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Largest Contentful Paint (LCP): conheça essa métrica e como melhorar!

A Largest Contentful Paint (LCP) é uma métrica do Core Web Vitals utilizada para medir a velocidade de carregamento das páginas web. Ela marca a rapidez com que as informações são carregadas e ficam disponíveis para visualização em um site. Uma LCP rápida ajuda a garantir que os usuários permaneçam em um blog sem buscar outras opções.

Os desenvolvedores web enfrentam desafios para medir a velocidade com que o conteúdo principal de um site carrega e fica acessível para os visitantes. As métricas mais antigas não funcionam da mesma forma porque não fornecem esses dados na tela. Além disso, as análises de LCP ou desempenho mais recentes e centradas no usuário conseguem capturar as experiências de carregamento.

Gostaria de entender como funciona e como melhorar Largest Contentful Paint? Continue lendo este guia e saiba mais!

Saiba o que é Largest Contentful Paint

Trata-se de um indicador de experiência do usuário (UX) que revela o tempo que o navegador leva para começar a carregar uma página até que mostre o maior na tela elemento de conteúdo: imagem ou bloco de texto. Ele faz parte do Core Web Vitals, ou seja, um conjunto com 3 métricas utilizadas pelo Google para medir o desempenho dos sites.

Compreenda o que o FCP

First Contentful Paint (FCP) é uma métrica bem diferente do LCP, pois ele mede o tempo que decorre entre o início do carregamento da página até a renderização do primeiro elemento visual na tela. Esse indicador pode transmitir a impressão errada porque o site pode carregar rapidamente algo muito pequeno, por exemplo, uma tag de imagem vazia.

Entenda como funciona a pontuação LCP

Um valor de LCP ideal precisa ser inferior a 2,5 segundos, tendo como base os dados do relatório de experiência do usuário do Chrome (CrUX). Essas informações pertencem a usuários reais que estão visitando o site e optaram por compartilhá-las. É preciso que 75% dessas visitas carreguem rapidamente e dentro do limite de tempo. Confira a classificação:

  • ruim — menos de 4 segundos;
  • precisa de melhorias — mais de 2,5 segundos e menos de 4 segundos;
  • bom — menos de 2,5 segundos.

Antes de iniciar a otimização do LCP, os desenvolvedores precisam entender se o site realmente tem um problema de carregamento relacionado a essa métrica. Procure compreender a experiência dos usuários em vez de apenas utilizar uma ferramenta disponível no mercado. Vários recursos podem ajudar a fazer a medição, porém, nem todos a medem da mesma maneira.

Utilize ferramentas de monitoramento de usuários instalados no site ou faça uso do Chrome User Experience Report, que coleta dados anônimos para milhões de sites. Quando o CrUX não fornece dados suficientes, você pode complementar a análise utilizando APIs JavaScript na execução na página. O PageSpeed ​​​​Insights mostra 4 conjuntos de dados diferentes:

  • dados móveis;
  • dados de computador;
  • dados de dispositivos móveis;
  • dados de computador.

Descubra as principais formas para melhorar essa pontuação

Identifique o elemento LCP que precisa ser otimizado se deseja melhorar a sua pontuação. Com a ferramenta PageSpeed ​​​​Insights do Google você consegue encontrar essa métrica em qualquer página. Basta digitar o URL do site e clicar em “Analisar”. O recurso vai gerar o relatório e ao rolar o cursor para baixo, acesse a seção “Diagnóstico”.

Aprimore as imagens

As imagens maiores e de alta definição podem demorar um pouco mais para carregar e, consequentemente, afetar negativamente a pontuação LCP. Se você quiser que a página carregue mais rapidamente esses elementos PNG e JPG, considere redimensioná-los para dimensões menores e, em seguida, compacte-os utilizando algumas ferramentas, como Optimizilla ou Kraken. Prefira usar o formato de imagem WebP no site.

Otimize o CSS

Minificação é o processo de otimização de códigos aplicado para torná-los mais compactos. Ao reduzir o código, você remove itens como espaços em branco, quebras de linha, caracteres desnecessários e comentários inseridos por desenvolvedores para criar o site. Essa prática resulta em scripts e arquivos menores que carregam com mais agilidade. Use a ferramenta Minifier para reduzir arquivos JavaScript, CSS e HTML.

Remova códigos JavaScript

Procure remover os recursos que bloqueiam a renderização. Determinados códigos precisam ser baixados pelo navegador do usuário antes que o conteúdo da página possa ser renderizado. O navegador da web começa a verificar um arquivo HTML e simplesmente para quando encontra um JavaScript ou CSS. Em seguida, ele vai buscar o arquivo antes de continuar a análise.

