fbpx
Tecnologia

Conheça as maiores tecnologias na área de TI

O futuro é sempre empolgante, concorda? Principalmente quando pensamos no papel da tecnologia da informação nas empresas atualmente. No que diz respeito às tecnologias na área de TI, que estão se acelerando a um ritmo de crescimento sem precedentes, não há dúvida de que o conceito de transformação digital universal será uma realidade em pouco tempo.

Neste breve guia nós falamos um pouco sobre os avanços dessas tecnologias, as previsões de crescimento e as principais tendências para os próximos anos. Acompanhe!

O avanço das tecnologias

Muitos avanços tecnológicos significativos e mudanças sociais ocorreram durante a década de 2010. No entanto, muitos desses desenvolvimentos tornaram-se tão rapidamente enraizados em nossas vidas diárias que muitas vezes passaram relativamente despercebidos, e impacto deles foi quase esquecido. Ao longo da década que iniciamos, 2020, esperamos que ocorram avanços semelhantes, rápidos e significativos.

Para termos uma ideia do que aconteceu nos últimos anos no âmbito das tecnologias na área de TI, vamos fazer um breve apanhado das principais transformações.

Tecnologia móvel atualizada de redes 3G para 4G

As redes 3G introduziram uma nova era de chamadas, mensagens de texto e conectividade com a Internet para dispositivos móveis. O 4G, que veio na sequência, passou a oferecer uma velocidade amplamente mais rápida. Essa melhoria tornou o novo padrão de comunicação uma tecnologia fundamental para uma variedade de aplicações.

Inteligência artificial e big data decolaram

Pagamentos, visualizações de mídia social, pesquisas online e uso de aplicativos deixam uma extensa trilha digital, criando gigabytes de dados para cada usuário. Com o surgimento de algoritmos de inteligência artificial, esses grandes conjuntos de dados são filtrados para detectar padrões e criar instruções que otimizam os mecanismos de pesquisa, direcionam anúncios a indivíduos ou oferecem direções em tempo real.

À medida que os dados se tornam mais prolíficos, a IA continua a aprender e aprimorar seus recursos. Em 2018, por exemplo, a IA de processamento de linguagem superou os melhores humanos de Stanford em um teste de leitura e compreensão.

Armazenamento de dados migrado para a nuvem

Historicamente, empresas e consumidores armazenavam dados e software localmente em discos rígidos de desktop ou distribuídos para servidores locais. Entretanto, à medida que os conjuntos de dados ficaram mais complexos e as conexões de rede mais rápidas facilitaram a rápida transferência de dados pela Internet, o armazenamento externo e os programas de software baseados na Web tornaram-se mais desejáveis.

O armazenamento baseado em nuvem, por exemplo, oferece capacidade de dados facilmente escalonável, ao mesmo tempo que permite acesso remoto e mais flexível a diversos dispositivos.

A computação em nuvem permite que as empresas realizem funções críticas de negócios, desde contabilidade e gerenciamento de RH, por meio de ambientes digitais seguros e otimizados. A indústria de software também migrou de CD-ROMs físicos para o modelo de negócios de software como serviço, onde as empresas coletam receitas de assinatura e podem oferecer atualizações de software em tempo real, acesso remoto.

Podemos dizer que todas essas transformações serviram de base para outras evoluções tecnológicas, que vamos tratar aqui neste artigo.

A perspectiva de crescimento da TI nos próximos anos

Ao analisar o avanço tecnológico nos últimos anos não é difícil prever que o crescimento da TI não vai desacelerar. Um estudo feito pela IDC prevê que os gastos gerais com tecnologias da informação e comunicação (TIC) crescerão pelo menos 5% ao ano, entre 2021 e 2023, devido à expansão contínua em novas tecnologias.

O crescimento em hardware, software e serviços tradicionais será impulsionado pela nuvem e dispositivos móveis e manterá uma parcela estável dos negócios gerais e gastos do consumidor. Embora algumas categorias estejam diminuindo, as empresas continuam a aproveitar as tecnologias tradicionais como componentes principais das estratégias digitais.

