fbpx
Desenvolvimento

Quando investir em um servidor internacional? Entenda!

A internacionalização do provedor de hospedagem não é mais uma questão crítica para a qualidade dos serviços — uma infraestrutura nacional é tão eficiente quanto um servidor internacional.

Além disso, e apesar de o SEO ser um requisito crítico para a escolha do seu provedor, já foi declarado por John Mueller — Senior Webmaster Trends Analyst do Google —, que a localização geográfica do servidor não interfere em classificações de página pelo buscador mais usado no mundo.

Segundo ele, em âmbito de pesquisa, especificamente:

“a localização do servidor desempenha um papel muito pequeno, em muitos casos é irrelevante. Se você usar um ccTLD ou um gTLD junto com as Ferramentas do Google para webmasters, usaremos principalmente a segmentação geográfica de lá, independentemente de onde seu servidor esteja localizado.”

Entretanto, neste artigo destacamos quando um servidor internacional pode ser uma opção interessante para a demanda do seu negócio. Confira!

Quais fatores considerar ao escolher o melhor servidor internacional?

Veja a seguir, alguns aspectos que diferenciam a qualidade do atendimento do servidor.

Desempenho

Conforme já ressaltamos, segundo a equipe técnica do Google o servidor não interfere na relevância do site. Apesar de alguns motores de pesquisa priorizarem sites hospedados localmente, essa prática não é algo atestado pelo buscador mais usado no mundo.

No entanto, as páginas hospedadas em servidores internacionais podem ter um desempenho mais significativo quanto à velocidade de carregamento, e isso sim, interfere nos resultados de classificação.

A velocidade de carregamento da página é um dos fatores de classificação mais relevantes na atualidade, principalmente porque isso influencia diretamente na experiência do usuário, algo muito valorizado por search engines.

Por esse motivo é imprescindível contar com componentes mais avançados, que garantem performance e desempenho para os sites baseados em uma infraestrutura mais completa.

Segurança

Além de características técnicas que possibilitam a performance e a interconectividade do site, é importante prezar pela segurança das informações compartilhadas.

Com a tecnologia e a integração cada vez maior entre soluções e ferramentas que integram as infraestruturas de TI, a segurança das informações se tornou um aspecto ainda mais crítico.

É preciso mitigar as vulnerabilidades e impedir que ações maliciosas comprometam a confidencialidade, integridade e acessibilidade dos dados compartilhados e armazenados em componentes que compõem data centers e empresas.

Além da implementação de uma cultura corporativa de segurança, também é preciso avaliar a capacidade dos dispositivos que fazem parte da infraestrutura de TI.

Os ataques DDoS (Distributed Denial of Service) ou ataque distribuído de negação de serviço, por exemplo, são comuns em servidores e devem ser combatidos. Para isso é importante contar com certificados de segurança e infraestrutura devidamente preparada.

Capacidade de tráfego

Outra questão imprescindível de avaliação é o limite de tráfego. O tráfego diz respeito à quantidade de informações compartilhadas entre o servidor e os dispositivos que acessam o seu site. O volume de dados que trafegam entre os dois pontos é mensurado a partir de visitas, mensagens ou arquivos enviados, recebidos ou baixados via FTP.

Ao ultrapassar o limite preestabelecido em contrato, o tráfego da conta de hospedagem é cobrado como um serviço excedente, como acontece em contas de consumo como água e telefone.

Diferentemente do que muitas pessoas supõem, quando esse limite é ultrapassado não há perda de desempenho ou comprometimento de qualquer outro aspecto do serviço. No entanto, o valor pode pesar no bolso na hora de pagar a fatura da sua hospedagem e é sempre importante ressaltar que os custos do plano devem ser compatíveis com a realidade do seu negócio.

Afinal, quando investir em um servidor internacional?

A questão permanece: qual solução de hospedagem é melhor? Devo contratar um servidor internacional? Se o seu conteúdo é destinado a um público estrangeiro, é indicado contar com um servidor internacional para garantir que os usuários tenham uma boa experiência durante a navegação.

É possível fortalecer a presença internacional da sua marca por meio da seguinte solução: crie um site único com subpastas segmentadas pelo país ou idioma em que a sua empresa atua. Para isso, você precisa contar com um servidor internacional e uma CDN (Content Delivery Network), que pode orientar a entrega do conteúdo aos usuários com base em seus dados geográficos.

Outra questão relevante nessa escolha abrange aspectos burocráticos. Na China, por exemplo, há uma forte censura, o que obriga os proprietários de sites a obterem um registro especial (ICP).

Eles também precisam submeter seus conteúdos a uma análise prévia do governo. Logo, se é interesse do seu negócio atender o público chinês, você deve investir em um servidor internacional, baseado em Hong Kong. De forma semelhante é preciso atender às regulações locais de países da União Europeia e assim por diante.

Quais os diferenciais da ValueHost?

A ValueHost é a opção de servidor ideal para o seu projeto. Dispõe de alta capacidade e performance inigualáveis, tem infraestrutura instalada em datacenters profissionais certificados e com equipamentos robustos — capacidade acima de 128GB de RAM e 32 núcleos, largura de banda, bases MySQL/PostGreSQl e rede de 1GBps.

Além disso, conta com recursos como painel cPanel/WHM, tráfego ilimitado, webmail, subdomínios, page builder gratuito com mais de 190 templates gratuitos para facilitar a personalização de páginas por usuários sem experiência em programação, instalador de apps, com mais de 470 aplicativos com integração com os principais CMS (Content Management System), como o WordPress, Joomla, Magento, Opencart ePrestashop.

Outros diferenciais abrangem performance Nginx, integração com CloudFlare, BoxBilling pré-instalado, seletor de PHP, Python e Ruby múltiplo, bancos de dados MariaDB e PostGreSQL.

Também prezamos pela segurança — nossa infraestrutura realiza backups regulares e RAID em todos os servidores com proteção por firewall e anti-DDoS profissional. Disponibilizamos backups automáticos e certificado SSL para garantir ainda mais confiabilidade aos nossos clientes.

Oferecemos 30 dias de teste em todos os planos. Nossos serviços de hospedagem e revenda de hospedagem contam com suporte completo e os mesmos recursos que os serviços de hospedagem de sites Linux. Realizamos atendimento online, via chat, telefone e ticket de suporte.

Agora que você sabe a importância de um servidor internacional, que tal entrar em contato com a ValueHost e conhecer o nosso serviço?