fbpx
Negócios

6 melhores navegadores para usar na sua empresa. Veja!

É verdade que, por meio dos melhores navegadores disponíveis no mercado de tecnologia, os usuários têm acesso ao mundo virtual e conseguem captar várias informações, transferidas de acordo com um protocolo específico da web para textos, imagens e vídeos exibidos em computadores pessoais e dispositivos móveis.

Mas nem sempre as empresas investem na qualidade do browser, palavra em inglês utilizada para esse tipo de sistema tecnológico. Pensando nisso, este conteúdo mostra quais são os melhores navegadores que melhoram a experiência dos profissionais no mundo online e otimizam a eficiência do trabalho com ferramentas de inovação.

Continue a leitura para saber mais sobre o tema!

Quais são os melhores navegadores para usar na empresa?

Neste momento, você entende que os navegadores têm um papel importante na automação das tarefas de trabalho, já que possibilitam o acesso dos colaboradores às diferentes ferramentas digitais. Mas a dúvida que fica é sobre os diferentes tipos de browser utilizados no mundo corporativo, certo? Listamos os principais. Confira!

1. Google Chrome

A lista começa com o Chrome, considerado um dos melhores navegadores e, certamente, um dos browsers mais populares do mundo. Desenvolvido pelo Google com códigos sofisticados, o sistema tem uma navegação ágil e consegue exibir, em alguns segundos, páginas complexas, economizando o tempo dos profissionais na empresa.

Além da navegabilidade do sistema do Google, outro ponto positivo é a integração com os serviços da empresa tecnológica multinacional. Isso ocorre porque, ao efetuar o login na sua conta profissional do Chrome, o usuário consegue acessar a aba de gerenciamento, clicando no item “Gerenciar sua Conta do Google”.

No entanto, apesar de ser rápido, o navegador web do Google consome grande quantidade de memória RAM, especialmente para quem utiliza várias abas ao mesmo tempo. Igualmente, várias organizações de segurança de dados demonstram preocupação com as práticas do Chrome, que consegue armazenar e utilizar as informações do navegador para fins comerciais.

2. Microsoft Edge

Navegador padrão do Windows 10, o Microsoft Edge é uma ótima opção para quem busca recursos com uma interface intuitiva, mas não quer exceder o consumo de energia do computador ou do dispositivo móvel do qual acessa a internet. Isso se deve ao baixo uso de memória RAM pelo browser da Microsoft, que consome cerca de 800 MB a menos do que o Google Chrome.

Ao mesmo tempo, o Microsoft Edge traz opções de personalização para o usuário do sistema. Para você ter ideia, o navegador web oferece atalhos que otimizam o uso das ferramentas online no trabalho, garantindo, ainda, boa autonomia para ser instalado em notebooks, PCs e celulares com diferentes sistemas operacionais.

3. Tor Browser

Quando o assunto é segurança no mundo virtual, o Tor Browser aparece entre as melhores soluções do mercado. Sabe por quê? O navegador, proibido em países como China e Arábia Saudita, dificulta o rastreamento de conexões do usuário original. Com essa interface, os colaboradores conseguem navegar na web sem deixar nenhum sinal de identificação.

Sendo assim, o código de segurança do Tor Browser inibe a consulta das informações dos usuários, fornecendo aos sites dados padrão, isto é, que não identificam os perfis dos usuários da rede, característica que deve considerada pela empresa na hora de optar ou não por esse navegador web.

4. Mozilla Firefox

O Mozilla Firefox é um dos mais tradicionais navegadores web e, para muitos usuários, é o melhor browser por reunir recursos avançados e apresentar uma navegabilidade eficiente. Além disso, a solução oferece funções úteis para o dia a dia do trabalho, como bloqueio de rastreadores, captura de tela nativa e suporte para diferentes sistemas operacionais, a exemplo de Windows, Linux e macOS.

5. Safari

Muitos especialistas admitem que o Safari é um dos navegadores mais seguros do mercado, dificultando o acesso de hackers aos dados privados da empresa. Isso se deve aos cookies de rastreamento de anúncios de terceiros, que são bloqueados pelo browser desenvolvido pela Apple Inc.

Além disso, o Safari opera uma tecnologia que evita o rastreamento cruzado, prática exercida por anunciantes para rastrear a interação dos usuários de um site, e utiliza pouca memória das máquinas, permitindo o uso de muitas abas abertas sem diminuir a velocidade do sistema.

6. Opera

O Opera é um navegador web com muitos atalhos aos principais aplicativos de mensagem e redes sociais, o que é indispensável na rotina produtiva de muitas empresa. Com bom desempenho, o browser também oferece gratuitamente ao usuário a funcionalidade VPN (Virtual Private Network), facilitando a criptografia do tráfego na internet.

Que dicas ajudam a escolher o navegador ideal para a sua empresa?

A escolha do melhor navegador para a sua empresa pode ser um pouco subjetiva, mas existem alguns pontos que ajudam a definir um browser ideal, atendendo às necessidades administrativas e facilitando o trabalho dos colaboradores na jornada produtiva.

Inicialmente, o gestor deve analisar a capacidade de memória do browser. Isso porque a velocidade de execução das tarefas depende da quantidade de memória suportada pelo navegador web.

Assim, se os profissionais da sua empresa trabalham com várias abas abertas ao mesmo tempo, provavelmente, o navegador escolhido deve oferecer alta capacidade de memória para realizar as ações sem comprometer a estabilidade do sistema.

Outro ponto a ser analisado pela gestão é a segurança oferecida pelo navegador web. O motivo é que os ataques hackers têm sido cada vez mais comuns no mundo corporativo, colocando em risco arquivos importantes para o funcionamento da companhia.

Para não sofrer com esse problema, é importante certificar-se de que o browser tem protocolos e mecanismos de segurança, bloqueando sites maliciosos e notificando os administradores quando houver acessos suspeitos à rede de computadores da empresa, por exemplo.

Neste conteúdo, você entendeu quais são os melhores navegadores disponíveis no mercado de tecnologia e inovação. Sendo assim, para escolher o browser ideal para o seu negócio, é crucial conhecer a operacionalidade de cada sistema, verificando se a plataforma consegue executar as tarefas e armazenar, caso seja necessário, o volume de dados produzidos pelos colaboradores da empresa.

Gostou das dicas? Se sim, continue se informando sobre o setor de tecnologia. Assine gratuitamente a newsletter do blog e receba outros materiais interessantes!