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Dicas

Tudo que você precisa saber sobre o big data e sua revolução

O big data é uma solução que muitas empresas já estão buscando e implementando na cultura organizacional da empresa. Isso, porque essa é uma das maneiras mais eficientes de traçar estratégias, prever comportamento de clientes, identificar tendências e guiar as ações das empresas rumo a caminhos com maiores chances de sucesso.

Ainda assim, é muito comum que haja uma certa confusão quanto ao que realmente é o big data e como ele atua para beneficiar os negócios. Afinal, essa potente ferramenta pode fornecer as informações necessárias que ajudam os negócios a entender, de forma aprofundada, as necessidades e desejos do mercado consumidor, concorrente e muito mais.

Neste artigo, falaremos sobre o que é o big data e qual e o seu principal conceito. Além disso, vamos mostrar a importância do big data para as empresas, mostrar as principais vantagens e dar dicas de como implementar essa estratégia nos negócios.

Quer saber tudo sobre o assunto? Se sim, é simples, basta continuar a leitura. Vamos lá!

O que é o big data

O big data é o processamento e a análise de uma enorme quantidade de dados que não podem ser processados com ferramentas convencionais e que chegam em volume cada vez maior, e mais rapidamente.

Ou seja, o big data diz respeito a um conjunto de dados cada vez mais completo e mais complexo, por meio de fontes de dados mais abrangentes. Estamos falando de uma quantidade de dados tão volumosa que não pode ser comumente processada e precisa de técnicas e ferramentas específicas para poder armazena, analisar e gerar informações que auxiliem as empresas nas tomadas de decisões

Os dados no big data podem vir de diferentes fontes de informações, como as fontes estruturadas ou não-estruturadas. Independentemente da fonte de dados, eles podem e devem ser usados para gerar insights de valor para os negócios. Vamos esclarecer os tipos de dados abaixo, acompanhe!

Dados estruturados

Os dados estruturados são aqueles com maior grau de organização e que costumam seguir um padrão de leitura mais facilitado. Alguns exemplos de dados estruturados são as tabelas, dados de bancos de dados, sistemas legados, arquivos (CSV, TXT, XML).

Dados não estruturados

Esses são modelos de dados que não possuem um formado que seguem um padrão de fácil leitura, já que mescla dados de diferentes fontes, como dados gerados por meio de vídeos, fotos, imagens, áudios e muito mais. Esse tipo de dados é responsável pela maioria dos dados gerados atualmente.

Para que o conceito dessa tecnologia fique ainda mais completo e facilite a compreensão do que é o big data, temos que falar sobre os Vs, do big data. São eles:

Volume

Uma das principais características do big data é o volume de dados. Com o big data será preciso processar um volume gigantesco de dados. Muitos desses dados são não estruturados e de baixa densidade, como dados de feeds do Twitter, quantidade e fluxo de cliques em uma determinada página web ou os dados gerados em um aplicativo de smartphone.

Como todas essas ações e interações geram dados de maneira instantânea, já é possível visualizar a imensidão de dados gerados, o que justifica o primeiro “V” do big data.

Velocidade

Como é possível imaginar, a velocidade que os dados são gerados e precisam ser armazenados é outra importante característica do big data. Afinal, são milhões de operações realizadas constantemente e não estamos falando apenas das redes sociais.

Compras com cartões de crédito, por exemplo, demandas etapas para que sejam realizadas e aprovadas. Com isso, dados são gerados para a aprovação, para análise de crédito, flutuação de câmbio e muito mais. Todas essas etapas geram dados que podem apresentar dados sobre os clientes, quando há o auxílio de uma ferramenta de CRM.

Variedade

O big data também envolve uma grande variedade de dados que vão além dos textos e dados mais convencionais, que são os dados estruturados. Ou seja, é preciso processar os demais dados, os semiestruturados e os não estruturados. Áudios, vídeos, interações digitais e muitas outras fontes fornecem dados relevantes para os negócios.

Esses tipos de dados precisam de um pré-processamento adicional para que sejam convertidos em informações com significado que posam dar suporte ao metadado. Algumas das principais variedades envolvem:

  • imagens, fotos, ilustrações, prints, infográficos e muito mais;
  • reconhecimento facial;
  • áudios;
  • vídeos;
  • informações gerados pelo sitema IoT.

