fbpx
Hospedagem

Conheça as 16 melhores plataformas para sites e suas vantagens

Bigode: Existem várias plataformas para sites disponíveis e você precisa escolher uma opção que atenda aos requisitos do seu projeto – budget para investimento e suporte, por exemplo. Entretanto, você ainda deve considerar fatores como índice de disponibilidade, desempenho e confiabilidade antes de optar por uma delas.

Quando a internet se popularizou, em meados da década de 1990, ter um site era luxo para as empresas. Além disso, as páginas eram meros cartões de visita virtuais, com informações como endereço, telefone e um texto institucional simples para que o público pudesse se familiarizar com as marcas.

Entretanto, com a crescente demanda por digitalização e, mais recentemente, com o isolamento social imposto para reduzir a contaminação pela Covid-19, ter um site é um requisito para a sobrevivência das empresas: esse é um canal de contato com o público imprescindível para estabelecer estratégias de marketing e, principalmente, de vendas.

Conhecer as plataformas para criação de sites é imprescindível para avaliar quais as potencialidades e pontos fracos de cada uma. Dessa forma, é possível escolher a opção ideal para suprir as necessidades do seu negócio.

Para auxiliar você nesse processo, listamos as principais — e melhores — plataformas para a criação de sites. Acompanhe e escolha uma dessas opções que seja capaz de atender todas as exigências do seu projeto!

1. Wix

A Wix é uma plataforma para criação de sites bastante dinâmica e que possibilita que qualquer pessoa que tenha habilidades básicas em informática possa criar um site, sem que seja necessário contratar um programador. Isso porque são disponibilizados templates prontos que podem ser personalizados, possibilitando a criação desde sites corporativos mais simples até lojas virtuais.

Muitos empresários de pequeno porte fazem o site no Wix para evitar gastos, uma vez que existe um plano grátis para o uso da plataforma. Porém, a versão gratuita tem recursos limitados, como um espaço reduzido para armazenamento e exibição de propagandas para os usuários.

Já os planos pagos possibilitam um espaço maior de hospedagem e não mostram anúncios publicitários para as pessoas que acessarem o seu site.

2. Webnode

O Webnote tem funcionamento similar ao Wix, disponibilizando templates que podem ser personalizados por qualquer pessoa, mesmo que não se tenha conhecimentos em linguagem de programação.

Assim como o Wix, também há planos gratuitos e pagos. No primeiro caso, não é possível ter um domínio próprio e há limitação no tráfego e no espaço de armazenamento. Já nas opções pagas, há ferramentas de marketing e mais possibilidades envolvidas.

3. Duda

A Duda é uma ferramenta focada para blogs e para e-commerces, tendo como diferencial o fato de que o carregamento costuma ser mais rápido do que o de outras plataformas.

A criação dos sites também é bastante simples, bastando arrastar e soltar os elementos para configurar as páginas. Essa simplicidade facilita para que os sites sejam responsivos, ou seja, eles se adaptarão ao tamanho de tela em que o usuário os acessa.

4. Shopify

O Shopify é uma plataforma exclusiva para a criação de lojas virtuais, sendo uma das opções mais procuradas pelos proprietários de e-commerces. Entre outras vantagens, garante a integração da loja com o Facebook, para que os produtos sejam vendidos também nessa rede social e no Instagram.

A plataforma também possibilita a integração com meios de pagamentos digitais, como o PagSeguro e o PayPal. Isso é importante, uma vez que os clientes poderão adquirir os produtos e fazer os pagamentos com boleto bancário ou cartão de crédito, de forma simples, prática e segura.

5. Jimdo

A Jimdo também é uma das plataformas para criação de sites mais completas, pois oferece um espaço maior de armazenamento, de modo que você poderá carregar mais fotos, textos e vídeos no modo gratuito.

Outro diferencial da Jimdo é a integração com o Google Maps, para que a sua empresa tenha a localização mostrada para os usuários que acessarem o site. Porém, há uma limitação grande em relação ao uso de um subdomínio próprio.

6. WordPress

A maioria dos sites é feito com a plataforma WordPress, que, assim como as anteriormente citadas, tem versões gratuita e paga. Por meio dela, é possível criar qualquer tipo de site, como páginas institucionais, landing pages, e-commerces, blogs, portais de notícias etc. A versão gratuita do WordPress é chamada de WordPress.org.