Em virtude disso, o site ou blog fica mais lento e a pontuação LCP fica baixa. Para diminuir o efeito desses recursos de bloqueio de renderização, identifique qual deles está bloqueando realmente a renderização com a ferramenta de auditoria da Semrush, por exemplo. Depois, verifique se esses elementos são necessários, caso contrário, podem ser excluídos.

Adie CSS não crítico

Divida os códigos CSS em crítico e não crítico. O CSS o crítico é crucial para revelar informações que ficam visíveis assim que a página é carregada, enquanto o não crítico é aquele essencial para exibir conteúdo posicionado abaixo da dobra. Adie-os e permita que sejam carregados somente depois que o conteúdo acima da dobra ficar visível.

Use pré-carregamento para recursos críticos

O pré-carregamento é uma técnica que prioriza recursos específicos que serão carregados em segundo plano enquanto a página é renderizada. Esses elementos pré-carregados serão armazenados no cache do navegador e estarão prontos para uso sempre que forem necessários. Utilize esse método para CSS, fontes e imagens acima da dobra e evitará atrasos.

Atualize sua hospedagem na web

Em muitos casos, os tempos de resposta lentos do servidor decorrem de sites que utilizam hospedagem compartilhada. Atualize a hospedagem na web e o tempo de resposta do servidor vai melhorar e, consequentemente, a sua pontuação LCP será otimizada. Para obter melhor desempenho, opte por hospedagem de servidor dedicado de um provedor confiável.

Habilite o cache da página

A página de um site é armazenada no servidor como um arquivo HTML estático após ser carregada pela primeira vez. Cache é o termo usado para indicar o processo de armazenamento de dados temporário para ter a possibilidade de recuperar as informações mais rapidamente nas solicitações subsequentes. Existem diferentes tipos de cache, por exemplo, navegador, página e servidor.

O cache evita que múltiplas consultas sejam feitas ao banco de dados de um site profissional toda vez que as páginas são carregadas. Esse tipo de recurso não é indispensável para todos os tipos de sites. No entanto, se o seu site é atualizado com frequência e não depende de informações dinâmicas como idioma, você se beneficiará com essa ferramenta.

Use uma rede de distribuição de conteúdo

Uma rede de entrega de conteúdo tem a capacidade de acelerar o carregamento do seu site. Ela armazena em cache as informações das páginas e em diferentes servidores. Por conseguinte, elas são reveladas aos usuários a partir de servidores que estão fisicamente mais próximos da sua localização. Isso reduz o tempo entre a solicitação do usuário e a resposta.

Limite a renderização do lado do cliente

A renderização é uma técnica que envolve renderizar o conteúdo de uma página no navegador usando JavaScript. Essa renderização pode melhorar o desempenho do site em algumas situações, mas ela pode se tornar um problema se você não compactar e reduzir o código JavaScript. Para melhorar a pontuação LCP, tente limitar esse processo e renderizar apenas do lado do servidor.

Otimize as fontes

As fontes usadas na página precisam ser carregadas antes que qualquer texto possa ser exibido em uma página. Conforme você as escolhe e as entrega aos dispositivos dos usuários, a pontuação LCP pode ser afetada, especialmente se o elemento maior ou o Largest Contentful Paint for um bloco de texto do site.

Se você desconfia que isso está causando problemas na pontuação LCP, atenha-se às fontes do sistema que são reconhecidas como seguras para a web. Ou utilize fontes auto-hospedadas se precisa de mais variedade. Nesse caso, opte por fazer a hospedagem cloud e elimine a necessidade de se conectar a um site de terceiros para baixá-las.

A maioria das fontes oferece suporte a uma ampla variedade de caracteres. Você pode testar e verificar qual opção resulta em melhor desempenho dos sites. Se preferir, pode criar fontes de subconjunto ou um arquivo contendo um número limitado de caracteres disponíveis. Um conjunto menor de fontes que carrega mais rápido e otimizará a pontuação LCP.

Confira como a LCP pode impactar no ranqueamento de páginas

Melhorar a pontuação LCP significa que o site vai carregar mais rápido e estará pronto para a interação dos usuários. A maioria das pessoas espera que os sites carreguem rapidamente e quando isso ocorre, elas permanecem na página por mais tempo. Veja a seguir de que maneira a Largest Contentful Paint influencia o ranqueamento das páginas!

Taxas de rejeição mais baixas

A taxa de rejeição é a porcentagem de usuários que saem do site sem interagir. Uma página de carregamento lento pode aumentar significativamente esse percentual, pois é mais provável que os visitantes a abandonem se ela demorar muito para carregar. Ao aumentar a velocidade, você pode conseguir maior engajamento e conversões.

Um site que carrega mais rápido diminui a chance de visitantes impacientes saírem da página com a sensação de estar insatisfeitos. As classificações mais elevadas do Core Web Vitals também afetam o modo como o Google classifica os sites. Ao melhorar o LCP, você aumenta a probabilidade de atingir classificações mais altas e de gerar mais tráfego.