Por muito tempo, durante os primeiros momentos do big data, esses eram os 3 Vs que ajudavam a compreender o conceito dessa tecnologia de dados. Contudo, com o aumento do uso e as inovações que surgiram, foi preciso ampliar o conceito e acrescentar outros 2 Vs primordiais. Veja a seguir!

Veracidade

A veracidade é referente à qualidade dos dados que são processados. Isso ocorre porque são muitas as fontes de dados e nem todos são confiáveis ou podem gerar informações realmente relevantes para os negócios. É preciso criar uma hierarquia e múltiplas ligações entre os dados processados para que somente os relevantes e confiáveis sejam compilados. Isso ocorre, por meio da conferência e da validação de determinadas informações, bem como a veracidade das fontes que fornecem os dados.

Valor

Outro ponto que se tornou fundamental para que o big data seja realmente uma ferramenta de tomada de decisão é em relação ao valor que os dados apresentam aos gestores e responsáveis. Os dados e informações produzidos precisam gerar algum valor real para o empreendimento. Somente com dados de valor as empresas podem tomar decisões mais eficientes e relevantes para auxiliar nas estratégias.

A importância do big dada

Se ainda não foi possível perceber o quão importante é contar com o big data nos negócios, separamos alguns dos motivos que mostram o porquê de contar com essa tecnologia. Acompanhe!

Escuta social

Como o uso do big data permite que a empresa faça o cruzamento de diferentes tipos e fontes de dados, fica mais fácil obter insights de bancos de dados, cadastros de consumidores, histórico de vendas e mensagens, bem como muitas outras fontes de interação entre empresa e cliente.

Como é possível que o sistema monitore, também, as interações em redes sociais e a jornada de compra em um e-commerce, fica muito mais fácil traçar um perfil e compreender mais profundamente as necessidades e os desejos reais dos consumidores.

Isso, permite que seja criada uma eficiente escuta social, em que o negócio pode saber exatamente como está a sua reputação junto aos clientes e ao mercado concorrente.

Segmentação

Com as informações apresentadas no tópico acima, fica muito mais fácil de traçar um perfil ou uma persona do negócio. Isso, porque esses dados mostram o comportamento real dos clientes com a marca.

Logo, é muito mais viável entender o que precisa ser modificado para atrair e converter mais clientes, bem como o que precisa ser mantido e que já está gerando resultados positivos dentro da estratégia da empresa. Essas informações também permitem que sejam identificadas novas oportunidades de negócios, como se destacar da concorrência e como atrair novas possibilidades de negócios.

Análise de marketing

A imensidão de dados gerados também auxilia muito o time de marketing a entender quais estratégias de marketing estão entregando os melhores resultados. Com o big data o negócio consegue avaliar o histórico de vendas, as conversões das publicidades e traçar a estratégia de marketing que seja mais condizente com as necessidades dos seus potenciais clientes.

Todos os dados gerados podem ser relacionados a KPIs importantes que ajudam na criação e planejamento de estratégias mais eficientes e otimizadas.

Satisfação do cliente

A satisfação do cliente é um importante indicador de desempenho para qualquer negócio. Isso, porque mostra o qual satisfeitos os clientes estão ao fazerem negócios com a empresa. Com a compilação de dados de diferentes mídias e canais da empresa, é possível compreender quais são os pontos mais forte e os mais fracos.

O uso do big data para compreender essa métrica é mais eficiente do que as tradicionais pesquisas porque ele vai processar milhares de informações que podem avaliara o nível de abandono de uma compra, comentários em fóruns e chats com o negócio.

Como ele funciona

Como, atualmente, existe um volume massivo de dados que podem ser utilizados no ambiente online, uma definição pertinente para a funcionalidade do big data, é: a combinação de processos que permite que dados de diferentes fontes possam ser aproveitados para diferentes finalidades analíticas.

Isso, porque não basta que bilhões de dados sejam coletados se não for possível realizar alguma combinação desses dados que possa ser aproveitada como informação de valor. Isso, porque contar com dados em massa, sem a possibilidade de operacionalizar o seu uso, não pode ser considerado como útil.

Logo, para que o big data seja realmente eficiente, é preciso que sejam realizadas ações que possibilitem que a grande quantidade de dados seja integrada, gerenciada e analisada, de forma automatizada e eficiente. Vejamos um pouco mais sobre cada uma dessas etapas.

Integração

A integração é fundamental para o bom funcionamento do big data porque se os dados gerados por uma empresa não puderem ser combinados, o resultado final pode ficar comprometido. Dados de má qualidade podem gerar prejuízos reais aos negócios.

