fbpx
Tecnologia

Por que investir em servidores para streaming mais modernos?

Os servidores para streaming são cada vez mais procurados por empresários ou gestores de TI de organizações que oferecem esse tipo de serviço aos seus clientes ou usuários. Isso porque, para que se tenha um acesso de qualidade aos conteúdos de áudio e vídeo, o servidor necessita ser excelente.

Além disso, com a pandemia causada pela Covid-19, a imposição do isolamento social e a mudança gradual do comportamento dos usuários, os serviços de streaming se tornaram prioridade entre os gastos das famílias, que inclusive substituíram o modelo de TV por assinatura.

Entretanto, diferentemente desse formato antigo de consumo de conteúdo fornecido por meio de satélite, o streaming funciona a partir de um ponto de acesso com a Internet. Por esse motivo, o servidor de streaming de vídeo é um requisito crítico para a sua efetividade.

Porém, se você não tem muito entendimento sobre o assunto, não se preocupe! Vamos esclarecer, neste post, as principais dúvidas acerca da temática. Ao final, você entenderá o porquê de ser tão importante investir em servidores de streaming mais modernos. Acompanhe!

O que são serviços de streaming e por que eles são tão populares?

A transmissão de vídeos em alta definição só é possível devido à tecnologia do streaming. Em tradução literal da língua inglesa, stream significa “riacho”. Assim sendo, de forma metafórica, streaming significa algo que flui em um fluxo. É por isso que o termo foi utilizado para nominar o acesso de conteúdos na internet, sem que seja necessário baixar nenhum tipo de arquivo.

O site de vídeos YouTube, a Netflix e o Spotify são exemplos de serviços de streaming que caíram no gosto dos usuários da Internet, têm crescido vertiginosamente no mercado de conteúdos digitais e são acessados em diversos momentos do dia por milhões de pessoas simultaneamente.

Logo, o streaming é a transmissão contínua de dados de áudio ou vídeo e acontece do lado do servidor para o lado do cliente. Com a tecnologia, o arquivo de mídia reproduzido no dispositivo receptor é armazenado remotamente e transmitido alguns segundos por vez pela Internet.

O streaming difere-se do download porque acontece em tempo real. Por isso ele é um serviço mais rápido, uma vez que não demanda o armazenamento de arquivos de mídia. Já com o download, se um arquivo é baixado uma cópia fica guardada no disco rígido do dispositivo.

Nesse pequeno espaço de tempo o vídeo não pode ser reproduzido, pois é preciso que o download do arquivo inteiro seja concluído. Por proporcionar uma melhor experiência de visualização, o streaming também supera o formato tradicional de visualização de dados.

A popularidade desse tipo de serviço ocorre por conta de fatores diversos, entre os quais se destacam os citados a seguir. Veja!

Acessibilidade

Para acessar um serviço de streaming, basta que o usuário tenha acesso à internet. Isso pode ser feito por meio de computadores, smart TVs, smartphones, tablets, entre outros tipos de dispositivos conectados. De tal modo, os conteúdos podem ser assistidos em qualquer hora ou local, desde que se tenha acesso à internet no momento.

Praticidade

É muito prático acessar a um conteúdo de streaming, uma vez que o usuário não precisa fazer o download de um arquivo. Na Netflix, por exemplo, basta que o usuário escolha o filme ou série que deseja assistir no catálogo e dar o play para acompanhar o conteúdo.

Com isso o dispositivo utilizado para a veiculação do serviço não demanda alta capacidade de armazenamento, o que também garante um custo muito mais baixo para os usuários.

Preço

Para o usuário, o acesso a um serviço de streaming é mais em conta que a TV por assinatura. Além da cobrança de mensalidades acessíveis, é possível dividir o valor com familiares e amigos, já que muitos provedores não limitam a quantidade de pontos de acesso.

Além disso, o valor não onera o fluxo de caixa de empresas que desejam incluir esse tipo de ação em suas estratégias de marketing, por exemplo. Conforme ressaltamos, basta contar com um servidor de streaming de vídeo confiável, que garanta estabilidade e performance para o serviço.

Como funciona um servidor de streaming de vídeo?

