fbpx
Tecnologia

Erro 502 bad gateway: entenda por que acontece e como corrigi-lo!

Sabe quando você quer muito almoçar no seu restaurante predileto, mas, ao chegar lá, se depara com ele fechado? É isso que ocorre quando, ao tentar acessar uma página na Internet, você encontra uma mensagem de erro 502 Bad Gateway em vez de tê-la carregada normalmente.

Nesse contexto, de um lado há a frustração de quem precisa acessar um conteúdo, contratar um serviço ou comprar um produto, mas está impedido por um erro de carregamento. De outro, há o proprietário da página, o qual terá prejuízos de diversas proporções por conta desse problema. Isto é, deixar de realizar uma venda, perder credibilidade e, inclusive, ter dificuldades com a atração de novos leads se o problema persistir.

Sendo assim, independentemente do lado em que você se encontra, sairá perdendo. Por essa razão, quem gerencia sites na Internet deve se prevenir ao máximo contra erros de carregamento. Além disso, o próprio usuário pode realizar alguns procedimentos, pois em alguns casos o problema está em seu equipamento.

Por isso, pensando em contribuir com usuários ou proprietários separamos as informações mais importantes sobre o erro 502 Bad Gateway. Neste artigo, você entenderá o que é esse erro, quais são as formas de corrigi-lo e como evitar que ele ocorra.

Deseja saber mais sobre esse tipo de erro? Continue a sua leitura!

O que é o erro 502 Bad Gateway?

Ao tentar acessar uma página da web, uma solicitação de acesso é emitida pelo seu navegador para o servidor. Ao receber tal solicitação, o servidor faz o processamento e responde com um cabeçalho HTTP, o qual permite o carregamento da página. Contudo, se houver algum problema no processamento, haverá o envio de um código de estado HTTP.

Nesse caso, em vez de carregar o conteúdo esperado, o cliente visualizará uma página de erro que exibe um dos códigos de estado. Cada um desses códigos se refere a um diferente problema, indicando URL errada, falta de permissão ou necessidade de atualização de protocolo, por exemplo. Contudo, ao se tratar do erro 502 Bad Gateway, geralmente o problema está relacionado com a comunicação entre servidores.

Para entender melhor esse erro, é preciso compreender que, ao tentar acessar uma página, não haverá o carregamento imediato no servidor de origem dela. Isto é, antes de acessá-lo há uma espécie de intermediário — um gateway ou um proxy. Logo, quando há algum problema de comunicação entre os servidores, há a ocorrência do erro 502.

Por que o erro 502 Bad Gateway ocorre e quais são as suas causas?

Os códigos de estado representam diferentes problemas, mas cada um deles também pode ser o produto de diferentes processos. De mesmo modo, o erro 502 Bad Gateway não tem uma única razão para acontecer e, por isso, há algumas variações na mensagem.

Dessa maneira, não há uma resposta exata que explique a ocorrência do erro. Assim, o problema de carregamento deve ser investigado de diversas formas, e nem sempre a complicação está no servidor. Entre os principais fatores, é possível destacar alguns. Veja abaixo quais são eles!

Falhas do servidor

Esse erro pode ocorrer devido às falhas no servidor visitado. Tal fato ocorre quando um sistema ou software, por algum motivo, para de funcionar ou por que ele não pode mais ser exibido. Entre as principais falhas do servidor podemos encontrar as que estão registrada abaixo!

O sobrecarregamento do servidor da Web ou um ataque DDos (Ataque de negação de serviço). Caso os limites do servidor Web sejam excedidos, o gateway pode parar de responder e muitas das solicitações enviadas não serão processadas. Se o servidor travar, pode ocorrer um erro com o código 502.

Já os ataques DDos podem travar o servidor. O superaquecimento do servidor da Web ocorre quando os servidores não são mantidos limpos ou quando estão muito expostos a poeira. Outro erro que envolve o navegador ou uma falha de comunicação acontece quando uma extensão do navegador está com problema ou corrompida.

Erro no sistema

Esse tipo de erro é difícil de acontecer, mas não é impossível ocorrer uma falha no sistema. Esse fator também pode ser um dos motivos pelos quais o erro 502 Bad Gateway aparece.

Vírus no computador

É possível que o seu computador esteja infectado por um vírus que visa corromper arquivos e, por essa razão, existe a dificuldade em abrir as páginas da Internet. Para saber se seu dispositivo está vulnerável, basta observar se ele está extremamente lento ou se congela a ponto de ter que ser reiniciado. Verifique se estão retornando mensagens estranhas quando você tenta acessar uma página.