Logo, é preciso que todos os dados gerados em uma empresa sejam integrados para quando for feita a análise, o banco de dados esteja completo e abranja todos os processos do negócio. Dessa forma, o resultado final terá mais credibilidade e poderá gerar insights realmente relevantes.

Muitas empresas ainda têm dúvidas sobre onde coletar os dados e em como conseguir integrar esses dados de maneira efetiva, já que precisam mostrar o desempenho das atividades do negócio.

Portanto, é necessário contar com ferramentas específicas, como o uso do ERP, para conseguir uma integração efetiva e garantir que o uso do big data seja implementado no empreendimento.

Gerenciamento

Como se trata de um processo que conta com etapas, a coleta e integração dos dados é apenas a primeira etapa. O gerenciamento dos dados também precisa ser feito diariamente nas atividades da empresa para que possam ser usados de forma estratégica. A integração dos dados gerados pela própria empresa é um ponto de partida muito importante.

As empresas podem começar com esses dados que estão disponíveis. Basta que esses dados já disponíveis sejam identificados, coletados e integrados ao sistema operacional da empresa, juntamente com uma ferramenta de gestão que os mantenha atualizados e úteis para as tomadas de decisão.

Análise

Como parte fundamental, a análise é a que transformará a enorme quantidade de dados coletados, integrados e gerenciados em informações realmente relevantes para os negócios. Isso, porque quando analisados corretamente, é possível criar planilhas de desempenho que mostrem diversas informações valiosas, como o comportamento de compra dos clientes, a eficiência de processos, o desempenho de vendas e muito mais.

No entanto, como estamos falando de um número gigantesco de dados, a análise deve ser feito por ferramentas específicas e especializadas em dados volumosos. Quando bem realizadas, essas análises mostram informações de grande valor que podem alterar o curso e os processos de um empreendimento.

Com a possibilidade de utilizar essa tecnologia, as empresas não ficam mais limitadas à dados armazenados em colunas e linhas, como antigamente. Agora que é possível integrar, gerenciar e analisar diferentes tipos de dados, tudo o que acontece nas plataformas online de um negócio pode ser compreendido.

A grande mudança, ao utilizar o big data, é que é possível analisar praticamente qualquer processo empresarial que gere dados, desde relacionamento com clientes até um processo mais específico. Por meio da criação de modelos, com base nos dados, e pela geração de simulações, se torna possível fazer previsões mercadológicas para tomar decisões mais inteligentes e eficientes.

Isso só é possível porque essa técnica realiza a análise de milhares de dados e executa milhões de simulações com ajuste de diferentes variáveis que permitem que um padrão seja encontrado. Esse padrão, quando direcionado corretamente, apresenta a solução para um determinado problema que a empresa está trabalhando.

Essa análise, na maioria dos casos, é feita com o auxílio de tecnologias de BI (Business Intelligence) e IA (Inteligência Artificial). Afinal, é preciso utilizar tecnologias que possibilitem a identificação automatizada de dados não estruturados, como a leitura de imagens, vídeos e muito mais.

Vantagens do big data

O uso do big data nas empresas é de extrema importância porque oferece uma visão muito mais analítica e aprofundada para tomar decisões relevantes. Pensando nisso, separamos algumas das principais vantagens do big data nas empresas. Não deixe de conferir!

Relacionamento com o cliente

É possível analisar e processar todas as interações que os consumidores têm com a empresa. Por exemplo, a empresa pode compilar os dados atuais e passados do comportamento, e histórico de compras, do cliente para entender e mapear uma jornada de compras que atenda aos anseios do público consumidor.

Além disso, com os milhares de dados gerados, fica muito mais fácil traçar estratégias e campanhas que atendam as reais necessidades dos clientes. O monitoramento e análise desses dados sem o auxílio do big data seria praticamente impossível.

Vantagem competitiva

Com relatórios relevantes a empresa conquista um autoconhecimento que se torna um diferencial competitivo de grande valor. Muitas dessas informações revelam, também, o comportamento do mercado no geral.

Assim, prever tendências de mercado se torna uma atividade possível dentro da empresa. Outros aspectos também podem ser potencializados ou alterados com insights valiosos, como o comportamento dos clientes e o andamento dos processos internos.

