fbpx
Dicas

Backup e restauração: o que é e qual a importância?

Você sabe qual é a real importância de backup e restauração dos sistemas para uma empresa? Trata-se de práticas que são essenciais para o caso de a organização ser vítima de um ataque virtual, perder registros por conta de danos no sistema, entre outros problemas imprevisíveis que podem acontecer.

Por isso, convém que, periodicamente, sejam feitos backups nos sistemas da sua empresa, para que você esteja prevenido, caso qualquer imprevisto aconteça, e não perca os seus dados por conta disso.

Os backups são úteis, até mesmo, para garantir a sobrevivência da organização no mercado, uma vez que perdas de dados podem ser fatais para um negócio. Também é relevante destacar que os planos de hospedagem têm um papel importante dentro desse contexto. Eles são os responsáveis, muitas vezes, por possibilitar que os backups sejam realizados.

Para que você compreenda mais sobre o assunto e tire as suas dúvidas sobre backup e restauração, elencamos algumas perguntas que os empresários e coordenadores de TI geralmente fazem sobre o tema. Responderemos cada uma delas nos tópicos a seguir. Acompanhe agora mesmo!

O que é backup?

Os sites ou softwares para uso interno das empresas são compostos por arquivos e bancos de dados que guardam todos os textos, imagens e conteúdos que são exibidos ao fazer o acesso a esses canais. Já no caso dos HDs e computadores, são armazenados todos os documentos que a organização produz, como cadastro de clientes, fichas, relatórios etc.

O backup, dentro desse contexto, é um arquivo instantâneo que salva, em outro local, todas essas informações importantes, para que elas possam ser recuperadas, caso ocorra qualquer eventualidade.

Todas as empresas que têm o mínimo de zelo e cuidado com as suas informações deveriam fazer backups periodicamente, pois esse ato permite que sejam feitas substituições e restaurações, caso seja necessário, por qualquer motivo.

Por que o backup é importante para as empresas?

O backup é importante justamente por possibilitar que a empresa não perca informações de extrema relevância, como planos de negócios, cadastro de clientes, protótipos de produtos, registros financeiros, conteúdos disponíveis em seus sites e blogs etc.

Os cibercrimes são cada vez mais comuns, bem como o envio de vírus e malwares que podem corromper arquivos que são relevantes, sem exagero, até mesmo para a sobrevivência da empresa no mercado. Afinal, se você tem um e-commerce, e todos os produtos cadastrados no seu site, do nada, forem apagados, isso não representa um sério risco para a sua organização?

É por isso que fazer backups periódicos é tão importante, para que você possa recuperar as informações perdidas prontamente e, assim, ter uma carta na manga para não lidar com grandes prejuízos quando problemas relacionados aos arquivos ocorrerem.

O que é restauração?

A restauração nada mais é do que a substituição do conteúdo atual dos sites e dos sistemas da sua empresa pelo que está salvo no último backup realizado. Assim, se, porventura, você perder dados importantes por qualquer motivo, por exemplo, pode restaurá-los.

Porém, cabe destacar que a restauração fará com que seja recuperada a última versão do backup realizado. Se o último resgate das informações foi feito há um mês, por exemplo, elas serão recuperadas no formato como o site ou sistema estavam nessa data, e tudo o que foi feito depois será perdido.

É por isso que os backups precisam ser sempre feitos com frequência, pois, se eles estiverem desatualizados, pouco podem ajudar a sua empresa nessas situações problemáticas.

Por que é necessário fazer a restauração?

A restauração é necessária, conforme já apontado, quando os arquivos da empresa são corrompidos por algum motivo. Esse trabalho é uma garantia de que dados relevantes não serão perdidos para sempre por conta de problemas oriundos de causas diversas.

A maioria dos CMS, como o WordPress e o Joomla, tem, em seus sistemas, a opção para fazer backup e restauração dos sites por meio do cPanel. O mesmo ocorre com os programas e softwares que as empresas utilizam para os seus trabalhos internos.

Como fazer backup e restauração nas empresas?

O modo como o backup e restauração é feito depende muito do sistema ou gerenciador que cada empresa utiliza, pois cada um deles tem características próprias e um método diferenciado para fazer isso.

Porém, quase todos os CMS têm seções para que os usuários possam criar backups, que podem ser, até mesmo, programados para serem executados periodicamente, como uma vez por semana ou uma vez por dia, no caso de empresas que geram muitos arquivos.

Assim, caso seja necessário fazer a restauração, a substituição será sempre por uma versão mais recente do site ou programa, evitando a perda de materiais criados há menos tempo.

A restauração também pode ser feita com o CMS de forma muito rápida e prática, bastando escolher o último backup salvo, baixando os arquivos e fazendo a instalação dessa versão.

Qual é o papel da hospedagem com espaço ilimitado para fazer o backup do sistema?

Os servidores de hospedagem, em sua maioria, já oferecem aos seus clientes o serviço de backup do sistema. Porém, é recomendado que seja oferecida uma hospedagem com espaço ilimitado para fazê-lo.

Isso se dá para que o espaço ocupado pelo backup do seu site, por exemplo, não venha ocasionar problemas para os usuários, como deixar a página pesada e difícil de carregar.

As hospedagens ilimitadas oferecem um maior espaço para armazenagem de dados e de arquivos do site, o que faz com que a transferência de dados dificilmente seja atingida, já que uma grande quantidade é disponibilizada.

E então, conseguiu entender por que é importante fazer backup e restauração nos sites, nos blogs e nos softwares em nuvem da sua empresa? Conforme visto, a hospedagem de qualidade tem um papel importante para isso.

A ValueHost Hospedagem é uma empresa que, desde 2009, trabalha com hospedagem de sites, revenda de hospedagem e outros serviços, alcançando sempre a satisfação de seus clientes. Contamos, ainda, com um completo suporte online para tirar todas as suas dúvidas, sempre que necessário. Entre em contato conosco e saiba mais!