fbpx
WebDesign

Guia completo sobre wireframe: o que são e como aplicar!

Você já deve ter ouvido falar da modelagem wireframe, uma técnica usada por artistas e engenheiros para criar uma apresentação visual de um objeto físico ou tridimensional. Usando linhas e curvas simples, esse modelo cria um esqueleto para construir o objeto 3D.

No mundo do software e do web design, a definição de wireframe é semelhante. Trata-se de um diagrama ou um conjunto de diagramas que consiste em linhas e formas simples que representam o esqueleto de um site ou a interface do usuário (UI) de um aplicativo e a funcionalidade principal.

Quer entender mais sobre o assunto? Neste guia, explicamos tudo o que você precisa saber sobre wireframes, inclusive como aplicar essa técnica para estruturar o seu site!

O que é um wireframe?

Um wireframe é uma representação visual de um design de interface do usuário, geralmente na forma de uma imagem estática de uma página de site ou tela de aplicativo. Por padrão, ele é preto e branco e criado com linhas simples, caixas e texto fictício, tornando-o rápido e fácil de montar.

Devido à simplicidade, os wireframes podem ser utilizados durante o desenvolvimento para visualizar e testar diferentes ideias criativas para o layout.

Além do design e do layout, os wireframes descrevem as seguintes informações.

Estrutura da página

Um wireframe descreve a estrutura da sua página ou aplicativo móvel. Ele ajuda os designers a descobrir onde certos elementos devem ficar e como o design geral ficará.

Arquitetura de informação

Dentro da estrutura, os designers também precisam planejar onde os elementos da página ficarão — isso é conhecido como arquitetura da informação. Os designers podem organizar onde esses elementos devem ir na estrutura da página.

Fluxo de usuário

Os designers de UX precisam considerar como os usuários navegarão na página. É aqui que a criação de um wireframe pode ajudar. A criação de um wireframe força os designers a considerar o conteúdo do corpo da perspectiva do usuário. Como resultado, é mais provável que eles criem uma página ou aplicativo amigável.

Funcionalidade

Os desenvolvedores usam um wireframe para visualizar a funcionalidade de um aplicativo antes de ir para as fases de design técnico. Eles podem ver como querem que funcione e quais recursos precisam para fazer isso acontecer.

Qual a finalidade do wireframe?

Simplesmente ignorar esta etapa para obter a aparência é um grande erro que seria desastroso para qualquer site. Para reforçar a importância desta fase em um processo da web, seguem algumas das principais razões pelas quais você precisa de wireframe.

Exibir visualmente a arquitetura do site

Um sitemap pode ser um pouco abstrato, especialmente aqueles que são muito grandes. Levar o mapa do site para wireframe inicia o primeiro processo visual concreto real para um projeto. Os wireframes transformam a natureza abstrata de um fluxograma em algo real e tangível sem distrações. Esta etapa garante que todas as partes estejam na mesma página.

Colocar a usabilidade em primeiro plano

Este é um dos pontos mais importantes de todo o processo de wireframing. A criação de wireframes coloca a usabilidade em primeiro plano ao mostrar os layouts de página em seu núcleo.

Ele força todos a olhar objetivamente para a facilidade de uso de um site, caminhos de conversão, nomenclatura de links, posicionamento de navegação e posicionamento de recursos. Os wireframes podem apontar falhas na arquitetura do seu site ou como um recurso específico pode funcionar. Encontrar esses problemas no início é sempre melhor.

Tornar o processo de design iterativo

Em vez de tentar combinar a funcionalidade/layout e os aspectos criativos/de marca do site em uma única etapa, os wireframes garantem que esses elementos sejam abordados um de cada vez. Isso permite que você (e outros membros da equipe) forneça feedback no início do processo. Wireframes facilitam o feedback mais facilmente do que um design completo.

Com um wireframe, é possível responder rapidamente aos elementos relacionais. Como os serviços, produtos e elementos de negócios são categorizados e conectados é importante. Os wireframes fornecem uma oportunidade para abordar esses pontos.

Ou seja, ignorar wireframes atrasa esse feedback e aumenta os custos de fazer alterações porque os modelos completos de design devem ser retrabalhados, não apenas wireframes simplificados.

Melhorar o desenvolvimento ágil

Wireframes funcionam bem em ambientes ágeis. Você pode trabalhar com gerentes de produto e desenvolvedores para identificar quais seções do design devem ser desenvolvidas em cada iteração. Ao desenvolver o produto em partes iterativas, é mais fácil obter feedback e refinar o processo de design e desenvolvimento conforme necessário. É sempre melhor obter feedback antes que muito tempo seja gasto no desenvolvimento.

