fbpx
Hospedagem

Onde hospedar seu site: no Brasil ou no exterior?

A escolha da hospedagem para um site requer uma série de análises, como armazenamento, tráfego, custo-benefício etc. Contudo, uma das maiores dúvidas dos consumidores é em relação à escolha da localização: já definiu onde hospedar seu site? Em território nacional ou fora do país?

Você deve está se perguntando se isso é mesmo relevante, se faz diferença no desempenho, valores, legislação e pacotes. Fique sabendo que o local de hospedagem faz a diferença e, dependendo da situação, pode fazer a sua página perder engajamento.

Para que você possa entender melhor as diferenças e caprichar na escolha é que fizemos este post. Nele você tirará as suas dúvidas sobre as hospedagens nacionais e estrangeiras. Confira!

Quais são as diferenças na forma de pagamento?

Uma das vantagens que os usuários alegam nos servidores externos é o seu baixo custo em relação às soluções nacionais. De fato, manter um servidor nos Estados Unidos ainda é mais barato do que no Brasil.

O resultado disso é uma concorrência enorme das empresas estrangeiras em território nacional, com preços altamente competitivos, que forçam as nacionais a reduzir sua margem de lucro para não perderem mercado.

Mas nem tudo são benefícios, não é mesmo? Não podemos esquecer que as moedas de outros países sofrem com o câmbio flutuante no Brasil. Uma valorização do dólar, como vivemos recentemente, encarece os planos estrangeiros e fazem os consumidores que estão em busca de custo-benefício buscar as soluções “caseiras”.

Como agir em relação ao suporte ao cliente?

Não é recomendado contratar um provedor de hospedagem que não ofereça um bom suporte, além de tutoriais intuitivos, pois os problemas e dúvidas não chegam com hora marcada.

Imagine se você tiver um problema na hora da instalação e a empresa escolhida não oferecer um suporte em português. Ou, se oferecer, é uma tradução ruim e incompreensível. O seu problema vai virar uma bola de neve e você se irritará em dobro, com o problema e com a dificuldade de entendimento.

Antes de contratar uma empresa de hospedagem estrangeira, verifique se ela oferece suporte em português, caso você não domine o inglês. Não esqueça das outras soluções, que podem ajudar a otimizar o seu tempo, como os tutoriais, em vídeos e textos, além de FAQs, tudo em um idioma que você possa entender de primeira, sem a necessidade de carregar um dicionário.

Podemos resumir da seguinte forma: se você não domina o inglês, dê preferência a empresas nacionais ou estrangeiras que tenham base sólida por aqui. Se domina o inglês, o seu caminho ficará mais fácil, mas você deve considerar as outras dicas deste post.

O fuso horário tem alguma influência?

Você deve está se perguntando, como o fuso horário afeta o funcionamento do site hospedado no exterior. É pelo simples fato de que as manutenções geralmente são feitas de madrugada, visando minimizar os impactos que podem trazer aos usuários, já que é um período com menor demanda.

Com o seu site hospedado no Brasil, a manutenção dificilmente coincidirá com o pico de acesso do seu site. Se o site estiver hospedado no exterior, dependendo do país as duas situações podem convergir, e o seu site ter uma queda de desempenho bem no auge das visitas, por causa de manutenção dos servidores gringos.

Isso pode ser mortal para o engajamento da sua audiência, já que, com a concorrência cada vez mais acirrada, o usuário vai voltar para a página de busca e entrar no próximo site que ofereça o mesmo conteúdo do seu.

Existe diferença de latência?

Essa é talvez uma das diferenças mais disseminadas, por ter relação direta com a distância entre o ponto de requisição e o servidor. A latência nada mais é que o tempo de resposta que um computador leva para se comunicar com um servidor. Isso tem ligação direta com o desempenho do site — quanto mais robusto, mais requisições serão feitas ao servidor e mais latência terá.

Quando a aplicação web está em um servidor na China, por exemplo, a requisição faz uma volta ao mundo para baixar a aplicação no seu navegador, e cada movimentação que você fizer no site será uma visita aos servidores chineses. O resultado é menor desempenho e perda de tempo, o que pode diminuir a satisfação do cliente em visitar o seu site.

É verdade que, na maioria das vezes, essa latência é bem pequena, mas o seu objetivo deve ser sempre otimizar o desempenho do seu site, buscando entregar a melhor experiência possível para o usuário e ganhar pontos no ranqueamento dos mecanismos de busca.

Os sites de jogos são dos que mais são afetados pela latência, pois um lapso de segundo pode representar a derrota em um jogo dinâmico. A solução que esses sites têm adotado são os CDNs, que aproximam o ponto de requisição do servidor, já que ele armazenam uma cópia da plicação em servidores espalhados pelo globo.

Como são resolvidas as pendências jurídicas?

Os contratos de prestação de serviços, mesmo os digitais, são bilaterais, apesar de a maioria das pessoas dar scroll e ok sem lê-los. Em uma empresa nacional, caso ocorra um problema, temos como correr atrás dos nossos direitos, com acesso à proteção ao consumidor, defensores publico etc.

A pergunta que não que calar é: como vou resolver uma pendência jurídica caso seja prejudicado por uma empresa de hospedagem do outro lado do mundo? Se você preza por relações jurídicas seguras e transparentes, o ideal é que priorize as empresas nacionais. Assim, você terá um contrato em idioma local e elaborado de acordo com a legislação brasileira.

Esperamos que, após a leitura deste texto, você tenha mais base para definir onde hospedar o seu site. Você deve analisar bem os detalhes antes de definir o tipo de hospedagem que vai contratar em relação à geografia. O ideal é calcular o custo-benefício aliado ao ganho de desempenho. Se você for mais criterioso, fique atento às questões jurídicas e de manutenção para não ter dores de cabeça depois.

E aí, ainda está em dúvida sobre onde hospedar seu site? Entre em contato conosco e tire qualquer dúvida agora mesmo.