fbpx
SEO

Saiba como colocar o site da empresa na primeira página do Google com estas 4 dicas

Não é segredo que quase todas as empresas precisam de uma presença na web para competir na era digital de hoje. Ter um bom site é uma das ferramentas de negócios mais importantes para ajudá-los a atingir seus objetivos e construir uma presença sólida e positiva na web é a chave para conquistar clientes.

Aos olhos do consumidor, um site é um reflexo do próprio negócio. Se ele parecer descuidado e difícil de usar, os consumidores presumirão que seus produtos ou serviços compartilham essas características.

Um site limpo, de alta qualidade e com conteúdo relevante é vital se você deseja que os clientes tenham uma percepção positiva de sua empresa, além de ajudar as pessoas a encontrá-lo, e é sobre esse último benefício que vamos falar neste artigo. Confira x dias de como colocar o site da empresa na primeira página do Google!

Quais os benefícios de ter um site na primeira página do Google?

Como gerente de TI ou CIO, você provavelmente já ouviu muitos conselhos sobre a importância da otimização para mecanismos de pesquisa. As pessoas estão constantemente dizendo que sua posição nos rankings de busca, especialmente no Google, é a coisa mais importante se você deseja ter sucesso.

A primeira página, nesse contexto, é o Santo Graal dos rankings dos mecanismos de pesquisa e muitas pessoas dirão que mesmo estar na segunda página é praticamente inútil, mas por que a primeira página de resultados é tão importante?

O principal motivo é que a maioria das pessoas não se preocupa em passar da primeira página quando está procurando por algo. Quando foi a última vez que você pesquisou algo e passou para a segunda página de resultados antes de clicar em um site? O Google traz milhares de páginas de resultados, mas apenas a primeira realmente importa. Se você não está lá em cima, você precisa fazer algo a respeito. Estamos aqui para ajudá-lo nessa tarefa!

Como colocar o site na primeira página do Google?

Para melhorar o ranking do seu site no Google, vamos a algumas dicas práticas.

1. Tenha um site seguro e acessível

Antes de tudo, o seu site deve ser configurado com o tipo de URL que seja facilmente acessado e rastreado pelos bots do Google. Isso quer dizer que eles precisam conseguir examinar o conteúdo da sua página para entender do que ela se trata.

Para colaborar com os bots, algumas dicas são:

  • ter um site bem codificado;
  • usar um robots.txt, arquivo que ficará a cargo de indicar ao Google os locais onde ele deve ou não buscar informações sobre o seu site;
  • contar com um sitemap para listar todas as suas páginas.

2. Cuide da velocidade de carregamento da página (inclusive mobile)

A velocidade de carregamento é um dos principais fatores de classificação de SEO há anos. Ela também é importante para a experiência do usuário. Páginas com um tempo de carregamento mais longo tendem a ter taxas de rejeição mais altas e menor tempo médio na página.

Algumas soluções para melhorar o tempo de carregamento da sua página são:

  • reduza o tamanho dos arquivos CSS, HTML e JavaScript maiores que 150 bytes;
  • evite os redirecionamentos;
  • aproveite o cache de navegador;
  • melhore o tempo de resposta do servidor;
  • otimize imagens.

3. Otimize seu site para dispositivos móveis

Ter um site compatível com dispositivos móveis também é um fator relevante para a classificação no ranking do Google. De acordo com mobile-first index, ele considera primeiramente a versão do site voltada para dispositivos móveis.

Para evitar que seu site seja penalizado por isso é importante:

  • investir em responsividade;
  • usar fontes grandes, que facilitem a leitura em telas menores;
  • cuidar da acessibilidade e navegabilidade das suas páginas;
  • certificar-se de que conteúdos essenciais não sejam escondidos por anúncios.

4. Cuide da experiência do usuário (RankBrain)

O RankBrain — algoritmo de IA do Google — aprende com as experiências anteriores. Cada vez que você realiza uma consulta, o programa usa informações coletadas de solicitações semelhantes provenientes de usuários anteriores para identificar os resultados mais relevantes.

Uma alta taxa de rejeição do seu site, por exemplo, é um sinal claro para o Google de que um resultado de pesquisa não é relevante para seus usuários, então ele o removerá automaticamente da página um. Outros indicadores que o RankBrain considera ao classificar sites são o tempo na página e as métricas de páginas por sessão. Ambos são pistas importantes para saber se um site pode satisfazer as necessidades dos usuários da Internet ou não.

O que essas três métricas têm em comum? Todos são fatores de engajamento e refletem a experiência do usuário. Portanto, como parte de sua estratégia de SEO, você precisa se concentrar em fornecer aos visitantes do seu site a melhor experiência do usuário.

Mas, como você pode atingir esse objetivo?

Com conteúdo excelente: os mecanismos de pesquisa só podem colocá-lo diante de um público possível. Manter as pessoas em seu site é igualmente importante, o que significa que você deve publicar conteúdo matador para atrair visitantes e obter engajamento.

Com títulos atraentes: eles têm uma função dupla para sua estratégia de SEO. Palavras-chave nos títulos informam aos mecanismos de pesquisa sobre o que é seu conteúdo e orientam seus usuários pela página, destacando as informações essenciais.

Com visuais relevantes: as imagens podem não ser um fator de classificação em alguns setores, mas fazem a diferença para o olho humano. Já se foram os tempos de fotos de ações e visuais genéricos. Você precisa criar um conteúdo visual personalizado que suporte seus artigos e páginas de destino.

Por que é importante contar com uma boa hospedagem de site?

Sites que operam sem problemas e de forma rápida têm mais probabilidade de obter melhores classificações de pesquisa do Google e isso só é possível quando eles estão hospedados em um servidor de primeira linha. Aqui estão algumas luzes sobre como um host ruim afeta o SEO de um site e por que é importante escolher um provedor de hospedagem confiável para seu site.

Tempo de inatividade do servidor

Esse é basicamente o primeiro teste de um host. Se o seu site sofre com o tempo de inatividade do servidor da Web com frequência, é o primeiro sinal de um host não confiável. O tempo de inatividade não afeta apenas o desempenho geral de um site, mas também diminui sua classificação nos mecanismos de busca e SEO.

Tempo de carregamento da página

Lembra da dica 2? Pois é. Um bom host diminui o tempo de carregamento de um site usando as tecnologias de cache mais recentes que resultam em alto volume de tráfego. Lembre-se de que a redução do tempo de carregamento significa mais visualizações na web.

Em resumo, as estratégias sobre como colocar o site da empresa na primeira página do Google são variadas e mudam de acordo com as atualizações dos algoritmos. Além de acompanhar sempre essas mudanças é fundamental contar com um provedor de hospedagem, para manter seu site seguro e sempre ativo.

Entre em contato com a Valuehost Hospedagem, converse com um especialista e comece agora a otimizar o site da sua empresa!