospedagem, principalmente no que diz respeito aos sites criados em Joomla.

Técnicos de hospedagens generalistas não costumam ter essa especialidade, o que pode tornar a resolução de problemas algo complexo e demorado. Então, veja se os atendentes conhecem bem o CMS e dão uma boa assistência nesse sentido.

Consulte a disponibilidade

A maioria dos usuários não espera uma página abrir por mais de 5 segundos e desiste do acesso, principalmente com tantas opções concorrentes nos mecanismos de busca. Além disso, o seu site pode perder espaço no Google, já que o buscador considera o tempo de carregamento das páginas como fator de ranqueamento.

Em razão disso, busque uma hospedagem em que o provedor garanta uma disponibilidade próxima de 100% do tempo. Os melhores entregam um índice de uptime acima dos 99%. A pesquisa sobre segurança dos dados deve ajudar aqui, pois um provedor que mantém uma infraestrutura redundante quase não fica fora do ar.

Teste o atendimento

Um dos serviços complementares mais importantes que um provedor de hospedagem deve oferecer é o atendimento. Ele precisa ser humanizado, ágil e entregar soluções definitivas aos clientes usuários.

Mas não para por aí. O atendimento também deve ter profissionais de plantão e ficar ativo 24 horas todos os dias da semana, incluindo feriados. Assim, se acontecer algum problema que tire o site ou blog do ar, mesmo de madrugada, terá o suporte que precisa para resolver.

Nos melhores provedores, quando isso acontece, os profissionais conseguem detectar e solucionar o problema sem que o cliente perceba, recebendo uma notificação do ocorrido mais tarde. Isso ajuda a manter a credibilidade do seu negócio na internet e ser bem ranqueado pelo Google.

Quais impactos uma boa hospedagem gera no site em Joomla?

Como dissemos, provedores de hospedagem generalistas entregam serviços comuns e podem deixar a desejar no quesito desempenho, principalmente quando o negócio começa a crescer e demanda uma estrutura maior e mais complexa para suportar o volume de visitas.

Você pode até escolher um plano simples no início, mas deve pensar no futuro, fechando a parceria com um provedor especializado. Se fizer isso, poderá contar com pacotes de serviços que incluam servidores dedicados e evitar o compartilhamento de espaços, processadores e IPs com outros clientes.

Naturalmente, você ganha em desempenho e segurança, melhorando a imagem da marca e a experiência do usuário. Esses são fatores fundamentais para o sucesso de um negócio online.

Então, se você já tem uma hospedagem de site Joomla ou pretende contratar esse serviço em breve, use as nossas dicas para fazer uma escolha acertada!

Pronto para começar? Entre em contato com a ValueHost agora mesmo e veja como podemos ajudar!