fbpx
Dicas

DNS? O que é isso?

Quando pensamos em empreender, milhares de dúvidas surgem. Então, você começa a buscar informações na internet e conversar com pessoas que já tenham um pouco de experiência. Você vai achar muitas respostas e receber conselhos, porém muitos pontos passam despercebidos. Somente quando você for seguindo seu rumo, um passo atrás do outro, você irá se deparar com alguns tópicos que nunca ouviu falar. É o caso do termo DNS.

Vamos tentar explicar da forma mais simples para que você realmente entenda do que se trata e não ?perder? seu tempo achando que está com problemas em seu site ou em sua internet. São detalhes que podem poupar seu tempo, afinal você agora é um empreendedor e tem outras dezenas de tarefas para executar.

Ao decidir ter um website, a primeira dúvida que surge é: Por onde devo começar? Primeiramente contrate uma hospedagem e Registre um domínio.

Passando esse primeiro passo, é aí que começam a aparecer aqueles termos técnicos que nunca ouvimos falar, como DNS, por exemplo! A empresa de hospedagem que você contratou, após configurar o website em um de seus servidores, fornecerá dois ou mais endereços de DNS, geralmente em forma de subdomínios, como ns1.exemplo.com.br, ns2.exemplo.com.br e assim por diante. Esses endereços serão configurados na entidade em que você registrou o domínio. No caso de contratar tanto o registro de domínio, quanto a hospedagem de sites com o Ueepa!, os endereços de DNS serão cadastrados automaticamente pela nossa equipe.

Então, agora é hora de saber o que você precisa entender sobre DNS. Primeiramente, DNS significa Domain Name System ou em português, Sistema de Nome de Domínios. A função do DNS é relacionar o nome do seu domínio ao local aonde as informações do site se encontram. Assim, permitirá que a sua conexão com a internet, através do DNS, localize entre milhares e milhares de servidores web, aquele em que os dados como site, arquivos, e-mails, banco de dados ou outros estão hospedados. É desta forma que seus clientes conseguem acessar o site que foi digitado na barra de navegação.

Simples não é mesmo? Agora, entenda o porquê você realmente precisa saber disso.

Vamos supor que você não esteja feliz com os serviços prestados pela empresa escolhida para hospedar o seu site e queira mudar para o Ueepa! Ao contratar somente a hospedagem conosco, forneceremos os endereços de DNS para que você cadastre-os na entidade em que registrou o seu domínio ou como já foi dito neste texto, podemos cuidar de todos os tramites caso você também contrate o registro de domínio conosco.

Após cadastrar os endereços, é preciso aguardar um período de 30 minutos, caso o domínio seja nacional (.com.br, .mus.br, etc.) ou de 24 a 72 horas, caso o domínio seja internacional (.com, .net, etc.) até que os DNS?s sejam publicados, ou seja, atualizados. Além disso, caso o período passe e as informações ainda não estejam totalmente atualizadas, será necessário aguardar também pelo período de propagação ? assunto que abordaremos em outro tutorial -, que ocorre nos provedores de conexão e também podem demorar algo em torno de 72 horas.