fbpx
Dicas

Como usar a ferramenta de inspecionar elemento? Confira!

Quem administra vários sites, por ter que lidar com muitos códigos e recursos, acaba tendo um grande desafio: como testar mudanças no site, sem ter que mexer diretamente nos códigos? Toda melhoria, antes de ser implementada, precisa ser testada, pois cada alteração pode trazer impactos em vários parâmetros, desde o design até as funcionalidades — o que geraria um retrabalho. Uma maneira de testar essas mudanças é com a utilização da ferramenta de inspecionar elementos.

A partir dessa ferramenta, o desenvolvedor tem a oportunidade de realizar uma série de testes, como a visualização para dispositivos móveis, análise de mudanças de imagens e estilo em uma página, identificação de classes CSS entre outros recursos. É a oportunidade para que a equipe ganhe agilidade e possa implementar as mudanças somente depois de testadas e certificadas.

Neste post, vamos conhecer melhor a ferramenta de inspecionar elementos, seus principais recursos e como acessá-la. Confira!

O que é a ferramenta de inspecionar elementos?

Sempre que precisamos fazer alguma alteração em nosso site, o ideal é testarmos antes de fazer a mudança no código. Nessas horas, a ferramenta de inspecionar elementos se torna um grande aliado do desenvolvedor.

Encontrada nos principais navegadores, a ferramenta possibilita ao usuário a visualização do código fonte da página e os elementos que estão sendo destacados. Dessa forma, é possível fazer alterações e verificar o resultado em tempo real.

Caso a modificação não entregue o resultado esperado, não haverá alteração no código fonte da página, poupando uma série de trabalhos e retrabalhos que seriam realizados para reverter as mudanças.

Existem duas maneiras de acessar a ferramenta de inspeção de elementos em seu navegador preferido.

A primeira e mais simples é apertando a tecla F12, que abrirá a janela da ferramenta de desenvolvimento do lado direito da tela — ou embaixo, no caso do Firefox. Também é possível acessar clicando nos 3 pontinhos no canto superior direito de seu navegador, escolher a opção “Mais Ferramentas” e depois a “Ferramentas de Desenvolvimento”.

Quais são os recursos da ferramenta para inspecionar elementos?

Agora que já entendemos o que são as ferramentas de inspeção de elementos, vamos falar sobre suas principais funcionalidades. quais recursos podem ser inspecionados? Veja nas linhas abaixo.

Faça testes modificando o CSS

Um dos recursos mais utilizados por desenvolvedores e designers é a inspeção de elementos localizando os detalhes de CSS em um site. Essa ferramenta dá duas possibilidades, sendo a primeira a realização de testes em sua própria página. Outra possibilidade é verificar o CSS de páginas que você achar interessante, para utilizar a ideia em seu site.

Você pode verificar os estilos de um site usando dois métodos a partir da ferramenta de inspeção de elementos. O primeiro método, é a verificação rápida de um item, passando o mouse sobre ele no painel de visualização e checando suas informações mais relevantes.

Dessa forma, você consegue entender o esquema de cores que foi utilizado, as margens, as fontes e o que mais for relevante para sua estratégia. Além disso, a ferramenta destaca o código para que você possa saber de fato o que está acontecendo no site.

Sempre que você clicar em um elemento na visualização, acontecerá uma atualização no painel de títulos, que exibirá o seu CSS. Caso haja algum problema durante o processo, como, por exemplo, falta de respostas quando você interagir com alguns elementos, verifique se o ícone do cursos no painel de inspeção está na cor azul.

Se você estiver fazendo teste e modificações em seu próprio site e quiser buscar uma classe ou estilo CSS específico para ver cada elemento que foi utilizado nele, utilize a função arc. Para acessá-la, abra a ferramenta de inspeção de elementos, e pressione o atalho: Ctrl + Shift + F no windows ou Cmd + Shift + F no Mac.

Com a caixa de pesquisa aberta, você poderá pesquisar o código desejado e os resultados relevantes ficarão em destaque.

Resolva problemas em seu site

Outra utilidade da ferramenta de inspeção de elementos é a resolução de problemas via teste. Por exemplo, se uma fonte está em um formato ou cor inadequada, ou diferente do que foi planejado, antes de mexer no código, utilize a inspeção de CSS para verificar a mudança. Há, também, a possibilidade de edição do código diretamente no HTML na página de inspeção, bastando apenas um clique duplo no código que deseja modificar.

Como falamos no primeiro tópico deste artigo, as mudanças implementadas no código não alteram o site e os impactos serão apenas no navegador onde a inspeção foi realizada, com o site voltando ao formato original após a atualização. Dessa forma, é possível fazer testes rápidos e verificar se as soluções propostas funcionam da forma como a equipe previu.

Visualize e altere imagens

Outro benefício da ferramenta de inspeção é a possibilidade de alterar as imagens do site, o que permite ao desenvolvedor testar formatos e tamanhos diferentes. Para isso, selecione a imagem desejada e dê um clique duplo em sua URL no painel HTML.

A partir dessa ação, você pode, por exemplo, colar a URL de outra imagem para fazer seus testes, utilizando quantas imagens desejar.

Teste seu site em diversos tamanhos de tela

Com a explosão do número de smartphones no mundo — no Brasil, a quantidade de smartphones ativos já é maior que a população do país — é natural que as empresas priorizem telas menores ao desenvolver seus sites e aplicações web, sem abandonar as telas maiores.

A ferramenta de inspeção de elementos permite a emulação de diversos tamanhos de telas, com a possibilidade de escolher até a marca do smartphone ou tablet para testar e simular a responsividade.

Para isso, entre em seu site no navegador desejado, aperte F12 e, quando abrir o painel de inspeção de elementos, clique no ícone que parece um tablet com um celular na frente. A partir daí, você terá a oportunidade de emular os mais diversos tamanhos de tela, visualizando como seu site se comporta.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido o que é e como funciona a ferramenta de inspeção de elementos. É uma excelente alternativa para administradores de site que não tem uma equipe robusta e precisam testar melhorias sem alterar o código. O resultado é um ganho de tempo e a análise de elementos do site no ambiente em que ele rodará, os navegadores.

Gostou do post? Você utiliza a inspeção de elementos para fazer testes em seu site? Diga para a gente nos comentários a sua experiência com a ferramenta.