fbpx
Joomla

Conheça as 6 vantagens de utilizar a hospedagem Joomla de sites

A hospedagem de sites é um item essencial para ampliar a visibilidade online do branding do seu negócio. Marketplaces, blogs e lojas virtuais são bons exemplos de como usar os recursos da tecnologia para alavancar a presença da sua empresa na internet. Isso reforça a importância de aliar desempenho computacional e segurança da informação. Assim, é interessante conhecer um pouco mais sobre servidores gerenciados e ferramentas de apoio como o Joomla.

Projetos online envolvem o armazenamento e a disponibilização de volumes consideráveis de dados. Logo, é preciso garantir que o público tenha acesso às informações postadas no endereço virtual da sua empresa. Vale reforçar também a relevância das estratégias de marketing de conteúdo para entender as demandas dos seus clientes. Ficou interessado no assunto? Então, confira agora as vantagens de usar a hospedagem Joomla de sites. Venha conosco e boa leitura!

O que é uma hospedagem de sites?

Bem, primeiro precisamos entender o que é um site. Trata-se de um conjunto de arquivos de imagens, códigos-fontes e textos que formam as páginas de navegação na web. Os navegadores são os aplicativos que leem os conteúdos desses endereços eletrônicos. Já os servidores armazenam todas essas informações das empresas e loja virtuais. O servidor é uma máquina física mais parruda com capacidade de processamento superior à dos computadores comuns. 

A função dos servidores é disponibilizar os arquivos de um site para que outros dispositivos consigam acessá-los. O servidor hospeda as informações de um sistema. Os domínios não guardam os conteúdos de um site; eles armazenam apenas os endereços eletrônicos conhecidos também como URLs (Uniform Resource Locators). Logo, você pode entender hospedagem de sites como um espaço separado na máquina do computador servidor para as pessoas acessarem os conteúdos pela internet.

O que é o Joomla?

Consiste em um software livre de gestão de conteúdos na web criado em PHP com acesso às bases de dados MySQL. O objetivo era separar as tarefas de design, programação e criação de conteúdos. Com isso, conseguia-se mais rapidez, segurança e flexibilidade no desenvolvimento de sites na internet. Desse modo, as pessoas conseguiam criar endereços eletrônicos com designs personalizados e preços acessíveis. 

O sistema Joomla fornece um esqueleto para websites já pré-configurados com as funcionalidades, extensões, criptografias, plugins e templates básicos. Isso facilitou bastante a vida dos webmasters e das pessoas leigas em desenvolvimento de sites. Trata-se de um projeto open source sob a licença GNU/GPL com versões em 64 idiomas. Vale reforçar que a comunidade de usuários engajados com essa causa cresce cada vez mais. 

Utiliza-se muito o Joomla na publicação e administração de conteúdos na internet. Com isso, consegue-se criar rapidamente lojas virtuais, blogs, revistas online, portais de notícias e catálogos de serviços. Muitas empresas usam essas features para fazer campanhas publicitárias na web. Isso reforça a importância de se manter atualizado com as tendências do mercado de hospedagem. Conheça agora as 6 vantagens das hospedagens com Joomla de sites.

1. Popularidade

Os serviços do Joomla se popularizaram bastante no mercado de domínio de sites por ser uma ferramenta de fácil uso. Esse gerenciador de conteúdos tem mais de 10 mil extensões para otimizar a performance do website da sua empresa. O endereço oficial tem um diretório bem completo dessas funcionalidades e com vários templates prontos. A comunidade JoomlaClube é bem atuante nos fóruns em inglês e português. Assim, é possível tirar até suas dúvidas mais específicas nos fóruns de discussão.

2. Variedade de recursos

O sistema Joomla é um gerenciador dos vários componentes de um site. Vale destacar os seguintes recursos: mídias, banners, contatos, conteúdos, artigos, menus e usuários. Todas essas features usam o módulo Manager. Com isso, é possível automatizar uploads, configurar os arquivos MIME, postar artigos e anúncios, criar listas de e-mails, usar editores de texto WYSIWYG, melhorar a navegação e customizar templates.

3. Equipe de suporte comprometida

Muita da popularidade do Joomla se deve ao comprometimento das equipes de suporte. Existe um site chamado The Joomla! Forum™ onde os usuários postam dúvidas e dicas interessantes para quem tem um site hospedado na web. Os tópicos com mais participação são: 

  • templates;
  • segurança;
  • componentes, módulos e mambots;
  • programação e desenvolvimento; e
  • tradução.

4. Alto desempenho

A velocidade do seu site é um item crítico para uma boa experiência de navegação dos usuários. É por isso que cada versão do Joomla conta com melhorias e revisões nos código-fontes. Assim, ganha-se mais desempenho no gerenciamento de conteúdos. Por meio do sistema de cache e da compressão gzip, consegue-se reduzir o tempo de carregamento das páginas. É possível também adicionar regras de otimização no final do arquivo htaccess.

5. Facilidade para colocar sites no ar

Sabemos que colocar um projeto no ar é uma tarefa crítica para as empresas. Trata-se de uma demanda que pode dar muitos problemas técnicos. O sistema Joomla facilita todas essas tarefas. A arquitetura desse software conta com módulos escaláveis e scripts pré-programados que automatizam a disponibilização dos conteúdos do seu site no ambiente de produção. Nesse caso, conhecimentos sobre gestão de servidores são bem interessantes.

6. Customização

O Joomla é uma ferramenta de fácil utilização para os usuários leigos em desenvolvimento web. Desse modo, consegue-se organizar as páginas do site da sua empresa de uma forma mais customizada. Para tanto, você pode explorar um pouco mais as extensões e templates prontos disponíveis. Com isso, cria-se um endereço eletrônico personalizado na internet de acordo com a identidade visual da sua marca.

Enfim, essas são as 6 vantagens de utilizar a hospedagem Joomla de sites. Você pode perceber que existe uma série de recursos e plugins para tornar a configuração do site da sua empresa mais fácil e intuitiva. Porém, vale reforçar a importância de contar com serviços de monitoramento de redes para evitar problemas como vazamento de dados e acessos indevidos às informações críticas do seu modelo de negócios.

Muito bem, agora você já conhece as vantagens da hospedagem Joomla de sites. Gostou do artigo? Então, entre em contato com a Value Host e veja como podemos agregar valor ao seu negócio. O seu feedback é muito importante para nós.