fbpx
Hospedagem

Xampp ou Wamp: qual a melhor alternativa?

Um site pode ser dividido em duas dimensões, o frontend (o que o cliente vê) e o backend (o que roda no servidor). Toda vez que você interage com um site, seja clicando em um botão ou enviando um formulário, está mandando uma requisição para um servidor, que manda de volta uma resposta. Você pode pensar no servidor como um armazém remoto onde o site, juntamente de todos os seus recursos, é armazenado com segurança.

Alugar esse servidor custa dinheiro e, se você está desenvolvendo um site para um projeto de faculdade ou para fazer testes, não há a necessidade de gastar essa grana. Nesse cenário, uma boa solução é a utilização de um servidor de desenvolvimento local, utilizando o XAMPP e o WAMP, que será executado na mesma máquina em que o site está sendo desenvolvido.

Entretanto, a pergunta crucial é: XAMPP ou WAMP qual o melhor? Neste post, explicaremos como funcionam essas duas soluções, analisando as diferenças e semelhanças. Confira!

O que significa XAMPP?

O XAMPP é uma solução de código aberto que é utilizada como um servidor local, simulando um servidor web real em uma máquina doméstica. É uma solução muito utilizada por estudantes que precisam testar os seus códigos e por profissionais de desenvolvimento que ainda não têm um orçamento para alugar um ambiente de testes remoto.

O termo XAMPP é uma sigla que na qual cada letra tem um significado relacionado a um recurso dessa solução. O significado dessa sigla é:

  • X — representa uma cruz, indicando multiplataforma (compatível com vários sistemas operacionais, como Windows e Linux);
  • A — Apache HTTP Server, mais conhecido como Apache;
  • M — MySQL, o banco de dados mais utilizado entre os iniciantes;
  • P — PHP, linguagem de programação mais popular utilizada no backend e base dos principais CMS, como o WordPress;
  • P — Perl, uma linguagem de programação de alto nível.

Juntos, esses componentes formam um ambiente integrado, onde os desenvolvedores podem executar tarefas como o gerenciamento do servidor e das portas associadas. Podem também, manter um banco de dados para armazenar, buscar ou editar os dados relacionados ao usuário para o site e escrever scripts que permitam a troca de dados entre o site e esse banco de dados.

O que é WAMP?

Assim como o XAMPP, o WAMP também é um pacote de servidores de desenvolvimento local que oferece aos desenvolvedores a oportunidade de testar seus sites localmente, antes de colocá-los em um servidor de hospedagem para publicá-lo. Outra semelhança entre o XAMPP e o WAMP é que o nome da segunda solução apresentada neste texto, também é uma sigla, que significa:

  • W – Windows;
  • A – Servidor APACHE HTTP;
  • M – MySQL;
  • P – PHP.

O “A”, “M” e “P” no WAMP têm o mesmo significado que têm no XAMPP, mas, como você deve ter notado, o X foi substituído por um “W” e o último “P” foi eliminado. Isso acontece porque o WAMP foi desenvolvido para ser executado apenas no Windows, daí o “W”. A falta do segundo “P” indica que essa solução não oferece suporte padrão para o Perl, exigindo que o desenvolvedor configure essa linguagem de maneira manual.

Quais são as diferenças entre XAMPP e WAMP?

Agora que já sabemos o que são XAMPP e WAMP, vamos entender melhor as diferenças entre essas duas soluções, para que você saiba qual escolher. Temos que destacar que as duas soluções são de código aberto, ou seja, qualquer pessoa pode baixá-las, sem restrições ou pagamentos. Veja abaixo as diferenças.

Desenvolvedores

O XAMPP foi desenvolvido pela Apache Friends, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2002. Já o WAMP é a criação de um engenheiro francês, Romain Bourdon, que lançou este projeto de código aberto em 2003.

Sistema operacional

O XAMPP oferece uma grande vantagem de ser compatível com uma variedade de sistemas operacionais. Existem três downloads diferentes disponíveis, para Windows, Linux e macOS. O WAMP, por outro lado, restringe os usuários, pois eles não podem usá-lo em máquinas que executam sistemas operacionais que não sejam o Windows de 32 bits ou 64 bits.

Tamanho do download

Embora os tamanhos de arquivos de ambos os pacotes sejam aproximadamente pequenos, o WAMP é quase quatro vezes o tamanho do XAMPP, que é de apenas 149 MB para Windows e Linux e 158 MB para macOS. Por outro lado, a versão de 64 bits do WAMP para Windows tem cerca de 518 MB.

Instalação e configuração

A maioria dos usuários acha muito mais fácil instalar e configurar XAMPP, por ter um processo auto explicativo. O instalador pergunta quais componentes você gostaria de instalar a partir do pacote, sendo essa a única parte de tomada de decisão que o usuário terá na instalação.

A seção de perguntas frequentes no site do XAMPP, o FAQ, também oferece um bom suporte aos usuários e fornece respostas para questionamentos comuns e para os problemas que enfrentam.

O WAMP, por outro lado, pode ser confuso para as pessoas mais leigas. A página inicial do WAMP traz algumas instruções básicas sobre como baixar e instalar o software, que podem ser muito simplificadas para um iniciante. Isso porque, algumas das explicações sobre os recursos do pacote partem do princípio de que o usuário já está familiarizado com os termos técnicos.

Uma das vantagens para quem está iniciando na utilização dessas soluções, é que ambos os sites disponibilizam um fórum no qual os usuários podem fazer perguntas, tirar dúvidas e interagir com desenvolvedores do mundo todo.

O que é LAMP?

As duas opções apresentadas neste post são as mais populares, mas não são as únicas que permitem a criação de um servidor web em uma máquina convencional. Nos últimos anos, uma outra solução vem ganhando espaço, exclusiva para a utilização no sistema operacional Linux, o LAMP. Assim como os seus dois concorrentes, também é uma sigla, que significa:

  • L — Linux;
  • A — Apache;
  • M — MySQL;
  • P — PHP.

Como vimos, antes de contratar um servidor de hospedagem para o seu site, pode ser necessário aplicar alguns testes e isso demandará a criação de um servidor web a partir de um computador convencional. Para isso, você pode optar pela utilização de softwares específicos. Este post vem para ajudar a você a definir qual escolher. XAMPP ou WAMP qual o melhor? Depende da sua demanda e de seu nível de conhecimento técnico.

Gostou do post? Então, curta a nossa página do Facebook e receba em primeira mão as nossas novidades.