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Dicas

Páginas de erro: Saiba identificar e solucionar o problema

Imagine a seguinte situação: você acessa o site do seu empreendimento e se depara com páginas de erro. Tentar reiniciar, confere o link, mas não consegue visitar sua página. Esse é um problema muito grave, pois os clientes da organização também podem ter dificuldades ao acessar o endereço eletrônico.

Isso pode, inclusive, fazer com que você perca oportunidades de negócio, uma vez que encontrar impedimentos no acesso de um e-commerce seria o mesmo que ir em horário comercial a uma loja física e encontrá-la fechada. E quanto mais clientes se depararem com problemas desse tipo, mais difícil será atrair novos leads para seu site.

Neste post vamos explicar o que são as páginas de erro e como você pode trabalhar para encontrar o que está causando esse problema. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura para saber mais!

O que são páginas de erro?

As páginas de erro são conhecidas também como erros HTTP. Elas aparecem para o usuário quando o navegador utilizado para acessar o site tem problemas para visualizar a página. Entretanto, é preciso compreender que não existe uma única causa para esses erros. Pode ser algo no seu servidor, no provedor de internet ou apenas na sua máquina, o que significa que a solução também pode variar bastante.

Para saber de que se trata, deve-se observar o código de estado que é mostrado — codificações com três dígitos diferentes. Geralmente, os principais códigos de erro iniciam pelos números 4 e 5.

A seguir, daremos mais detalhes de cada um deles. Acompanhe!

Códigos de início 4

Os códigos que iniciam com o número 4 indicam os chamados problemas do lado do cliente ou client-side. Portanto, são erros cujas causas estão no dispositivo ou computador utilizado pelo usuário. Isso significa que, quando alguém traz um problema desse tipo sobre seu site, não há muito que você possa fazer, exceto sugerir que ele procure um técnico ou pesquise um pouco sobre o problema para tentar resolvê-lo. Por outro lado, se for algo que você identifica ao acessar seu site, então é você quem deve chamar um técnico.

Códigos de início 5

Já os códigos de início 5 indicam que a origem do erro está no servidor, ou seja, na hospedagem do site. Podem estar associados ao seu provedor de internet ou à empresa que faz a hospedagem do seu site. Nesse caso, é necessário entrar em contato com estes negócios e buscar alguma forma de solucionar a questão diretamente com eles. Se você utiliza servidores próprios, então precisa avisar sua equipe de TI sobre essa questão e pedir que eles avaliem o estado do servidor.

Quais são as principais causas das páginas de erro e como resolvê-las?

Um dos motivos para existirem tantos códigos diferentes é que, com base no número, fica mais fácil para o usuário determinar exatamente o que está errado e como ele pode agir para corrigir o problema. Basta conhecer o código e saber como usá-lo.

Entre os principais códigos de erro com início 4 e 5 estão os listados abaixo. Veja como agir em cada situação!

400 — Bad Request

Esse código indica que há uma sintaxe inválida. E o que isso significa? Basicamente, que há uma ou mais linhas de código que contêm algum erro de digitação, o qual impede a máquina de interpretar seu conteúdo. Isso pode acontecer por problemas de instabilidade na conexão com a internet ou no próprio computador. Ou, em casos mais extremos, quando o próprio site passa a apresentar um problema.

A primeira atitude aqui é simplesmente reiniciar a página. Se foi um erro momentâneo, ele será corrigido sozinho. Porém, quando o problema está no próprio computador ou no programa, é necessário buscar mais detalhes sobre o erro e como ele aconteceu.

401 — Authorization Required

O código 401 indica que o usuário está acessando uma página restrita, que necessita de uma autorização especial do desenvolvedor para seguir a ação. Isso é comum quando um usuário de fora procura acesso a uma página interna da empresa. Porém, se esse erro não deveria acontecer, pode ser um simples erro de configuração de privacidade, fácil de resolver.

404 — Not Found

Esse é um dos mais comuns e também o mais simples de ser resolvido. Na maioria dos casos, ele indica que há um erro de digitação na URL que se tenta acessar. Isso porque, na prática, ele significa que não há uma correspondência direta entre o link e uma página do site.

Por exemplo, se você quer acessar “e-commerce.com/produtos”, mas digita “e-commerce.com/podutos”, então terá uma mensagem de erro, pois não existe uma página chamada “podutos”. Como o código 404 pode aparecer em qualquer site, muitas empresas têm utilizado a criatividade para que ele seja menos impactante para o usuário.

É possível programar a exibição de uma mensagem divertida quando a falha acontece, por exemplo. Isso não só evita frustração como também gera uma oportunidade de orientar o lead sobre como resolver o problema.

410 — Gone

Já o erro 410 aparece quando uma URL foi excluída pelo proprietário do site. Ao ativar esse código, alguns provedores de pesquisa como o Google compreendem que a página já não existe e, por isso, não deve mais ser mostrada em resultados de buscas. Em geral, esse problema ocorre quando um usuário tem o link da página salvo no navegador. Dessa forma, quando ele tentar acessar, o site não pode levá-lo até o destino.

426 – Upgrade Required

Se o protocolo de procedimento atual não está de acordo com as exigências do servidor, então ele pode recusar a ordem, não gerando nenhuma resposta. Daí sai a página de erro 426. Porém, ela pode aceitar a proposta caso o protocolo seja atualizado. Nesse caso, o servidor deve enviar uma resposta com o header 426, indicando qual é o novo protocolo a ser usado para realizar novos acessos.

428 – Precondition Required

Para algumas demandas, o servidor pode exigir que o usuário atenda a alguma outra condição prévia. Em geral, esse é um método usado para prevenir contra conflitos de versões em diferentes arquivos.