Em grande parte devido ao rápido crescimento da IoT nos últimos anos, liderado por investimentos nas indústrias de manufatura e transporte, as novas tecnologias logo ultrapassarão US $ 1 trilhão em receita anual. Segundo o estudo, a COVID-19 moderou apenas ligeiramente o crescimento dessas novas tecnologias e, nos próximos anos, outras novas categorias, como robôs, drones, realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) (além de softwares, aplicativos de gamificação e serviços relacionados) terão um crescimento semelhante.

A IDC concluiu que essa proporção crescente de gastos direcionados a novas categorias levará a indústria em geral a um novo surto de crescimento na próxima década, à medida que as empresas vão além da prototipagem para implementações mais amplas de tecnologias, como visualizadores de realidade aumentada e robôs habilitados para IA.

As tendências de tecnologias na área de TI

Em poucos anos, nosso poder de computação melhorou consideravelmente. Isso porque uma nova tecnologia pode se tornar a base de outras. Como resultado, as tendências de TI estão ficando mais difíceis de acompanhar. Porém, vamos falar aqui sobre aquelas que estão em maior evidência e que, de certa forma, estão relacionadas entre si.

Tecnologia 5G

A última geração de tecnologias sem fio promete uma era de redes de rádio onipresentes, seguras e de alta capacidade. Com níveis de latência extremamente baixos, alta eficiência energética e uma capacidade Gbps abrangente, as aplicações da tecnologia 5G se estendem a uma infinidade de setores e campos além das telecomunicações tradicionais.

Algumas das aplicações mais empolgantes incluem veículos autônomos, VR / AR, manufatura inteligente, serviços de telessaúde, cidades inteligentes e muito mais. De acordo com o Relatório de Mobilidade da Ericsson, em 2023, o número de assinaturas 5G ultrapassará a marca de 1 bilhão e a tecnologia cobrirá 20% da população global.

Podemos destacar aqui três áreas significativas de uso e aplicações como parte de iniciativas 5G:

  • banda larga móvel aprimorada: atendimento à demanda crescente por conectividade de banda larga onipresente com taxas de dados, densidade de conexão e mobilidade aprimoradas;
  • internet das coisas (IoT) massiva: conectividade para milhões de dispositivos que transmitem dados confidenciais. Disponibilidade de dispositivos de baixo custo com bateria de longa duração;
  • serviços de baixa latência ultra-confiáveis (URLCC): conectividade confiável com requisitos rigorosos de latência e taxa de transferência.

Segurança de redes 5G

O 5G emprega um design de segurança em camadas distribuídas virtualmente e tecnologia sem fio para criar um sistema altamente seguro, resiliente e ágil que compreende:

  • detecção e mitigação de negação de serviço distribuída (DDoS);
  • criptografia mais forte para interface over-the-air e criptografia de IMSI para cada dispositivo;
  • Security Edge Protection Proxy para mitigar vulnerabilidades em tecnologias anteriores e prováveis ataques quando os assinantes estão em roaming entre diferentes operadoras;
  • operações de rede virtualizadas por meio de NFV e SDN, que permitem segurança adaptável.

Principais desafios no lançamento 5G

O 5G promete aplicativos transformadores, novos serviços e experiência perfeita para o usuário final para indústrias e usuários com desempenho e confiabilidade de rede aprimorados. No entanto, apesar dos benefícios potenciais, as redes 5G ainda estão em evolução, e as operadoras estão céticas quanto ao ROI — dado o grande investimento necessário para implantá-las.

Internet das Coisas

A IoT está moldando ativamente os mundos industrial e de consumo. A tecnologia inteligente encontra seu caminho para todos os domínios de negócios e consumidores que existem — de varejo a saúde, de finanças a logística — e uma oportunidade perdida estrategicamente empregada por um concorrente pode facilmente ser qualificada como um fracasso de longo prazo para empresas que não inovam.

