fbpx
Desenvolvimento

Como um criador de site profissional pode otimizar sua empresa? Aprenda aqui!

Manter a visibilidade na Internet é uma necessidade muito atual. Os objetivos são vários: ampliar as possibilidades de crescimento, contornar a crise ou aproximar o negócio do público. As dificuldades também são muitas, pois, muito se fala sobre a digitalização das empresas e o advento da Transformação Digital, mas, raramente, os empreendedores sabem por onde começar.

Com um criador de site profissional é possível dar um primeiro passo nessa digitalização. Existem muitas ferramentas disponíveis na Internet, vários recursos e preços. Para empreendedores que não entendem de programação, essa é a opção mais indicada.

Se você quer empreender na Internet ou simplesmente ter um espaço para falar com o seu público, mas precisa da ajuda de um criador de site profissional, continue e leitura e veja o que é um criador de site, como a ferramenta funciona e as vantagens de usar esse recurso.

O que é um criador de site profissional?

O criador de sites profissional é uma ferramenta usada para configurar elementos de uma página que será disponibilizada na Internet. O recurso geralmente é oferecido por empresas de hospedagem, que fornecem o pacote completo: domínio, hospedagem e as configurações personalizadas providas pela ferramenta.

Um bom construtor de sites pode ajudar você a ter uma página personalizada e com aparência profissional — a maioria dos provedores contrata designers que criam os templates oferecidos. Além disso, essas ferramentas já criam sites responsivos — compatíveis com dispositivos móveis e otimizados para SEO (Search Engine Optimization). Veja, a seguir, alguns recursos que você deve buscar antes de escolher seu criador de site profissional:

  • grande quantidade de templates disponíveis, para personalizar sua página e evitar que seu site fique parecido com outros do mesmo segmento;
  • capacidade de integração com redes sociais, para que os usuários sejam direcionados com facilidade;
  • suporte a múltiplos idiomas;
  • integração aos recursos de outras empresas, como de geolocalização (Google Maps) plataformas de streaming (YouTube, Spotify) e meios de pagamento, em caso de lojas virtuais (Paypal), por exemplo;
  • galeria de imagens, para baixar e usar;
  • configuração de sliders (banner rotativo) e outros recursos gráficos;
  • facilidade de criação de landing pages e formulários de contato;
  • suporte de anúncios e outros meios de publicidade.

Com poucos cliques o criador de sites pode agilizar configurações e adição de recursos que garantem a usabilidade e a segurança da sua página, sem que você entenda de programação, adição de plugins ou configurações de templates!

Como essa ferramenta funciona?

Veja como um criador de site profissional é fácil de usar, basta escolher a empresa provedora que disponibiliza os recursos mais adequados para a sua necessidade:

  • abra o criador de sites: no seu cPanel (painel de controle), clique no ícone “criador de sites”, que geralmente fica na parte de cima do painel;
  • clique no domínio;
  • abra a página com as opções de template para configurar a interface da página;
  • escolha o template;
  • faça as configurações conforme orientação na plataforma;
  • faça a edição dos conteúdos textuais e visuais;
  • clique em “publicar a página” para que o site seja publicado junto ao plano de hospedagem contratado.

Ao escolher sua empresa de hospedagem, certifique-se de que esse recurso é oferecido, pois, existem provedores que não dão esse suporte necessário às pessoas que não têm conhecimento sobre desenvolvimento e programação.

Quais as vantagens de utilizar esse recurso?

O criador de site profissional é um recurso de grande valia para pessoas que desejam colocar sites, blogs e e-commerces na Internet. Veja as vantagens a seguir.

Menos oneroso

Embora o custo de diferentes criadores de sites varie conforme os planos e valores estabelecidos pelas empresas que oferecem esse recurso como um diferencial para os seus clientes, geralmente você gastará muito menos do que se contratasse um profissional para criar sua página.

Isso, porque começar um template e um site do zero é mais caro, trabalhoso e demorado. Você precisará contratar um designer e programador, hospedar o site na web e registrar um domínio — alguns pacotes incluem esses serviços e aumentam a comodidade do usuário.

Mais fácil

Um bom construtor de sites é intuitivo e projetado para ser usado por qualquer pessoa, independentemente de sua competência em programação ou design de sites. As ferramentas já são integradas com as funcionalidades de arrastar e soltar, para que você consiga adicionar arquivos e imagens com facilidade.

O criador de site profissional permite ainda que você inicie o desenvolvimento do seu ambiente imediatamente, pois tem temas responsivos, adequados para várias aplicações e com diversos recursos integrados, além disso, não demanda treinamento sobre como usar a ferramenta.

Depois de escolher a base do seu projeto, você poderá adicionar outros recursos personalizados, como plugins, widgets, barras laterais e outras ferramentas que aumentam a usabilidade do seu site.

Mais rápido

Todas as mudanças que você quiser implementar são aplicáveis rapidamente, sem que você precise acionar o suporte ou contar com a disposição e boa vontade de terceiros. A aparência profissional é um diferencial que facilmente pode ser conquistado, basta ter bom gosto e uma ferramenta adequada de trabalho.

Como escolher o criador de site profissional ideal?

Escolha uma ferramenta, entre as opções disponíveis, que atenda adequadamente a sua demanda. Você criará um site institucional, blog, portfólio, ou e-commerce? O público que você pretende alcançar não pode ter problema no acesso, pois, a experiência negativa atrapalha o engajamento e a credibilidade da sua marca. Para inibir qualquer problema, avalie as funcionalidades oferecidas pelas diversas empresas:

  • procure uma empresa que ofereça testes gratuitos ou tenha uma política de reembolso;
  • verifique se você poderá contar com uma equipe de suporte especializada, caso tenha alguma dúvida durante a execução do projeto;
  • compare os preços dos planos e estabeleça uma relação entre o custo do serviço, os recursos e diferenciais disponíveis;
  • verifique características específicas, que devem ser disponibilizadas para aumentar a performance do seu site em motores de pesquisa: otimizações para SEO, designs responsivos, disponibilidade de carrinho de compras, galerias com imagens de qualidade, política de gestão de acessos, entre outras;
  • atente para que você possa usar domínios antigos, caso você já tenha um registrado em outro provedor.

Encontrar um criador de site profissional e adequado para o seu projeto pode ser um grande desafio, não pela falta de qualidade das ferramentas disponíveis, mas justamente pela quantidade de empresas que oferecem esse diferencial.

Entre em contato com a ValueHost, veja uma demonstração e conheça todos os recursos que disponibilizamos para nossos clientes!