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WebDesign

Site responsivo: o que é e qual sua importância?

Hoje temos critérios bem definidos de pontos que ajudam a otimizar um site na busca orgânica no Google e outros buscadores. Um dos mais importantes e indispensáveis é ter um site responsivo.

Após mais de uma década do surgimento dessa tendência, vemos que é uma questão de vitalidade adotá-lo nos projetos do seu negócio, a fim de proporcionar melhores resultados para seu cliente.

Entenda mais sobre o assunto a seguir e tire suas dúvidas sobre o assunto.

O que é site responsivo?

São considerados sites responsivos todos aqueles que são criados a partir de um “design responsivo”. Em outras palavras, quando sua concepção é feita para que ele fique legível e com boa usabilidade em qualquer dispositivo no qual o usuário esteja acessando, seja ele um desktop, notebook, smartphone (independentemente do modelo) ou tablet.

Com isso, o usuário pode abrir o site em qualquer aparelho e ele ficará perfeitamente legível e sem comprometer a experiência do usuário no dia a dia, sem a necessidade de que ele precise adequar a tela (por exemplo, acionar o zoom ou reposicionar o site na tela) para conseguir realizar suas ações.

Quando um site não é responsivo, ele fica com as configurações padrões (normalmente focadas para desktop) na tela do dispositivo móvel. Nesse caso, a pessoa não consegue posicionar para ler os textos corretamente, pois as proporções não batem ou, então, os elementos da página ficam mal posicionados. Com isso, a pessoa pode sair rapidamente da página, devido ao desconforto.

Quais as melhores práticas para criação de sites responsivos?

Para adotar um design responsivo, é importante contar com boas práticas de web design para este fim. Vejamos algumas dicas que vão ajudar seus profissionais neste processo.

  • crie o layout com adaptação para diferentes formas de acesso dos usuários, a fim de que ele se adapte ao dispositivo que está acessando o site;
  • adote princípios de flexibilidade no desenvolvimento do site, em todos os sentidos (e não só no design). Por exemplo, o código fonte também precisa estar alinhado com essa questão;
  • utilize ferramentas que auxiliam na criação de sites responsivos e ajudem na adequação sem gerar distorções;
  • menso é mais: excesso de elementos pode tornar a página mais pesada para carregar em dispositivos móveis. Utilize apenas o que é essencial para a experiência do usuário;
  • com a adesão de cada vez mais dispositivos móveis no dia a dia, é comum que este seja o uso prioritário para acesso aos sites. Por isso, uma boa estratégia é adotar o mobile first como estratégia para alcançar melhores resultados na criação de sites responsivos.

Qual a importância de contar com sites responsivos?

Os sites responsivos são fundamentais para proporcionar uma melhor experiência do usuário. Afinal, ninguém quer precisar ficar corrigindo proporções, aplicar zoom ou ficar puxando a tela para ter acesso ao conteúdo na íntegra no espaço.

Além disso, apesar de não serem voltados, necessariamente, para acessibilidade, os sites responsivos permitem menor desconforto para pessoas com problemas visuais, já que o conteúdo se adéqua à proporção da tela.

Outro ponto é que a dispersão imediata do usuário, caso ele se sinta desconfortável com a apresentação na tela, fará com que ele saia muito rapidamente da tela. Para as métricas de SEO, isso pode representar penalização, já que o site não mostra-se relevante para a pessoa que o acessou e prejudicar os resultados do seu cliente.

Por isso, o Google já penaliza de antemão os sites não-responsivos. E os clientes, cientes disso, buscam empresas que forneçam já o serviço de criação de sites neste modelo.

Quais as vantagens de desenvolver sites responsivos?

Desenvolver sites responsivos é uma vantagem para os gestores de TI responsáveis por empresas de desenvolvimentos neste segmento. Vamos entender mais sobre eles a seguir.

Conseguir melhores classificações nos sites de pesquisa

O Google promove sites que tenham design responsivo, justamente, por terem um bom desempenho em comparação com os designs não-responsivos. Com isso, você consegue alinhar o desenvolvimento da página com estratégias de otimização de site para SEO e proporcionar melhores resultados para seus clientes.

Diminui taxa de rejeição

A taxa de rejeição é uma métrica calculada pelo analytics dos buscadores que visa analisar se aquele site está atendendo às expectativas e demandas do usuário de acordo com o tempo que ele permanece no espaço.

Se uma pessoa entra em um site e muda rapidamente para outro, é sinal de que alguma questão ali atrapalhou sua experiência, ou que ele não foi relevante para resolver sua questão. O algoritmo, portanto, sinaliza que ele não é devidamente relevante e penaliza na hora de fazer o ranqueamento.

Sites não-responsivos tendencialmente possuem maior taxa de rejeição, pois não oferecem maior conforto para a navegação.

Oferece melhores métrica para seus clientes

Todo cliente, quando solicita o desenvolvimento de um site, está em busca de maior visibilidade e, consequentemente, melhores resultados na busca orgânica nos sites de pesquisa. Quando você apresenta as razões pelas quais o seu negócio pode ajudá-lo nisso, potencializando as métricas, é possível garantir maiores chances de fechar o contrato.

Sem a possibilidade de um site responsivo, as chances disso acontecer são ínfimas, pois você prejudica a experiência do seu cliente nos buscadores.

Melhora sua imagem no mercado

Empresas que não estejam antenadas com as demandas mais urgentes atualmente são rapidamente substituídas pelos concorrentes. E você não quer isso, não é mesmo?

Uma empresa de desenvolvimento de sites que não trabalha com sites responsivos mostra-se muito defasada no mercado. Afinal, essa não é uma novidade e, portanto, seus concorrentes, com certeza, já criam as soluções focadas em trazer o design responsivo para o dia a dia.

Potencializa seu portfólio

Um dos principais pontos atualmente para se destacar no mercado, principalmente no que diz respeito ao serviço de desenvolvimento web, é apresentar um bom portfólio. E para isso, não é apenas um design bonito que importa.

Se você evidencia para seu cliente que entende as principais demandas do mercado e, portanto, está melhor preparado do que eventuais concorrentes para oferecer as melhores soluções para eles. Com isso, seu negócio consegue fechar mais contratos no dia a dia.

Os sites responsivos não são mais uma questão de tendência, mas uma necessidade nos tempos atuais. Não há mais espaço para penalizações pela falta de adequação e seus clientes saberão identificar isso. Por isso, se não quer perder oportunidades, é fundamental adotar essas medidas na hora de criar sites para seus clientes.

E também é fundamental ter um bom servidor de hospedagem ao seu lado para oferecer melhores resultados de SEO para seus clientes. Para isso, conte também com a ValueHost.

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