Além disso, a ocorrência do erro 502 pode estar relacionada ao cliente, embora não seja o mais comum. Nesses casos, são encontrados erros ou dados desatualizados na memória cache do navegador ou do próprio computador — além disso, algum problema com o provedor de Internet também pode ser percebido.

Quais são as consequências do erro 502?

É necessário atentar-se quanto ao erro 502 Bad Gateway, pois quando ele se torna frequente é possível que a página perca seu desempenho de pesquisa. Ou seja, ela não será mais apresentada frequentemente. Esse tipo de problema passa uma experiência negativa para o usuário e faz com que ele perca o interesse em acessar o site.

Como uma empresa é prejudicada com o erro 502?

Esse erro pode causar prejuízos relacionados ao carregamento de páginas da Internet. Por essa razão, o cliente que procura por determinado conteúdo na Web, serviço ou produto fica impedido de realizar essas ações, e isso gera alguns impactos. Observe abaixo quais são os prejuízos mais encontrados!

Experiência do usuário é prejudicada

Ao ser impedido de acessar o que precisa ou gostaria, o usuário cria uma imagem negativa da empresa. Por conta disso, a capacidade de retenção de clientes acaba diminuindo.

Perda de vendas

Quando o cliente não consegue acessar um site no momento em que ele precisa, provavelmente buscará uma alternativa no concorrente. Caso encontre o que deseja, possivelmente não voltará para a página na qual ocorreu o problema.

Problemas no SEO

Se o erro de carregamento perdurar por mais do que alguns minutos, o Google pode identificar e prejudicar o ranking da página;

Redução de leads

Quando um problema de carregamento de página ocorre constantemente, os sites deixam de ter novas visitas, o que impacta diretamente na geração de leads.

Tendo tudo isso em vista, os impactos negativos decorrentes do impedimento de acesso às páginas podem tomar proporções expressivas. Portanto, a ocorrência de erros de carregamento deve ser constantemente monitorada, diagnosticada e corrigida o mais breve possível.

Quais os formatos e variações do erro 502 Bad Gateway?

Existem diversas variações do erro 502 Bad Gateway de modo que ele pode apresentar-se de várias formas. Porém, em todas elas, o resultado é o mesmo. Confira abaixo, alguns exemplos desse erro!

  • Error 502 Bad Gateway;
  • Erro 502 Bad Gateway;
  • 502 Bad Gateway nginx;
  • Tela do computador sem nenhum conteúdo;
  • HTTP 502 error;
  • 502 – web server received an invalid response while acting as a gateway or proxy server;
  • Error 502;
  • 502 Bad Gateway – the server returned an invalid or incomplete response;
  • HTTP 502 error.

Como você pode ver, os erros 502 se referem a um problema que está relacionado à conexão com o servidor. O que acontece é que os nomes são um pouco diferentes uns dos outros, mas em todos eles aparecem os números 502.

Quais as principais causas do erro 502 Bad Gateway?

O erro 502 Bad Gateway acontece devido a um erro de transmissão entre sistemas. Abaixo, citaremos algumas das principais causas. Verifique!

Falhas no servidor

Quando uma página é acessada por muitas pessoas ao mesmo tempo, o servidor torna-se lento e o erro 502 pode se fazer presente. Caso você atualize o site e ainda assim o problema persista, é necessário prestar mais atenção, já que a causa pode estar em seu servidor.

Navegador com cache

A principal função do cache é armazenar frações das páginas para que quando for necessário acessá-las novamente, elas abram com maior rapidez. Além disso, existem também os cookies, que são registros que auxiliam na memória dos dados de navegação.

Apesar de as limpezas facilitarem o acesso, é preciso ter cautela, visto que na maioria das vezes o navegador acaba acumulando cache e cookies em demasia. Esse é um motivo para a lentidão do equipamento e o surgimento do erro 502. Por isso, limpe sempre esses componentes do seu navegador.

Bloqueios no Firewall

Os bloqueios de Firewall ocorrem quando existe algum conteúdo considerado perigoso. O erro pode acontecer como forma de proteção à sua empresa. Caso isso ocorra, o erro não é tão ruim assim, pois protegerá as informações importantes de seu empreendimento.

Vírus no computador

Em alguns casos, porém, com menor probabilidade, o erro 502 pode ser gerado por um vírus que está em seu computador. Entre alguns sinais que indicam o seu equipamento está comprometido estão:

  • mau funcionamento do mouse ou teclado;
  • desligamento automático da máquina;
  • lentidão e congelamento da tela;
  • conduta anormal dos programas utilizados.

Se o vírus não for a causa do problema, outros fatores podem estar gerando a mensagem de erro. Fique atento e procure outros meios para conseguir driblar esses erros indesejados.

Como diagnosticar e corrigir o erro 502?