Entre as diversas vantagens que o WordPress proporciona, está a instalação de plug-ins, que são complementos para o site. Um site de notícias pode instalar um plug-in que mostre sempre a temperatura e a previsão do tempo para determinada região, por exemplo.

Além disso, os templates podem ser personalizados de acordo com a necessidade de cada usuário, possibilitando que você altere cores, botões, posicionamento dos elementos etc. Caso tenha conhecimentos em linguagem de programação, é possível fazer ainda mais alterações, deixando o seu site exatamente como foi planejado para a sua empresa.

7. Yola

O Yola é um outro exemplo de plataformas para sites gratuitas. Porém, ela tem bastantes limitações, como a publicação de apenas três páginas por site. Isso quer dizer que, se você tiver um site que tenha uma página institucional, uma de contato e outra mostrando os seus produtos, não poderá criar uma página para depoimentos de clientes, por exemplo.

Outra limitação da Yola é que ela só permite criar sites com o tamanho máximo de 1 GB de arquivos. Assim, se você tiver que colocar muitas fotos no seu site, esse pode ser um problema a ser enfrentado. É por isso que essa plataforma só é recomendada para sites de empresas pequenas e que não necessitam de muito espaço.

8. Squarespace

O Squarespace é um exemplo de plataformas para sites totalmente paga, ou seja, não existe uma versão free com menos recursos, como a maioria das concorrentes.

No entanto, o Squarespace se destaca pelo webdesign, pois tem templates muito bonitos e que causam alto impacto nos usuários. Ele é bastante recomendado, portanto, para empresas que têm um forte apelo visual em seus produtos, como uma marca de roupas.

Além dos templates, a plataforma disponibiliza um banco de imagens com mais de 40 milhões de fotos e desenhos que você pode utilizar no seu site, que poderá ser criado de acordo com a sua necessidade ou desejo.

9. Stage

O Stage é um subproduto da Rock Content, líder em Marketing Digital da América Latina. Consiste, basicamente, em uma hospedagem gerenciada WordPress, ou seja, é uma versão paga, porém de alto desempenho, do CMS (Content Management System) mais usado do mundo.

Como vantagem para essa escolha, podemos destacar a performance, o que pode ser um grande diferencial das empresas, pois garante aos usuários uma experiência de acesso mais qualificada e velocidade de carregamento dos elementos da página, que automaticamente também confere melhor ranqueamento em motores de pesquisa.

Além disso, o proprietário do site pode contar com toda a versatilidade do WP, com seus templates, plugins e widgets, que otimizam o design da página e adicionam excelentes funcionalidades ao software para facilitar a vida dos usuários.

10. Locaweb

A Locaweb opera um data center seguro e certificado pelo ISAE 3402 com servidores redundantes, confiáveis e escaláveis, o que permite ao usuário adicionar recursos à medida que as operações crescem. Eles prometem um SLA de 99,8% de uptime, permitem a migração gratuita do site e a efetivação de backups automatizados.

O instalador gratuito permite que usuários com pouca experiência em desenvolvimento criem sites sem problemas. Além disso, é integrado ao Google AdWords para otimizar campanhas PPC. Oferece como opção de painel administrativo Plesk, Linux ou Windows.

11. Weebly

Weebly é um dos maiores construtores de páginas, com mais de 50 milhões de sites já construídos e com constante melhorias para a plataforma. A ferramenta é intuitiva e fácil de usar. A empresa oferece um plano gratuito (com anúncios próprios no rodapé) e três opções de planos premium.

Essa é uma boa opção para sites maiores, que exigem mais requisitos de sistema, se compararmos com outras opções de plataformas para sites como o Wix ou Squarespace.

Além disso, o Weebly oferece temas responsivos e um app center que permite gerenciar facilmente as opções de customização. Entretanto, oferece opções limitadas de criação, com desenvolvimento parcialmente lento e suporte disponível apenas em inglês.

12. GoDaddy

Com mais de 82 milhões de domínios sob a sua gestão, o GoDaddy é uma das principais empresas de registro de domínios do mundo — e, por isso, também se tornou um dos provedores de hospedagem mais populares do mercado.

De blogueiros que precisam de uma opção acessível para seu site pessoal a empresas que procuram uma solução que possa lidar com um alto volume de tráfego, a GoDaddy oferece planos para cada tipo de usuário, que inclui hospedagem compartilhada, hospedagem WordPress, hospedagem VPS e servidores dedicados.

