fbpx
Hospedagem

Xampp ou Wamp: qual a melhor alternativa?

A escolha entre XAMPP ou WAMP deve ser feita com base na demanda e nível de conhecimento do usuário, sendo que o primeiro é considerado mais amigável a pessoas leigas, com pouca experiência em linguagem de programação, pois apresenta um maior detalhamento do processo, enquanto o segundo é voltado mais para os profissionais experientes.

Um site pode ser dividido em duas dimensões, o frontend (o que o cliente vê) e o backend (o que roda no servidor). Toda vez que você interage com um site, seja clicando em um botão ou enviando um formulário, está mandando uma requisição para um servidor, que manda de volta uma resposta. Você pode pensar no servidor como um armazém remoto onde o site, juntamente de todos os seus recursos, é armazenado com segurança.

Alugar esse servidor custa dinheiro e, se você está desenvolvendo um site para um projeto de faculdade ou para fazer testes, não há a necessidade de gastar essa grana. Nesse cenário, uma boa solução é a utilização de um servidor de desenvolvimento local, utilizando XAMPP ou WAMP, que será executado na mesma máquina em que o site está sendo desenvolvido.

Entretanto, a pergunta crucial é: XAMPP ou WAMP, qual das duas modalidades é a melhor para o usuário? Pensando nisso, explicamos neste conteúdo o que significam, como funcionam e quais são as diferenças entre essas duas soluções, analisando as características e as semelhanças de cada uma das aplicações, além de compará-las a outros sistemas operacionais, a exemplo do LAMP e do MAMP.

Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!

O que significa XAMPP?

O XAMPP é uma solução de código aberto que é utilizada como um servidor local, simulando um servidor web real em uma máquina doméstica. É uma solução muito utilizada por estudantes que precisam testar os seus códigos e por profissionais de desenvolvimento que ainda não têm um orçamento para alugar um ambiente de testes remoto.

O termo XAMPP é uma sigla que na qual cada letra tem um significado relacionado a um recurso dessa solução. O significado dessa sigla é:

  • X — representa uma cruz, indicando multiplataforma (compatível com vários sistemas operacionais, como Windows e Linux);
  • A — Apache HTTP Server, mais conhecido como Apache;
  • M — MySQL, o banco de dados mais utilizado entre os iniciantes;
  • P — PHP, linguagem de programação mais popular utilizada no backend e base dos principais CMS, como o WordPress;
  • P — Perl, uma linguagem de programação de alto nível.

Juntos, esses componentes formam um ambiente integrado, onde os desenvolvedores podem executar tarefas como o gerenciamento do servidor e das portas associadas. Podem também, manter um banco de dados para armazenar, buscar ou editar os dados relacionados ao usuário para o site e escrever scripts que permitam a troca de dados entre o site e esse banco de dados.

O que é WAMP?

Assim como o XAMPP, o WAMP também é um pacote de servidores de desenvolvimento local que oferece aos desenvolvedores a oportunidade de testar os seus sites localmente, antes de colocá-los em um servidor de hospedagem para publicá-lo. Outra semelhança entre o XAMPP e o WAMP é que o nome da segunda solução apresentada neste texto, também é uma sigla, que significa:

  • W – Windows;
  • A – Servidor APACHE HTTP;
  • M – MySQL;
  • P – PHP.

O “A”, “M” e “P” no WAMP têm o mesmo significado que têm no XAMPP, mas, como você deve ter notado, o X foi substituído por um “W” e o último “P” foi eliminado. Isso acontece porque o WAMP foi desenvolvido para ser executado apenas no Windows, daí o “W”. A falta do segundo “P” indica que essa solução não oferece suporte padrão para o Perl, exigindo que o desenvolvedor configure essa linguagem de maneira manual.

Como instalar o WampServer?

Como vimos, para criar, testar ou importar o seu site na sua máquina, ou para fazer a importação de um site existente, você terá que instalar o WAMP. Veja abaixo o passo a passo para fazer a instalação.

1. Baixe o app no site oficial

Não é necessário preencher as informações que serão solicitadas no pop-up, caso não queira. Faça o download clicando em “Ir para download direto”. Um detalhe importante sobre esse primeiro momento, é que o Skype bloqueia o WAMP, ou seja, se você utiliza essa ferramenta, não esqueça de fechá-la antes de fazer a instalação.

Durante esse processo você tem a opção de escolher um navegador e um editor padrão para trabalhar nas suas configurações. A instalação é básica, como qualquer software no Windows, basta seguir as instruções e o WampServer será instalado na hora.

2. Inicie o WampServer

Após a conclusão da instalação, é hora de iniciar o app. Para isso, abra o programa e espere o ícone aparecer na barra de tarefas. O WampServer aparecerá com o sinal vermelho, seguido pelo amarelo e pelo verde, que é quando realmente ele está funcionando e o seu computador se torna um servidor web simulado.

