fbpx
Dedicado

5 Erros que devem ser evitados ao se contratar um servidor dedicado

O servidor dedicado é aquele que disponibiliza todos os seus recursos computacionais a um único cliente, de forma exclusiva, ao contrário dos servidores compartilhados. Com esse tipo de ambiente, é possível ter um nível maior de segurança, além de resguardar o desempenho e disponibilidade de suas aplicações, pois não há a possibilidade de interferências de “vizinhos” de servidor.

O grande desafio dos gestores é a escolha do provedor e do servidor correto para a sua demanda. Um dos erros mais marcantes, e que acaba ocasionando vários outros, é o de considerar apenas o preço como fator preponderante para a escolha. Embora seja compreensível a busca por opções que não estourem o orçamento, focar apenas no preço, sem avaliar as demais variáveis, pode fazer o barato ficar caro.

Para que você não caia nessa cilada, neste post, listamos 5 erros que você não deve cometer na hora de escolher o seu servidor dedicado. Confira!

1. Não priorizar um bom suporte

Boa parte dos erros que quem está em busca de um servidor dedicado comete o de priorizar o preço baixo em detrimento do custo benefício. Nesse cenário, o que a maioria faz é ignorar detalhes que parecem não tão primordiais, como o suporte.

Ao esquecer esse detalhe importante, o gestor pode acabar contratando o servidor de uma empresa que não oferece um suporte em tempo integral (24×7). Como os problemas nunca chegam com hoa marcada, sua aplicação estará sempre correndo o risco de ficar offline fora do horário comercial e você acabar tendo que ficar até o próximo dia útil para restabelecer a disponibilidade. Até lá, quantas visitas, leads e vendas você terá perdido?

2. Não dar o devido valor a segurança dos dados

Com o aumento exponencial do número de dados que vêm sendo produzidos atualmente, em uma velocidade cada vez maior, a informação está se tornando um ativo cada vez mais valioso.

Transformar os dados desestruturados em insights, pode render muito dinheiro — que nas mãos das empresas corretas, resultará em um uso responsável, com resultados positivos, mas, nas mãos de pessoas mal intencionadas, resultará em vazamento de dados sigilosos e uso descontrolado.

O limiar entre o uso positivo e o uso negativo está nas camadas de segurança que protegem esses dados. Por isso, na hopra de escolher o seu servidor dedicado, dê preferência para um provedor que tem como ponto forte a segurança.

Identifique os recursos que estão presentes em seu plano e o que você pode adquirir depois. Não esqueça de se inteirar sobre as políticas de backup e recuperação, pois esses recursos serão de grande utilidade em caso de desastres.

A segurança dos dados, além de resguardar a empresa de perder dados sigilosos, que podem custar milhões, contribui para o comprimento da lei. Com a LGPD, a empresa que não tatar de forma adequada os dados pessoais de seus clientes, está sujeita a sanções que podem ir desde uma advertência, até multas pesadas, que podem inviabilizar os negócios.

3. Não avaliar a sua demanda

Qual é a demanda de sua empresa na busca de um servidor dedicado? Vocês contam com uma equipe robusta para fazer o gerenciamento do servidor ou necessitam de um servidor dedicado gerenciado?

Sabe responder essa pergunta é de suma importância na hora da escolha do provedor, pois, nos planos de servidores dedicados gerenciados, você contará com uma máquina de acordo com as sua demandas, com poder de processamento, memória e armazenamento desejados, além de contar com o apoio do provedor no gerenciamento, com eles sendo responsáveis pelo controle, atualizações e manutenção.

É um modelo ideal para que o desenvolvedor foque em suas responsabilidades em relação ao projeto da aplicação e seus conteúdos.

4. Não escolher o sistema operacional adequado

É importante avaliar na hora de escolher o seu provedor de servidor dedicado se eles oferecem um sistema operacional adequado para a sua aplicação. Embora, na maioria dos casos, os servidores Linux sejam os mais indicados, por oferecerem suporte a linguagem mais utilizada no desenvolvimento de aplicações web, que é o PHP, há situações em que será necessário a contratação de um servidor Windows.

Por exemplo, se a sua aplicação foi desenvolvida utilizando tecnologias como Asp.NET, C#, Exchange, Microsoft Access entre outras, terá compatibilidade apenas com os servidores dotados do sistema operacional da Microsoft. Em contrapartida, há linguagens que rodam nas duas plataformas, como o Python, ou Java, o JavaScript e o C++.

Nesse cenário, o que você deve avaliar é o maior leque de compatibilidade do sistema operacional, ou seja, se você não for utilizar as linguagens exclusivas da Microsoft, a solução mais versátil acaba sendo a utilização de um servidor Linux — não podemos esquecer que os principais CMS do mundo, o WordPress e o Magento, são PHP, ou seja, serão melhores aproveitados no ambiente Linux.

5. Não avaliar a estrutura do provedor

Procurar saber se o provedor dispõe de uma boa estrutura em seus data centers é de suma importância para garantir a segurança e estabilidade disponibilidade de sua aplicação web. Por isso, busque informações sobre o centro de dados do provedor, descobrindo , se possível, onde ele está instalado, como é a infraestrutura, como é a cobertura da região em relação aos meios necessários para o funcionamento ininterrupto dos servidores etc.

Por mais que pareça um quesito muito criterioso, ao eliminar o risco de contratar um provedor com infraestrutura falha, você reduzirá boa parte dos riscos e poderá contar com um serviço que garante as bases mínimas possíveis para que você consiga focar em sua atividade principal, que é o gerenciamento da aplicação.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha uma melhor base para escolher o servidor dedicado ideal para a sua empresa. A base para essa boa escolha está na avaliação do provedor, e no posicionamento dele em relação às suas demandas e necessidades.

O provedor age como um mero vendedor ou como um futuro parceiro de negócios? Ele está interessado no sucesso de sua empresa? A resposta positiva dessas duas perguntas pode ser o sinal de que você está no caminho certo.

Gostou das nossas dicas? Quer saber como contar com um servidor dedicado alinhado às suas demandas? Entre em contato conosco, pois certamente temos uma solução que se encaixa em suas necessidades.