Assim como outras informações enviadas pela Internet, os arquivos de áudio e vídeo são divididos em pacotes de dados. Cada pacote contém uma pequena parte do arquivo, e um reprodutor de áudio ou vídeo no navegador do dispositivo do usuário recebe esse fluxo de informações para depois realizar a sua devida interpretação.

Alguns métodos de streaming usam UDP (User Datagram Protocol) enquanto outros são baseados em TCP (Transmission Control Protocol). Ambos são protocolos para o transporte de dados, o que significa que são usados ​​para a transmissão de informações entre as redes, por meio do Internet Protocol (IP).

O que diferencia os dois formatos é que enquanto o TCP abre uma conexão dedicada para garantir que todos os pacotes de dados sejam transmitidos adequadamente, o UDP entrega as informações sem demanda de resposta. Logo, o TCP é mais confiável, porém menos veloz.

No streaming a velocidade e a qualidade são aspectos interligados, pois a experiência do usuário jamais será valiosa se eles não estiverem associados. Por exemplo, imagine uma videoconferência em que a interação com os convidados está condicionada à entrega de cada bit de dados.

Além disso, alguns pacotes de dados podem ser perdidos pelo caminho, o que prejudicaria ainda mais a qualidade do acesso e navegação.

Para resolver parte desse problema, os reprodutores de streaming usam o buffer: carregam alguns segundos do stream antes do tempo. Assim, o vídeo ou áudio são reproduzidos mesmo quando a conexão é interrompida momentaneamente. Entretanto, conexões de baixo desempenho ou redes com muita latência também impedem o devido funcionamento do buffer.

Outros fatores que retardam o processo de streaming são o local de armazenamento do conteúdo e o congestionamento da rede no lado do servidor; problemas de acesso à Internet, dispositivos com baixa carga de processamento de dados e pouca capacidade de armazenamento do lado do cliente.

Qualquer empresa pode ter um serviço de streaming?

Engana-se quem pensa que o streaming é algo que pode ser feito apenas por grandes empresas, como o Spotify e a Netflix. Cada vez mais organizações que não são do ramo de entretenimento apostam na produção de conteúdos para plataformas desse tipo, principalmente depois de compreenderem a importância do fornecimento de conteúdos de valor para a experiência de acesso e consumo do seu público.

Isso aproxima os clientes da empresa, reforça o reconhecimento de marca e garante maior fidelização da audiência junto à empresa. Sob o aspecto financeiro, com o serviço de streaming também é possível aplicar a estratégia de pagamento recorrente, que ajuda a estabilizar o fluxo de caixa e aumentar a previsibilidade de faturamento do negócio. Outras vantagens para as empresas abrangem:

Com isso as empresas podem veicular webinars, oferecer cursos, criar tutoriais em vídeo para mostrar a melhor forma de seus produtos, fazer lançamentos, veicular campanhas exclusivas etc. Para isso, porém, é preciso investir em bons servidores para streaming, uma vez que a qualidade da experiência tem um grande peso no sucesso da estratégia.

Como verificar se o streaming está sendo feito adequadamente?

De nada adianta você investir em equipamentos para captura de áudio e vídeo, softwares de edição de material e fazer roteiros de conteúdo incríveis, se os usuários tiverem dificuldade para acessar o seu conteúdo.

Por conta disso, é preciso verificar se o servidor de streaming é adequado, uma vez que servidores mais comuns podem trazer problemas de estabilidade e causar más experiências para os usuários do serviço.

A observação pode ser feita por meio de feedbacks dos usuários que acessam o seu serviço de streaming, por exemplo. Se muitas pessoas reclamarem da qualidade da transmissão, significa que há problemas que precisam ser resolvidos.

Porém, você não precisa esperar pela reclamação de seus clientes para prover a melhor experiência de acesso possível aos conteúdos da sua marca. Existem indicadores de TI, que você pode ficar de olho para fazer um monitoramento mais efetivo quanto à qualidade do serviço, assim como softwares que podem ajudar nesse acompanhamento.

Outra ação importante consiste em contratar um servidor com experiência de mercado e fornecimento de serviços já atestados por outros usuários. Procure por empresas de renome que tenham infraestrutura disponível e recursos que permitam fornecer alta performance. Além disso, considere a avaliação dos SLA (Service Level Agreement) que regem o fornecimento do serviço antes da assinatura do contrato.