De acordo com a Cision, PR Newswire, o mercado de IoT tem uma taxa de crescimento anual composta inacreditável de 24,7%, e grandes empresas como Google, Cisco, Microsoft, Dell, Apple, Facebook, entre outras, estão investindo pesadamente em aplicativos nesse âmbito.

Organizações como essas estão adotando cada vez mais tecnologias avançadas, o que impulsiona o mercado global de IoT. O crescimento ano após ano da demanda de tecnologias como computação em nuvem e inteligência artificial continua a alimentar o mercado de IoT, que tem amplas aplicações para instituições financeiras, segurança, varejo, governo, saúde, transformação e manufatura, para citar alguns setores-chave.

Avanços em Edge Computing

A redução no custo e o aumento do poder dos dispositivos usados na IoT torna provável o uso do poder de computação aprimorado dos dispositivos para processar dados coletados na extremidade e permitir enormes lucros com largura de banda. Além disso, em muitos casos, garante maior conformidade com as leis de privacidade.

Redes 5G em todas as indústrias

Como citamos, as redes 5G continuarão a ser usadas em diferentes setores ao redor do mundo. Isso, por sua vez, será um fator útil, levando a um aumento no número de dispositivos IoT. O uso de 5G tornará viável o controle de uma gama ainda mais ampla de dispositivos remotamente por meio de aplicativos.

Juntos, IoT e 5G estão configurando infraestrutura para smartphones e tablets, bem como wearables, dispositivos médicos e veículos. Esta evolução de um sistema IoT alimentado por 5G alimentará o desenvolvimento da cidade inteligente, melhorar o desempenho operacional da área de saúde e beneficiar a indústria de produção.

Blockchain para segurança IoT

Blockchain é uma das tendências fundamentais da tecnologia de IoT atualmente. A troca de dinheiro e dados entre dispositivos IoT de forma segura está se tornando possível uma vez que a tecnologia blockchain fornece a eles uma mera infraestrutura para isso. Portanto, as transações realizadas no blockchain são completamente protegidas.

A tecnologia Blockchain foi aplicada por muitas organizações financeiras e governamentais, empresários, clientes e fabricantes. Esta é uma das tendências mais famosas da IoT, que trará grandes variações no campo da tecnologia e estimulará sua aplicação avançada na construção de dispositivos técnicos.

Segurança IoT

A segurança continua sendo uma questão importante para aqueles que desenvolvem e usam soluções IoT hoje. É visível que esta será uma operação em que o investimento e a pesquisa das contramedidas necessárias será uma tendência crescente neste ano e nos próximos. Muitos especialistas também testemunham como o uso de blockchain pode ser uma solução para obter maior segurança na IoT.

Melhor análise de dados

A maior seleção de soluções de IoT resulta em coleta de dados expandida e transmissão de todos os tipos de dados. Uma melhor análise de dados ajuda a obter insights essenciais e valiosos.

Gerenciar e analisar esses dados representa o valor agregado real que a IoT pode causar. A análise de dados, o aprendizado de máquina e a inteligência artificial desempenharão, portanto, um papel cada vez mais significativo e crucial. Essas tendências não só fornecerão processos eficazes para realizar tarefas, mas também ajudarão a tornar nossas vidas mais fáceis e convenientes.

Dispositivos domésticos inteligentes

Os algoritmos de reconhecimento de voz agora são bastante confiáveis e eficientes. Assim, os dispositivos dotados de interface de voz para o usuário estão se espalhando rapidamente, graças ao seu custo acessível. A distribuição comum desses dispositivos serve a um importante operador na seleção de soluções de automação residencial e casa inteligente, pois esses dispositivos podem se tornar o centro de acesso para cargas de serviços adequados para qualquer ambiente doméstico

Estrutura de integração unificada

A falta da estrutura unificada da IoT é algo que a tecnologia tem enfrentado como um desafio ao interagir com as indústrias. Para fazer com que qualquer projeto seja um sucesso, é importante que as habilidades de gerenciamento de projeto adequadas, abordagem sistemática e uma boa metodologia sejam realizadas. Para isso, uma plataforma básica compartilhada para traçar planos e atividades estratégicas é necessária pelas empresas.