3. Teste o Localhost

Para acessar o localhost você precisará desconectar da sua internet, ir até o navegador escolhido e digitar o endereço http://localhost. O seu navegador não exibirá a página de desconectado, ou seja, você estará logado no servidor local. Outra maneira de abrir a página de localhost é clicando no ícone do WampServer na barra de tarefas e, em seguida, no menu suspenso, clicar em “localhost”.

Além desses passos, é importante que você verifique se o WAMP criou a pasta que permitirá o teste da aplicação web e o seu computador. Essa pasta é denominada “www” e está situada no endereço “C:\wamp\www”, que você deverá inserir no navegador. Há também a possibilidade de acessá-lo pelo windows explorer ou no ícone do WampServer indo para a opção “diretório www” que estará presente no menu suspenso.

Quais são as diferenças entre XAMPP e WAMP?

Agora que já sabemos o que são XAMPP e WAMP, vamos entender melhor as diferenças entre essas duas soluções, para que você saiba qual escolher. Temos que destacar que as duas soluções são de código aberto, ou seja, qualquer pessoa pode baixá-las, sem restrições ou pagamentos. Veja abaixo as diferenças.

Desenvolvedores

O XAMPP foi desenvolvido pela Apache Friends, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2002. Já o WAMP é a criação de um engenheiro francês, Romain Bourdon, que lançou este projeto de código aberto em 2003.

Vários downloads disponíveis

Existem três downloads de XAMPP diferentes disponíveis, para Windows, Linux e macOS. O WAMP, por outro lado, restringe os usuários, pois eles não podem usá-lo em máquinas que executam sistemas operacionais que não sejam o Windows de 32 bits ou 64 bits.

Tamanho do download

Embora os tamanhos de arquivos de ambos os pacotes sejam aproximadamente pequenos, o WAMP é quase quatro vezes o tamanho do XAMPP, que é de apenas 149 MB para Windows e Linux e 158 MB para macOS. Por outro lado, a versão de 64 bits do WAMP para Windows tem cerca de 518 MB.

Instalação e configuração

A maioria dos usuários acha muito mais fácil instalar e configurar XAMPP, por ter um processo auto explicativo. O instalador pergunta quais componentes você gostaria de instalar a partir do pacote, sendo essa a única parte de tomada de decisão que o usuário terá na instalação.

A seção de perguntas frequentes no site do XAMPP, o FAQ, também oferece um bom suporte aos usuários e fornece respostas para questionamentos comuns e para os problemas que enfrentam.

O WAMP, por outro lado, pode ser confuso para as pessoas mais leigas. A página inicial do WAMP traz algumas instruções básicas sobre como baixar e instalar o software, que podem ser muito simplificadas para um iniciante. Isso porque, algumas das explicações sobre os recursos do pacote partem do princípio de que o usuário já está familiarizado com os termos técnicos.

Uma das vantagens para quem está iniciando na utilização dessas soluções, é que ambos os sites disponibilizam um fórum no qual os usuários podem fazer perguntas, tirar dúvidas e interagir com desenvolvedores do mundo todo.

Para que serve o Filezilla no XAMPP?

Para respondermos a essa questão, precisamos primeiro entender o que é e como funciona o FileZilla. Estamos falando de um dos softwares mais populares de FTP (sigla para File Transfer Protocol, traduzida para Protocolo de Transferência de Arquivos), muito útil para quem trabalha com o gerenciamento de contas de hospedagem de sites.

Com o FileZilla, o administrador consegue criar, navegar, editar e excluir arquivos armazenados em uma conta de hospedagem.

O FileZilla é um facilitador de quem tem um projeto na internet, e necessita de gerenciar pastas, arquivos e documentos, por possibilitar que as transferências de arquivos, downloads e uploads, aconteçam de maneira rápida e segura.

Por que utilizar o aplicativo FileZilla?

O FileZilla não é um aplicativo popular à toa, há uma série de vantagens que colocam essa ferramenta no topo das aplicações de FTP, dentre as quais se destacam:

  • interface intuitiva — o FileZilla foi desenvolvido para a usabilidade simplificada, evitando ser uma ferramenta restrita a profissionais extremamente qualificados;
  • facilidade de acesso ao código fonte — possibilitando que os desenvolvedores consigam acessar os arquivos e providenciar as correções;
  • agilidade nas transferências — ao utilizar o FileZilla, o profissional deixa de perder tempo com uploads e downloads lentos na hora de transferir arquivos;
  • compativel com CMS — projetado para ser um facilitador, o FileZIlla é compátivel com os principais CMS do mercado, incluindo o mais popular, o WordPress;
  • permite a instalação de plugins e temas — com o FIleZilla é possível otimizar o seu site adicionando qualquer tema ou plugin via FTP.

