fbpx
Hospedagem

Hospedagem internacional de sites: vale mesmo a pena?

Todos os sites ficam hospedados em algum servidor físico espalhado pelo mundo, fornecidos por provedores de todos os tipos. Embora haja bons provedores em todos os países, uma dúvida sempre vem na cabeça dos administradores de site: devo escolher uma hospedagem internacional ou nacional?

A verdade é que essa dúvida é reflexo de um passado não tão distante, em que os provedores americanos eram bem superiores aos nacionais e que quem quisesse ter um site robusto, tinha que hospedá-lo fora do país. Hoje em dia, os hosts nacionais já estão no mesmo nível dos estrangeiros, sendo que os de fora levam algumas desvantagens sutis em relações aos domésticos, como a diferença de latência.

Neste post, vamos entender quais são as principais diferenças entre uma hospedagem internacional e a nacional e qual o modelo você deve escolher. Confira!

Quais as principais características de uma hospedagem internacional?

Para que você entenda melhor a diferença entre as hospedagens internacionais e as nacionais, neste tópico trazemos as principais características que as hospedagens estrangeiras têm para quem contrata seus serviços em território brasileiro. Acompanhe.

Maior latência

A latência nada mais é do que o tempo que uma requisição leva para chegar ao servidor e voltar. Basicamente é o tempo de resposta em uma ação do usuário dentro de um site e o resultado dela.

Esse tempo tem a ver com a distância física entre o computador que acessou o site e o servidor em que ele está hospedado. Enquanto nos nacionais o tempo fica em torno de 20 milissegundos, uma hospedagem internacional pode chegar a 180 milissegundos.

Como testar a latência de um site?

Uma das maneiras mais simples de testar a latência de um site é utilizando o Ping, que é uma ferramenta incorporada ao prompt de comando ou terminal de seu computador. O ping entrega o tempo de respostas de uma requisição feita a um determinado servidor, sendo que esse intervalo de tempo também é conhecido como Round-trip delay time (RTD) ou Round-trip time (RTT).

Para analisar a latência de um site, basta digita ping e o endereço da página ou do servidor:

  • entre no prompt de comando usando o atalho windows + R, digitando CMD e clicando em executar;

Com o terminal aberto, digite ping, o nome do site e a quantidade de pacotes que serão enviados para teste (-n + quantidade de vezes), veja o exemplo abaixo:

  • c:\Users\NomeDoUsuario Ping facebook.com -n10

Proteção jurídica

O site de uma empresa é parte de seus ativos e pode ser uma ferramenta importante para o crescimento da corporação. Assim sendo, ter uma boa base jurídica nesse setor também é fundamental, afinal, estamos lidando com uma marca. Nesse cenário, hospedar um site fora do Brasil pode tornar os problemas jurídicos muito mais burocráticos e custosos para as empresas.

Tem que lidar com o câmbio

Qualquer pessoa física ou jurídica que receba em moeda nacional, o Real, já sai em desvantagem na hora de fazer negócios com empresas ou pessoas que estão baseados em países que utilizam o Dólar, o Euro ou a Libra.

Isso significa que os valores relativos à hospedagem e contratação de recursos extras, em tempos de instabilidade econômica, tendem a ficar de cinco a seis vezes maiores. Fora isso, há ainda a necessidade de fazer transações com cartão de crédito internacional, que podem cobrar taxas extras a cada transação.

Suporte ao cliente

Outro fator que pode atrapalhar uma pessoa ou empresa na hora de contratar uma hospedagem internacional é a dificuldade, ou burocracia em relação ao suporte. Além do idioma, há questões relacionadas ao fuso horário e até a cultura, que pode interferir em um bom atendimento ou em uma forma de atendimento que estamos acostumados a receber em nosso país.

Quais são as vantagens da hospedagem nacional?

Bem, agora que já vimos que a utilização de uma hospedagem internacional pode não ser a melhor opção para a sua empresa, vamos entender como a alternativa a ela, ou seja, a hospedagem nacional é a melhor opção, apresentando as suas vantagens. Veja a seguir!

Velocidade de conexão

Nenhuma pessoa gosta de visitar uma página e ficar esperando para carregar, principalmente em um tempo em que, com poucos toques na tela, podemos mudar de conteúdo.

Essa demora no carregamento pode ter uma série de motivos, nos quais podemos destacar a latência. Nesse cenário, para garantir a melhor experiência para o usuário a melhor opção é eliminar esse possível problema é a contratação de uma hospedagem nacional.

Se você for hospedar sites mais robustos, com códigos mais complexos, como um e-commerce, sistemas de gestão empresariais e site de jogos, terá que ter a hospedagem como aliada para o ganho de velocidade, afinal, o site vai exigir bastante do servidor.

Atendimento mais próximo

Os provedores nacionais também são empresas baseadas no Brasil e entendem todas as necessidades e entraves que os empreendedores passam por aqui. Além disso, o idioma e a cultura são os mesmos, o que melhora a comunicação e a torna mais próxima. O fuso horário é o mesmo, ou seja, as manutenções sempre serão feitas de acordo com os hábitos dos usuários brasileiros.

Facilidade jurídica

Ao lidar com uma empresa nacional, a proximidade é maior e a contratação fica assegurada pelas leis brasileiras. O jurídico da empresa estará preparado para lidar com os entraves, sabendo exatamente onde ir, se necessário e como negociar.

A segurança jurídica é uma das bases para uma empresa de sucesso e com as novas leis de proteção de dados, como a LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados — brasileira, as empresas devem ter um cuidado redobrado para lidar com dados de clientes.

Como esses dados estarão em um servidor sob responsabilidade do provedor, a segurança jurídica de saber que os eventuais problemas serão resolvidos por aqui garante uma maior tranquilidade.

Como vimos, foi o tempo que contar com uma hospedagem internacional significava ter um diferencial em relação às empresas que tinham os seus sites baseados no Brasil. A tecnologia evoluiu ao ponto de igualar os ambientes e deu a opção para que os gestores pudessem escolher com calma onde basear as suas aplicações web, aqui ou no exterior. Para as empresas que buscam qualidade, bom atendimento e qualidade, a melhor opção é contar com uma empresa que ofereça a hospedagem nacional como a ValueHost.

Você, quer aproveitar todas as vantagens da hospedagem nacional em seu site? Entre em contato conosco e descubra como.