fbpx
Joomla

Tudo o que você precisa saber sobre hospedagem Joomla

Você conhece o CMS Joomla? Um dos principais concorrentes do WordPress, essa plataforma de gestão de sites permite aos usuários, mesmo os mais leigos, criarem um site de qualidade do zero. Além disso, oferece uma série de benefícios para os usuários, no entanto, a maioria do público ainda não conhece na prática.

Neste post, vamos entender a importância da escolha de uma boa hospedagem, do uso de um CMS como o Joomla — seu funcionamento, instalação e benefícios — além de entendermos melhor os requisitos necessários para que você escolha o melhor provedor para a sua hospedagem. Quer saber mais sobre hospedagem Joomla para colocar o seu site no ar o mais rápido possível? Continue lendo!

Qual é a importância de definir a hospedagem de maneira correta?

A primeira coisa que você precisa entender é que a escolha da hospedagem não é algo meramente burocrático. Pelo contrário: a escolha de um bom host terá impacto direto no desempenho de seu site. O objetivo não é ter apenas um site bonito e funcional, mas ter o gerenciamento e resolução de problemas facilitados. Outro fator importante para a escolha certa é o SEO — Search Engine Optimization ou otimização para os motores de busca —, que aumenta as possibilidades de sua página ser encontrada em uma busca orgânica.

Se você pretende trabalhar com um CMS como o Joomla, é importante que escolha um provedor de hospedagem que tenha especialização nesse tipo de plataforma, entregando um suporte de qualidade, afinal, os problemas nunca chegam com hora marcada. Com a concorrência cada vez maior de outros sites e de redes sociais, os usuários não estão esperando muito tempo para uma página abrir ou rodar determinado conteúdo. Por isso, ter uma hospedagem com um suporte de qualidade é garantir a disponibilidade para os seus futuros visitantes.

O que é um CMS?

Já sabemos que o Joomla é um CMS, mas o que significa essa sigla? Ela vem de Contente Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, em português, e é uma plataforma que oferece as ferramentas necessárias para que uma pessoa, mesmo sem grandes conhecimentos em desenvolvimento web, possa criar, publicar e gerir conteúdos on-line.

A maioria dos CMSs oferece ferramentas que possibilitam a criação dos mais variados tipos de conteúdos — blogs, portais, e-commerces, sites multimídia etc. Também existem alguns que são especializados em determinado segmento, como o Magento em relação aos e-commerces.

Além de possibilitar que os leigos criem os seus conteúdos com qualidade, os CMSs são aliados dos desenvolvedores profissionais, potencializando a produtividade desses profissionais, dando uma base para o desenvolvimento e eliminando a necessidade de criar algo absolutamente do zero.

O que é Joomla?

Agora que já sabemos a importância de contar com um CMS, vamos entender o que é o Joomla, suas especificidades, diferenças e vantagens. Trata-se de uma plataforma que se assemelha ao WordPress, ou seja, que facilita a criação, edição e gerenciamento de sites, blogs, e-commerces, portais e outros tipos de conteúdos on-line.

Com o Joomla, além de inserir o conteúdo, o usuário pode escolher o template adequado ao tema da sua página — com algumas opções gratuitas — e adicionar extensões para agregar funções ao site de forma simplificada, sem a necessidade de conhecimento técnico em programação.

Como funciona o Joomla?

Criar um site do zero não é uma tarefa que está entre as mais fáceis, visto a quantidade de recursos que as páginas trazem, tanto visíveis quanto invisíveis — na parte funcional. Por isso, o profissional de desenvolvimento necessita de conhecimento em uma série de linguagens.

Entre as principais, temos o HTML, que dá a base, o CSS, que adiciona o estilo, o JavaScript, que adiciona as funções na parte visível de site e o PHP, que é a linguagem que roda no servidor e que permite a transformação de um site em uma aplicação web. Essas são as linguagens mais populares, porém, existem outras opções, como Python e Java, as quais também podem ser utilizadas na criação dos sites.

Com as pessoas cada vez mais conectadas, a demanda por produtos digitais aumentou. Toda empresa, por menor que seja, precisa ter uma boa presença digital, mas nem sempre tem o orçamento disponível para contratar um profissional exclusivo para criar o seu site. Os CMSs preenchem essa lacuna, pois, com alguns tutoriais simples e um conhecimento básico de internet, uma pessoa interessada consegue montar a página de sua empresa no Joomla.

Quais são as principais características da hospedagem Joomla?

