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Páginas de erro: Saiba identificar e solucionar o problema

Páginas de erro: Saiba identificar e solucionar o problema

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Imagine a seguinte situação: você acessa o site do seu empreendimento e se depara com páginas de erro. Esse é um problema muito grave, pois os clientes da organização também podem ter dificuldades ao acessar o endereço eletrônico.

Isso pode, inclusive, fazer com que você perca oportunidades de negócio, uma vez que encontrar impedimentos no acesso de um e-commerce seria o mesmo que ir em horário comercial a uma loja física e encontrá-la fechada.

Neste post vamos explicar o que são as páginas de erro e como você pode trabalhar para encontrar o que está causando esse problema. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura para saber mais!

O que são páginas de erro?

As páginas de erro são conhecidas também como erros HTTP. Elas aparecem para o usuário quando o navegador utilizado para acessar o site tem problemas para visualizar a página. Entretanto, é preciso compreender que não existe uma única causa para esses erros.

Para saber de que se trata, deve-se observar o código de estado que é mostrado — codificações com três dígitos diferentes. Geralmente, os principais códigos de erro iniciam pelos números 4 e 5.

A seguir, daremos mais detalhes de cada um deles. Acompanhe!

Códigos de início 4

Os códigos que iniciam com o número 4 indicam os chamados problemas do lado do cliente ou client-side. Portanto, são erros cujas causas estão no dispositivo ou computador utilizado pelo usuário.

Códigos de início 5

Já os códigos de início 5 indicam que a origem do erro está no servidor, ou seja, na hospedagem do site.

Quais são as principais causas das páginas de erro e como resolvê-las?

Entre os principais códigos de erro com início 4 e 5 estão os listados abaixo. Veja como agir em cada situação!

400 — Bad Request

Esse código indica que há uma sintaxe inválida. Isso pode acontecer por problemas de instabilidade na conexão com a internet ou no próprio computador.

401 — Authorization Required

O código 401 indica que o usuário está acessando uma página restrita, que necessita de uma autorização especial do desenvolvedor para seguir a ação.

404 — Not Found

Esse é um dos mais comuns e também o mais simples de ser resolvido. Na maioria dos casos, ele indica que há um erro de digitação na URL que se tenta acessar.

Como o código 404 pode aparecer em qualquer site, muitas empresas têm utilizado a criatividade para que ele seja menos impactante para o usuário. É possível programar a exibição de uma mensagem divertida quando a falha acontece, por exemplo.

410 — Gone

Já o erro 410 aparece quando uma URL foi excluída pelo proprietário do site. Ao ativar esse código, alguns provedores de pesquisa como o Google compreendem que a página já não existe e, por isso, não deve mais ser mostrada em resultados de buscas.

500 — Internal Server Error

O erro 500 é mostrado quando o servidor tem dificuldades em atender à solicitação feita pelo usuário. Trata-se, portanto, de algo que pode estar relacionado com um problema de programação na página ou de manutenção.

502 — Bad Gateway

O código 502 é mostrado quando há uma falha de comunicação entre dois servidores. Isso quer dizer que a comunicação entre eles está no mesmo protocolo e assim a troca de dados é impossibilitada.

503 – Service Temporarily Unavailable

Esse código é mostrado quando o servidor está sobrecarregado ou em manutenção. É bastante comum de acontecer nos casos de servidores compartilhados, que os sites recebem muitas visitas ao mesmo tempo.

504 — Gateway Timeout

Já o código 504 é mostrado quando o navegador demora muito tempo para receber a resposta do servidor. Isso pode acontecer, por exemplo, em casos de latência, quando a hospedagem está em outro país ou em um local muito distante de onde está sendo feito o acesso.

505 — HTTP Version Not Supported

O código 505 está relacionado às versões do HTTP. Ele indica que o servidor utilizado pelo site não suporta o HTTP que é solicitado pelo usuário e, por conta disso, o desempenho das páginas é comprometido.

Obviamente, esses são apenas alguns dos diversos códigos das páginas de erro. Há uma estimativa de que existem mais de 50 desses códigos, mas os principais são os que mostramos. Fique atento a eles e analise a causa do problema.

Por que as páginas de erro podem indicar que é hora de trocar o servidor?

Conforme explicamos, os códigos de erro que têm início 4 indicam problemas no computador ou internet no usuário. Nesse caso, se você receber uma reclamação de um cliente dizendo que não consegue acessar o seu site devido a um código que começa com 4, informe que não se trata de um erro da empresa e sim do próprio dispositivo que é utilizado para o acesso.

Porém, se os erros indicados pelos usuários ou percebidos por você iniciarem com o número 5, significa que a falha está no servidor. Por esse motivo, ao diagnosticar esse tipo de barreira, comunique imediatamente o seu fornecedor de hospedagem para que ele possa tomar as medidas cabíveis e corrija tudo o mais rápido possível .

Caso não haja um suporte adequado ou se os erros se tornarem persistentes, é importante que seja considerada a troca por um outro servidor de maior qualidade. Afinal, você não pode perder os acessos ao seu site, visto que uma pessoa que tem dificuldades em navegar pela sua página pode simplesmente nunca mais voltar a utilizá-la se não tiver uma boa experiência.

Perceba então que as páginas de erro são inconvenientes que podem afetar diretamente a relação da empresa com os clientes e gerar a perda de oportunidades. Dessa forma, se você tem percebido esse problema, saiba identificar qual a origem dele para buscar uma solução eficaz que permita o acesso ao seu site sem impedimentos.

E aí, gostou deste post? Deseja obter outras informações úteis? Então, aproveite para complementar a leitura e descubra os 7 sinais que mostram que é hora de trocar a hospedagem do site. Não deixe de conferir!

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