As empresas não receberam nenhuma plataforma central compartilhada. Todas as tendências de IoT que mencionamos antes incluem uma estrutura unificada porque essa é a única maneira de manter as indústrias seguras e protegidas.

Segurança da informação

A quantidade de sistemas, dispositivos conectados e serviços hospedados na nuvem está aumentando progressivamente. Todas essas tecnologias produzem grandes volumes de dados, que, obviamente, precisam ser protegidos.

A segurança cibernética é um componente importante da tecnologia hoje, com um mercado avaliado em quase 250 bilhões de dólares. Semelhante ao setor de tecnologia em geral, a segurança cibernética tem um mercado em quase todos os setores. À medida que mais informações da empresa são armazenadas online, maior é a demanda por soluções de segurança cibernética para protegê-las.

De violações de dados à escassez de equipe de segurança de TI, à tecnologia em nuvem e ao futuro da IA e 5G, vamos dar uma olhada nas tendências e ameaças que devem moldar o setor de segurança da informação nos próximos anos.

Implementação 5G

Sim, novamente o 5G. Com a largura de banda que a tecnologia permite, os volumes de dados e o número de dispositivos e sensores conectados estão configurados para explodir. Os aplicativos eletrônicos de saúde coletarão dados sobre o bem-estar do usuário, a nova tecnologia automotiva monitorará os movimentos do usuário e os aplicativos inteligentes coletarão informações sobre como os usuários vivem e trabalham.

Com tantos dados pessoais sendo coletados, isso significará altos níveis de segurança contra violações e roubo de dados.

A contínua ascensão da IA

Os avanços da IA estão trazendo soluções baseadas em aprendizado de máquina (machine learning) para todos os segmentos do mercado — o que inclui a segurança cibernética. Algoritmos de deep learning estão sendo usados para detecção de ameaças, processamento de linguagem natural e até mesmo detecção de rostos.

A maioria das soluções de segurança cibernética são construídas em mecanismos de detecção baseados em lógica humana; no entanto, mantê-los atualizados e com as ameaças, tecnologias e dispositivos mais recentes pode ser quase impossível de ser feito manualmente. A IA acelera a identificação de novas ameaças e respostas a elas e pode ajudar a bloquear ataques cibernéticos antes que se espalhem pelas organizações.

No entanto, conforme o futuro da IA avança, ela também está sendo transformada em arma por cibercriminosos para desenvolver métodos de ataque de malware cada vez mais sofisticados. Isso significa que as organizações precisam implantar soluções heurísticas avançadas, em vez de depender de vulnerabilidades e assinaturas de ataque já conhecidas.

Edge computing

Conforme a IoT começa a tomar forma e o futuro da tecnologia se torna mais claro, os especialistas em TI percebem que a computação em nuvem convencional não é suficiente. Não é rápido o suficiente para lidar com aplicativos de streaming de dados em tempo real e não é eficiente o suficiente para atender às demandas tecnológicas em evolução. Mas os desenvolvedores estão explorando uma possível solução na forma de computação de ponta.

Em seus termos mais simples, a computação de ponta se refere a conjuntos de dados, aplicativos e servidores que existem além dos pontos de acesso centralizados padrão de uma rede corporativa. A plataforma compreende uma estrutura de malha que facilita o armazenamento local de dados de missão crítica, enquanto mantém os dados recebidos recentemente em um repositório de armazenamento central para acesso rápido.

A computação de ponta alimenta muitas das tendências tecnológicas que estão sendo comentadas atualmente, incluindo fábricas inteligentes, redes inteligentes, veículos conectados e muito mais. Embora a IoT tenha impulsionado a computação de ponta, a tecnologia — alimentada pelo 5G — terá um papel cada vez maior em muitos outros setores.

