fbpx
Tecnologia

Por que estou com o servidor lento? Veja 6 motivos comuns!

Não existe nada mais frustrante do que entrar em uma página da web, navegar nas redes sociais ou até mesmo tentar realizar um download e se deparar com um servidor lento ou travado. Isso causa estresse e um grande incômodo para quem está tentando acessar as informações.

Esse problema afeta também as organizações, sejam elas de grande ou pequeno porte. A dificuldade de acesso ao sistema em virtude da lentidão, influencia os funcionários que acabam se estressando, pois têm metas e prazos que são cobrados pelos gestores. Sendo assim, o TI é o setor responsável pela solução do problema, o que poderá gerar gastos extras com a manutenção e o suporte da rede.

Deseja saber mais sobre as causas de um servidor lento? Continue a leitura!

Quais são os riscos e consequências de ter um servidor lento?

Ter um servidor lento é algo que pode prejudicar a sua empresa, afinal, pode paralisar seu sistema empresarial e até mesmo dificultar o acesso de dados e arquivos que são importantes para as tomadas de decisões. Sem contar que pode causar a perda de produtividade e ocasionar atrasos na entrega de produtos ou de serviços prestados.

Por que é importante investigar as causas dessa lentidão?

Investigar as causas da lentidão do servidor é algo que deve ser realizado imediatamente após perceber a morosidade. Isso devido ao fato de que ele pode tornar o ambiente da Internet instável e alguns serviços podem ser interrompidos. Uma das melhores maneiras de solucionar essa questão é fazer uma auditoria no sistema. Dessa maneira, será possível localizar a causa desse problema e agir da melhor forma possível para realizar os reparos dos contratempos.

Quais são os motivos que podem levar um servidor a apresentar lentidão?

Um servidor empresarial é utilizado por muitas pessoas ao mesmo tempo e, por ter vários dados armazenados, e diversas solicitações de serviços instantaneamente pode apresentar lentidão. Existem alguns fatores que desencadeiam tal problema. Veja abaixo quais são as causas mais comuns que podem ocasionar esse infortúnio!

1. Problemas de hardware

O principal responsável pelas mudanças na performance é o hardware do sistema, porém, alguns dos componentes físicos como memória, disco, CPU e adaptadores de rede também podem apresentar problemas e falhar.

O maior causador de problemas no desempenho de servidores pode ser chamado de hard disk, para a grande maioria, conhecido como HD. Ele compõe o sistema e serve para que as informações não sejam perdidas quando o computador for desligado.

Os discos rígidos dos servidores têm mais probabilidade de falhas, pois utilizam partes mecânicas móveis e processo eletromagnético de leitura de dados e gravação. Por isso, quando ocorre uma queda na performance do sistema, o principal suspeito é o disco rígido.

2. Falta de memória RAM

Memória RAM (Random Access Memory) nada mais é do que a memória de acesso randômico responsável por armazenar informações processadas e acessadas por meio do disco rígido do computador. Ela realiza a leitura dos arquivos quando é requisitada e de forma aleatória, fica disponível no servidor que quanto mais memória RAM tiver, mais arquivos e conteúdos poderão ser acessados de uma única vez.

Essa memória também acelera o processamento das informações e das tarefas necessárias. Se houver pouco espaço disponível, o acesso aos dados fica restrito e poucas atividades podem ser executadas de uma vez. Isso pode causar lentidão e travamento do servidor. A solução para esse problema é instalar mais memória RAM e manter os equipamentos atualizados com as novas tecnologias.

3. Baixa performance do HD

O disco rígido ou HD (Hard Disk) ou HDD (Hard Disk Drive) é o dispositivo de armazenamento de dados que é responsável por guardar arquivos, pastas, bancos de dados e informações. Qualquer tipo de problema nesse item deixa o processo mais lento e as respostas de solicitações de arquivos fica mais devagar.

No momento em que os usuários tentam acessar uma pasta, o HD localiza os dados e devolve o conteúdo para os solicitantes. Se a performance estiver comprometida, a resposta pode demorar a ser recebida. Os gestores de TI devem ficar atentos a esse detalhe.

Uma dica é verificar o desempenho da leitura e escrita e as operações de entrada e saída por segundo. O que também pode afetar o HD é o aquecimento do disco e, para que isso não ocorra, o ideal é instalar sistemas de Coolers ou dissipadores.

4. Baixa performance do processador

O elemento principal do servidor chama-se processador, e é ele quem realiza todas as ações e tarefas necessárias, por isso, caso ocorra um problema, consequentemente afetará todo o servidor. Um dos principais problemas dos processadores é o fato de ele não conseguir suprir a demanda solicitada, que na maioria das vezes acontece por ser de um modelo inadequado para atender as necessidades de uma organização.

Desse modo, quando acontece este tipo de contratempo, o suporte de tecnologia de informação necessita investir em um processador mais potente que se adapte às exigências da organização e de seus funcionários, evitando assim, transtornos na entrega de trabalhos e na rotina da empresa.

5. Alto volume de acessos

O alto volume de acessos também é uma das causas de lentidão no servidor, sendo que esses equipamentos possuem certa capacidade de armazenamento e processamento. Não tem como determinar o potencial, pois existem muitas variáveis. Entre elas podemos citar:

  • a configuração do servidor;
  • o processador;
  • a memória;
  • a placa de rede;
  • os tipos de solicitações dos usuários.

É importante lembrar que os ciberataques mais comuns são feitos por meio da sobrecarga desses equipamentos. Portanto, o planejamento é fundamental para que os acessos sejam realizados de maneira correta.

6. Aplicações ineficientes

Um servidor lento pode ser causado também por um software que não está respondendo conforme o esperado. É importante que os programas passem por um controle de qualidade quando forem produzidos. O departamento de TI deve garantir que o software seja eficiente e entregue no mínimo o esperado.

Então, agora que você já sabe o que deixa um servidor lento, não deixe de fazer uma avaliação das máquinas de sua empresa. E se possuir alguma dúvida com relação ao assunto, procure por uma corporação especializada em servidores dedicados, como a ValueHost e tenha essa excelente parceira de negócios.

Gostou do nosso post sobre a lentidão de servidores? Entre em contato conosco e receba as nossas dicas!