Para detalhar melhor o funcionamento do Joomla, vamos entender melhor as principais características desse CMS. A primeira característica relevante é que o Joomla oferecer suporte para 64 idiomas — entre eles, o português —, facilitando ainda mais a usabilidade.

O sistema oferece também possibilidades para que o usuário faça um gerenciamento completo de mídia, de contatos, além de ter à disposição um sistema robusto de buscas, o qual permite aos desenvolvedores encontrar o que foi publicado no site.

A plataforma oferece recursos interessantes para o marketing, como o gerenciamento de banners, que é muito vantajoso para as empresas que trabalham com campanhas específicas e que necessitam mudar essa parte do site com certa frequência. É interessante, também, para quem cria conteúdo para a venda de anúncios publicitários.

Outra característica importante do Joomla é ser uma ferramenta de código aberto, ou seja, permite que os desenvolvedores aprimorem o seu código e contribuam com a comunidade, gerando uma cultura de melhoria contínua que faz com que a plataforma fique cada vez mais qualificada.

Além disso, o Joomla é uma plataforma automatizada que contribui para a segurança e o bom funcionamento de seu site. Isso porque faz a verificação automáticas dos plugins e extensões, analisando se há uma versão mais atualizada e implementando-a.

Como instalar o Joomla em seu servidor de hospedagem?

Bem, já sabemos as principias características do Joomla. Agora, vamos aprender a instalar esse CMS em sua hospedagem. O processo é bastante simples e começa com o download da última versão do software. Confira o passo a passo:

  1. extraia o conteúdo baixado no site oficial e mova os arquivos para o diretório em que o Joomla está instalado. Essa etapa poderá ser executada via FTP ou pelo cPanel de seu host;
  2. crie o banco de dados em seu servidor de hospedagem;
  3. acesse o local em que você inseriu os arquivos de instalação e depois siga as instruções na tela;
  4. após a instalação, o sistema vai solicitar alguns dados, como as informações de banco de dados, nome do site, descrição e e-mail do usuário;
  5. quando a instalação for concluída, você vai receber a mensagem “Parabéns! O Joomla foi instalado com sucesso” e o sistema pedirá a exclusão do diretório de instalação.

Como fazer o gerenciamento de seu site com a hospedagem Joomla?

Após a conclusão da instalação, o usuário passa a ter acesso ao painel administrativo de seu site. Depois de fazer o login, você tem acesso aos recursos gerenciais, como os conteúdos, classificação dos usuários, configurações, estruturas etc. Para ver a aparência de seu site, basta clicar no nome que aparece no canto superior da tela.

É claro que a primeira visualização, após a instalação, será básica, afinal, você ainda não inseriu nenhum conteúdo, no entanto, é importante testar esse mecanismo desde cedo. Não precisa se preocupar: com alguns cliques, você já consegue adicionar um tema e plugins para dar uma aparência mais agradável ao seu site.

Para começar a estilizar o seu site, você pode procurar templates gratuitos em páginas como o Template Monster ou Theme Forest. Após a escolha do seu tema, para instalá-lo, vá até o menu “Extensões”, depois em “Gerenciar” e finalize clicando em “Instalar”. O tema instalado será definido como padrão e você poderá fazer alterações na paleta de cores, funções, estilo, fontes, tamanhos e layouts.

Quais são as funcionalidades da hospedagem Joomla?

A hospedagem Joomla oferece recursos muito mais completos do que as mais simples — os quais são potencializados pelo fato de a plataforma ser open source. A seguir, vamos apresentar as funcionalidades mais práticas para quem vai começar a utilizar esse tipo e hospedagem agora. Acompanhe!

Suporte da comunidade

Como ficamos sabendo mais acima, o Joomla é um software open source, ou seja, aberto para que os desenvolvedores aprimorem o código. Como todos os programas de código aberto, o Joomla tem a sua comunidade de desenvolvedores, que produz soluções e as disponibiliza em fóruns e repositórios, facilitando muito a vida de quem está começando a utilizar a plataforma recentemente.

Atualizações automáticas

Entre as maiores preocupações dos criadores e administradores de site, estão a segurança e o desempenho. Uma das formas mais eficazes de reduzir a margem de erro nesses dois quesitos é com as atualizações. Ao fazer isso de forma manual, ficamos sujeitos a fatores humanos como esquecimento, fadiga ou cansaço. Com as automações, esse fator humano é eliminado.

