fbpx
Hospedagem

Afinal, quanto custa hospedar um site? Saiba tudo aqui!

Alguns empreendedores têm receio de criar um site para a sua empresa e acabar tendo que gastar muito para criá-lo e mantê-lo no ar. No entanto, a verdade é que, com a transformação digital e a evolução das ferramentas tecnológicas, houve um barateamento dos recursos, fazendo com que a manutenção de um site profissional no ar se tornasse bastante acessível. 

Um dos pontos de maior preocupação em relação aos gastos é com a hospedagem. Sim, para que um site fique disponível na web ele precisa estar hospedado em um servidor. É o provedor de hospedagens quem “aluga” esse espaço para os administradores de sites, oferecendo todos os recursos necessários, benefícios extras e um bom suporte. Por isso, tão importante quanto saber o preço da hospedagem de seu site é fazer uma boa escolha do provedor.

Para ajudar nessa escolha, neste post, vamos entender na média, quanto custa hospedar um site e como fazer essa escolha de forma consciente. Confira!

Quanto custa hospedar um site?

Essa pergunta não é tão simples de responder, afinal, isso depende de vários fatores, como a localização dos servidores, recursos extras, qualidade do provedor, entre outros. Por isso, é importante que o administrador de um site, ao contratar uma hospedagem, não pense apenas em preço, mas em custo-benefício.

É importante avaliar se o provedor de hospedagem traz em seus planos, recursos como o criador de sites, instalador de apps, certificado SSL grátis, transferência mensal, FTP, e-mails ilimitados, entre outros recursos. Além disso, é interessante que eles ofereçam um período de avaliação gratuita, para que você possa se certificar de que realmente terá o que precisa no servidor de hospedagem escolhido.

Em relação a valores, podemos pegar como base a ValueHost, que oferece planos de hospedagem, nacional e internacional, que variam entre R$ 15,99 e R$ 89,99 mensais. Valores bem acessíveis para quem tem um negócio online e precisa de recursos extras para facilitar a produtividade e segurança em seu negócio. 

Como escolher a melhor hospedagem?

Para saber o valor que você vai desembolsar para hospedar o seu site, o primeiro passo é descobrir o que você precisa para mantê-lo no ar. Você tem que considerar que o seu site precisa acompanhar o crescimento de seu negócio e estar preparado para os momentos de pico de visitas.

Uma boa alternativa para identificar qual é o plano adequado para o seu site é respondendo algumas perguntas básicas, como:

  • Qual é o seu orçamento? 
  • Quanto está disposto a investir?
  • Vai começar um negócio do zero ou já tem uma empresa consolidada?
  • Quantos visitantes diários pretende receber? Essa resposta é importante, pois interfere no desempenho do site;
  • se o seu site ficar fora do ar, o prejuízo será grande?
  • Qual é o seu nível de conhecimento em tecnologia? 
  • Vocês têm uma equipe que pode cuidar dos detalhes técnicos?
  • Qual é a sua necessidade de suporte?

Esses são alguns dos exemplos de perguntas que você pode responder e com base nas respostas buscar a melhor solução para o seu site. Veja a seguir alguns diferenciais que as empresas de hospedagem podem oferecer e que você também deverá considerar na escolha do plano de hospedagem e na avaliação do custo-benefício. Verifique se o plano escolhido oferece:

  • Domínio Próprio;
  • Caixas de E-mail e Tráfego Mensal Ilimitados;
  • Garantia de uptime de 99,9%;
  • Contas FTP Adicionais;
  • Ferramenta de Construção de Sites Gratuita;
  • Domínios Estacionados Ilimitados;
  • Painel de Controle em Português e Fácil de Usar;
  • Redirecionamento de Domínios Ilimitados;
  • Proteção anti-SPAM com o SpamAssassin;
  • Acesso Remoto configurável ao MySQL;
  • Logaholic, Webalizer e Awstats;
  • Relatório de Tráfego Mensal;
  • Registro de Erros;
  • Atualização ilimitada via FTP;
  • Suporte com Chat ao Vivo, Sistema de Tickets Online, Telefone e E-Mail;
  • Número Ilimitado de Bancos de Dados MySQL com Acesso ao phpMyAdmin.

Esses são alguns exemplos dos mais variados recursos que uma boa hospedagem pode oferecer. É claro que você não tem a obrigação de exigir tudo isso, mas quanto mais recursos extras tiver, mais ferramentas você terá para fazer melhorias e melhorar a produtividade dos administradores da página.

Quais são os principais tipos de hospedagem?

Além da análise da demanda de seu site e dos recursos extras, antes de definir o plano que você vai escolher, é importante saber quais são os principais dedicados, em nuvem e VPS. Confira!

Hospedagem Compartilhada

Tipo mais popular de hospedagem, o modelo compartilhado é aquele em que os clientes compartilham o mesmo servidor e sistema operacional. Esse compartilhamento faz com que os preços dessa hospedagem se tornem mais baixo, afinal, todos os custos que o provedor tem com o servidor é dividido entre os clientes. 

Uma boa hospedagem compartilhada costuma oferecer os seguintes recursos básicos:

  • fornece acesso a servidores Windows e Linux;
  • oferece um painel de controle de hospedagem intuitivo, como o Plesk ou cPanel;
  • dá permissão para a configuração de múltiplos domínios.

A hospedagem compartilhada é mais recomendada para sites que recebam até no máximo 100 mil visitas por mês. Se o seu site tiver números maiores, é melhor fazer um upgrade para não correr o risco de perder tráfego.

Servidor Dedicado

O servidor dedicado é aquele exclusivo de um único cliente, que permite que o usuário faça toda a configuração necessária para tornar o ambiente ideal para receber o seu site ou aplicação web. Toda essa exclusividade e controle total faz desse modelo de servidor o mais caro de todos, mas além da personalização, esse modelo é o que dá a maior escalabilidade e robustez.

VPS

VPS é a sigla para — Virtual Private Server, ou servidor virtual privado — e, como o nome sugere, é um servidor criado como uma máquina virtual. Nesse modelo, o VPS compartilha o servidor físico principal com outros clientes, mas os seus recursos e sistema operacional são exclusivos.

O cliente fica livre para fazer todas as configurações e instalação de softwares, deixando o servidor da maneira que deseja, de forma personalizada. Esse modelo de servidor é ideal para sites que recebem entre 100 mil e 500 mil visitas por mês.

Cloud Server

O Cloud Server, ou servidor em nuvem, é um modelo de servidor de hospedagem que não utiliza um servidor físico específico como base. Como está na nuvem, esse servidor é estruturado por diversas máquinas. Essa é a diferença principal com o VPS, por exemplo. É um modelo de hospedagem indicada para sites que têm acessos acima de 500 mil visitas mensais. 

Como vimos, a busca por um ambiente para hospedar o seu site deve começar pela análise das suas necessidades e por uma boa escolha de provedor. Saber quanto custa hospedar um site vai muito além de preço, é preciso analisar custo-benefício e recursos extras que o seu provedor oferece. A ValueHost oferece planos para todos os tipos e tamanhos de sites, com suporte multicanal, recursos extras e um preço que cabe no seu bolso.

Quer conhecer nossos planos e fazer um teste por 30 dias de forma gratuita? Entre em contato conosco agora mesmo e descubra como.