Tomada de decisão

Com informações valiosas e relatórios atualizados, as decisões que precisam ser tomadas são baseadas em dados reais. As chances de obter sucessos são maiores e os riscos de erros são minimizados em grande escala. Logo, as decisões se tornam mais efetivas e assertivas, bem como mais agilizado.

Em muitos casos, a tomada de decisão precisa ser feita com celeridade e o big data permite que isso ocorra com grandes chances de acerto.

Criação de padrões

Por fim, com a capacidade de armazenar, processar e analisar milhões de dados de diferentes fontes, traçar padrões de comportamento e de compra é um processo que fica muito mais facilitado e eficiente.

Essa criação de padrões é fundamental para a criação de estratégias que ajudem as equipes, os setores e a empresa a melhorar os resultados de modo geral.

Como aplicar o big data nas empresas

Agora que está nítido como o big data é importante para as empresas, é chegado o momento de saber como implementar essa tecnologia no ambiente corporativo. A implementação dessa tecnologia deve ser encarada como uma cultura da empresa, com ações integradas e diretrizes estratégicas. Confira abaixo algumas dicas pra ter sucesso ao aplicar o big data na empresa. Acompanhe!

Invista na cultura

A interpretação e tomada de decisão com base em dados deve ser prioridade na cultura organizacional da empresa. Já existem muitas empresas chamadas data drive, justamente por se orientarem por meio de dados e informações relevantes.

Portanto, o uso dos dados deve se tornar uma premissa para que seja cultuada uma mentalidade analítica em todas as estratégias e processos do negócio. Dessa maneira, o big data passará a orientar a empresa.

Faça um planejamento

Antes de implementar essa tecnologia é preciso fazer um planejamento para responder às principais necessidades da empresa. Isso, porque os gestores devem ter clareza quanto aos benefícios que estão buscando ao utilizarem o big data, alinhando-o à cultura da organização.

É preciso, também, estabelecer quais são as áreas que mais precisam da utilização de dado para que se crie um plano emergencial para esses setores. A partir disso, será possível ampliar o uso do big data para todos os setores e processos do negócio.

Faça treinamentos

Como essa é uma tecnologia que requer conhecimentos mais específicos, é preciso criar as condições para que o empreendimento conte com profissionais já experientes, mas é fundamental capacitar os colaboradores que já fazem parte da empresa.

Ao oferecer a oportunidade aos colaboradores de se aprofundarem no big data, as chances de melhores resultados são maiores, já que é dada a oportunidade de crescimento e capacitação para quem já conhece e trabalha com a empresa.

Planeje as ações

O funcionamento da empresa, seus processos internos e externos, devem ser pensados para que o big data consiga entregar os resultados que estão sendo esperados. Isso, porque muitas vezes a implementação do big data pode demandar por novos processos ou reestruturação completa de alguns dos processos já existentes.

Afinal, a ideia é criar uma nova cultura data driven no empreendimento, que estará presente em todos os setores, equipes e processos.

Faça teste e ajustes

Como em todas as inovações apresentadas e recém implementadas, nem tudo sairá exatamente como esperado, ao menos não nos primeiros momentos. Portanto, é preciso fazer um planejamento prévio da implementação e realizar testes diversos para entender o que está funcionando e o que precisa ser alterado.

Com análises constantes de desempenho, será muito mais fácil fazer os devidos ajustes para que a estratégia siga o caminho traçado no planejamento.

Promova o aprimoramento

Com os testes realizados e o ajustes necessários implementados, o empreendimento passa a conquistar os resultados desejados com o uso do big data. Com isso, é possível ampliar o uso, aprimorar as técnicas e aprimorar todo o processo de uso do big data.

Mas, para que seja possível realizar esse aprimoramento, é fundamental fazer avaliações e monitoramento constante do uso da tecnologia e dos resultados obtidos ao longo do tempo.

O uso do big data é uma atividade fundamental para empresas que desejam aderir a uma nova cultura e se tornarem ainda mais competitivas. O big data é a capacidade de armazenar, processar e analisar milhões dadas que são capturados ao longo do tempo. Portanto, as empresas que sabem com usar essa solução conseguem conquistar um conhecimento sobre os seus processos, clientes e mercado com muita mais eficiência.

As vantagens do uso do big dada são inúmeras e têm como principal objetivo fornecer informações valiosas que ajudem as empresas no momento de tomar decisões importantes. Logo, é preciso saber como implementar essa solução para que os inúmeros benefícios possam ser aproveitados com maior eficiência e agilidade.

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