Como conectar o FTP utilizando o XAMPP?

A primeira coisa que devemos saber é que o XAMPP já vem pré-carregado com o servidor FTP do FileZilla. Para utilizá-lo, o usuário só precisará fazer uma configuração simples. No Painel de Controle do XAMPP, habilite o serviço FTP do Filezilla — para iniciar de forma automática, marque a caixa de seleção e inicie o serviço de forma manual;

Depois, é hora de criar a sua conta FTP utilizando a interface do servidor FileZilla — o painel de controle do FIlezilla, que deve ser feito por meio de um link que está no menu inicial, na pasta XAMPP. Para a configuração, vá em “Usuários” depois em “Adicionar usuário” e prossiga até a conclusão. Para finalizar, tente se conectar ao servidor por meio do host local.

Qual é a diferença entre WAMP, LAMP, MAMP e XAMPP?

WAMP, LAMP, MAMP e XAMPP atuam como servidores locais que são usados ​​para desenvolver um site PHP no localhost. A principal diferença entre WAMP, LAMP, MAMP e XAMPP é do sistema operacional. WAMP que, como sabemos, é usado para Windows, LAMP para Linux, MAMP para Mac e XAMPP pode ser usado para qualquer sistema operacional. Veja abaixo um resumo das características de cada um.

WAMP

O WAMP é usado apenas para o sistema operacional Windows, sendo que o seu nome é uma sigla para Windows, Apache, MySQL e PHP. É uma plataforma de código aberto que usa o servidor da web Apache. O sistema de gerenciamento de banco de dados relacional para WAMP é MySQL. PHP (Hypertext Preprocessor) é a linguagem de script orientada a objetos.

LAMP

LAMP é usado apenas para o sistema operacional Linux, sendo que o seu nome é uma sigla para Linux, Apache, MySQL e PHP, assim como o WAMP, também é uma plataforma de código aberto, também usa o servidor da web Apache, sistema de gerenciamento de banco de dados relacional MySQL e o PHP é a linguagem de script orientada a objetos.

MAMP

MAMP é usado apenas para o sistema operacional Mac, sendo que o seu nome é uma sigla para MAC, Apache, MySQL e PHP. Também é uma plataforma de código aberto que usa o servidor da web Apache, sistema de gerenciamento de banco de dados relacional para MySQL e PHP.

XAMPP

O XAMPP pode ser usado para qualquer sistema operacional, sendo que o seu nome é uma sigla para X-os, Apache, MariaDB, PHP e Perl. X-os indica que pode ser usado para qualquer sistema operacional. É um pacote gratuito, de código aberto e de plataforma cruzada, desenvolvido pela Apache Friends . O XAMPP vem com recursos extras, como suporte a Perl, FileZilla, Mercury Mail e alguns outros scripts.

Quais são as vantagens e as desvantagens de utilizar XAMPP?

Até aqui, você sabe quais são as características de soluções como XAMPP e WAMP. Mas quais são os prós e os contras associados ao uso de XAMPP? Listamos os principais. Confira!

Vantagens do XAMPP

Neste momento, você já sabe que o XAMPP é um programa gratuito e multiplataforma cujos principais servidores têm código aberto. Isso explica por que é possível simular com essa ferramenta se um servidor web está sem traumas, configurando uma ótima solução, sobretudo para desenvolvedores menos experientes.

No rol de benefícios associados ao XAMP está a possibilidade de rodar localmente sistemas como WordPress e Drupal, o que não apenas simplifica, mas também agiliza o processo de desenvolvimento web. Isso ocorre porque o armazenamento do conteúdo é realizado em uma rede local, por meio da qual o programa acessa instantaneamente os arquivos é realizado instantaneamente.

Outro ponto positivo do XAMP, especialmente em comparação com o WAMP, é que a tecnologia inclui estas aplicações:

  • FileZilla FTP Server, um dos mais populares servidores FTP, desenvolvido pela empresa Filezilla, oferecendo um servidor e um cliente;
  • Mercury Mail Server, servidor de e-mails com suporte para os principais protocolos de e-mail da web;
  • Apache Tomcat, servidor web Java que implementa diversas tecnologias (Java Servlet, JavaServer Pages, Java Expression Language e Java WebSocket), úteis principalmente para quem programa em Java.

Além disso, o XAMPP cria um servidor web na sua própria máquina. Isso é fundamental para garantir que o usuário tenha um bom ambiente de desenvolvimento, podendo realizar, ainda, testes sem estar necessariamente conectado à internet. Então, desde que você tenha uma máquina potente, o desempenho do servidor será melhor que outras aplicações, já que dispensa o tráfego na rede.

