fbpx
Hospedagem

Como escolher uma empresa de revenda de hospedagem, afinal?

Com o aumento constante de pessoas conectadas à internet, o mercado de tecnologia cresce constantemente e disponibiliza cada vez mais serviços, como é o caso de uma empresa de revenda de hospedagem. Esse setor é bastante simples, pois trata-se de alugar uma cota de recursos de um servidor e dividir em partes menores a fim de revender para seus clientes.

Esse serviço permite que qualquer pessoa tenha sua própria empresa de hospedagem, sem ter que investir em servidores ou equipamentos, uma vez que é necessário somente comercializar serviços da empresa detentora de hospedagem.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você saiba como escolher uma empresa de revenda de hospedagem. Confira agora!

O que é revenda de hospedagem?

A revenda de hospedagem é quando uma companhia de hospedagem oferta espaço em seus servidores para que negócios intermediários possam hospedar sites de seus clientes. Com esse modelo, é possível disponibilizar logins de acesso para que cada cliente tenha sua própria autonomia sobre seu site, ao passo que o revendedor possa gerir essas contas por meio de uma plataforma.

Assim, a empresa de revenda de hospedagem pode ser compreendida como um tipo de negócio em que se terceiriza as atividades de hospedagem, otimizando seus serviços que já eram comercializados.

Esse modelo costuma ser oferecido por grandes empresas de hospedagem, em que clientes se tornam revendedores para outros negócios. Por exemplo, imagine que você é um web designer e tem clientes interessados em construir um site. O processo de revenda faz com que você possa oferecer os serviços de hospedagem e manutenção.

Para quem é indicada a revenda de hospedagem?

Montar uma empresa de revenda de hospedagem pode ser uma excelente opção para quem deseja ter seu próprio negócio online. Quando se compara com empreendimentos físicos, o investimento é bem menor e permite que se obtenha um retorno rápido, caso a estratégia de divulgação e oferta seja efetiva.

Como todos os mecanismos para colocar em prática a revenda são virtuais, não existem gastos com aluguel e muito menos com mercadorias físicas. Contudo, você terá alguns custos, sendo que o principal se trata do serviço de hospedagem para a revenda.

Veja, a seguir, para quem essa opção é bastante indicada:

  • empreendedores que se interessem em abrir a sua própria empresa de hospedagem de sites, sem ter que enfrentar trabalhos de gerenciamento e gastos de manutenção de servidores;
  • web designers e desenvolvedores que objetivam hospedar seus clientes em painéis de controle separados, mas que não necessitam de inserir ferramentas com altos custos como um VPS ou dedicado;
  • agências web ou prestadores de serviço na internet, que desejam contar com uma receita a mais com a venda de planos de hospedagem aos seus clientes;
  • pessoas que contam com mais de um site e querem ajustar os recursos de espaço em disco e tráfego conforme cada site e administrar todos os sites por meio de um painel de controle somente.

Como é o seu funcionamento?

As companhias disponibilizam vários planos de revenda, com recursos de espaço em disco e tráfego que se alternam de acordo com o plano. Contudo, existem recursos que costumam estar inseridos em todos os planos, como:

  • viabilidade de customização da revenda, de forma que surja somente a sua m arca. Pelo painel de controle, você pode colocar o nome da sua empresa e marca nas faturas emitidas aos consumidores, proporcionando uma aparência profissional ao negócio;
  • possibilidade de fornecer aos seus consumidores as mesmas ferramentas que a companhia principal oferece, como painel de controle, e-mail, ferramentas de monitoramento e scripts adicionais;
  • gerenciamento de seus planos e configuração variada de contas conforme suas necessidades;
  • conta de revenda de domínios, os quais permitem que seja possível disponibilizar registro de domínios aos consumidores.

Enfim, uma empresa de revenda de hospedagem atua basicamente oferecendo suporte aos clientes, para situações em que há perda de senha ou alguma configuração essencial. Para situações mais complexas, o revendedor pode abrir um chamado com a empresa de hospedagem e realizar a intermediação entre empresa e o cliente.

Como encontrar uma empresa de confiança de hospedagem?

Primeiramente, você deve procurar por uma empresa de hospedagem que preste serviços com excelência. Ou seja, ela deve ser sólida no mercado e ter seus próprios servidores. Além disso, verifique se os planos de revenda são compatíveis com os principais CMSs utilizados hoje em dia. Muitos clientes vão contratar seus serviços para instalar ferramentas open source.

Você também deve se certificar se é possível revender domínios em seu plano de revenda. Seus futuros consumidores podem não gostar muito com a precisão de registro de um domínio em outra companhia e apontar o DNS para a sua hospedagem.

Averigue também o portfólio de itens disponibilizados pela empresa dentro do plano de revenda. Procure por itens que facilitem o processo de publicação a gestão de um site. É importante também verificar a plataforma de controle que será disponibilizada para o seu cliente.

Verifique o limite de contas de e-mail por cliente. Ele pode almejar muitas contas sob um único domínio. Assim, é fundamental saber até onde você pode ir nesse quesito.

Para quem já conta com uma revenda e deseja trocar de empresa, é importante saber se a nova provedora que se deseja contratar conta com serviços de migração de revenda ou, pelo menos, disponibiliza suporte para isso.

Contratempos inesperados podem surgir no decorrer da migração de contas de cliente e um bom suporte fará total diferença nessa hora. Por isso é importante contar com uma empresa especializada nessa área.

 Agora que você já sabe o que precisa para começar com sua revenda de hospedagem, é preciso escolher a empresa ideal para fornecer te oferecer esse tipo de serviço. A ValueHost trabalha com hospedagem de sites, revenda de hospedagem e outros serviços relacionados. Ela conta com um suporte completo e atendimento online, telefone, via chat e ticket, tanto para planos de hospedagem como os de revenda.

Enfim, iniciar uma empresa de revenda de hospedagem exige alguns cuidados, mas é fundamental que você comece o seu negócio o mais rápido possível. É preciso apenas escolher um plano com preços acessíveis, e iniciar sua estratégia de divulgação e prospecção de clientes.

E aí, gostou deste post? Entre em contato conosco e saiba como nossos serviços são ideais para você!