fbpx
Dicas

Site lento: 4 dicas para solucionar o problema!

Hoje em dia, para que um negócio tenha sucesso, é indispensável contar com um site online. Seja para realização de vendas, distribuição de informações, aumentar o contato com o público ou qualquer outro propósito que faça parte de sua estratégia. Mas nenhum investimento desse tipo gera retorno se você ficar com um site lento no fim das contas.

Os leads que acessam seu site esperam ter uma experiência tranquila e responsiva, encontrando rapidamente a informação de que precisam e indo direto para a solução de seus problemas. Um site que demora muito tempo para responder a esses comandos têm chances bem maiores de afastar esses leads, prejudicando sua taxa de conversão e, consequentemente, sua rentabilidade.

Para te ajudar a entender melhor o assunto e otimizar a velocidade do seu site, vamos falar um pouco sobre as principais causas dessa lentidão e dar algumas dicas sobre o que fazer a respeito. Acompanhe.

Quais fatores podem deixar um site lento?

Assim como acontece com programas no seu computador, um site também pode demorar a responder. Isso não necessariamente tem a ver com a velocidade ou estabilidade de conexão do usuário, mas sim com a qualidade da sua página.

Alguns dos fatores que podem estar deixando seu site mais lento para os visitantes estão a seguir.

Imagens pesadas

Carregar imagens em alta definição sempre leva algum tempo, especialmente quando elas vêm em grandes quantidades. Se for um vídeo, é esperado que ele precise de algum tempo. Imagens são muito úteis para exibir produtos, mas há um limite para quantas podem ser colocadas simultaneamente sem prejudicar o processamento.

Quanto maior for o número delas por página e quanto maior for sua definição, mais tempo elas precisam para serem carregadas.

Scripts excessivos ou redundantes

Todos os comandos, ícones e ações dentro de um site são programados por um script. Em muitas páginas, é provável que você ou um webdesigner acabe criando algumas linhas de código para suprir certas funções. Porém, quando há muitas linhas a mais ou algumas delas cumprem a mesma função, o site precisará de mais e mais tempo para processar cada comando, o deixando bem mais lento.

Programação mal feita

Mesmo que não seja um problema de redundância, pode ser que a ferramenta utilizada para desenvolver o site não seja a mais adequada. O código pode estar mal otimizado ou a linguagem pode não ser compatível com todos os sistemas e navegadores, dificultando a experiência do usuário. Mesmo que o público não veja, o funcionamento interno do código do site é o que mais faz diferença na experiência do usuário.

Plugins irrelevantes

Os plugins são ferramentas muito úteis em qualquer página online, permitindo que você faça coisas como rastrear acessos, verificar estatísticas de visitantes, entre outras coisas. Porém, há sempre o risco de se exceder aqui ou deixar plugins que não são mais usados ainda instalados e funcionando em seu site.

Cada um desses exige parte do processamento e da banda do computador do usuário, o que pode deixar um site lento.

Hospedagem instável

Por fim, mas não menos importante, nem mesmo a maior otimização do mundo dá conta de um servidor de hospedagem instável ou sem banda suficiente. Afinal, é ele que faz o processamento dessas informações e envia os resultados para os leads depois que os comandos são inseridos. Por isso há tanta ênfase em buscar o melhor provedor de hospedagem para seus sites. Antes de começar.

4 dicas para solucionar um site lento

Entender as causas dessa lentidão é apenas o primeiro passo. Depois disso, você deve tomar algumas atitudes que ajudem a acelerar um pouco o processo. Acompanhe.

Fazer a otimização das imagens

Um bom primeiro passo, o qual nem exige muito trabalho, é fazer a otimização das imagens e vídeos usados em seu site. Esses costumam ser os arquivos mais pesados para download em qualquer página, então lidar com eles primeiro tende a proporcionar os melhores resultados pelo seu tempo.

Primeiro, ajuste a definição da imagem na exportação. Isso faz com que ela mantenha sua qualidade, sem ser distorcida, mas também reduz seu tamanho de acordo com o que será visto pelo público. Veja também o formato do arquivo. Alguns são mais leves para uso online.

Eliminar itens desnecessários

Plugins, imagens extras, linhas de código, quase tudo isso pode ser limpo e otimizado, caso você tenha um site lento. Depois de fazer isso, você imediatamente verá a mudança no processamento dos dados e, consequentemente, na experiência do público.

Para isso, pode ser necessário fazer uma avaliação mais rigorosa do seu site, ou mesmo buscar a ajuda de especialistas na área. Se você tem uma página altamente personalizada, então é provável que o código-fonte utilizado também precise de alguma limpeza antes de atingir esse resultado.

Minificar arquivos

Esse pode ser um tópico mais específico, mas ainda é relevante para a otimização do seu site online. Quando alguém programa uma nova página, cria um software ou um arquivo, é provável que insira espaços, linhas extras vazias e comentários que ajudam a entender melhor o código.

Mesmo que o programa não leia o conteúdo, ele ainda é processado pelo servidor e enviado por meio da internet. Minificar o seu código é remover esses pontos extras, diminuindo a carga do site sem mudar sua infraestrutura.

Atentar à qualidade da hospedagem

Por fim, mas não menos importante, o serviço de hospedagem do seu site será sempre a base para conseguir o melhor desempenho possível. Por isso é que é altamente recomendado pesquisar bastante sobre as opções disponíveis antes de assinar o contrato.

Compare diferentes provedores, avalie a opinião de usuários e verifique quais deles oferecem a melhor relação entre custo e benefícios. Em alguns casos, vale mais a pena investir em um servidor dedicado do que optar por um menos eficaz.

Agora que você entende melhor o que fazer em relação ao seu site lento, é hora de tomar algumas atitudes. Lembre-se: um bom servidor de hospedagem é a base para que sua página tenha um bom alcance e máximo de desempenho.

Quer descobrir como fazer a melhor escolha? Então, veja nosso guia para servidor dedicado e se informe agora mesmo.