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Saiba mais sobre o Google Trends Brasil e fique por dentro das tendências de pesquisa do mercado

A internet hoje é o principal canal de vendas em larga escala. Seja para lidar com outros negócios ou para alcançar seu público. E o mais importante para manter os seus produtos competitivos é acompanhar as tendências de consumo. Algo que fica bem mais fácil com a ajuda do Google Trends Brasil.

Se você tem contato com o varejo online ou marketing digital, então já deve ter ao menos ouvido o termo. E se não ouviu, saiba que é uma ferramenta muito importante para melhorar sua estratégia de vendas. Isso vale tanto para grandes negócios quanto para os microempreendedores individuais.

Quer aprender mais sobre o Google Trends Brasil e sua importância para o varejo digital? Então, acompanhe!

O que é o Google Trends Brasil?

Traduzido como “Tendências do Google”, essa é uma ferramenta criada em 2006 para acompanhar o número de buscas por certas palavras-chave. Por exemplo, você pode saber quantas pessoas pesquisaram pelo termo “viajar nas férias” nos últimos dias, meses ou até anos. O resultado é um gráfico com dados que podem partir desde 2004 até o presente.

O melhor de tudo é que é uma ferramenta gratuita. Você não precisa ter uma infraestrutura gigantesca nem conhecimento avançado para usar esses dados como parte de sua estratégia. Basta ter uma ideia dos termos que precisa focar e um direcionamento sobre como refinar as suas buscas.

Por que você deve usar essa ferramenta?

Hoje em dia, é praticamente impossível destacar a sua empresa sem ao menos algum conhecimento de marketing digital. E, para fazer boas campanhas e destacar seu site, você precisa usar o Google Trends Brasil.

Confira aqui algumas de suas principais vantagens.

Identificar tendências de mercado

Como o nome já diz, a função do Google Trends é mostrar quais são as principais tendências de pesquisa hoje no Google. Ele mostra quais são os termos mais buscados de acordo com o momento e localidade e quais são os resultados mais clicados.

Com esses dados, você pode notar quais são as principais tendências em relação a determinados termos de busca, além de produtos e serviços. Informações muito úteis para fortalecer seu posicionamento online e otimizar o posicionamento do seu site.

Definir os melhores termos de busca

Falando em otimização, outra prática que você já deve ter ouvido falar é o SEO, ou Search Engine Optimization. Trata-se de um conjunto de boas práticas na criação de páginas online para que ela seja mais fácil de encontrar em uma pesquisa.

Essa otimização leva em conta também quais termos você espera que o seu público use para encontrar seu produto. Se alguém quer encontrar um cinema, por exemplo, vai pesquisar algo como “cinema perto de mim”.

Saber quais são os termos mais buscados também ajuda a identificar quais palavras ou expressões seus leads mais usam para encontrar seus produtos e serviços. Assim fica mais fácil montar um anúncio que seja fácil de encontrar, ficando à frente da concorrência.

Gerar novas ideias de conteúdo

Pesquisar palavras-chave no Google Trends Brasil também é uma maneira de obter insights importantes sobre o seu público, especialmente com relação ao tipo de informação que buscam. Se você notar, por exemplo, que seu público-alvo pesquisa a mesma pergunta diversas vezes, então vale a pena respondê-la.

Como usar o Google Trends Brasil?

Essa ferramenta não é muito difícil de usar. Basta acessar o site do Google Trends Brasil e você já poderá contar com uma grande quantidade de informação sobre pesquisas online. Mas, se você não souber por onde começar, siga este passo a passo.

Verifique as pesquisas em alta

Depois de acessar o Google Trends, continue descendo na página principal até encontrar uma lista com os temas mais discutidos nas últimas 24 horas. Isso dará um ponto de partida para entender como o público geral está se comportando.

Esse é o lugar que você olha para tentar identificar tendências mais globais, temas que afetam múltiplos seguimentos do mercado. Isso inclui desde memes e curiosidades até eventos em alta discussão que podem ter repercussões no planeta inteiro.

Teste um termo de pesquisa

O próximo passo é ir até a aba principal e digitar o termo de busca que você deseja analisar. Depois de inserido, você vai receber algumas sugestões de termos relevantes relacionados, os quais também podem servir de referência.

E qual termo você deve colocar aqui? Isso depende do seu objetivo e do tema da sua campanha. Na dúvida, comece com termos gerais, mas que claramente se referem ao seu negócio e produto.

O mais importante é testar cada um deles para ver qual é a resposta do público. Você também pode pesquisar múltiplos termos e compará-los no mesmo gráfico, caso queira refinar seus resultados.

Filtre sua busca

Depois de selecionar uma palavra, você vai notar que há uma série de outras abas e marcadores perto do gráfico. Localidade, categorias, tempo de extensão do gráfico etc. Agora é o momento de explorar essas opções de acordo com suas necessidades.

Use os filtros até encontrar dados que sejam mais relevantes para o seu negócio em específico. Quer uma visão longitudinal de como certas tendências evoluíram ao longo dos anos? Pode aumentar a data de corte dos dados. Precisa de informações sobre uma localização específica? Pode restringir sua busca apenas ao Brasil, um estado ou uma cidade.

Confira buscas relacionadas

Na mesma página, você também vai encontrar opções para explorar assuntos relacionados e pesquisas relacionadas. Esses são, respectivamente, temas que foram pesquisados pelos mesmos usuários e termos de busca usados por esses usuários.

Dentro de cada uma dessas categorias, também há dois filtros possíveis. Você pode optar pelos Principais, que são os termos mais pesquisados ao longo do tempo, ou Em Ascensão, que são os assuntos que tiveram maior aumento no número de pesquisas em relação ao período anterior.

Com o tempo, você logo verá como o Google Trends Brasil é uma ferramenta indispensável para o crescimento do seu site e do seu negócio, com possibilidade de elevar seu faturamento. Boas campanhas de marketing digital fazem uma grande diferença no destaque das suas páginas, especialmente com a atenção do público cada vez mais disputada.

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