Taxas de conversão aumentadas

Com o LCP aprimorado o site ganha agilidade e os negócios tendem a obter taxas de conversão mais altas. Essa taxa torna os sites mais responsivos e menos lentos em dispositivos móveis e computadores. A otimização dessa métrica proporciona ganhos tangíveis de receitas, assim como melhora as chances de classificação orgânica.

Os sites rápidos melhoram a experiência dos visitantes. Por outro lado, os usuários ficam mais propensos a comprar produtos ou serviços em uma página que carrega com rapidez, já que isso gera confiança e credibilidade. Invista para otimizar a métrica LCP e perceberá os benefícios dela ao analisar e comparar os rendimentos financeiros obtidos.

Usabilidade aprimorada do site

Os dispositivos móveis representam mais da metade do tráfego da Rede Mundial de Computadores. Por esta razão, ter um site eficiente é ainda mais relevante, pois os usuários de smartphones e iPhones não têm o hábito de esperar muito para as páginas carregarem. Eles são mais propensos a abandonar as páginas que demoram para carregar.

Ao otimizar a velocidade do seu site por meio do LCP, você pode aumentar as suas chances de converter novos visitantes em clientes. Sendo assim, a velocidade vai além de gerar experiências otimizadas para o público. Ela melhora a usabilidade dos sites e permite que as informações sejam acessadas por potenciais clientes.

Aumento significativo das receitas

A agilidade no carregamento dos sites pode levar ao aumento da receita para os negócios online. A rapidez no carregamento das páginas pode colocar o seu site no topo da lista de pesquisa nos motores de busca, gerar o envolvimento dos usuários e aumentar as vendas de soluções, produtos ou serviços que vão impactar significativamente as receitas.

Além disso, um site rápido também promove maior satisfação e fidelidade dos clientes, resultando em novas conversões, novos negócios e indicações para amigos, conhecidos e familiares. Os usuários costumam voltar a efetuar compras em sites que fornecem excelente experiência durante a jornada de compras. Isso quer dizer que a LCP pode melhorar a retenção de usuários.

Vantagem competitiva

A velocidade de um site que carrega em 1 segundo, por exemplo, pode proporcionar uma vantagem competitiva para os negócios. Um site rápido ajuda a diferenciar uma empresa das suas concorrentes. A classificação, a visibilidade e a interatividade podem colocar uma marca à frente da concorrência porque influencia a percepção das pessoas.

É muito provável que os usuários considerem uma marca que oferece uma ótima experiência aos visitantes como segura e confiável. Portanto, a velocidade de carregamento é um diferencial competitivo, embora algumas vezes possa passar despercebido pelos gestores. A LCP e as demais métricas favorecem a interação desde o início e transmitem uma boa impressão.

Manutenção do interesse

Um site ágil é um dos ativos essenciais para todas as empresas que estão focadas em fazer sucesso no ambiente digital. Os sites sobrecarregados, com carregamento lento são abandonados precocemente pelos internautas que ficam frustrados. Cada atraso causa um efeito profundo na manutenção ou perda do interesse e na fidelidade do cliente.

As expectativas dos usuários de aparelhos celulares são que os sites devem carregar rapidamente, inclusive se estiverem utilizando dados móveis. Se esses anseios não forem atendidos, eles encontrarão outras páginas que ofereçam o que eles buscam com maior agilidade. A perda do interesse em efetuar compras pode ocorrer ainda em função do layout que precisa estar bem definido.

Abandono do carrinho de compras

Os tempos de carregamento lentos desempenham um papel central na prevalência de carrinhos de compras que são abandonados e esse problema pode ser solucionado com a métrica LCP. A maioria dos clientes de um comércio eletrônico, por exemplo, desiste de comprar se houver dificuldade em carregar as páginas de cadastro e pagamento.

Esse fenômeno impacta as taxas de conversão e causa outros transtornos, já que você terá que lidar com os carrinhos de compras deixados para trás. Se as questões envolvendo velocidade e as métricas do Core Web Vitals não forem resolvidas, há uma queda nas vendas e a manutenção de uma empresa no mercado pode ser comprometida.

Retenção e fidelização de clientes

Os usuários da Internet não têm o hábito de revisitar os sites cujo tempo de carregamento ultrapassa o limite considerado como bom pela métrica LCP. A influência da velocidade de um site vai além da visita inicial, desempenha um papel fundamental na retenção e fidelização de potenciais clientes. Isso destaca a importância de otimizar as suas métricas.

Uma grande parte dos usuários deixa de realizar e repetir compras em uma página se ficarem insatisfeitos com a velocidade de carregamento. Em decorrência disso, otimizar os tempos de carregamento das páginas não se trata de uma opção, mas de uma obrigação para quem deseja garantir a satisfação e manter o público fiel à sua marca.