Analisar e acompanhar o desempenho do servidor é um dos aspectos críticos para uma gestão de hardware eficiente. Também é preciso inspecionar a capacidade de armazenamento e a plena utilização dos recursos contratados. Outro aspecto crítico é a estimativa do melhor prazo para atualizações, reposições ou troca de elementos da infraestrutura.

O que são servidores robustos dedicados?

Os servidores para streaming mais indicados são aqueles mais robustos e dedicados, ou seja, aqueles que ficam ligados 24 horas por dia a um Data Center, são exclusivos para essa plataforma e não demanda o compartilhamento do espaço e de todos os recursos da infraestrutura com outros sites.

Nesse modelo de serviço a ideia principal é que o contratante escolhe os servidores para streaming que permitem explorar ao máximo o potencial do provedor, para que a sua plataforma de vídeos não “caia” quando várias pessoas utilizarem simultaneamente a infraestrutura.

Por que eles são indicados para streaming?

Se a sua empresa tem um site simples, que serve apenas como um cartão de visita virtual e tenha poucas fotos e textos, por exemplo, você pode contratar uma hospedagem compartilhada. Nesse caso, outras empresas podem dividir o espaço do servidor com você e a contratação é mais barata.

Porém, esse modelo não é adequado para sites ou plataformas que recebem muitos acessos ou que têm ampla oferta de conteúdo, como é o caso do streaming. É por isso que se deve fazer o investimento em servidores robustos e dedicados, que são exclusivos para a sua organização, sem serem compartilhados com mais ninguém.

Os servidores para streaming, portanto, precisam ser robustos para que suporte diversas transmissões simultâneas, sem que fique fora do ar se várias pessoas acessarem os seus conteúdos ao mesmo tempo, por exemplo.

Afinal, por que investir em servidores para streaming mais modernos?

A estabilidade é um dos principais fatores que justificam o investimento em servidores para streaming mais modernos. Imagine que você tem uma escola EAD e oferece cursos online, por exemplo. Nesse caso, se vários alunos acessarem os vídeos ao mesmo tempo e a plataforma não suportar, todos eles terão problemas, de modo que a imagem e a reputação da sua organização serão arranhadas.

Para evitar esse tipo de problema, os servidores robustos são a solução mais adequada. A ideia é que se utilize um serviço de hospedagem mais denso, com capacidade única e recursos que garantam uma conexão excepcional.

Atualmente, já existem no mercado diversos servidores para streaming, que contém até mesmo plataformas que permitem esse tipo de transmissão, de forma prática para as organizações e que geram um bom acesso aos usuários.

Como a ValueHost pode ajudar você nesse assunto?

A ValueHost é uma excelente opção de servidor de streaming de vídeo por sua alta capacidade e performance. Tem infraestrutura instalada em datacenters profissionais certificados e com equipamentos robustos — capacidade acima de 128GB de RAM e 32 núcleos, largura de banda e rede de 1GBps —, além de recursos como:

  • painel administrativo intuitivo (cPanel/WHM);
  • tráfego ilimitado;
  • emails ilimitados;
  • bases MySQL/PostGreSQl;
  • subdomínios;
  • criador de sites responsivo gratuito com mais de 190 templates para facilitar a customização de sites por pessoas que não entendem de programação;
  • instalador de apps, com mais de 470 aplicativos inclusos para todas as hospedagens criadas na revenda (WordPress, Joomla, Magento, Opencart, Prestashop, entre outros);
  • performance Nginx;
  • integração com CloudFlare;
  • BoxBilling pré-instalado;
  • seletor de PHP, Python e Ruby múltiplo;
  • bancos de dados MariaDB e PostGreSQL.

Também prezamos pela segurança: nossa infraestrutura realiza backups regulares e RAID em todos os servidores com proteção por firewall, anti-DDoS profissional, entre outros. Disponibilizamos backups automáticos e certificado SSL aos nossos clientes.

Oferecemos 30 dias de teste em todos os planos. Nossos serviços de hospedagem e revenda de hospedagem contam com suporte completo e os mesmos recursos que os serviços de hospedagem de sites Linux. Realizamos atendimento online, via chat, telefone e ticket de suporte.

Agora que você sabe a importância de um servidor de streaming de vídeo dedicado, que tal entrar em contato com a ValueHost e conhecer o nosso serviço?