fbpx
Tecnologia

Erro 502 bad gateway: entenda por que acontece e como corrigi-lo!

Sabe quando você quer muito almoçar no seu restaurante predileto, mas, ao chega lá, se depara com ele fechado? É isso que ocorre quando, ao tentar acessar uma página na Internet, você encontra uma mensagem de erro 502 Bad Gateway em vez de tê-la carregada normalmente.

Nesse contexto, de um lado há a frustração de quem precisa acessar um conteúdo, contratar um serviço ou comprar um produto, mas está impedido por um erro de carregamento. De outro, há o proprietário da página, o qual terá prejuízos de diversas proporções por conta desse problema. Isto é, deixar de realizar uma venda, perder credibilidade e, inclusive, ter dificuldades com atração de novos leads se o problema persistir.

Sendo assim, independentemente do lado em que você se encontra, sairá perdendo. Por essa razão, quem gerencia sites na Internet deve se prevenir ao máximo contra erros de carregamento. Além disso, o próprio usuário pode realizar alguns procedimentos, pois em alguns casos o problema está em seu equipamento.

Por isso, pensando em contribuir com usuários ou proprietários separamos as informações mais importantes sobre o erro 502 Bad Gateway. Neste artigo, você entenderá o que é esse erro, quais são as formas de corrigi-lo e como evitar que ele ocorra. Acompanhe!

O que é o erro 502 Bad Gateway?

Ao tentar acessar uma página da web, uma solicitação de acesso é emitida pelo seu navegador para o servidor. Ao receber tal solicitação, o servidor faz o processamento e responde com um cabeçalho HTTP, o qual permite o carregamento da página. Contudo, se houver algum problema no processamento, haverá o envio de um código de estado HTTP.

Nesse caso, em vez de carregar o conteúdo esperado, o cliente visualizará uma página de erro que exibe um dos códigos de estado. Cada um desses códigos se refere a um diferente problema, indicando URL errada ou falta de permissão ou necessidade de atualização de protocolo, por exemplo. Contudo, ao se tratar do erro 502 Bad Gateway, geralmente o problema está relacionado com a comunicação entre servidores.

Para entender melhor esse erro, é preciso compreender que, ao tentar acessar uma página, não haverá o carregamento imediato no servidor de origem dela. Isto é, antes de acessá-lo há uma espécie de intermediário — um gateway ou um proxy. Logo, quando há algum problema de comunicação entre os servidores, há a ocorrência do erro 502.

Quais motivos levam ao erro 502?

Os códigos de estado representam diferentes problemas, mas cada um deles também pode ser o produto de diferentes processos. De mesmo modo, o erro 502 Bad Gateway não tem uma única razão para acontecer e, por isso, há algumas variações na mensagem, como:

  • HTTP Error 502 Bad Gateway;
  • HTTP 502;
  • 502 – Web server received an invalid response while acting as a gateway or proxy server;
  • 502 Service Temporarily Overloaded;
  • Temporary Error (502);
  • 502 Server Error: The server encountered a temporary error and could not complete your request;
  • 502 Bad Gateway Nginx.

Dessa maneira, não há uma resposta exata que explique a ocorrência do erro. Assim, o problema de carregamento deve ser investigado de diversas formas, e nem sempre o problema está no servidor. Entre os principais fatores, é possível destacar: servidor sobrecarregado, problemas de rede entre os servidores, configuração incorreta de firewall e erro de codificação.

Além disso, a ocorrência do erro 502 pode estar relacionada ao cliente, embora não seja o mais comum. Nesses casos, são encontrados erros ou dados desatualizados na memória cache do navegador ou do próprio computador — além disso, algum problema com o provedor de Internet também pode ser percebido.

Como uma empresa é prejudicada com o erro 502?

No início deste artigo, exploramos um pouco os prejuízos que a ocorrência de erros de carregamento de páginas podem causar. Vimos que um cliente que procura por determinado conteúdo, serviço ou produto fica impedido de realizar essas ações, e isso gera alguns impactos. Por isso, observe:

  • experiência do usuário prejudicada – ao ser impedido de acessar o que precisa ou gostaria, o usuário cria uma imagem negativa da empresa. Por conta disso, a capacidade de retenção de clientes diminui;
  • perda de vendas – quando o cliente não consegue acessar um site no momento em que ele precisa, provavelmente buscará uma alternativa no concorrente;
  • problemas no SEO – se o erro de carregamento perdurar por mais do que alguns minutos, o Google pode identificar e prejudicar o ranking da página;
  • redução de leads quando um problema de carregamento de página ocorre constantemente, as páginas deixam de ter novas visitas, o que impacta diretamente na geração de leads.

Tendo tudo isso em vista, os impactos negativos decorrentes do impedimento de acesso às páginas podem tomar proporções expressivas. Portanto, a ocorrência de erros de carregamento deve ser constantemente monitorada, diagnosticada e corrigida.

Como diagnosticar e corrigir o erro 502?

Como vimos, são diversos os fatores que ocasionam o erro 502 Bad Gateway. Primeiramente, é importante diagnosticar se o problema é apenas temporário ou permanente. Sendo assim, é necessário que alguns testes sejam realizados para que se entenda o erro e saiba como solucioná-lo.

Atualização de página

Quando o erro é temporário, uma simples atualização da página já pode resolver. Por isso, ao se deparar com a página do Bad Gateway, aguarde alguns minutos e depois faça a atualização. Para isso, você deve apertar o botão “F5” de seu teclado ou clicar no ícone que recarrega a página em seu navegador. Além disso, outro recurso é executar o comando “Ctrl + R”.

Limpeza de cache

Às vezes, o erro é ocasionado por conta da memória cache do navegador que está desatualizada. Nessa situação, você pode limpar os dados de navegação. No Chrome, o comando para acessar a página de limpeza é “Ctrl + Shift + Delete”.

Problema com provedor de Internet

Embora não seja tão comum, o erro 502 pode ocorrer por algum problema na conexão de Internet. Para verificar se é esse o caso, solicite para que uma pessoa conectada em outra rede teste o acesso à página — outra opção é entrar com a rede móvel de seu celular. Se a página carregar, entre em contato com a empresa que fornece esse serviço.

Cache de DNS

Outra possibilidade é que o DNS de seu dispositivo esteja com algum endereço de IP que foi modificado, por exemplo. Nesse caso, realize a limpeza do cache:

  • no Windows – abra o prompt de comando e digite “ipconfig /flushdns”;
  • no Linux – abra o terminal e digite “sudo /etc/init.d/nscd restart”;
  • no Mac – abra o terminal e digite “sudo killall -HUP mDNSResponder”.

Após digitar o código sem as aspas, aperte Enter e reinicie o dispositivo.

Hospedagem

Quando o problema persiste, provavelmente é porque está relacionado ao próprio site. Nessa situação, o proprietário da página deve entrar em contato com o seu serviço de hospedagem. Por isso, é muito importante que ela seja feita em um servidor de qualidade.

Para que não tenha problemas, escolha sempre um servidor que seja bem avaliado e que garanta uma infraestrutura robusta. Assim, verifique se os servidores do serviço de hospedagem têm uma banda de alta velocidade, recursos redundantes e alto processamento. Além disso, considere sempre a existência de suporte ao cliente e garantia de estabilidade.

Com tudo o que vimos até aqui, você já tem o conhecimento necessário para lidar com o erro 502 Bad Gateway toda vez que se deparar com ele. Agora, ajude outras pessoas a conhecerem mais sobre esse assunto, compartilhando este artigo em suas redes sociais.