Quais são os tipos de wireframe?

Existem três tipos principais de wireframes: de baixa, média e alta fidelidade. O fator de distinção mais significativo entre eles é a quantidade de detalhes que cada um contém.

Wireframes de baixa fidelidade

Os wireframes de baixa fidelidade atuam como o rascunho do produto. Não é o produto final, mas um ponto de partida. Eles geralmente são preto e branco e não interativos. Além disso, mostram elementos da interface do usuário como caixas e linhas sem anotações detalhadas.

O objetivo de um wireframe de baixa fidelidade é ajudar a moldar o produto nos estágios iniciais de desenvolvimento, comunicar uma visão geral do projeto e garantir que as necessidades do usuário e do negócio sejam atendidas antes da implementação do produto.

Wireframes de baixa fidelidade não dão muito trabalho, mas pouparão muito esforço extra à sua equipe no futuro.

Wireframes de média fidelidade

Wireframes de média fidelidade são essencialmente wireframes de baixa fidelidade com mais detalhes. Por exemplo, eles podem ter uma cópia real em vez de texto de espaço reservado, estar em escala de cinza ou até mesmo conter algumas cores em vez de uma paleta monocromática para enfatizar determinado conteúdo e transmitir melhor a hierarquia visual.

Wireframes de alta fidelidade

Wireframes de alta fidelidade representam uma forma final e estética. Então, eles geralmente usam a paleta de cores, textos e imagens finais. Vale ressaltar que um wireframe e um protótipo de alta fidelidade não são os mesmos. Wireframes e protótipos são usados em diferentes estágios do processo de design e têm objetivos diferentes.

Os wireframes permanecem estáticos e seu objetivo é transmitir a estrutura da página. Também exigem menos esforço para criar e, portanto, são mais adequados para testar ideias.

Os protótipos geralmente mostram recursos interativos e geralmente funcionam exatamente como um produto final. O objetivo é mostrar as interações, estilo e posicionamento dos elementos da interface do usuário. Os protótipos são úteis para validar a usabilidade e o valor geral de uma solução.

Por que você deve usar wireframes?

Há uma infinidade de benefícios no processo de wireframing. Aqui estão alguns dos mais atraentes.

Colaboração mais forte

Não importa onde você esteja no processo de desenvolvimento, os wireframes permitem uma colaboração visual eficaz. Por exemplo, os fundadores podem compartilhar sua visão com potenciais membros da equipe e investidores. E equipes de design estabelecidas podem comunicar conceitos claramente a seus clientes, usuários finais e uns aos outros.

Resultados mais rápidos

Equipes inexperientes podem ser tentadas a pular o estágio de wireframing e começar com designs de alta fidelidade. Afinal, é contra-intuitivo adicionar uma etapa extra quando você está procurando resultados rápidos.

Mas, com wireframes de baixa fidelidade, as equipes podem se concentrar primeiro na funcionalidade e na usabilidade — e fazer as perguntas certas no momento certo. O feedback e a validação iniciais são cruciais, porque nada é pior do que apresentar um projeto final a um cliente, apenas para perceber que houve uma falha de comunicação significativa.

O processo de wireframing permite que as equipes compartilhem requisitos, corrijam erros e obtenham adesão no início do jogo. Isso minimiza as idas e vindas desnecessárias, mantém o ímpeto e ajuda as equipes a evitar o desânimo de voltar à estaca zero para começar de novo.

Melhor produto

Um processo de design simplificado e uma comunicação clara inevitavelmente levam a um produto mais competitivo e fácil de usar.

Durante o estágio exploratório de qualquer novo produto, as equipes de design tendem a trabalhar em três caminhos. A primeira captura a visão do novo aplicativo móvel ou site responsivo. A segunda analisa o mercado e os concorrentes. O terceiro se envolve na pesquisa do usuário para feedback inicial.

Com wireframes de baixa fidelidade, nada é imutável e tudo é fácil de mudar. Isso significa que as equipes podem explorar amplamente, experimentar livremente e iterar rapidamente para acomodar novas ideias, pesquisas e informações do usuário. Em última análise, isso resulta em uma melhor experiência do usuário e em um produto mais eficaz.

Por que o wireframe é importante para a usabilidade do seu site?

Muitas equipes subestimam os wireframes e consideram essa fase uma perda de tempo. Durante o estágio de wireframing, perceber recursos redundantes e problemas de usabilidade é muito mais econômico. Isso não é tão fácil durante a fase de design, pois qualquer revisão custará mais tempo e dinheiro.