A plataforma Joomla ajuda o desenvolvedor nesse quesito, pois faz a verificações automáticas do sistema, analisando todas as extensões e atualizando de forma automática. O administrador, se não quiser fazer a atualização automática, pode optar por receber as notificações e fazer as atualizações com alguns cliques.

Extensões específicas

O diretório do Joomla traz mais 7600 extensões, as quais permitem que o usuário amplie as funcionalidades de seu site, semelhante aos plugins do WordPress. Veja abaixo algumas das principais.

Akeeba Backup

O backup é uma ferramenta cada vez mais necessária, principalmente com a quantidade de dados que produzimos atualmente e com a importância que essas informações têm para fazermos análises preditivas.

O Akeeba Backup é a extensão mais popular para o CMS Joomla. Essa ferramenta permite a transferência de backups para outro servidor e a restauração com apenas um clique. Além disso, é possível programar o backup automático periódico para garantir a proteção de suas informações mais recentes.

EasyBlog

O blog é o carro-chefe de qualquer estratégia de marketing de conteúdo, pois é por meio deles que as empresas atraem os leads — potenciais clientes. Por isso, é importante que ele seja bem-estruturado e respeite as boas práticas de SEO. A extensão EasyBlog é a mais popular para transformar o Joomla em um blog, pois consegue se integrar com a maioria dos templates.

HikaShop

Essa extensão é para quem quer montar o seu e-commerce, pois o HikaShop traz as principais ferramentas para que você monte a sua loja virtual. Entre as principais funções dessa extensão, estão os catálogos de produtos, carrinho de compras e a integração com plataformas de pagamento, como o PayPal e o Google Checkout.

Sigplus

Essa é uma extensão que proporciona a criação de galerias de foto e o gerenciamento de imagens, permitindo que as imagens tenham largura fixa ou sejam responsiva, como manda as práticas atuais de desenvolvimento, com o mobile first. Outro recurso importante que a Sigplus oferece é a possibilidade da criação de galerias de fotos em carrossel e em outros formatos, ou seja, é uma plataforma simples e objetiva que entrega os recursos necessários para a sua função.

Quais são os benefícios da hospedagem Joomla?

Já demos várias informações sobre o Joomla, mas você deve estar pensando em quais são os benefícios que essa plataforma entrega para os seus usuários que realmente fazem a diferença no dia a dia de seus sites. Para ajudar nessa percepção, vamos mostrar uma pequena lista de vantagens a seguir.

Oferece a otimização para motores de busca

Como falamos no início do texto, quando criamos um site, queremos que ele seja visitado. Por isso, ao respeitar as melhores práticas para os mecanismos de buscas, estamos dando um passo importante para que a nossa página seja encontrada nas buscas orgânicas.

O Joomla tem a sua estrutura preparada para que o seu site atenda a essas exigências. É claro que isso é apenas um passo para conseguir ranquear bem no Google, pois um bom posicionamento também depende de um conteúdo relevante e das pesquisas de palavras-chave.

Permite a personalização

Todo mundo tem um modelo ideal de site em mente, geralmente baseado em alguma página que visitamos. Ao adotar o Joomla como o seu CMS e praticando bastante para dominar as suas funcionalidades, você poderá personalizar a sua página para chegar no padrão que sempre quis sem saber uma linha de código. Para isso, basta mesclar as opções dos templates, as extensões e o bom gosto, é claro.

Dessa forma, mesmo que tenha um site que tenha servido de inspiração, você criará uma página única, seguindo apenas os padrões de organização para que as informações fiquem bem-estruturadas e o site não vire uma confusão de informações.

Auxilia na redução de custos

Por ser uma plataforma gratuita, o Joomla permite que os pequenos empreendedores consigam criar sites de qualidade. Ao contrário do que pensa o senso comum, de que os produtos gratuitos têm menos qualidade, estamos falando de uma plataforma robusta, com recursos que permitem a criação de sites de alto nível.

Para quem trabalha com a criação de aplicações web, a ferramenta ajuda o profissional a baratear os seus serviços e a ganhar produtividade, cobrando apenas pela mão de obra e se destacando nesse mercado cada vez mais concorrido.

Possibilita a responsividade

Com as pessoas conectadas 24 horas por dia em dispositivos móveis e considerando que esse é o único dispositivo de acesso à internet para boa parte delas, o desenvolvedor que não criar as suas aplicações web com foco nesses aparelhos estará correndo o risco de perder uma grande fatia de mercado.

