fbpx

Por que investir em servidores para streaming mais modernos?

Por que investir em servidores para streaming mais modernos?

Powered by Rock Convert

Os servidores para streaming [Sugestão para linkar o post mãe:Tudo o que você precisa saber sobre o serviço de streaming]  são cada vez mais procurados por empresários ou gestores de TI de organizações que oferecem esse tipo de serviço aos seus clientes ou usuários. Isso porque, para que se tenha um acesso de qualidade aos conteúdos de áudio e vídeo, o servidor necessita ser excelente.

Porém, se você não tem muito entendimento sobre o assunto, não se preocupe! Vamos esclarecer, neste post, as principais dúvidas acerca da temática. Ao final, você entenderá o porquê de ser tão importante investir em servidores de streaming mais modernos. Acompanhe!

O que são serviços de streaming e por que eles são tão populares?

Em tradução literal da língua inglesa, stream significa “riacho”. Assim sendo, de forma metafórica, streaming significa algo que flui em um fluxo. É por isso que o termo foi utilizado para nominar o acesso de conteúdos na internet, sem que seja necessário baixar nenhum tipo de arquivo.

O site de vídeos YouTube e os aplicativos como o Netflix e o Spotify são exemplos de serviços de streaming que caíram no gosto dos usuários de internet nos dias de hoje e são acessados em diversos momentos do dia.

A popularidade desse tipo de serviço ocorre por conta de fatores diversos, entre os quais se destacam os citados a seguir. Veja!

Acessibilidade

Para acessar um serviço de streaming, basta que o usuário tenha acesso à internet. Isso pode ser feito por meio de computadores, smart TVs, smartphones, tablets, entre outros tipos de dispositivos conectados. De tal modo, os conteúdos podem ser assistidos em qualquer hora ou local, desde que se tenha acesso à internet no momento.

Praticidade

É muito prático acessar a um conteúdo de streaming, uma vez que o usuário não precisa fazer o download de um arquivo. Na Netflix, por exemplo, basta que o usuário escolha o filme ou série que deseja assistir no catálogo e dar o play para acompanhar o conteúdo.

Preço

Para o usuário, não é caro acessar a um serviço de streaming, uma vez que eles cobram mensalidades acessíveis. Porém, o valor também não é caro para as empresas que desejam incluir esse tipo de ação em suas estratégias de marketing, por exemplo.

Qualquer empresa pode ter um serviço de streaming?

Engana-se quem pensa que o streaming é algo que pode ser feito apenas por grandes empresas, como o Spotify e a Netflix. Cada vez mais organizações que não são do ramo de entretenimento estão apostando na produção de conteúdos para plataformas desse tipo.

As organizações podem fazer webinars, oferecer cursos, criar tutoriais em vídeo para mostrar o uso de seus produtos etc. Para isso, porém, é preciso que se invista em bons servidores para streaming.

Como verificar se o streaming está sendo feito adequadamente?

De nada adianta você investir em equipamentos para captura de áudio e vídeo, softwares de edição de material e fazer roteiros de conteúdo incríveis, se os usuários tiverem dificuldade para acessar o seu conteúdo.

Por conta disso, é preciso verificar se o servidor de streaming é adequado, uma vez que servidores mais comuns podem trazer problemas de estabilidade e causar más experiências para os usuários do serviço.

A observação pode ser feita por meio de feedbacks dos usuários que acessam o seu serviço de streaming, por exemplo. Se muitas pessoas reclamarem da qualidade da transmissão, significa que há problemas que precisam ser resolvidos. Também existem indicadores de TI, que você pode ficar de olho para fazer esse tipo de monitoramento.

Quais são as soluções existentes no mercado atualmente?

Os servidores para streaming mais indicados são aqueles mais robustos e dedicados, ou seja, aqueles que ficam ligados 24 horas por dia a um Data Center e são exclusivos para essa plataforma, sem que você compartilhe o espaço com outros sites.

A ideia é que você escolhe servidores para streaming que possam explorar ao máximo o potencial do serviço, para que a sua plataforma de vídeos não “caia” quando várias pessoas estiverem as utilizando ao mesmo tempo, por exemplo.

O que são servidores robustos dedicados e por que eles são indicados para streaming?

Se a sua empresa tem um site simples, que serve apenas como um cartão de visita virtual e tenha poucas fotos e textos, por exemplo, você pode contratar uma hospedagem compartilhada. Nesse caso, outras empresas podem dividir o espaço do servidor com você e a contratação é mais barata.

Porém, esse modelo não é adequado para sites ou plataformas que recebem muitos acessos ou que têm ampla oferta de conteúdo, como é o caso do streaming. É por isso que se deve fazer o investimento em servidores robustos e dedicados, que são exclusivos para a sua organização, sem serem compartilhados com mais ninguém.

Os servidores para streaming, portanto, precisam ser robustos para que suporte diversas transmissões simultâneas, sem que fique fora do ar se várias pessoas acessarem os seus conteúdos ao mesmo tempo, por exemplo.

Afinal, por que investir em servidores para streaming mais modernos?

A estabilidade é um dos principais fatores que justificam o investimento em servidores para streaming mais modernos. Imagine que você tem uma escola EAD e oferece cursos online, por exemplo. Nesse caso, se vários alunos acessarem os vídeos ao mesmo tempo e a plataforma não suportar, todos eles terão problemas, de modo que a imagem e a reputação da sua organização serão arranhadas.

Para evitar esse tipo de problema, os servidores robustos são a solução mais adequada. A ideia é que se utilize um serviço de hospedagem mais denso, com capacidade única e recursos que garantam uma excelente conexão.

Atualmente, já existem no mercado diversos servidores para streaming, que contém até mesmo plataformas para que seja feito esse tipo de transmissão, de forma prática para as organizações e que geram um bom acesso aos usuários.

Assim como os servidores de streaming, é fundamental que você esteja sempre de olho em diversos indicadores de TI, para garantir o funcionamento das operações da sua empresa. Saiba mais sobre o assunto em nosso post que fala sobre como definir os indicadores de desempenho do setor de TI.

 

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of