fbpx
SEO WordPress

Links quebrados: como encontrar e consertar

Você faz uma pesquisa no Google, encontra vários sites falando sobre o tema, acha interessante e clica. A tela abre, e você se depara com uma página de erro. Mesmo que esse processo leve apenas alguns segundos, para um usuário de internet acostumado com velocidade, essa experiência pode ser frustrante, levando-o a evitar o site em pesquisas futuras.

Além disso, os links quebrados podem prejudicar o SEO do seu site, impactando a autoridade, a relevância e a usabilidade do seu conteúdo. Neste post, vamos explicar o que são links quebrados, como encontrá-los e corrigi-los. Acompanhe!

O que são links quebrados?

Links quebrados são aqueles que aparecem nas pesquisas ou em páginas do site como válidos, mas quando o cliente clica, levam para páginas que não existem ou foram alteradas ou removidas para outro endereço. Eles podem ser internos, quando levam para uma página do mesmo site, ou externos, quando há um link em seu site que leva para outro.

Os links quebrados podem ocorrer por diversos motivos, como erros de digitação ao inserir o link, mudanças na estrutura ou no domínio do site, remoção ou renomeação de páginas, ou arquivos, falhas no servidor ou na hospedagem, e alterações nos links de sites externos.

Por que é importante consertar links quebrados?

Links quebrados prejudicam a credibilidade do site e da empresa, além de afetar o ranqueamento. A seguir, destacamos os benefícios de manter sua página livre de links quebrados. Acompanhe!

Melhora a experiência do usuário

O primeiro benefício de corrigir links quebrados é a melhoria da experiência do usuário. Atrair e reter visitantes e leads para sua página requer garantir uma experiência fluida, facilitando que eles encontrem o que precisam sem se deparar com links que não levam a lugar algum.

Além de possibilitar a fidelização, aumenta a satisfação do usuário, contribuindo para um maior tempo de permanência na página. O resultado é um aumento na taxa de conversão, pois os clientes tendem a consumir mais conteúdos e a responder às chamadas para a ação.

Otimiza o SEO do site

Você criou o seu site para que ele seja encontrado. Estar bem ranqueado, na primeira página do Google, é fundamental. Um site com links quebrados, no qual o usuário entra e sai rapidamente, ou permanece pouco tempo, tem sua indexação prejudicada.

Um dos critérios que o algoritmo do Google utiliza é a autoridade do site, sua relevância e capacidade de atender às necessidades dos usuários. Ao corrigir os links quebrados, reduz a taxa de rejeição, aumenta a interação e o tempo de permanência. Tudo isso melhora o SEO, fazendo com que os algoritmos avaliem positivamente a qualidade e relevância do site, colocando-o nas primeiras posições.

Garante a boa reputação da empresa

Seu site é a porta de entrada online da sua empresa. Se o usuário entra e se depara com problemas de navegação, como links quebrados, a primeira impressão da sua marca é negativa.

Manter uma página sem links inativos ou que direcionem para páginas inexistentes demonstra profissionalismo e cuidado com a qualidade do conteúdo oferecido. Lembre-se de que seu site será projetado com toda a identidade visual da sua empresa, suas cores e logomarca. Uma página organizada e fluida reflete compromisso com os usuários, enquanto uma página bagunçada pode gerar a impressão de amadorismo e falta de estrutura.

Como encontrar e consertar links quebrados em seu site?

Existem diversas ferramentas e plugins que podem ajudá-lo a encontrar e corrigir links quebrados em seu site. Veja algumas dicas a seguir.

Use o Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita que permite otimizar seu site para os mecanismos de busca. Uma das diversas funcionalidades oferecidas por essa ferramenta é identificar os links quebrados do seu site.

Acesse o painel do Google Search Console, clique em “Cobertura” e verifique os erros de rastreamento, filtrando por tipo, como “Erro do servidor”, “Redirecionamento”, “Não encontrado” ou “Bloqueado por robots.txt”.

Ao clicar em cada erro, é possível verificar as páginas afetadas e identificar as fontes dos links quebrados. Assim, é possível corrigir os links manualmente, seja removendo, alterando ou redirecionando para as páginas corretas.

Use o plugin Broken Link Checker

Para usuários do WordPress, é possível corrigir links quebrados com o plugin Broken Link Checker. Essa ferramenta faz uma varredura em todos os links do site e informa quais estão quebrados. Com base nesse diagnóstico, é possível corrigir os links diretamente no painel do WordPress, sem a necessidade de editar cada post ou página individualmente.

Opções de correção incluem editar, desvincular ou ignorar links quebrados, além de criar redirecionamentos para as páginas desejadas. O plugin também permite configurar notificações por e-mail ou pelo painel do WordPress para ser alertado sempre que um link quebrado for encontrado. Outro recurso interessante é a possibilidade de personalizar a frequência da verificação dos links para otimizar o desempenho do seu site.

Use o plugin Redirection

Outro plugin útil para corrigir links quebrados em sites WordPress é o Redirection. Ele permite criar e gerenciar redirecionamentos de forma simples e objetiva, evitando que usuários e robôs dos mecanismos de busca encontrem páginas de erro 404.

O Redirection possibilita criar redirecionamentos de diferentes tipos, como 301 (permanente), 302 (temporário), 307 (temporário) e 410 (removido). Também é possível criar redirecionamentos condicionais baseados em critérios como login, navegador, referência, cookie ou IP.

O plugin permite monitorar os erros 404, criando redirecionamentos automáticos para essas páginas. Além disso, oferece a vantagem de acompanhar as estatísticas e o histórico dos redirecionamentos, permitindo a análise do impacto deles no seu site.

Links quebrados são um problema que pode afetar negativamente o seu site, prejudicando a experiência do usuário e o SEO. Por isso, é importante encontrar e consertar os links quebrados, para garantir uma boa navegabilidade e uma melhor performance nos resultados de busca.

Existem diversas ferramentas e plugins que podem ajudá-lo a fazer isso, como o Google Search Console, o Broken Link Checker e o Redirection. Essas ferramentas permitem que você identifique e corrija os links quebrados, ou que crie redirecionamentos para as páginas corretas.

Se você quer saber mais sobre como melhorar o seu site, confira outro artigo do nosso blog: Error 404 Not Found: o que é e como resolver. Nele, você vai aprender o que significa esse erro, quais são as suas causas e como solucioná-lo.