fbpx

Vale a pena ter uma hospedagem de site grátis?

Vale a pena ter uma hospedagem de site grátis?

Powered by Rock Convert

Uma dúvida comum e bastante recorrente entre boa parte das pessoas é se, afinal, vale ou não a pena apostar em uma hospedagem de site grátis. Como em qualquer outra situação, algumas dirão que sim e outras dirão que não.

No entanto, todos nós sabemos que, quando a esmola é demais, o santo desconfia e o barato (nesse caso, de graça) pode sair caro, às vezes muito caro. Com esse tipo de serviço não é diferente, até porque a única forma de ter verdadeira qualidade e segurança de dados reforçada é pagando pelo uso de bons servidores.  

Do contrário, o que você terá será nada mais do que o básico. De uma maneira ou outra, neste artigo nós mostramos as vantagens e as desvantagens da hospedagem de site grátis. Continue a leitura e confira. Não perca!

Quais são os pontos positivos?

Não é uma novidade o fato de que há diversos provedores de hospedagem ajudando os empreendedores a colocarem suas ideias no ar sem cobrar um centavo pelo serviço. Isso é excelente por dois motivos:

  • possibilita aos pequenos e microempresários (ou pessoas físicas) uma economia, mesmo que singela;
  • promove o crescimento de conteúdo na internet. 

É muito legal saber que, se você quiser lançar um blog, tem à sua disposição a opção de não ter que pagar pelo armazenamento de suas informações. Contudo, é importante compreender que esse é o único ponto da hospedagem de site grátis que pode ser considerado uma vantagem quando comparada com a paga.

Uma vez que o seu objetivo seja crescer, mais do que pagar pela hospedagem, é preciso ter a certeza de que o fornecedor tem a qualidade necessária para um bom serviço.

Quais são os pontos negativos?

No que se refere aos pontos negativos da hospedagem de site grátis, podemos separá-los em dois grupos: os problemas e as limitações. No momento em que ocorre a contratação desse modelo, o contratante deve saber que não terá garantia alguma.

De forma prática, isso significa que o site pode ser removido a qualquer momento, sem aviso prévio. Também é normal acontecer de ficar fora do ar por tempo demasiado: por se tratar de um serviço gratuito, você não pode nem reclamar.

A questão, diante disso, é que o suporte ao cliente só está disponível para as hospedagens pagas. Portanto, não se engane achando que as gratuitas podem ser melhores, pois elas perdem em absolutamente todos os quesitos técnicos e funcionais.

Por que pagar por uma hospedagem para o meu site?

Vamos ser francos e diretos: não vale a pena ter uma hospedagem de site grátis. Embora exista a questão do custo zero, isso nem de perto faz valer os benefícios de um serviço pago.

Para que você entenda melhor, mostramos a seguir por que pagar por uma hospedagem para o seu site.

Para garantir maior estabilidade

Os provedores que cobram pela hospedagem costumam realizar mais investimentos no que corresponde à infraestrutura. É verdade que não são todos, porém empresas como a ValueHost possuem apenas o que há de melhor, contando com o que há de mais moderno em relação às práticas, políticas e tecnologias.

Além disso, também contam com uma equipe técnica dedicada exclusivamente à manutenção dos equipamentos. Por essa razão, oferecem um serviço extremamente estável, com uptime de 99,9%. Isso significa que o seu site estará sempre no ar.

Para aumentar a segurança

Não é preciso nem falar que a hospedagem paga é muito mais segura que uma gratuita. Contudo, isso não implica o fato de que ela nunca sofrerá ataques. Afinal, até mesmo o Google e a Microsoft que estão entre os principais players da tecnologia já foram atacados.

Entretanto, os serviços pagos estão fortemente preparados para combater as possíveis ameaças antes que elas tenham algum impacto nos sites de seus clientes. Nesse contexto, há uma série de cuidados inclusos, como:

  • criptografia de dados;
  • soluções de proteção contra vírus e malwares;
  • aplicação de firewalls;
  • backups periódicos;
  • planos de contingência.

Em uma hospedagem de site grátis, nada disso é oferecido.

Pela flexibilidade para crescer

No mundo pago, o seu site terá flexibilidade para crescer de acordo com as suas próprias necessidades. Nesse sentido, não será preciso se preocupar com o tráfego ou a falta de espaço.

Caso esteja estourando os limites, basta solicitar o seu aumento. Na ValueHost, você encontra planos com alguns recursos ilimitados!

Pelos recursos adicionais

Engana-se quem pensa que uma boa hospedagem paga resume-se a grande volume de espaço em disco e tráfego. Na verdade, existem diversos recursos adicionais, como e-mail próprio, certificados de proteção, licenças de softwares, criador de sites e um painel de controle responsivo e multilíngue.

Para contar com um suporte

Sem a menor sombra de dúvida, o suporte ao cliente é um dos principais benefícios de uma hospedagem paga. Em contrapartida, a sua inexistência é o ponto mais frágil da hospedagem de site grátis.

Tenha em mente que vários podem ser os motivos pela necessidade de alguma ajuda: publicação do site, recuperação de backup, configuração de e-mail e mais uma série de outros aspectos.

A não ser que você seja um especialista, em determinado momento precisará do suporte da empresa. Para garantir que ele esteja ao seu lado, você já sabe o que fazer: pagar pelo serviço de hospedagem.

Cabe deixar claro que, na ValueHost, o suporte ao cliente está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano! E isso acontece em diversos canais, incluindo e-mail, telefone e chat on-line.

Para concluir, é interessante que você saiba que não oferecemos hospedagem de site grátis, porém disponibilizamos um bônus gratuito de um mês. Por que não trabalhamos de graça? Porque, dessa forma, seria impossível proporcionar suporte eficiente, qualidade garantida, infraestrutura redundante e uptime/SLA de 99,9%.

Temos um datacenter profissional certificado com servidores robustos, segurança de dados com backup e RAID em todos eles, proteção com firewall, anti-DDoS Voxility e muito mais. Sendo assim, não deixe de conferir o nosso trabalho para conhecer os serviços de hospedagem que podemos oferecer. Você não vai se arrepender!

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of