fbpx
Dedicado

Qual a diferença entre link dedicado e banda larga?

Você sabe o que é banda larga e link dedicado? Acha que é a mesma coisa? Fique sabendo que, apesar de terem a mesma utilidade, esses dois modelos de conexão apresentam algumas diferenças. O primeiro é conhecido do grande público e, nesse modelo, há um compartilhamento do caminho até o acesso à rede — ou seja, não há exclusividade — o que gera uma “concorrência” entre os usuários na troca de dados.

Já o link dedicado, também conhecido como IP dedicado e, como o nome sugere, é uma conexão exclusiva entre a empresa e o provedor de internet. Além de contribuir para uma melhora de desempenho e disponibilidade, como não há divisão de ambiente, nesse modelo as conexões se tornam mais seguras, estáveis e rápidas. 

Veja, neste post, quais são as principais diferenças entre link dedicado e banda larga, e o que analisar na hora de escolher a melhor opção para a sua empresa. Acompanhe!

Quais as diferenças entre link dedicado e banda larga?

Entender a fundo as diferenças entre os dois modelos é a melhor maneira para descobrir qual é o mais adequado para a sua empresa. Neste tópico apresentamos os principais pontos de diferenças. Confira!

Estabilidade de conexão

Como no link dedicado o caminho que os dados percorrem é exclusivo, a empresa não sofre com sobrecarga de tráfego por excesso de fluxo de informações. Dessa maneira, além de contar com um acesso mais seguro, a corporação passa a ganhar mais agilidade nas conexões, além da estabilidade. 

Já na banda larga, como há um compartilhamento, pode ser que a conexão perca qualidade, principalmente se o volume de requisições de sua empresa for grande. Em tempos de transformação digital, em que as empresas estão cada vez mais dependentes de seus ativos de TI, trabalhar com uma rede que passa constantemente por instabilidade e quedas, prejudicando consideravelmente a produtividade. 

No uso residencial, com um bom provedor, dificilmente as pessoas serão afetadas por grandes instabilidades, mas em um universo corporativo, o fluxo de dados constante e em grande volume pode agravar a situação e gerar grandes prejuízos financeiros.

Criação de IPs variáveis e fixos

Outra diferença que deve ser ressaltada e que afeta a segurança e controle das conexões corporativas é que o link dedicado, geralmente, permite que a empresa tenha um endereço IP fixo. Ou seja, ele não sofrerá modificações a cada vez que conexão for reiniciada, como acontece com a banda larga, que atribui um IP novo de forma automática a cada reinicialização.

Retomada de serviço

Se cada minuto de indisponibilidade pode custar caro para a empresa, o ideal é que a empresa aposte em tecnologias que reduzam esse risco, ou seja, que permitam a rápida retomada de serviço em caso de problemas.

Ao optar pelo link dedicado corporativo, a relação da empresa com o provedor se torna mais direta, afinal, estamos falando de uma rota exclusiva de dados. Isso facilita o mapeamento dos erros. Em uma rede compartilhada, como a banda larga, as soluções tendem a ser mais demoradas, pois as conexões são interligadas em forma de rede e encontrar o ponto exato onde ocorreu o problema nem sempre é simples.

Custo-benefício

Outra grande diferença entre os dois modelos de conexão à rede é em relação ao custo-benefício. É natural que o link dedicado, por se tratar de uma linha exclusiva, tenha um valor mais alto em relação à banda larga. Porém, as vantagens em relação à segurança, estabilidade e desempenho fazem o valor compensar.

A banda larga oferece benefícios para usuários residenciais e para empresas muito pequenas, com poucos ativos de Ti e processamento de dados. Para empresas maiores, essa economia pode acabar custando caro a médio e longo prazo.

Qual opção escolher?

Como vimos, em termos de conexões corporativas, não há dúvidas que a melhor opção é contar com um link dedicado, para se livrar das desagradáveis inconstâncias na internet que a banda larga limitada pode provocar. Há outros fatores que influenciam a sua escolha por um link dedicado. Veja, a seguir, quais são eles.

Tipo de servidor

Sua empresa utiliza servidor dedicado remoto e necessita de velocidade, segurança e disponibilidade? O link dedicado entregará isso. Se vocês vão investir em um servidor dedicado para personalizá-lo de acordo com as demandas de sua empresa, porque economizar na escolha da tecnologia que fará essa conexão entre as máquinas e o servidor?

Por que correr o risco de ficar sem capacidade de banda em momentos de pico, justamente quando o colaborador mais necessita de desempenho para manter uma boa produtividade? A escolha do link compartilhado é a melhor opção. No cenário em que a empresa utiliza um servidor compartilhado, que está com o orçamento mais justo ou direcionando a receita para outras áreas, a banda larga pode ser a opção inicial.

Banco de dados

Com as empresas produzindo cada vez mais dados, que ampliam consideravelmente a capacidade de gestão, toda tecnologia responsável pelo armazenamento, processamento e captação desses dados devem ser escolhidas de forma criteriosa. 

Além de estabilidade e desempenho na hora de lidar com esses dados, a segurança é uma das maiores preocupações. Perder os dados, além de reduzir a capacidade analítica da empresa, pode oferecer de bandeja informações confidenciais sobre o seu negócio para a concorrência.

Evidentemente que a empresa pode utilizar a banda larga e contar com bons padrões de segurança, porém, se a empresa tem condições de investimento, quanto mais camadas de segurança forem adicionadas, melhor será para o negócio.

Backup e recuperação

Ainda no escopo do tópico anterior, sobre a produção constante e cada vez maior de dados, a demanda por políticas de backup e recuperação robustas, rápidas e seguros só aumenta. A tendência é que, quanto mais dados a empresa produz, maior desempenho é exigido do sistema de backup e recuperação. 

Se o backup for realizado tendo como base servidores remotos, para ter sempre o melhor desempenho a empresa deverá contar com o modelo de conexão mais eficiente, ou seja, o link dedicado.

Como vimos, apesar de entregarem o mesmo serviço, as diferenças entre link dedicado e banda larga são marcantes, principalmente em relação às conexões empresariais. A escolha da melhor opção para a sua empresa passa pela análise estratégica dos investimentos e na avaliação do custo benefício de cada opção. Se a empresa investe em personalização e recursos robustos, o link dedicado é sempre a melhor opção.

Sua empresa utiliza ambientes digitais compartilhados ou exclusivos? Temos um guia completo que pode contribuir para uma mudança na maneira de enxergar os benefícios da exclusividade. Confira!