fbpx
Segurança

O que é banco de dados relacional e como se diferencia do não relacional?

Existem dois tipos principais de bancos de dados usados no desenvolvimento web: o banco de dados relacional e o não relacional. A principal diferença entre os dois é o tipo de estrutura usada e o modo como as informações são armazenadas.

Enquanto o banco de dados relacional utiliza tabelas que conectam as informações umas às outras, o modelo não relacional é orientado a documentos.

Com isso, os bancos de dados não relacionais são mais versáteis e flexíveis, pois armazenam informações em diferentes categorias, dependendo do tipo de comando, ao contrário dos relacionais, que são responsáveis pela padronização das informações armazenadas.

Neste artigo explicamos as características do banco de dados relacional e não relacional, além de orientarmos você na escolha da melhor opção para a sua infraestrutura de TI. Vamos lá?

O que são bancos de dados?

O banco de dados é um ambiente para a gestão da informação crucial em arquiteturas de TI. Nele são armazenadas informações como quantidades de acesso em sites, incrições em newsletters e elementos de customização usados para garantir desempenho e segurança às páginas.

Além disso, o banco de dados permite comparar ou reservar elementos estratégicos em uma grande quantidade de informações ou definir tendências e padrões para a tomada de decisão. Por exemplo, uma companhia aérea usa o seu próprio banco de dados para definir as poltronas vagas em seus aviões.

Quais as características e os principais bancos de dados relacionais?

O banco de dados relacional — também chamado de banco de dados SQL (Structured Query Language) devido à linguagem de programação usada para criar, relacionar recuperar, editar, consultar e excluir as informações armazenadas no repósitório — operacionaliza a gestão de dados em tabelas.

Essas tabelas são organizadas de acordo com critérios predeterminados e permite a padronização dos repositórios de forma a facilitar a consulta dos usuários e a determinação de padrões e tendências entre dados semelhantes. Veja, a seguir, os principais bancos de dados relacionais.

SQL Server

O SQL Server é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional desenvolvido pela Microsoft. Eles oferecem várias edições com recursos para atingir diferentes usuários, possui uma interface intuitiva e capacidade de suportar grandes quantidades de dados.

MySQL

Lançado pela primeira vez em 1995, o MySQL é um software gratuito, de código aberto, com ampla documentação e suporte online e, por isso, se popularicou como um dos bancos de dados mais populares do mundo. Ele é usado por muitos sites de alto tráfego, como Facebook e YouTube, mas tende a falhar quando recebe muitas operações simultaneamente.

PostgreSQL

Diferentemente dos bancos de dados relacionais anteriores, o PostgreSQL é baseado no modelo objeto-relacional. Entretanto, o sistema é gratuito, de código aberto e com ênfase na escalabilidade. Com isso, ele é capaz de lidar com cargas de trabalho mais altas, sendo extensível a partir da adição de recursos pelo próprio usuário.

Quais as características e os principais bancos de dados não relacionais?

Enquanto o armazenamento de dados em um banco de dados relacional acontece como em uma planilha do Excel, podemos dizer que, analogamente, no modelo não relacional os dados seriam escritos em um documento do Word.

Os bancos de dados não relacionais também são chamados de NoSQL, justamente para contrapor ao modelo SQL com o prefizo “No” — enquanto os bancos de dados relacionais usam apenas a linguagem SQL, os bancos de dados não relacionais também usam outros tipos de linguagem de consulta.

Como os dados são armazenados em diferentes formas e tamanhos, sem precisar de um espaço específico para isso, o banco de dados não relacional também é mais versátil — ele não usa o esquema tabular de linhas e colunas como nos bancos de dados relacionais. Em vez disso, seu modelo de armazenamento é otimizado para o tipo de dados que será armazenando.

Existem quatro tipos diferentes de bancos de dados NoSQL:

  • bancos de dados orientados a documentos – projetado para armazenar, recuperar e gerenciar informações orientadas a documentos e por isso combinam cada chave com uma estrutura de dados complexa;
  • Key-Value Stores ou armazenamentos de valores-chave – usa chaves diferentes associadas a apenas um valor armazenado em blocos;
  • Wide-Column Stores ou armazenamento de colunas largas – usa tabelas, linhas e colunas, mas, ao contrário de um banco de dados relacional, os nomes e o formato das colunas variam de uma linha para a outra na mesma tabela;
  • Graph Stores ou armazenamentos gráfico – usa estruturas de gráficos para analisar consultas semânticas com nós, arestas e propriedades para representar e armazenar dados;

Os bancos de dados não relacionais tendem a se tornar mais populares porque o grande de volume de dados disponíveis nos repositórios usados para análise e relatórios das empresas não precisam se encaixar exatamente em um critério predefinido, logo eles são mais flexíveis. Os bancos de dados NoSQL mais populares são descritos a seguir.

MongoDB

MongoDB é o banco de dados NoSQL mais popular atualmente. Ele usa documentos do tipo JSON para armazenar dados e é executado em vários servidores. Além disso, ele permite a fragmentação automática das informações para separar bancos de dados muito grandes em partes menores, mais fáceis de analisar e gerenciar.

Redis

O Redis funciona como um armazenamento de valores-chave que dá suporte a diferentes tipos de estruturas de dados abstratas, como strings, listas, mapas, conjuntos, conjuntos classificados entre outros. Como é de código aberto, suporta uma grande variedade de dados e é fácil de instalar, também tem sido amplamente usado para gerenciar um grande volume de informações.

Bancos de dados relacionais ou não relacionais. Qual escolher?

Embora o banco de dados relacional seja extremamente funcional, ele armazena dados em linhas e colunas como em uma planilha, e isso limita algumas aplicações do modelo. Já os bancos de dados não relacionais usam os requisitos mais adequados para cada tipo de dados armazenando, o que garante maior flexibilidade à infraestrutura.

Antes de escolher o melhor banco de dados para a sua infraestrutura, você deve responder perguntas como: qual o tipo de dados será analisado? Os dados se ajustam à aplicação de linhas e colunas ou são armazenados de forma mais flexível? Qual o volume de dados gerenciados? Quanto maior o conjunto de dados, maior a probabilidade de um banco de dados não relacional se ajustar melhor.

Quantas pessoas na equipe lidam com o banco de dados? Quanto mais pessoas, melhor o uso de critérios mais rígidos e padronizados para o armazenamento, como é possível garantir no armazenamento relacional, para evitar a negligência de informações estratégicas ou falhas na análise devido a falta de organização.

Uma vantagem do banco de dados relacional é a linguagem SQL, amplamente conhecida pelos profissionais de TI. Contudo, se você precisa analisar os dados em tempo real para impactar positivamente a tomada de decisões da sua empresa, o banco de dados não relacionais são os mais indicados.

Gostou do artigo? Que tal aproveitar o seu aprendizado para descobrir como operar o gerenciamento do banco de dados na sua empresa?