Digamos, por exemplo, que um usuário receba uma resposta de um arquivo, faça uma modificação e depois a envie para o servidor. Porém, nesse meio tempo, outras modificações foram feitas, o que geraria um conflito de versão. Nesse caso, o servidor pode recusar a resposta, pois ela não atender a uma condição prévia. A solução aqui seria apenas criar um arquivo, como um nome diferente, e depois retificar as mudanças nas versões.

429 – To Many Requests

Independentemente do potencial que a tecnologia atual tem para atender grandes demandas, há um limite para quantas ordens um servidor pode processar por vez sem comprometer o próprio desempenho. Por isso que a maioria tem um limitador de requisições, tanto para o usuário individualmente quanto para o servidor como um todo. Quando esse limite de requisições é excedido, o usuário recebe uma mensagem de erro 429.

A causa mais comum desse erro é, naturalmente, a impaciência. Um usuário faz múltiplos cliques ou envia várias linhas de código de uma vez, ultrapassando a capacidade de resposta do servidor. Também é uma causa comum da “queda” de muitos sites, os quais são acessados em alto volume. A solução aqui é simplesmente esperar para enviar novas ordens ou por um momento em que ele esteja menos movimentado.

500 — Internal Server Error

O erro 500 é mostrado quando o servidor tem dificuldades em atender à solicitação feita pelo usuário. Trata-se, portanto, de algo que pode estar relacionado com um problema de programação na página ou de manutenção. Nesse caso, é necessário acionar a equipe responsável pela estruturação do servidor, pedindo que encontrem a origem do erro.

502 — Bad Gateway

O código 502 é mostrado quando há uma falha de comunicação entre dois servidores. Isso quer dizer que a comunicação entre eles está no mesmo protocolo e assim a troca de dados é impossibilitada.

503 – Service Temporarily Unavailable

Esse código é mostrado quando o servidor está sobrecarregado ou em manutenção. É bastante comum de acontecer nos casos de servidores compartilhados, que os sites recebem muitas visitas ao mesmo tempo. Já que ele conta como uma interrupção temporária no serviço, basta esperar um momento mais propício.

504 — Gateway Timeout

Já o código 504 é mostrado quando o navegador demora muito tempo para receber a resposta do servidor. Isso pode acontecer, por exemplo, em casos de latência, quando a hospedagem está em outro país ou em um local muito distante de onde está sendo feito o acesso.

505 — HTTP Version Not Supported

O código 505 está relacionado às versões do HTTP. Ele indica que o servidor utilizado pelo site não suporta o HTTP que é solicitado pelo usuário e, por conta disso, o desempenho das páginas é comprometido.

Obviamente, esses são apenas alguns dos diversos códigos das páginas de erro. Há uma estimativa de que existem mais de 50 desses códigos, mas os principais são os que mostramos. Fique atento a eles e analise a causa do problema.

510 – Not Extended

Algumas vezes, por erro no preparo do código ou na própria requisição do usuário, pode ser que a máquina não tenha toda a informação exigida para atender à ordem. Quando isso acontece, o usuário recebe uma página de erro 510.

O primeiro passo é bem simples: verifique como foi feita a requisição e tenha certeza de que ela não está incompleta, como campos vazios. Caso não haja nenhum erro, então pode ser que o problema esteja em outro lugar, exigindo um pouco mais de tempo para ser resolvido.

511 – Network Authentication Required

Para te acesso a certos tipos de página, o usuário pode precisar autenticar seu acesso. Dessa forma, o servidor poderá reconhecê-lo em visitas futuras e permitir sua passagem imediata. Porém, quando essa autenticação ainda não foi feita, o servidor responderá com uma mensagem de erro.

599 – Network Connect Timeout

Você já deve saber que, para acessar alguns sites, é necessário esperar um pouco para que ele processe sua requisição e gere uma resposta. Porém, também pode ser que você passe um bom tempo apenas esperando a resposta em si. Caso esse tempo de espera exceda um limite, em vez de ter uma resposta do servidor, você receberá um erro 599, indicando que o tempo de conexão do Proxy foi excedido.

Pode ser que o servidor tenha caído, exigindo algum tempo até que ele retorne. Se isso não acontecer, então deve ser necessário pedir algum tipo de manutenção mais aprofundada.

Por que as páginas de erro podem indicar que é hora de trocar o servidor?

Conforme explicamos, os códigos de erro que têm início 4 indicam problemas no computador ou internet no usuário. Nesse caso, se você receber uma reclamação de um cliente dizendo que não consegue acessar o seu site devido a um código que começa com 4, informe que não se trata de um erro da empresa e sim do próprio dispositivo que é utilizado para o acesso.

Porém, se os erros indicados pelos usuários ou percebidos por você iniciarem com o número 5, significa que a falha está no servidor. Por esse motivo, ao diagnosticar esse tipo de barreira, comunique imediatamente o seu fornecedor de hospedagem para que ele possa tomar as medidas cabíveis e corrija tudo o mais rápido possível.

Caso não haja um suporte adequado ou se os erros se tornarem persistentes, é importante que seja considerada a troca por um outro servidor de maior qualidade. Afinal, você não pode perder os acessos ao seu site, visto que uma pessoa que tem dificuldades em navegar pela sua página pode simplesmente nunca mais voltar a utilizá-la se não tiver uma boa experiência.

Perceba então que as páginas de erro são inconvenientes que podem afetar diretamente a relação da empresa com os clientes e gerar a perda de oportunidades. Dessa forma, se você tem percebido esse problema, saiba identificar qual a origem dele para buscar uma solução eficaz que permita o acesso ao seu site sem impedimentos.

E aí, gostou deste post? Deseja obter outras informações úteis? Então, aproveite para complementar a leitura e descubra como trocar sua hospedagem de servidor do site quanto antes. Não deixe de conferir!