fbpx
Dicas

Conheça os benefícios de investir em um servidor virtual

Os servidores virtuais foram desenvolvidos para serem uma alternativa à altura dos servidores dedicados. É um ambiente criado a partir de um servidor físico, mas que é isolado, podendo ter o seu próprio sistema operacional, processamento e armazenamento virtual. Tecnicamente, esse modelo de servidor é chamado de VPS, sigla para Virtual Private Server. O significado dessas três palavras ajudam bastante no entendimento do funcionamento desse ambiente.

A palavra Virtual indica que esse modelo de servidor é simulado, ou seja, sem a necessidade de componentes físicos. Private, ou Privado, em português, indica que esse servidor é exclusivo do contratante, sem compartilhamento de recursos. E a palavra Server, Servidor, em português, reafirma que, embora seja virtual, esse ambiente traz todos os recursos que um servidor dedicado traria.

Quais são os benefícios de contar com um servidor privado? Quais as vantagens práticas desse modelo? É sobre isso que falaremos neste post. Confira!

Contribui para a redução de custos

Quando uma empresa migra de um servidor físico local para um VPS, no médio prazo, começará a sentir uma série de impactos relativos a redução de custos, A começar pela redução no consumo com energia elétrica, que seria utilizada para a alimentação dos servidores e periféricos, e para a refrigeração dedicada a manter esses equipamentos funcionais e seguros — sem superaquecimentos.

Além disso, há uma economia em relação ao gerenciamento de uma infraestrutura interna. Manter o funcionamento ininterrupto de um servidor requer monitoramento em tempo integral, com profissionais qualificados e peças de reposição que garantam a rápida manutenção. Além disso, o espaço que era utilizado somente para os racks e servidores, poderá ser utilizado para outros fins.

Garante uma maior confiabilidade

Os bons provedores disponibilizam servidores virtuais que garantem níveis muito próximos de 100% de disponibilidade em seus servidores. Isso acontece porque os datacenters dessas empresas são desenvolvidos para garantir recursos de redundância e são dotados de sistemas de segurança automatizados, que permitem a detecção de problemas na raiz, antes que se tornem uma bola de neve.

Essa garantia de disponibilidade é primordial para que o seu site, aplicação web ou sistema se mantenha no ar sempre que você ou os demais usuários precisarem, garantindo a produtividade e o bom funcionamento das estratégias de sua empresa.

Tenha um desempenho aprimorado

Além da disponibilidade, outro quesito que faz com que os gestores busquem novos modelos de servidores é o desempenho das aplicações e sites. Esses problemas de desempenho podem acontecer, por exemplo, quando a sua aplicação está hospedada em um servidor compartilhado. Nesse modelo, você pode acabar sofrendo por causa de um vizinho “barulhento”, ou seja aquele que consome recursos demasiadamente prejudica os demais sites.

Esse benefício também atinge as empresas que trabalham com um servidor físico interno, que pode se tornar obsoleto e acabar prejudicando o desempenho das aplicações. Com o VPS, você garante exclusividade de recursos, trabalha sempre com infraestruturas atualizadas e prontas para entregar o melhor ambiente.

Ganhe em segurança

Quando falamos em segurança, relacionada à infraestrutura de TI, a primeira preocupação que a maioria das pessoas demonstram é em relação às invasões e vazamentos casados por hackers. Embora esses problemas sejam reais e graves, há outros problemas de segurança que podem afetar a infraestrutura de TI física.

Vamos começar pelos problemas que não temos controle: os desastres naturais. Você pode ter uma infraestrutura excelente, moderna e pronta para dar conta de sua demanda atual. Mas como é o clima na sua região? Você tem um plano de backup e recuperação que garante o acesso aos dados, mesmo após um acidente irreversível, como uma enchente ou inundação?

Com o servidor virtual, você não tem esse tipo de preocupação, pois esse gerenciamento fica por conta do provedor. Além disso, toda a proteção física e digital contra invasões, vazamentos e roubo de dados, também fica por conta deles, para que o ambiente se mantenha 100% seguro.

Customize o ambiente de acordo com as suas necessidades

Um servidor compartilhado oferece poucas opções quando se trata de configurar o servidor. Como todo o gerenciamento fica por conta do provedor, ele escolhe os aplicativos e o sistema operacional que deseja usar. Na verdade, você pode nem saber como o servidor está configurado neste tipo de plano.

Os planos VPS, por outro lado, geralmente oferecem opções de acordo com suas necessidades. Muitos deles oferecem várias opções de sistema operacional, bem como um instalador automático para aplicativos. Alguns planos não gerenciados oferecem até mesmo liberdade completa sobre instalação e administração.

Isso faz com que o VPS seja bastante desejado por desenvolvedores web. Eles podem, por exemplo, escolher a versão de PHP de sua preferência ou empregar Node.js para seu projeto de desenvolvimento web. Podem, também, desinstalar os aplicativos de que não precisam, liberando recursos adicionais do servidor.

Ganhe em escalabilidade

Uma das grandes preocupações de todo administrador de sites é em relação a capacidade de escala de seu servidor. Isso porque, o objetivo da maioria das empresas é crescer, atingir mais público e elevar receitas.

Quando falamos do mundo digital, esse crescimento de público precisa ser acompanhado de um crescimento de recursos operacionais, caso contrário, será criado um gargalo que resultará em problemas de desempenho e no travamento do site.

A grande vantagem de contar com um servidor virtual, disponibilizado por um provedor de qualidade, é ter a certeza que os recursos computacionais estarão disponíveis de acordo com a sua demanda.

Em épocas de alta, você poderá aumentar a capacidade de seu plano. Em tempos de baixa, poderá voltar para o estado inicial. Você sempre pagará apenas pelos recursos que utilizar, sem o perigo de ficar sem recursos ou de ter que bancar uma estrutura ociosa.

Como vimos, os benefícios do investimento em um servidor virtual são inúmeros, mas, para atingi-los, você precisará contar com um provedor de qualidade. Aqui na ValueHost, além de termos planos para todos os bolsos e demandas, oferecemos suporte em tempo integral, garantimos disponibilidade de 99,99% e, para que você conheça os nossos serviços, oferecemos a possibilidade de teste grátis de 30 dias.

Gostou do post? Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão nossas novidades e promoções.