É por isso que é crucial persuadir as partes interessadas de que seu projeto precisa de wireframing. Aqui está uma lista de argumentos que você pode usar para convencer todos de que seu projeto precisa de tempo para wireframing:

  • ajudam a mapear um esboço geral de um produto ou recurso. Nos estágios iniciais, use esboços em papel para fazer um brainstorm, coletar feedback e iterar;
  • mantêm todos focados. Antes que o design visual e o conteúdo estejam na imagem, sua equipe não se distrai com discussões sobre cores, imagens e tipografia. Em vez disso, todos se concentram no layout de navegação e na estrutura da página;
  • são econômicos — depois de obter o primeiro feedback, você pode facilmente descartar os primeiros rascunhos e melhorar as ideias para iterações de teste subsequentes;
  • incentivam a colaboração e trazem todos os membros da equipe a bordo com o desenvolvimento do produto. Eles também ajudam você a conhecer melhor seus stakeholders ou clientes, entender seus objetivos e comportamentos e estar mais preparado para as próximas iterações;
  • ajudam a priorizar o conteúdo. Mover-se pelos elementos da interface permite que os designers de UX e UI vejam quanto espaço eles ocupam e os reorganizem para guiar os olhos dos usuários para o conteúdo mais importante;
  • ajudam a coletar feedback do usuário e avaliar se um produto ou recurso resolve seu problema ou se o problema existe em primeiro lugar.

Como criar um Wireframe?

Em última análise, como você aborda o wireframe do seu site dependerá de sua equipe, preferências e necessidades. No entanto, a seguir estão as melhores práticas para garantir que seu wireframe seja o mais útil possível.

Faça pesquisas com usuários

O objetivo principal do wireframe é responder como os usuários vão interagir com seu site. Para projetar a experiência do usuário para atender melhor aos visitantes, você precisará entender exatamente quem são seus usuários e por que eles acessam seu site.

Para esse fim, você deve pesquisar as personas dos usuários e escrever os casos de uso do seu site. Um caso de uso descreve quem usará seu site, seu objetivo, as etapas para alcançá-lo e como ele responde.

Também é essencial entender as expectativas gerais de seu usuário sobre o desempenho de um site. Veja sites que estão tentando alcançar algo semelhante, para que você possa organizar o seu de uma maneira que fique clara — aqui, vale buscar também criadores de sites profissionais.

Descreva o fluxo geral do seu site

Depois de entender de onde seus usuários estão vindo e para onde eles navegarão, você pode desenvolver o fluxo geral do seu site.

Isso é efetivamente estabelecer uma arquitetura de informação básica para o seu site. Você deve organizar seu site de forma que seja fácil para os usuários encontrarem o que procuram.

Entre outros métodos, você pode organizar o conteúdo hierarquicamente, por tópico e sequencialmente. Qualquer que seja sua abordagem, certifique-se de que ela seja consistente em todo o site para ter uma experiência previsível.

Para planejar o fluxo do seu site, mapeie usando fluxogramas como cada página se relaciona com a outra.

Faça iteração nos esboços

O primeiro passo para aprender a criar um wireframe é colocar suas ideias no papel. Em seguida, refine seus esboços repetidamente.

Estas perguntas ajudarão a guiá-lo em direção a uma experiência de site prática e utilizável:

  • hierarquia: quais informações devem ser vistas primeiro?
  • Usabilidade: como você pode tornar mais fácil para os usuários completarem seus objetivos?
  • Expectativas: o que os usuários esperam ver?
  • Ações: que ação eles devem realizar em uma página?

Teste do usuário

Depois de sentir que a experiência do seu site está mapeada em linhas gerais, é hora de obter as perspectivas dos outros.

Embora seja crucial que você goste do seu site, a experiência do usuário é a principal prioridade. Mesmo os melhores designers de experiência do usuário não podem prever todas as maneiras que um usuário final pode se sentir em relação a um site. É por isso que é importante trazer outras pessoas para testar seu wireframe com o usuário.

Não se preocupe em conduzir pesquisas em larga escala ainda, pois os testes iniciais podem funcionar bem apenas com seus colegas.

No entanto, quanto mais perto você chegar do seu usuário ideal, mais valioso será o feedback dele. Então você pode entender como criar um wireframe que atenda ao seu público específico.

Desenvolva wireframes de alta fidelidade

Agora que todas as decisões importantes foram tomadas, é hora de criar um wireframe com os elementos de design da interface do usuário em mente.

