fbpx
Tecnologia

Qual o melhor para sua empresa? Linux ou Windows?

Algumas decisões tecnológicas que parecem simples podem impactar a sua empresa no dia a dia. Por isso, é muito importante que você identifique quais são os parâmetros que precisam ser observados em alguns casos. Por exemplo, a escolha do Sistema Operacional (SO) de uma empresa afeta muitas questões, tais como segurança, compatibilidade com soluções, agilidade no dia a dia, personalização, entre outros pontos.

Atualmente temos dois SO principais no mercado: Linux e Windows. Conhecer mais sobre eles poderá ajudar nessa questão e permitir decisões mais bem acertadas com as tendências da sua empresa.

Vamos apresentar os principais pontos sobre cada um deles a seguir. Aproveite e tire suas dúvidas.

Conheça mais sobre o Linux

O Linux é um Sistema Operacional em código aberto e que tem ganhado muito espaço no mercado empresarial. Ele é baseado em Unix, e pode ser implementado em desktops e notebooks e, até mesmo, em tablets e smartphones.

Seu modelo em código aberto faz com que sua distribuição seja gratuita, ou seja, você não precisa comprar a sua licença para utilizá-lo nas máquinas da sua empresa. Isso também significa um outro ponto: os usuários podem investigar o código em busca de vulnerabilidades e identificar de forma ágil problemas (inclusive, a comunidade Linux é muito forte no Brasil e no mundo). Da mesma forma, há também uma maior liberdade para criar e distribuir aplicativos para Linux.

Conheça mais sobre o Windows

O Windows é, ainda, o Sistema Operacional mais utilizado no mundo. Criado pela Microsoft, possui versões do seu SO específicas para empresas (Windows for Business), com recursos focados para demandas do mercado empresarial. É um SO multitarefa, ou seja, permite que você possa abrir diversas ferramentas simultaneamente. Também possui versões de SO para desktops, tablets, notebooks e smartphones.

Descubra qual é o melhor SO para sua empresa

Diante dessas informações, como decidir qual é o melhor SO para sua empresa? Para isso, é importante conhecer quais são as principais diferenças entre eles e definir qual é o mais vantajoso para sua empresa.

Vamos apontar algumas questões que exigem sua atenção nessas questões a seguir.

Interface e usabilidade

Essa talvez seja a grande divergência entre os dois SO e que impacta diretamente na escolha entre eles no ambiente empresarial. Muitas pessoas já estão acostumadas com a interface Windwos, não é mesmo? Isso acontece porque, para além da empresa traçar um padrão próprio, há sempre a mesma interface e maneira de se operar. Já o Linux pode ter uma mesma versão do SO com interfaces diferentes, bem como também há uma maior possibilidade de personalização.

Essa questão é uma vantagem ou desvantagem? Bom, depende. Usuários mais “treinados” (normalmente profissionais de tecnologia) gostam da possibilidade de poderem personalizar sua interface de acordo com o que é mais funcional para o seu dia a dia. Já os usuários mais leigos podem estranhar as mudanças, principalmente, se ocorrer uma rotatividade de máquinas.

Por exemplo, se é liberado sempre um notebook diferente para ser utilizado em viagens corporativas, caso a pessoa pegue modelos diferentes, pode encontrar interfaces completamente diferentes da que está acostumada e gerar um estranhamento.

Já para quem gosta da possibilidade de personalizar a interface de acordo com a sua usabilidade, isso pode gerar um aumento de performance, já que ela conseguirá acessar serviços de forma mais ágil e prática.

Aquisição de licença

O Linux é um SO open source, ou seja, ele não é proprietário. Com isso, você pode instalá-lo sem precisar adquirir uma licença de uso, tornando o processo menos custoso. Isso é importante para empresas que trabalham com alto volume de dispositivos e, portanto, a instalação de software proprietário pode ser custosa.

O Windows, em contrapartida, trabalha com licença proprietária, ou seja, você precisa adquirir o direito de uso. A empresa fornece condições especiais para os negócios, para reduzir custos em caso de instalação em diversos dispositivos.

Vale lembrar uma questão importante: alguns gestores utilizam SO Windows pirata para reduzir custos. Isso é extremamente perigoso para a segurança da informação do seu negócio, por isso, não tenha essa conduta!

Segurança

Também é importante identificar as questões relacionadas com segurança da informação e de que forma isso pode interferir no dia a dia da sua empresa. Por exemplo, um SO mais inseguro exige mais camadas de proteção no dia a dia.

O Linux sofre menos ataques em comparação com o Windows por uma série de razões. Em primeiro lugar, por ser menos utilizado, ele tende a ser menos visado pelos hackers. Em segundo lugar, como ele é um SO de código aberto, as atualizações de falhas de segurança são feitas muito mais rapidamente do que nos sistemas proprietários.

E olha que essa afirmação é feita, inclusive, por um ex-desenvolvedor aposentado da Microsoft, David Plummer, que afirma justamente esse ponto: o Linux é mais seguro para uso do que o Windows.

Contudo, ambos vão precisar de mecanismos de segurança robustos para proteção das informações e, também, serem atualizados sempre que surgir novas possibilidades para isso. Afinal, as atualizações tem por objetivo, justamente, resolver falhas presentes. Seja proativo e sempre instale-as assim que surgirem, independentemente da escolha realizada. Com isso, você evita ser pego de surpresa em caso de problemas.

Ok, mas como escolher entre Linux e Windows? A resposta é: considere o que é melhor custo-benefício para sua empresa. Por exemplo, para negócios em que há um número menor de dispositivos e quem trabalhará são pessoas mais habituadas com a interface, pode ser mais interessante optar pelo Windows por questão de adaptação.

Já nos casos em que há um maior volume de dispositivos, pode ser interessante treinar seus funcionários para o uso da interface escolhida para a empresa e, assim promover maior custo-benefício.

Ou seja, analise o que faz sentido para as rotinas da sua empresa, considerando variáveis que vão além apenas do custo, ok?

Essas decisões tecnológicas são extremamente importantes para promover o crescimento do seu negócio de forma adequada. Para isso, é importante também ter um bom fornecedor de revenda de hospedagem.

Agora que você sabe como escolher entre Linux ou Windows, é hora de tomar suas decisões sobre o assunto. Mas ainda tem alguma questão que não ficou bem respondida?

Aproveite, deixe nos comentários e responderemos a você.