Como vimos, são diversos os fatores que ocasionam o erro 502 Bad Gateway. Primeiramente, é importante diagnosticar se o problema é apenas temporário ou permanente. Sendo assim, é necessário que alguns testes sejam realizados para que se entenda o erro e se saiba como solucioná-lo. Veja abaixo quais são as possibilidades de diagnosticar e corrigir o erro 502!

Atualização de página

Quando o erro é temporário, uma simples atualização da página já pode resolver. Por isso, ao se deparar com a página do Bad Gateway, aguarde alguns minutos e depois faça a atualização. Para isso, você deve apertar o botão “F5” de seu teclado ou clicar no ícone que recarrega a página em seu navegador. Além disso, outro recurso é executar o comando “Ctrl + R”.

Limpeza de cache

Às vezes, o erro é ocasionado por conta da memória cache do navegador que está desatualizada. Nessa situação, você pode limpar os dados de navegação. No Chrome, o comando para acessar a página de limpeza é “Ctrl + Shift + Delete”.

Problema com o provedor de Internet

Embora não seja tão comum, o erro 502 pode ocorrer por algum problema na conexão de Internet. Para verificar se é esse o caso, solicite para que uma pessoa conectada em outra rede teste o acesso à página — outra opção é entrar com a rede móvel de seu celular. Se a página carregar, entre em contato com a empresa que fornece esse serviço.

Cache de DNS

Outra possibilidade é que o DNS de seu dispositivo esteja com algum endereço de IP que foi modificado, por exemplo. Nesse caso, realize a limpeza do cache. Isso pode ser feito da seguinte maneira:

  • no Windows – abra o prompt de comando e digite “ipconfig /flushdns”;
  • no Linux – abra o terminal e digite “sudo /etc/init.d/nscd restart”;
  • no Mac – abra o terminal e digite “sudo killall -HUP mDNSResponder”.

Após digite o código sem as aspas, aperte o Enter e reinicie o dispositivo. Dessa forma você vai conseguir reparar o erro encontrado.

Hospedagem

Quando o problema persiste, provavelmente é porque está relacionado ao próprio site. Nessa situação, o proprietário da página deve entrar em contato com o seu serviço de hospedagem. Por isso, é muito importante que ela seja feita em um servidor de qualidade.

Para que não tenha problemas, escolha sempre um servidor que seja bem avaliado e que garanta uma infraestrutura robusta. Assim, verifique se os servidores do serviço de hospedagem têm uma banda de alta velocidade, recursos redundantes e alto processamento. Além disso, considere sempre a existência de suporte ao cliente e garantia de estabilidade.

Como evitar o erro 502 Bad Gateway?

Existem algumas maneiras de evitar que esse erro que causa tanto estresse nas pessoas aconteça. E para que isso seja possível é necessário agir com sabedoria. Por esse motivo siga as instruções a seguir!

Garanta que o conteúdo publicado esteja de acordo com a lei

Antes de postar algum conteúdo na Internet, verifique se está cumprindo os requisitos da Lei da Web e dos bons costumes. Evite postagens que possam comprometer a sua empresa. Caso aconteça de postar algo inadequado, você corre o risco de uma possível retirada de seu site do ar, constituindo a causa de um erro 502.

Verifique se o servidor está funcionando corretamente

É ideal que você mantenha o seu servidor com um bom funcionamento. Para que isso seja possível, você precisa certificar-se se ele não está muito sobrecarregado. Limite o número de solicitações simultâneas de seu site, instale os equipamentos em um local que tenha ar-condicionado e longe da poeira.

Certifique-se de que o antivírus está instalado e funcionando corretamente

Para evitar que o erro 502 aconteça, é importante que o seu computador e servidor tenham um antivírus eficaz instalado. Manter o sistema de proteção atualizado faz com que o seu equipamento e site não fiquem tão vulneráveis aos ataques de malware e de vírus. Tome cuidado também com os links questionáveis, pois eles podem ser a porta de entrada para situações de riscos.

Então, agora você já sabe como ocorrem os erros 502 e como fazer para evitar que eles aconteçam. Ao obter o conhecimento sobre as demais particularidades referentes ao assunto, não deixe de tomar os cuidados necessários para evitar que esses problemas prejudiquem as suas páginas da Internet.

Ao seguir as nossas dicas, você vai manter o seu site em pleno funcionamento e conseguirá fidelizar muitos clientes. Isso fará com que a sua empresa se mantenha a frente dos concorrentes e comece a gerar muitos lucros.

Gostou do nosso post? Compartilhe-o em seu Facebook, Instagram e Linkedin para que os seus amigos tenham acesso a esse rico conteúdo!