Proteção DDoS: o que é e quais são as suas vantagens?

Proteção DDoS: o que é e quais são as suas vantagens?

Um ataque de Denial of Service (DoS) é destinado a desligar uma máquina ou rede, tornando-as inacessíveis para seus usuários pretendidos. Os ataques de DoS realizam isso inundando o alvo com tráfego ou enviando informações que desencadeiam uma falha.

DDoS é abreviação de Distributed Denial of Service. É um tipo de ataque DoS em que múltiplos sistemas comprometidos, que são frequentemente infectados com um cavalo de Tróia, são usados para direcionar a um único sistema causando um ataque DoS.

As vítimas de um ataque DDoS consistem tanto no alvo final quanto em todos os sistemas maliciosamente usados e controlados pelo hacker no ataque distribuído. Neste artigo, saiba mais sobre proteção DDoS e quais as suas vantagens. Boa leitura!

O que é uma proteção DDoS?

Os ataques DDoS podem criar riscos comerciais significativos com efeitos duradouros. Portanto, é importante para os administradores e gerentes de TI e segurança, bem como seus executivos de negócios, compreenderem as ameaças, vulnerabilidades e riscos associados aos ataques DDoS.

Estar na extremidade receptora de um ataque DDoS é praticamente impossível de prevenir. No entanto, seu impacto comercial pode ser minimizado por meio de algumas práticas básicas de segurança da informação, incluindo a realização de avaliações contínuas para procurar e resolver instabilidades.

Proteção DDoS inclui prevenção às vulnerabilidades relacionadas com a negação de serviço e com o uso de controles de segurança de rede, abrangendo serviços baseados na nuvem e fornecedores especializados em responder a ataques DDoS.

Além disso, práticas sólidas de gerenciamento de patches, teste de phishing por e-mail, conscientização do usuário e monitoramento e alerta dinâmico de rede podem ajudar a minimizar a contribuição de uma organização para ataques DDoS pela internet.

Como funciona esse tipo de proteção?

Muitas empresas de hospedagem começaram a oferecer opções de proteção DDoS para ajudar a defender sites contra esses tipos de ataques. Especificamente, a proteção DDoS funciona usando algoritmos e software avançado para monitorar o tráfego recebido.

O acesso é negado a qualquer tráfego que não seja legítimo, enquanto o fluxo legítimo continua a ser filtrado até o site. As opções de proteção DDoS geralmente preservam contra ataques até certo tamanho.

Por exemplo, a maioria das opções de proteção padrão defenderá contra ataques que variam de 5 a 10 gigabytes por segundo, enquanto opções de proteção mais robustas podem defender contra ataques maiores que 100 gigabytes por segundo — ou mais. Tudo depende do serviço contratado.

Porque é importante utilizá-la?

A importância da prevenção de ataques DDoS é impedir que ganhem força e se tornem bem-sucedidos. Se a primeira indicação de sua empresa de que está sendo atacada é a reclamação de clientes sobre uma interrupção, os atacantes já ganharam e os danos começaram a se acumular.

O primeiro passo para se preparar para a inevitabilidade desses ataques é garantir que seus especialistas em segurança no local tenham preparado um guia para a rede e os serviços de camada de aplicativos que provavelmente serão alvo desses ataques e o que os profissionais farão quando forem alvo.

Além de salvar seus serviços de ataques, a proteção DDoS também ajuda a manter seu site de comércio eletrônico ou empresarial seguro e protegido de hackers que tendem a usar ataques de força bruta e injeção sql — entre outros — para invadir seu aplicativo ou site.

Assim, atualmente, tornou-se inevitável para cada empresa com presença online ter essa proteção habilitada e garantir a continuidade do negócio, além de manter os dados dos clientes seguros e protegidos contra hackers.

Quais os benefícios dessa proteção?

A proteção DDoS visa eliminar o tempo de inatividade e aumentar a disponibilidade de seu site. Os ataques são inevitáveis e vão acontecer, mas a proteção DDoS pode manter seu negócio atuando de forma eficiente e produtiva.

Utilizando técnicas avançadas de roteamento, os provedores de proteção DDoS podem distribuir ataques em redes de enorme escala, de modo que grandes fluxos de tráfego não perturbem suas operações comerciais diárias.

Escalabilidade

As soluções de proteção DDoS estão disponíveis em uma variedade de configurações para que você obtenha o melhor serviço para a sua empresa. Elas defendem a maioria dos ataques DDoS de qualquer provedor.

Proteção da sua marca

O nome da sua marca representa tudo em que sua empresa está construída, tudo o que você trabalhou para alcançar. Remediar-se de um ataque DDoS é estar preparado, ou seja, sua marca pode ter um grande sucesso nos olhos de seus clientes.

Disponibilidade maximizada

Ao aumentar a disponibilidade de seu site, mesmo durante ataques DDoS, você pode ampliar o tráfego e potenciais clientes. Você aumenta as relações com os consumidores atuais e de longo prazo ao mesmo tempo em que amplifica as oportunidades e o contato com novos clientes.

Aumento da capacidade

No cenário de um ataque, sua rede diminuirá. A proteção DDoS reduz ou elimina completamente o tempo de inatividade dispendioso, distribuindo o ataque em redes maciças com alta largura de banda para que você possa seguir os negócios.

Melhor compreensão dos ataques DDoS

As origens e fontes dos ataques DDoS muitas vezes permanecem desconhecidas. Com a proteção, você pode aprender mais sobre cada ataque e preparar melhor seu negócio para o futuro.

Maior tranquilidade de execução

Sabendo que sua rede e seu site são seguros, você pode ter tranquilidade para fazer o que realmente importa. A disponibilidade é tudo na era digital de hoje e a proteção DDoS pode manter sua empresa funcionando de forma especial.

Como a proteção DDoS diminui custos?

Ter uma forma previsível, estável, eficaz e confiável de proteção DDoS economiza dinheiro. Reduz os custos operacionais por não ter que terceirizar sua proteção para um centro de depuração, contratar pessoal de segurança de TI adicional ou comprar capacidade adicional de largura de banda.

Além disso, melhora a reputação de disponibilidade do serviço. Alguns provedores de hospedagem optam por fazer receita adicional ao cobrar aos seus clientes uma taxa pela proteção DDoS como serviço. Outros provedores optam por oferecê-la como um serviço de valor agregado sem taxa.

Quando os provedores de hospedagem implementam uma solução de proteção integral em linha direta em seus links de trânsito a montante, os ataques DDoS são detectados e mitigados na borda do ponto de vista, de modo que apenas o tráfego limpo entra em sua rede e centros de dados subsequentes.

Eles têm uma solução dedicada e sempre aberta, de modo que não é necessário intervenção manual para detectar e combater os ataques. Mais importante ainda, não há impacto no desempenho da disponibilidade do serviço ao cliente do servidor dedicado  — isto é, os clientes não vão saber que os ataques DDoS estão direcionados à rede ou que a mitigação está ocorrendo.

Agora que você conhece sobre a proteção DDoS e as suas vantagens, confira como instalar configserver security & firewall (csf) com apenas 1 comando!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of