fbpx
E-Commerce

Servidor para magento: dedicado ou compartilhado? Entenda!

Para criar o seu e-commerce, você necessitará de um servidor. É nessa hospedagem que ficarão armazenados todos os arquivos que formarão o seu site, tanto visual quanto funcionalmente — códigos, textos, imagens, legendas etc.

A escolha do servidor influencia vários fatores em sua loja virtual, e entre eles se destacam desempenho e segurança. Por isso, é muito importante que ter atenção na hora de escolher o seu servidor para Magento,  desde a parte técnica até questões de planejamento, como orçamento.

Alguns fatores externos também têm peso na escolha do tipo de hospedagem, como o tráfego que o site receberá e seus conhecimentos técnicos em configuração de servidores de que você e sua equipe dispõem.

Quer descobrir quais são os tipos de servidores para Magento, as diferenças entre eles e qual escolher? Continue lendo!

O que é um servidor dedicado?

Como o próprio nome sugere, um servidor dedicado é exclusivo de um usuário, inteiramente voltado para o seu e-commerce. Todos os servidores têm um limite de tráfego, mas os servidores dedicados têm um limite maior, justamente por estar a serviço de um único aplicativo. Isso significa que, em caso de tráfego alto, dificilmente seu site ficará fira do ar. Veja, a seguir, quais são as principais vantagens dos servidores dedicados.

Ganhe em desempenho

Não precisamos nem lembrar que é mais caro hospedar um site em um servidor dedicado, não é mesmo? Esse valor elevado se justifica pelo acesso a recursos maiores, que permitirão hospedar sites mais robustos e receber múltiplas visitas simultâneas sem risco de instabilidade. Imagine só uma loja de presentes ficar fora do ar bem no auge das compras de Natal! Seria um prejuízo grande.

Configure o servidor de acordo com suas necessidades

Um servidor dedicado é 100% seu, o que significa que todas as configurações dele ficarão por sua conta. Nele, você terá a liberdade de instalar aplicativos, acessar a áreas de desktop e fazer configurações de acordo com as necessidades de seu e-commerce.

É claro que, para fazer todas essas modificações, você precisará ter conhecimentos técnicos ou contratar um profissional para executar esse trabalho, tanto de configurações quanto de suporte.

Quais são as desvantagens de utilizar um servidor dedicado?

Agora que você já conhece o servidor dedicado e suas vantagens, vamos ver o outro lado, as desvantagens de utilizar esse modelo de servidor em sua loja virtual.

A primeira desvantagem está na questão do preço. Se você está começando seu negócio e não tem um capital para investir pesado nas engrenagens da sua loja virtual, o servidor dedicado não será interessante.

Vimos acima que, como o servidor é dedicado, você será responsável por toda configuração, e se não tiver conhecimento suficiente, terá que contratar uma equipe para isso. Com um orçamento curto, esse gasto pode atrapalhar o desenvolvimento do negócio.

Se você não pode destinar uma parte de seu orçamento para investir em uma empresa terceirizado ou contratar uma equipe para ficar responsável pelo bom funcionamento do serviço, é melhor optar por um servidor compartilhado. Continue lendo para conhecer esse outro tipo de servidor.

O que é um servidor compartilhado?

Vamos à segunda opção de servidor para você hospedar o seu Magento, o servidor compartilhado. Como o próprio nome sugere, o servidor compartilhado é aquele que hospeda vários sites e aplicações web, além do seu. Ou seja, ele recebe o tráfego de várias aplicações ao mesmo tempo e elas dividem os seus recursos. Veja a seguir as principais vantagens de optar por esse modelo de servidor.

Gaste menos

Ser você está com uma verba curta e precisa investir em outros segmentos de sua empresa, como estoque e estrutura, o servidor compartilhado tem um preço bem mais acessível do que os dedicados.

Foque no que realmente interessa

Como vimos mais acima, quando você opta por um servidor dedicado, fica responsável por toda a configuração. Isso demandará um investimento de tempo e dinheiro para manter essa estrutura funcionando.

Com um servidor compartilhado, você elimina esse tipo de preocupação, pois a empresa de hospedagem ficará responsável por toda a manutenção e funcionamento correto do servidor, liberando você para focar única e exclusivamente no desenvolvimento de seu e-commerce.

Além disso, ao escolher um bom fornecedor, você poderá contar com um suporte 24 horas em múltiplos canais — chat, telefona, e-mail etc., uma grande vantagem para quem quer focar exclusivamente em seu core business.

Quais são as desvantagens de utilizar um servidor compartilhado?

Vamos agora às desvantagens de utilizar um servidor para Magento compartilhado. O primeiro ponto é a questão da divisão de recursos com outros sites: você terá uma limitação de armazenamento e processamento. Essa limitação dependerá do plano que contratar e da empresa que escolher, para hospedar o seu e-commerce.

Fique atento em relação à segurança, pois, se o provedor não tiver uma boa estrutura, poderá ficar exposto a ataques DDoS, que travam o servidor e podem prejudicar o site.

Além disso, um servidor inseguro, que não se preocupa em protegem os seus clientes, será prejudicial caso você trabalhe com banco de dados que armazenem informações sigilosas de clientes, como números de cartão de crédito.

Qual tipo de servidor devo escolher para o Magento?

Agora vamos à grande questão: qual servidor devo escolher para hospedar o meu e-commerce no Magento? Para fazer uma escolha adequada, analise alguns aspectos em relação à sua loja. Confira quais são!

Sua loja é pequena e recebe um número limitado de visitantes?

Se você está começando o seu negócio e ainda não tem um grande fluxo de visitantes, poderá optar pelo servidor mais econômico, que é o compartilhado. Nesse caso, a baixa procura ajudara a manter o servidor estável.

Seu e-commerce tem um grande fluxo de visitas?

Caso você já tenha um fluxo de cliente maior e uma equipe pronta para administrar a parte técnica, um servidor dedicado pode dar a estabilidade para manter o site em funcionamento sem travamento e sem perder vendas.

Como vimos neste post, é importante escolher com cautela o servidor para Magento que usará em seu e-commerce. O ideal é buscar um equilíbrio entre orçamento e desempenho, e lembrar que escolha dependerá das visitas e sua capacidade de investimento.

Gostou do post? Então continue com a gente e entenda a diferença entre servidor dedicado físico e virtual