Contando com essa funcionalidade, o usuário pode instalar no servidor local sistemas gerenciadores de conteúdo, desde o Joomla (tecnologia open source de gestão de conteúdo web) até TestLink (plataforma de rotina de testes), passando pelo Moodle (sistema educacional), entre outros.

Desvantagens do XAMPP

Nem tudo são flores quando falamos do XAMPP. Para você ter ideia, uma das grandes desvantagens da tecnologia se deve à falta de proteção dos dados. Sabe por quê? A aplicação foi desenvolvida para testes e, atendendo à demanda inicial dos desenvolvedores, desativou recursos de segurança do programa. Sendo assim, não é recomendado rodar a ferramenta em servidores públicos, ao menos que o usuário queira se expor a possíveis ataques na plataforma.

Outro ponto que coloca o XAMPP em desvantagem, principalmente quando comparado a outras tecnologias, é o fato de o Apache não ser mais necessário para um ambiente simples de desenvolvimento web desde 2011.

O Apache é considerado um dos servidores web mais antigos ainda em execução no mercado. Criado em 1995 pela Apache Software Foundation, a tecnologia é necessária para exibir um site. Mas, com o tempo, essa solução começou a apresentar uma série de problemas para conseguir atender a vários usuários simultâneos.

Portanto, ainda que o XAMPP tenha ajudado muitos usuários, facilitando a instalação do Apache, servidor muito popular no Linux, atualmente, existem outras opções para quem precisa visualizar as páginas e todos os recursos acessados pelo computador.

Por fim, quando o assunto é a busca por um servidor de produção, o XAMPP fica para trás em relação à concorrência. A tecnologia não aparece como uma alternativa viável, motivo pelo qual muitos desenvolvedores PHP desencorajam a utilização dessa ferramenta hoje.

Que vantagens e desvantagens estão associadas ao WAMP?

O WAMP é conhecido por oferecer muitas vantagens aos usuários. Mas também há desvantagens associadas ao uso dessa tecnologia, indispensável para muitos desenvolvedores web. Por isso, entenda agora quais são os pontos fortes e fracos da aplicação!

Vantagens do WAMP

A lista não poderia começar de outro modo, pois o WAMP funciona como um servidor virtual na máquina do usuário (tudo fica armazenado no computador, dispensando a hospedagem na internet), o que oferece a possibilidade de o desenvolvedor testar as funções do WordPress sem grandes problemas ou complicações.

Outra vantagem do WAMP, muito atrelada ao fato de a tecnologia funcionar no computador do usuário, é que o desenvolvedor não precisa esperar o download completo dos arquivos no site. Assim, a pessoa pode criar backups dos conteúdos de uma maneira ágil, segura e descomplicada.

Por sua vez, o WAMP agiliza o processo de trabalho dos desenvolvedores, que podem diferenciar os conteúdos e as funcionalidades internas do site. E tudo isso com uma política de segurança aos dados, já que a aplicação oferece um espaço seguro de trabalho nos sites.

Painel de controle também é um diferencial competitivo do WAMP, que permite a instalação de um extenso pacote de softwares pelo usuário. Logo, utilizar essa tecnologia no coração do seu sistema operacional é uma ótima sugestão para poupar tempo, sem precisar abrir mão da segurança na plataforma online, pois não precisa, necessariamente, baixar os arquivos para o site, desenvolvendo os produtos em um ambiente seguro.

Desvantagens do WAMP

Quando comparado ao XAMPP, o WAMP perde pontos no quesito compatibilidade da solução com os diversos sistemas operacionais disponíveis no mercado. O motivo é que o WAMP, diferentemente da tecnologia do Apache Friends, restringe o acesso dos usuários a algumas máquinas ou, explicando de forma mais concreta, a aplicação é viável apenas para quem trabalha com sistemas operacionais Windows 32 bits ou Windows 64 bits.

Além de o WAMP ser específico para Windows e o XAMPP estar disponível para todos os sistemas operacionais, as duas soluções têm diferenças componentais e estruturais. Vale lembrar, por exemplo, que o XAMPP organiza os arquivos em uma pasta “htdocs” enquanto o WAMP armazena os conteúdos em uma pasta “www”.

Como vimos, antes de contratar um servidor de hospedagem para o seu site, pode ser necessário aplicar alguns testes e isso demandará a criação de um servidor web a partir de um computador convencional. Para isso, você pode optar pela utilização de softwares específicos. Este post vem para ajudar a você a definir qual escolher. XAMPP ou WAMP qual o melhor? Depende da sua demanda e do seu nível de conhecimento técnico.

O post foi realmente útil para você, não é? Então, entre em contato com a ValueHost e conheça melhor os nossos serviços!