Capacidade de atenção e envolvimento

Para manter as empresas operando e gerando lucros, é indispensável capturar, conquistar e ganhar a atenção dos consumidores. Na atualidade, a informação é abundante e para atrair novos clientes é preciso esforço e dedicação contínuos. Os sites que carregam rapidamente e que conseguem uma boa pontuação na LCP podem envolver o público e gerar cliques em outros links.

A otimização da LCP pode ser responsável por visitas mais prolongadas. Quando a velocidade ou as demandas de um site diminui, as visualizações também caem e o envolvimento dos usuários é prejudicado. Concentre-se em acelerar o desempenho das páginas, visto que a agilidade incentiva os visitantes a interagir com o conteúdo e a efetuar as ações desejadas pelo proprietário.

Veja como funciona o Core Web Vitals

O Core Web Vitals é utilizado pelo Google para medir a experiência dos usuários em determinada página da web, observar a estabilidade visual, a interatividade, a velocidade de carregamento visual e a capacidade de resposta. As 3 métricas aplicadas neste contexto são Cumulative Layout Shift (CLS), LCP e Interaction to Next Paint (INP).

Desenvolvimento dos recursos

Core Web Vitals foi projetado com o intuito de criar uma experiência de usuário perfeita. Todas as suas métricas são relevantes e essenciais para as classificações de pesquisa do Google. Elas refletem diretamente o desempenho, estabilidade, agilidade e interatividade das páginas web. Os seus recursos foram desenvolvidos a partir do ano de 2020.

Inicialmente, o Google informou que a atualização dos recursos criados para monitorar a experiência do usuário das páginas seria concluída em setembro de 2021. Mas essa classificação se aplicava somente ao desempenho de SEO em dispositivos móveis. Em fevereiro de 2022, foram adicionadas as ferramentas necessárias para avaliar a performance nos desktops.

A implementação desses recursos foi concluída no final do mês de março de 2022. Hoje, existem outros sinais de experiência de usuário da página do Google, por exemplo, HTTPS e intersticiais intrusivos que também são compatíveis com dispositivos móveis. Para ter sucesso com essas métricas, é necessário atingir o conceito “bom” nas 3 métricas.

Sinais desktop

As métricas Core Web Vital foram usadas oficialmente para classificar páginas desde maio de 2021. Já os sinais de desktop começaram a ser utilizados em ​​ fevereiro de 2022. Esses indicadores são centrados no usuário e medem os principais aspectos da sua experiência na Internet, com foco em fatores que mostram dados do mundo real.

Para avaliar a experiência do usuário de forma precisa, o Core Web Vitals considera as informações e prioriza as métricas que são mais importantes para os usuários. Ao analisar esses indicadores, os proprietários de sites podem identificar quais áreas precisam de melhorias e executar medidas práticas para melhorar o desempenho dos sites.

Aprimoramento das métricas

O Google usa os dados reais dos usuários para determinar se um site WordPress consegue passar na avaliação Core Web Vitals. Para melhorar as suas métricas, a companhia realiza testes contínuos e já atualizou o CLS para ser mais neutro em relação ao tempo de permanência na página. A nova métrica INP avalia as animações.

Ao otimizar o site ou blog WordPress com o Core Web Vitals, você pode fornecer aos usuários dos sites interações mais suaves, tempos de carregamento mais rápidos e experiência de navegação visualmente mais estável. Esses fatores aumentam a satisfação e o envolvimento do usuário, bem como elevam as probabilidades de atrair mais tráfego orgânico e ter visibilidade nas pesquisas do Google.

Os sites que carregam em 2 segundos ou menos disponibilizam uma experiência de usuário aprimorada, tendem a ter taxas de rejeição mais baixas, maior engajamento do público e mais conversões. A otimização do Core Web Vitals impacta positivamente o comportamento dos visitantes das páginas e melhora os resultados dos negócios aumentando consideravelmente as suas receitas.

Comece a se preparar para novas mudanças

As mudanças no setor de TI são projetadas para reduzir incidentes, atender aos padrões regulatórios e melhorar o atendimento aos clientes. As boas práticas garantem o tratamento eficiente e rápido nos códigos utilizados e nas alterações de infraestrutura. Esteja sempre atualizado e preparado para implementar novos serviços e utilizar abordagens atualizadas em suas rotinas.

Agora você já sabe o que significa Largest Contentful Paint ou LCP e entende como essa métrica pode ajudar as empresas. Continue expandindo os seus conhecimentos para atuar com eficiência, principalmente quando ocorrerem mudanças na sua área de atuação. Os novos aprendizados facilitarão o enfrentamento de desafios e economizarão tempo na hora de solucionar as dificuldades inesperadas.

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