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E-Commerce

Pagamento recorrente: descubra como implementar no e-commerce

Existem diversas técnicas que são capazes de otimizar e alavancar um e-commerce, como o marketing de conteúdo, boas ofertas, estratégias de SEO e presença digital. No entanto, o comércio recorrente também é uma maneira de melhorar o ticket médio e o LTV (Lifetime Value) da empresa. Por isso, é necessário adotar o pagamento recorrente em sua loja virtual.

Esse modelo de pagamento é um meio de fidelizar seus clientes e otimizar o setor de vendas. Os meios de pagamento estão em constante ascensão e praticidade e os meios virtuais facilitam bastante a relação entre compradores e vendedores, não importando a localidade em que cada um se encontra.

Dessa forma, preparamos este texto para que você saiba como implementar o pagamento recorrente em seu e-commerce. Confira agora!

Conceito de pagamento recorrente

O pagamento recorrente ocorre sempre que um cliente permite que um varejista deduza pagamentos de itens e serviços mensalmente de sua conta bancária ou comprar de modo automático seu cartão de crédito de um determinado valor.

No entanto, o empreendedor precisa obter permissão do consumidor de forma antecipada para poder cobrar a quantia no período de vencimento, a fim de que as taxas em atraso não se tornem um problema. Os pagamentos automáticos se repetem até que o cliente faça a retirada de sua permissão, ou seja, quando ele desejar a finalização de uma assinatura ou mercadoria com entrega frequente.

Na realidade, isso é muito comum com serviços de streaming. Antes da era digital, sempre foi utilizado em mensalidades escolares ou mesmo em academias esportivas. No entanto, com o aumento do e-commerce e das lojas virtuais, essa prática aumentou, até por questões de facilitação do dia a dia dos consumidores.

Como funciona a cobrança nesse modelo de pagamento

A cobrança pode ser feita por boleto bancário, débito em conta, cartão de crédito ou débito e dinheiro. Por exemplo, negócios do setor de telecomunicações estão migrando para o débito automático como meio de pagamento. A meta é reduzir a inadimplência ao solicitar a modificação oferecendo vantagens para quem opta por esse modelo, uma vez que elimina o risco de o consumidor esquecer de pagar.

Em contrapartida, é bem mais comum o cartão de crédito ser a opção em soluções online, como assinaturas e entregas de produtos frequentes. Dessa forma, o usuário pode usar o serviço imediatamente e tem o benefício de não precisar se preocupar com o pagamento.

Diferenças entre pagamento recorrente e parcelado

O método recorrente é aquele em que um serviço é contratado por um certo período, como se fosse uma assinatura. Em relação ao pagamento parcelado, ele bloqueia o limite do cartão de crédito, o que não ocorre no modelo anterior. No entanto, o valor cobrado em cada parcela tem menos possibilidade de inadimplência, uma vez que a operadora do cartão faz o faturamento da quantia total.

Como implementar o pagamento recorrente no e-commerce

Veja, a seguir, como implementar esse modelo no seu e-commerce.

Realize um planejamento financeiro

É fundamental que o pagamento recorrente seja inserido no planejamento financeiro da empresa. Essa modalidade pode contribuir com a elaboração do planejamento, por conta da previsão de lucro. Dessa forma, comece pela avaliação do total de pagamentos recorrentes esperados.

Caso o seu e-commerce venda um clube de assinaturas de bebidas, por exemplo, faça um cálculo da quantidade de contratos firmados e do valor de cada um a fim de saber a receita do próximo mês. Esse acompanhamento deve considerar os pagamentos atrasados e a inadimplência.

Para simplificar a rotina do setor financeiro do seu e-commerce, o monitoramento pode ser realizado utilizando relatórios gerados por um intermediador de pagamentos. Essa é uma das formas de pagamento para a loja virtual, a qual disponibiliza um ambiente de conclusão de compras mais seguro e personalizável, além de auxiliar na otimização do suporte técnico.

Analise os cancelamentos e as despesas

Após alguns meses de implantação desse meio de pagamento, a sua empresa pode analisar qual foi o número de cancelamentos registrados nesse tempo. Com isso, faça um cálculo da taxa média mensal de suspensão, que também será inserida no planejamento financeiro.

Também verifique quais são os custos envolvidos com esse método de pagamento, com foco na quantidade de clientes, além das mercadorias ou serviços que devem ser entregues em certo período.

Mantenha o controle do fluxo de cobrança

Esse controle é fundamental para permitir que o consumidor tenha acesso ao serviço ou produto que pagou. Caso o pagamento esteja em dia, o serviço ou mercadoria deve ser entregue de modo automático. Contudo, se o pagamento não tiver sido feito, o serviço precisa ser suspenso.

Por conta disso, é necessário que a empresa averigue quais clientes estão com os pagamentos em dia ou não. Também é preciso criar mecanismos para interromper os serviços se ocorrerem situações de inadimplência. Deve ser considerado, ainda, o prazo para confirmação do pagamento do sistema que o seu e-commerce utiliza.

Deixar de repassar o serviço ou item para o consumidor que está com pagamentos quitados pode manchar a imagem do seu e-commerce. Por outro lado, manter a entrega para quem não arcou com seus compromissos também pode provocar prejuízos. Sendo assim, a sua empresa deve permanecer com o controle constante do fluxo de cobrança.

Realize o controle de estoque

Outro fator importante para o e-commerce que atua com pagamento recorrente é moderar o estoque de produtos.

A sua empresa deve garantir que a mercadoria vendida estará disponível, antes de a compra por pagamento recorrente ser praticada. Além disso, também é preciso assegurar a disponibilidade de entrega dos itens.

Mensure os resultados

Os intermediadores de pagamento para e-commerce devem ajudar a sua empresa a conseguir obter e calcular dados sobre o seu faturamento. Para isso, é possível ter acesso a informações mensais, semestrais e anuais. Com isso, você pode analisar o crescimento de sua empresa e averiguar se as suas metas foram atingidas.

Enfim, muitas empresas pensam em criar estratégias para modificar seus negócios e o modelo de pagamento recorrente é uma excelente opção para quem trabalha com loja virtual. Dessa forma, a grande questão é compreender o mercado e a necessidade dos seus clientes, a fim de que a otimização do seu e-commerce possa gerar valor para seus consumidores.

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