Uma desvantagem dessa opção é que, embora os planos de hospedagem compartilhada e WordPress sejam muito acessíveis, existem outros provedores que oferecem preços mais em conta.

13. Webnode

A Webnode fornece uma plataforma para sites aos usuários que buscam um bom design sem ter muita experiência técnica em desenvolvimento, pois disponibiliza templates e ferramentas que adicionam uma ampla gama de funcionalidades e ainda fornece serviço de hospedagem em seu servidor.

Entretanto, alguns recursos que podem ser adicionados não são personalizáveis, como a automação de marketing. Outro ponto fraco dessa opção é a falta de certificado SSL, que garante aos usuários mais segurança na navegação e aos proprietários de site maior confiabilidade.

14. Hostinger

A Hostinger é uma conhecida opção para hospedagem que, por isso, também é uma plataforma para sites com uptime e suporte aceitáveis.

A empresa ofereça planos de hospedagem em nuvem, VPS e opções compartilhadas, que apesar de serem mais em conta, compartilham os recursos do sistema e, consequentemente, o desempenho do servidor.

Por isso, como uma das opções de plataformas para sites, a Hostinger consegue atender apenas às necessidades de sites menores e blogs pessoais.

15. Mozello

A Mozello é uma opção mais básica para empresas de menor porte, que buscam estabelecer uma presença online mesmo que os usuários não tenham experiência na criação de sites. Como opção para a personalização, destacamos os seus templates prontos e responsivos.

Para aqueles usuários que têm conhecimento mais profundo em JavaScript, CSS e HTML, é possível criar sites altamente personalizados e integrar todos os tipos de aplicativos para uma estrutura robusta. A empresa também oferece suporte para vários idiomas, opção para e-commerce embutida e otimizações para SEO.

A interface de edição não contempla funcionalidades que agilizam a customização dos sites, como a drag and drop (arrastar e soltar), que já é comum entre várias plataformas para sites. Entretanto, a opção premium desbloqueia uma série de recursos que não estão disponíveis na versão gratuita.

16. ValueHost

A ValueHost trabalha com hospedagem de sites, revenda de hospedagem e outros serviços associados desde 2009, em datacenters profissionais certificados com servidores robustos: capacidade acima de 128GB de RAM e 32 núcleos, largura de banda e rede de 1GBps.

Hospedamos mais de 40.000 sites em nossa infraestrutura, que abrange recursos como:

  • painel administrativo intuitivo e fácil de usar, inclusive para usuários com pouca — ou nenhuma — experiência de navegação (cPanel/WHM);
  • tráfego ilimitado, que garante recursos necessários tanto para sites pequenos quanto para de grandes empresas;
  • emails ilimitados;
  • bases MySQL/PostGreSQl;
  • subdomínios;
  • criador de sites responsivo, gratuito e com mais de 190 templates para facilitar a customização de sites com designs profissionais;
  • instalador de apps, com mais de 470 aplicativos inclusos para todas as hospedagens criadas na revenda (WordPress, Joomla, Magento, Opencart, Prestashop, entre outros);
  • performance Nginx;
  • integração com CloudFlare;
  • BoxBilling pré-instalado;
  • seletor de PHP, Python e Ruby múltiplo;
  • bancos de dados MariaDB e PostGreSQL.

A ValueHost também preza pela segurança de seus usuários e oferece infraestrutura em que todos os seus servidores têm proteção por firewall e anti-DDoS profissional. Além disso, disponibilizam backups automáticos e certificado SSL em todos os planos.

Para os proprietários de site indecisos, a empresa também disponibiliza 30 dias de teste em todos os planos. O suporte é irrestrito com atendimento online, via chat, telefone e ticket.

Você deve avaliar os prós e contras de cada opção antes de escolher a plataforma mais adequada para o seu negócio. Não se esqueça de considerar requisitos essenciais para o cumprimento de SLAs de plataformas para sites: qualidade e disponibilidade de suporte, desempenho e capacidade de integração com outras soluções. Além disso, você também deve se preocupar com a qualidade da hospedagem do seu site.

Agora que você conhece as mais relevantes plataformas para sites, que tal experimentar os recursos da ValueHost gratuitamente por 30 dias?