fbpx
Desenvolvimento

Descubra como utilizar o SEO para desenvolvedores e aumentar seu sucesso

Melhorar o desempenho do site e aumentar otimizar a performance no Google é algo que todos nós buscamos para destaque no mundo online. Contudo, existem vários aspectos que interferem no posicionamento de um site e o SEO para desenvolvedores é um deles. Afinal, esse ponto auxilia para aprimorar os mecanismos de buscas.

Por essa razão, preparamos esse post detalhado sobre qual a importância do SEO para os desenvolvedores, como utilizá-lo eficiente no mecanismo de buscas e as principais técnicas e atualizações no assunto. Acompanhe!

SEO para desenvolvedores: qual a sua importância?

O termo SEO significa Search Engine Optimization e consiste em uma série de técnicas para otimização de desempenho no mecanismo de buscas. Dessa forma, quando o seu site tem está com ótima performance, ele aparecerá nas primeiras colocações nos buscadores como Google, Yahoo e assim, contribui para melhores conversões.

Na questão do SEO para desenvolvedores, é preciso planejar cada etapa do site para evitar eventuais ajustes que já poderiam ser dispensáveis. Portanto, organizar as ações contribui em um bom posicionamento a longo prazo, isso porque as alterações podem durar dias e até meses para obter o resultado esperado.

Como utilizar o SEO de forma eficaz?

O fato é que o SEO para desenvolvedores é o pré-requisito básico na estruturação do site, afinal, o principal objetivo é que ele tenha boa visibilidade e relevância. Contudo, lembre-se: para que sua implementação seja um sucesso, é preciso alinhamento de todas as estratégias, desde o marketing de conteúdo, até a estruturação corretamente

Isso porque de nada adianta ter um site com alinhamento excelente com conteúdo pobre, desorganizado e sem estratégia. Portanto, com essas etapas alinhadas, confira o que é necessário para ter um SEO para desenvolvedores otimizado:

  • compatibilidade com mobile;
  • navegação consistente;
  • estrutura de URL’s;
  • velocidade do site;
  • linguagem de programação.

Para você entender de maneira simplificada, separamos as principais dicas para fazer um SEO para desenvolvedores eficiente. Confira!

Tag de título

Acredite, esse detalhe é o que faz muitos visitantes decidirem ficar na sua página. A tag é utilizada como mecanismo de referência nos resultados de mecanismo de pesquisa (SERPs), nas redes sociais e guias de navegadores da internet. Para isso, faça um modelo com, no máximo 70 caracteres.

HTTPs

Ter a segurança no site é uma preocupação crescente devido ao mundo estar cada vez mais imersivo no digital. Desenvolver sites com HTTPs (Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro o qual garante aos visitantes que está em um site seguro. Dessa forma, endereços com essa segurança apresentam taxa de rejeição menor entre os usuários e elevando o algoritmo.

Sitemap.xml

Serve para otimizar a navegação e indicar as hierarquias das páginas internas do site. Assim, para melhorar o seu rastreamento, o recomendável é que use os comandos:

  • <lastmod> — serve para sinalizar a última data que foi alterada;
  • <changefreq> — utilizada para demonstrar a frequência em que a página é alterada;
  • <priority> — aponta a importância da página.

Quais as suas principais atualizações nos últimos anos?

Após a pandemia da Covid-19 em 2020, houve diversos impactos no mercado, inclusive com a questão do SEO para desenvolvedores. Uma das mudanças significativas foi anunciada pelo Google — ela decidiu anunciar a sua próxima atualização com foco em maior experiência aos usuários, estabelecendo os Core Web Vitals.

Esse termo traduzido significa principais sinais vitais da web e ele trata-se de 3 novas métricas as quais serão consideradas as novos pontos decisivos de ranqueamento:

  • CLS(Cumulative Layout Shift): responsável por apurar a estabilidade visual da página, com o objetivo de aprimorar e observar se o conteúdo não apresenta instabilidades durante o carregamento;
  • FID (First Input Delay): refere-se ao tempo de resposta do site. Caso haja demora, essa métrica identificará o site e poderá diminuir o ranqueamento;
  • LCP (Largest Contentful Paint): observa se há demora no conteúdo visível da página;

Portanto, os aspectos principais observados nesse ponto do SEO para desenvolvedores são a velocidade de carregamento, estabilidade visual e interatividade.

Quais as atualizações para 2022?

2022 está sendo um ano repleto de tendências no Google, crescimento da experiência do usuário, experimentos como drive de off-page e performance. Além disso, a previsão será maiores aumentos de Featured Snnipets, vídeos dominando os resultados de buscas, redução de CTR crescente, entre outros. Entenda com detalhes.

Aumento de Featured Snnipets

Até pouco tempo atrás, o Google era apenas uma listagem de links com maior relevância. Contudo, isso ficou para trás, pois agora o mecanismo de busca o qual traga o máximo de informações, com consequência de menor taxa de cliques e maior interação na página. A ideia é oferecer experiências ainda mais participativas aos usuários.

Vídeos dominando os mecanismos de busca

Como abordamos anteriormente, a tendência do mundo digital são experiências cada vez imersivas, ou seja, próximas com o interlocutor. Ademais, nos últimos anos o Google investiu consideravelmente para destacar os vídeos. Portanto, aplique essa estratégia no SEO para desenvolvedores.

Redução CTR crescente

Com o aprimoramento das SERP (Search Engine Results Page) haverá redução ode cliques e os usuários passarão maior tempo na página encontrando o que buscavam sem precisar ir em vários sites. Em caso extremo, uma palavra-chave estrategicamente colocada no SEO para desenvolvedores proporciona CTR abaixo de 1%.

Conteúdos Sucintos

A praticidade está tomando ainda mais espaço nesses novos tempos, portanto, produzir conteúdos práticos e diretos contribuirá para melhor ranqueamento do seu site. Isso porque o Google está aprendendo a selecionar posts mais enxutos nas primeiras colocações nos mecanismos de busca.

Velocidade de indexação mais rápida

Em 2021 foi lançado o IndexNow — protocolo que avisa aos buscadores sobre as mudanças em conteúdos para assim a indexação e assim, reduzir os custos e otimizar. Portanto, conteúdos publicados mais recentementes têm maiores probabilidades de serem ranqueados.

Entender as principais tendências e as principais dicas de como SEO para desenvolvedores de forma eficaz é o segredo para melhores ranqueamentos e lucratividades da sua empresa no mundo digital. Afinal, quanto maior a visibilidades, melhores serão as conversões!

O conteúdo sobre esse tema foi esclarecedor? Então, para ficar sempre por dentro de novidades como essa, assine nossa newsletter gratuita agora mesmo e fique sempre à frente com as tendências do mercado online!