De acordo com o estudo da IDC que citamos no início deste artigo, o mercado de edge computing, que mal existia há alguns anos, valerá 34 bilhões de dólares até 2023. Isso inclui o hardware, software e componentes necessários para criar um grande número de sistemas de processamento que complementam os maiores centros de dados localizados longe.

Esses sistemas de computação de ponta devem ser capazes de filtrar os dados, decidindo o que manter localmente e o que enviar para a nuvem, e analisar informações em milissegundos para cumprir a promessa de automação verdadeira em tempo real.

Felizmente, várias tecnologias estão convergindo para permitir essa transição de data centers centralizados para redes distribuídas compostas de centros menores e mais especializados na borda que dependem de servidores de menor consumo. Claro, 5G é um desses elementos. A inteligência artificial (IA) é outra, junto de novos métodos de escrever aplicativos e hardware aprimorado que permite que algumas das funções mais críticas sejam colocadas em um único processador.

Social business

O social business, ou negócio com finalidade social, representa uma espécie de híbrido entre a empresa comercial tradicional e as organizações sem fins lucrativos. Eles operam como empresas lucrativas, mas outro aspecto do negócio é a criação de mudanças positivas — seja apoiando as pessoas na comunidade, protegendo o meio ambiente ou ambos. Esses negócios medem seu sucesso em termos de um “valor agregado”, que é uma combinação de fatores financeiros, sociais e ambientais.

Ao contrário de um modelo de negócios tradicional que gira em torno da maximização do lucro, os negócios sociais medem seu “sucesso” pelo impacto social que é criado. Os lucros são vistos como uma ferramenta, e o que constitui o modelo de negócios com fins lucrativos está contido na dimensão financeira do modelo de negócios sociais. As principais diferenças incluem:

  • o modelo de impacto social explica a missão da empresa, enquanto a proposição de valor tradicional define o valor que uma empresa oferece a seus mercados e clientes;
  • o modelo de sustentabilidade financeira gera receita suficiente para a missão social, enquanto o modelo de receita tradicional busca gerar receita a qualquer custo.

Os avanços na tecnologia criaram um impacto considerável na sociedade nos últimos anos. Ainda assim, na maioria dos casos, o impacto social foi secundário em relação aos objetivos de comercialização e geração de lucro. Como os empreendedores sociais podem aproveitar a tecnologia para aumentar o sucesso de seus empreendimentos e gerar um impacto social positivo?

Um Relatório de Mapeamento de Inovação Social da Intel Foundation e Ashoka examinou as melhores práticas de empreendedores que usam com sucesso a tecnologia da informação e comunicação para criar impacto social. De acordo com o relatório, os empreendedores sociais que alavancam as TIC de forma eficaz tendem a:

  • ir além da alfabetização digital;
  • incorporar o envolvimento profundo das partes interessadas;
  • alterar as percepções dos marginalizados;
  • manter-se descentralizados;
  • comunicar efetivamente os resultados.

A década de 2010 foi uma década de inovação fenomenal, liderada em grande parte pela transição para dispositivos móveis e o aumento dos dados, que acelerou o crescimento da IA, comércio eletrônico, mídia social e biotecnologia.

Na década de 2020, mudanças básicas adicionais ocorrerão conforme a latência dos dados diminui e os algoritmos de IA melhoram. Esse progresso deve permitir que novas tecnologias na área de TI cresçam ainda mais, incluindo veículos autônomos, IA de conversação, a enorme internet das coisas e realidade aumentada e virtual. À medida que novas tecnologias são introduzidas no mercado, elas terão um impacto profundo em nossos negócios e até mesmo nos investimentos, à medida que remodelam a economia.

Gostou deste pequeno guia? Receba outros conteúdos sobre tecnologia da informação e negócios diretamente no seu e-mail. Assine agora a nossa newsletter!