Antes de começar a construir seu site sozinho ou entregar suas ideias a um designer gráfico, certifique-se de estar se comunicando da forma mais clara possível para ajudar outras pessoas a visualizar como deve ser o produto final.

Para criar um wireframe de alta fidelidade, comece adicionando um texto específico. Você não precisa de uma cópia extensa de formato longo, mas ver como seus cabeçalhos, botões e frases de chamariz vão ajudá-lo a refinar ainda mais seu site. Se desejar, você pode adicionar elementos adicionais, como cores e logotipos.

Embora os wireframes de alta fidelidade levem mais tempo para serem concluídos, eles ajudam a transmitir os detalhes da interface do usuário e a comunicação visual, o que pode ser difícil de visualizar e testar nos estágios iniciais.

Pequenas mudanças de cores podem alterar a hierarquia de elementos de design do seu site, alterando a forma como os usuários interagem e esperam que ele funcione.

Quando estiver satisfeito com seu wireframe, você pode criar seu site ou passar para outro estágio que adiciona funcionalidade e prototipagem interativa.

Como tornar seu wireframe bom?

Agora que você já tem o básico para iniciar o seu wireframe, vamos refinar? Os seguintes pontos devem estar em sua mente ao construir o seu modelo.

Clareza

Seu wireframe precisa responder às perguntas sobre o que é aquela página do site, o que o usuário pode fazer ali e se atende às suas necessidades. Seu wireframe é uma ajuda para você visualizar o layout da página do seu site e garantir que as perguntas mais importantes do usuário sejam respondidas e as metas sejam alcançadas sem se distrair com considerações mais estéticas.

Confiança

A facilidade de navegação pelo seu site e as frases de chamariz claras aumentam a confiança do usuário em sua marca. Se a página do seu site for imprevisível ou tiver botões ou caixas em locais inesperados, a confiança do usuário diminui.

Muitas dessas informações já podem ser organizadas na fase de wireframing. Usando processos de navegação familiares e colocando botões em posições comumente usadas e intuitivas, a confiança do usuário aumentará — e isso antes mesmo de você pensar em cores e estilos.

Simplicidade é a chave

Muitas informações, cópias ou links podem distrair o usuário e ter um efeito prejudicial na capacidade de seus usuários atingirem seus objetivos. Você deseja que seus usuários sejam capazes de encontrar o caminho através de seu site com o mínimo possível de distrações, com elementos que mapeiam seus objetivos mais significativos em um determinado contexto.

Seu wireframe deve ser um guia visual para a estrutura do seu site e como ele será navegado. Atratividade nesta fase não é uma consideração.

Depois de decidir a quem se destina o seu produto ou serviço, pode começar a apresentar a informação que procuram de uma forma intuitiva e natural que não só os familiarize como utilizadores deste tipo de serviço, mas também os oriente para o ponto de conversão ou de outra forma os ajuda a atingir seus objetivos na interação.

Ao apresentar suas informações dessa forma, você está alinhando os objetivos de negócios de seu site com as necessidades do cliente.

Quem é responsável pela criação de wireframes?

Em muitas empresas, designers de produtos, como designers de UX e UI, são responsáveis ​​pela elaboração de wireframes. Eles fazem isso no início dos estágios de planejamento de um produto em coordenação com a equipe de gerenciamento de produto.

Depois que a equipe de produto determinar qual funcionalidade priorizar e o que deseja incluir na experiência do usuário, a equipe de design tentará articular visualmente essas informações com o wireframe. Será um processo iterativo. Design, produto e partes interessadas de outros departamentos trabalharão juntos para refinar o wireframe até que a equipe multifuncional acredite que ele reflita os objetivos estratégicos da empresa para o aplicativo.

Vale ressaltar que uma empresa que não possui um produto dedicado ou uma equipe de designers de UX ainda pode desenvolver wireframes úteis. Existem aplicativos que facilitam o processo de wireframing — mesmo para aqueles sem habilidades de design.

Em resumo, se você está pensando em integrar um wireframe no seu próprio processo de design, aqui está uma rápida recapitulação de seus benefícios:

  • você pode visualizar e comunicar rapidamente os conceitos iniciais;
  • eles são ótimos para explorar uma variedade de opções de design;
  • cada membro da equipe pode contribuir com novas ideias;
  • as partes interessadas provavelmente darão um feedback mais honesto antes que os projetos sejam finalizados;
  • em baixa fidelidade, o processo iterativo é rápido e indolor;
  • eles ajudam a obter adesão e aprovação antecipada de clientes e usuários finais.

Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de outros artigos sobre tecnologia e negócios? Assine nossa newsletter e receba nossas novidades periodicamente no seu e-mail!