O Joomla entrega essa responsividade, permitindo a criação de sites que se adaptam perfeitamente ao dispositivo pelo qual é acessado. Sabe qual conhecimento técnico você precisará para criar esses sites responsivo? Apenas conhecer a plataforma! Nada de códigos mirabolantes e frameworks impossíveis.

Disponibiliza a programação das postagens

Para atrair os leitores, é necessário que o site seja atualizado regularmente. O Joomla dá a oportunidade para que o usuário faça uma série de postagens antecipadas e programe-as para serem publicadas de forma periódica a partir do recurso de programação de post da plataforma.

Como escolher o provedor de hospedagem ideal?

Bem, agora que conhecemos todas as especificações de uma hospedagem Joomla e as vantagens de aderir a esse modelo de plataforma, a pergunta que não quer calar é: como escolher a hospedagem Joomla ideal para o meu negócio?

A primeira questão que você deve verificar é se o provedor está preparado para lidar com esse CMS, se eles conhecem as especificidades. Depois, você deverá analisar os recursos necessários para que essa plataforma funcione de forma adequada.

Verifique se o servidor deles é atualizado e compatível com as versões mais recentes do Joomla e de aplicações como o Apache, IIS, PHP e MySQL. Desde a versão 3.5 do Joomla, a melhor compatibilidade é com o PHP 7, que entrega um desempenho muito superior a outras versões. Além da compatibilidade, para escolher a hospedagem ideal, você deve analisar as especificidades que serão mostradas na sequência.

Disponibilidade

Como já falamos no início deste post, os usuários de internet atuais têm cada vez menos paciência para esperar uma página carregar, principalmente se a busca no Google oferece uma fartura de opções sobre o mesmo assunto. Sendo assim, para escolher a sua hospedagem, fique atento à disponibilidade que o provedor oferece. Além de irritar o usuário, uma baixa disponibilidade “irrita” também o Google, o que diminui a relevância do site por baixa retenção.

O índice de uptime é medido por porcentagem, sendo que, quanto mais próximo de 100%, melhor é a disponibilidade do serviço. Os melhores provedores oferecem uptime acima de 99%, por isso, priorize essas empresas.

Armazenamento

Por mais modesto que seja o seu site, você deverá contar com um provedor que ofereça planos que permitam o crescimento da empresa a longo prazo. Será bem menos trabalhoso e burocrático trocar apenas de plano do que ter que migrar o seu site todo depois de ter produzido bastante conteúdo e ter feito as personalizações apenas porque o armazenamento está insuficiente. Tente considerar um plano de hospedagem ilimitado.

Tráfego mensal

Outro fator que pode tirar os visitantes de seu site é o limite de tráfego que alguns provedores oferecem em seus planos. Um plano com limite de tráfego reduz a quantidade de visitas que um site pode receber, ou seja, se houver um pico de requisições, pode ser que o seu site fique fora do ar sem que você perceba.

Alguns planos mantêm o site no ar após o limite de tráfego, mas você passa a pagar por visitante extra que entrar na página. Mais uma vez, dê preferência para os provedores que ofereçam planos de hospedagem com tráfego ilimitado.

Segurança dos seus dados

Falamos acima sobre backup e como essa proteção de dados é importante para manter a estrutura da página e para as análises preditivas. Além de você fazer a sua parte, é importante que o provedor ofereça uma proteção extra para os seus dados ao contar com um sistema de redundância e backup constantes. Na política de segurança deles, deve constar proteção até contra desastres naturais.

Suporte ao cliente

Um dos fatores mais importantes que uma empresa prestadora de serviço deve oferecer é um bom suporte ao cliente. O suporte deve ser 24/7, afinal, um site não tem hora para sair do ar, visto que os seus clientes estão conectados o tempo todo.

Imagina você ter que ficar até de manhã esperando para que o seu site volte ao serviço. Além de perder os seus visitantes para a concorrência, a sua marca perde credibilidade. Além de cordial, o suporte deve ter profissionais preparados para lidar com os problemas mais recorrentes em relação à hospedagem,

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido o que é a hospedagem Joomla, como funciona e as suas vantagens. Mostramos também os requisitos para que você escolha o melhor provedor, analisando elementos que vão além da compatibilidade com o CMS. A ValueHost, além de ter uma estrutura preparada para receber o Joomla, entrega todos os requisitos citados ao longo do texto com credibilidade e segurança.

Gostou do post? Quer saber como ter a hospedagem Joomla ao seu dispor hoje mesmo? Entre em contato conosco e descubra como.